Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CONVERSA PARA DEPOIS DO CARNAVAL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Há uma pausa nas articulações políticas. Pelo menos reduziram contatos direcionados a conquistar novos aliados e ampliar grupos. Já é recesso de carnaval. A partir de agora é um tal de pernas pro ar. O clima não esta muito para cair no frevo, no axé ou no samba. Mais propenso a uma praia para descansar. Em tempos de crise, gasto com folia é luxo. Lógico, para os que vivem de salários.

A partir de 06 de março a vida volta ao normal. Os contratempos também. Ontem se viu um ensaio do que já era previsto. A tendência Articulação de Esquerda, do Partido dos Trabalhadores, abriu o jogo. Deveria ter feito antes. Ao dizer que não acompanha o governador Jackson Barreto, a deputada Ana Lúcia põe em prática um rompimento do seu grupo, que automaticamente ficará na berlinda, mas favorece à oposição.

Ontem mesmo o PT deu uma curva de 90 graus, através da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), que uniu os ex-deputados federais Marcio Macedo – Tesoureiro Nacional da legenda – e Rogério Carvalho, presidente regional da sigla. A decisão foi continuar na base aliada, liderada por Jackson Barreto. Em outras palavras, o PT em sua maioria ampla apoia o Governo.

A Articulação de Esquerda é “uma farpa entre as unhas dos pés”. Azucrina em busca de seus desejos e interesses. Um pentelho, para resumir. De qualquer forma é a tendência petista que se mobiliza e faz sepultamento até de governador companheiro em greves, mesmo integrando o Governo. Não representa muito para a base aliada a sua saída.

Também a partir de março, especialmente em abril, outros nomes que pretendem entrar na disputa majoritária colocarão suas cabeças de fora para avaliação de 2018, pleito que tomou musculatura a pouco menos de dois anos antes e que até as pesquisas precoces animam prováveis candidatos.

ESPAÇO PARA EMPRESAS

O governador Jackson Barreto reivindicou uma única coisa ao consórcio que constrói a termoelétrica de Sergipe: que abram espaço para empresas do Estado.

Foi prontamente atendido pelos empresários.

EDVALDO ACHA ESTRANHO

O prefeito Edvaldo Nogueira está pagando a Cavo e acha estranho o que está ocorrendo para que funcionários da empresa estejam em greve.

– A sociedade não pode pagar por problemas da Cavos com trabalhadores, disse.

JOGA LAMA NO VENTILADOR

A deputada Ana Lúcia (PT) joga “lama no ventilador” ao declarar que o seu bloco no partido – Articulação de Esquerda – não apoia “Jackson Barreto”.

Pela atitude de Ana, desde o Governo Déda, que esse apoio vivia estremecido.

DIVISÃO PETISTA SE MANTÉM

A tentativa de unidade entre blocos petistas ruiu, exatamente porque outros segmentos da sigla mantêm total apoio ao Governo Jackson Barreto (PMDB).

Márcio Macedo e Rogério Carvalho estão juntos nessa…

LANÇAMENTO DE CHAPA

A deputada Ana Lúcia já tem chapa para disputar o processo de eleições diretas do PT em Sergipe: “A Esperança é Vermelha”, diz o slogan.

A professa Angela Macedo e Iran Barbosa aprovam…

ALMEIDA FALA DEMAIS

Uma entrevista concedida por Almeida Lima, ontem, constrangeu pelo menos a um dos ex-secretários da Saúde: Zezinho Sobral, hoje na Ação Social.

Almeida fala como se tivesse assumido um Governo adversário.

CAUSOU MAL ENTENDIDO

A presença de Almeida Lima na Saúde criou problemas internos para a administração e algumas inconveniências, como no caso do Samu e da FHS.

O próprio governador foi obrigado a por limites.

NÃO É DINHEIRO, É GESTÃO

Almeida Lima declarou que “não vim para cá como forma de obter trampolim político. Cheguei à pasta para tomar decisões”.

– O problema da Saúde não é dinheiro. É gestão, disse.

VALADARES QUER GOVERNO

O senador Valadares (PSB) tem demonstrado, em suas ações políticas, que pretende disputar o Governo do Estado em 2018.

Mas em caso de Eduardo Amorim (PSDB) recuar dessa opção.

IVAN LEITE ANALISA

O ex-prefeito Ivan Leite está analisando convites para filiar-se a outros partidos, e pode ir para o PPS por simpatia ao programa partidário. Nada definido…

Quanto ao PRB, ao qual é filiado, queixa-se da falta de diálogo.

LAGARTO PAGA FEVEREIRO

A Prefeitura de Lagarto está pagando aos seus servidores a partir de sexta-feira. Todos já vão receber o mês de fevereiro, depois de ter quitado meses anteriores.

Valmir Monteiro começa a por as coisas nos trilho.

CARNAVAL DA CRISE

A justiça liberou ontem a realização do carnaval de rua de Neópolis. Será o já chamado Carnaval da Crise, onde a Prefeitura dará apenas apoio logístico.

Será mais modesto e com apoio de empresários e políticos.

PATROCÍNIO DE BANDA

O Governo do Estado financiou apenas uma banda para o carnaval de Neópolis, que é uma festa já tradicional e atrai muita gente da região do São Francisco.

O deputado André Moura também pagou outra banda.

VELHOS ALIADOS RECLAMAM

O clima no Governo tem esquentado. Alguns velhos alados, inclusive deputados, não gostaram da forma como os novos aliados estão sendo tratados.

O zumbido já chegou aos ouvidos do governador.

PARA DEPOIS DO CARNAVAL

Ainda não aconteceu a conversa entre o deputado Laércio Oliveira (SD) e senador Valadares (PSB) para escolha antecipada do coordenador de bancada.

Agora tudo só vai acontecer depois do carnaval.

TRABALHO EM SILÊNCIO

Na Assembleia Legislativa tem suplente que assumiu trabalhando em silêncio para concluir o mandato parlamentar e acha que consegue.

Já contratou um bom advogado da área.

ELEIÇÃO DO CIRURGIA

A eleição do novo presidente do Hospital de Cirurgia pode ter um novo embate político com a participação de três candidatos considerados fortes.

Edney Caetano, Milton Santana e Dr. Darci são os candidatos.

JACKSON RECEBE DANIEL

O deputado Robson Viana (PEN) foi quem ciceroneou, ontem, o seu colega Daniel Fortes, também do PEN, para conversar com o governador Jackson Barreto.

Foi uma conversa de aliados…

Notas

Não pode usar citações – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu ontem, por quatro votos a um, que o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, não pode utilizar em investigações da Operação Lava Jato que tramitam na primeira instância citações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado

0x0

Penas para menores – Ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, em sabatina na CCJ do Senado defendeu endurecimento de penas para menores de 18 que praticarem crimes hediondos, mas não redução da maioridade penal. Moraes sugeriu passar o tempo de internação máxima para esses casos de três para 10 anos.

0x0

Cobrança da gorjeta – Câmara aprovou ontem projeto regulamentando a cobrança da gorjeta, valor pago por clientes a garçons, camareiros e outros profissionais em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. O projeto mantém a cobrança da taxa como facultativa, disciplinando o seu rateio entre os empregados.

0x0

Demanda por vôos cai – A demanda por voos domésticos diminuiu 1,38%, em janeiro último comparado a igual mês do ano passado quando havia apresentado uma redução de 4,11%. Foi a 18ª queda consecutiva , segundo o balanço divulgado ontem pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

0x0

Regulariza concessões – A Câmara aprovou o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 747/16, que altera as regras dos processos de renovação de outorga dos serviços de rádio e televisão previstas na Lei 5.785/72. Entre outras medidas, a MP permite a regularização das concessões que estão vencidas.

0x0

Amenizar proposta – O governo sinalizou aos seus aliados que admite amenizar a proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso e em discussão na comissão especial da Câmara para tratar do tema. O presidente Michel Temer e seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiram reduzir o tempo de contribuição.

Conversando

Bombeiros – Jackson Barreto diz: precisamos aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros para atender as necessidades da nossa população.

Retificação – A jovem que foi assaltada com um revolver na cabeça, não foi no bloco do “Seo Inácio”, mas no carnaval de blocos do Inácio Barbosa.

Pouco Antes – “Seo Inácio” é um restaurante do bairro que sequer tem bloco. O assalto ocorreu na área de concentração um pouco antes da saída do mini-bloco Odontofantasy.

Câmara – Emília Corrêa diz que pretende ampliar os debates na Câmara sobre exposição da mulher na mídia.

Reforma – O CPMF está em pauta mais uma vez. O relator, de reforma tributária, deputado Luis Carlos Hauly, defende sua recriação no país.

Salve o Brasil – Sargento Edgard diz que se tivesse a graça de falar pessoalmente com Deus, eu pediria a ele: “Senhor, salve o Brasil desse dilúvio de corrupção”.

Legislação – Cezar Britto acha que a legislação trabalhista deve ser atualizada, para que o trabalho siga considerado fator de dignidade humana.

Transparência – Tribunais devem divulgar salários de magistrados e servidores, cargos, funções e abonos. É lei!

Suruba – Andréia Sady lembra que Romero Jucá, líder do governo, é alvo da Lava Jato. Hoje ele afirmou: “Se acabar o foro é para todo mundo. Suruba é suruba”.

Leia também