Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SOBRE CONQUISTA EM ITABAIANA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Há um vazio de fatos políticos neste período que antecede ao carnaval. Quase às vésperas. Qualquer decisão fica para depois desse período que mexe com o Brasil e lhe deixa ao ritmo de samba. De qualquer forma ontem surgiu um fato que mereceu alguns comentários e provocou até um resposta irônica do governador Jackson Barreto. Foi a de que JB estaria tentando atrair o prefeito Valmir de Francisquinho (PR) para o seu grupo.

Foi divulgada pelo radialista Gilmar Carvalho. Um profissional experiente de rádio e TV, muito bem informado e que geralmente suas notícias não são desmentidas. Nessa, em que revela aproximação do Jackson com Valmir, os comentários nos bastidores políticos eram discordantes. O principal deles falava que Jackson não iria romper com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB), para ficar com Valmir.

Todos sabem que Valmir e Luciano não cabem no mesmo palanque, jamais.

Da mesma forma, o prefeito de Itabaiana está ligado ao grupo político liderado por ele, pelos Amorins e Teles de Mendonça, juntos com os quais está à frente da Prefeitura e pretende vôos mais altos, a começar da eleição do filho a deputado federal. Parece lógico que esse apoio ao Governo também não interessa a Valmir, porque os seus eleitores no município ficariam contra.

Um ex-deputado federal por Itabaiana diz que está exatamente nesse radicalismo eleitoral as eleições no município. É isso que assegura seus mandatos. O eleitorado é bem decidido pelo líder político e não aceitaria qualquer tipo de arranjo que ferisse o grupo em sua essência. Isso é bem característico dos dois lados e definido a cada eleição, sem chance de um “Bispo” votar em um “Teles de Mendonça”.

Trocando tudo isso em miúdos, Jackson Barreto não arriscaria isolar Luciano Bispo, de quem é amigo e correligionário há vários anos, por uma nova experiência política, que teria tudo para não dar certo.

TERMINA A INSTRUÇÃO

Dia 8 de março, de acordo com o relator, termina a instrução que mantém afastados da Alese os deputados Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinha já há 15 meses.

Com o fim da instrução, os dois devem voltar.

DEPENDE DO VICE

O empresário Ricardo Franco confidenciou que topa ser candidato a vice-governador, em caso do deputado federal Valadares Filho (PSB) ser o vice.

Sobre partidos, Ricardo tende a filiar ao PP.

BLOCOS NO CARNAVAL

Blocos políticos vão percorrer cidades do interior durante o carnaval e se reúnem logo após para os primeiros contatos sobre as eleições de 2018.

Todos pretendem traçar metas para o futuro.

ROGÉRIO AO SENADO

O ex-deputado Rogério Carvalho vai tentar a reeleição para presidente regional do PT e já tem apoio da maioria das tendências.

Rogério pensa no Senado em 2018.

UMA ÚNICA EXCEÇÃO

No momento, e deixa a impressão que será sempre, a tendência petista Articulação de Esquerda, liderada pela deputada Ana Lúcia, vai bater chapa com Rogério Carvalho.

A Articulação toma rumo independente no PT.

FORA DO PLEITO EM CARMÓPOLIS

Deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) – e ninguém da família – não está participando das eleições municipais de Carmópolis. Aliás, quer distância…

É que não foi chamado para formação da chapa.

CONVERSA EM BRASÍLIA

José Carlos Machado viajou a Brasília e teve uma conversa com o deputado José Carlos Aleluia. Tratou com Aleluia sobre candidatura em 2018 e filiação partidária.

Ouviu o conselho: “pense em filiação bem mais adiante”. Fará assim.

INDICAÇÃO DE SECRETÁRIO

Não partiu de José Carlos Machado qualquer tipo de ação para que seu genro, Carlos Eloy, participasse do secretariado do prefeito Valmir de Francisquinho, em Itabaiana.

Aconteceu por decisão do prefeito e de Eloy.

VISITA À VICE-PRESIDENTE

Ainda em Brasília, Machado foi fazer uma visita ao vice-presidente da Câmara, Fábio Machado, e lá encontro o ex-governador Albano Franco.

Fábio era o mais assíduo freqüentador do Pré-Caju.

MOSTRA-SE CHATEADA

A ex-secretária da Saúde, Conceição Mendonça estaria muito chateada com a mudança na Saúde e até o momento não foi relocada em outro cargo.

Conceição tem muita gente da família em pontos estratégicos.

PROBLEMA NA GARAGEM

O sucateamento de ambulâncias é um dos problemas maiores da Secretaria da Saúde e ontem teve problema sério na Central de Rádio do Samu.

A informação de que 28 novas ambulâncias serão entregues.

PODE TER CONCURSO

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale, está promovendo uma reestruturação funcional da Casa, que deve ser concluída até o final do ano.

Pode até fazer concurso público.

REFORMAR REGIMENTO

Nitinho Vitale também fará uma reformulação no Regimento Interno da Câmara, junto com uma mudança na Lei Orgânica do Município.

Já está conversando com os vereadores sobre isso.

TUMULTO ERA PREVISTO

Já era previsto um certo tumulto no recebimento do salário parcelado de dezembro dos servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Os bancos anunciaram suas exigências na hora da operação.

CONVOCAÇÃO A CREDORES

A Prefeitura de São Cristóvão está convocando credores (ano 2016) para que vão até a

Secretaria da Fazenda para que tenham pendências negociadas.

Vai ser uma romaria à Pasta.

CONVITES DA CORÉIA

O governador Jackson Barreto recebeu convite para viajar à Coréia do Sul e assistir ao batismo do navio que fará a regazeificação do gás para a termoelétrica.

A GE também o convidou para entrega da turbina que está sendo montada nos EUA.

A PARTIR DE ABRIL

Só a partir de abril é que um provável candidato a governador do Estado em 2018 vai dar os primeiros sinais desse objetivo já definido e decidido.

– Por a cabeça de fora agora, até os aliados cortam, disse.

Notas

Meirelles nega CPMF – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou ontem que o governo tenha intenção de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como uma das medidas da reforma tributária. Essa informação fora passada pelo ministro Antônio Imbassahy terça-feira.

0x0

Pagamento absurdo – Nove concessionárias de transmissão de energia que renovaram suas concessões antecipadamente em 2012 vão receber indenizações de R$ 62,2 bilhões nos próximos oito anos. Operação será repassada para as tarifas de energia dos consumidores, que nada têm a ver com isso.

0x0

Queda da Selic é tímida – A Força Sindical considerou a redução da taxa Selic em 0,75 ponto percentual, de 13% ao ano para 12,25% ao ano, uma “queda tímida e frustrante”. Segundo a entidade, a taxa básica de juros ainda está em “patamares proibitivos” e prejudica a retomada da geração de empregos.

0x0

Depoimento sobre Dilma/Temer – O ministro do TSE Herman Benjamim autorizou ontem o depoimento do empresário Marcelo Odebrecht, um dos delatores da Operação Lava Jato, na ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer. A oitiva deve ser realizada no dia 1º de março, às 14h30.

0x0

Escolha de ministro para o STF – Durante a votação da indicação de Alexandre de Morares para integrar o STF, senadores levantaram questões sobre a imparcialidade dos ministros daquela corte, já que a escolha dos indicados é política, feita pelo presidente da República, sem ter que obedecer a nenhum critério ou restrição.

0x0

Sobre violência doméstica – Projeto modifica Lei Maria da Penha para tipificar nova forma de violência doméstica e familiar contra a mulher: a divulgação pela internet de imagens, dados, vídeos, áudios, montagens ou fotocomposições da mulher sem o seu consentimento. Texto do projeto será enviado ao Senado Federal.

Conversando

Doar sangue – Eduardo Amorim aconselha: antes do carnaval doe sangue e ajude a aumentar os estoques do hemocentro. Doe sangue, salve vidas!

Antecipa – Algumas prefeituras de Sergipe estão antecipando o pagamento dos salários de fevereiro para que o servidor tenha alguma grana durante o carnaval.

Campanha – Carmópolis entra o carnaval em campanha eleitoral para a Prefeitura de Aracaju. A partir de amanhã os candidatos estão nas ruas.

Visita – Marcio Macedo visitou ontem o acampamento do MTST, em frente ao escritório da Presidência da República, em São Paulo.

Não está certo – Sargento Edgard riu ao assistir sabatina de Alexandre de Moraes. Bando de denunciados em vários crimes, aprovando ministro do STF. Não está certo.

Faz alerta – Presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB) na tribuna da Alese, alerta para a grave situação dos bancos públicos em Sergipe.

Fiscais – Na Câmara, a vereadora Emília Corrêa diz que “somos fiscais e representantes do povo desse Estado e não podemos ficar acima da lei”.

Documentos – Se durante o carnaval o folião perder seus documentos, pode encontrá-los nas agências dos Correios na semana seguinte ao período carnavalesco.

Recupera – Em São Cristóvão, equipe PRF recupera veículo roubado em área de estacionamento próximo a um dos shoppings de Aracaju.

Leia também