Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

AGORA SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Isso é mesmo o Brasil gente! A partir de hoje tudo fica para depois do carnaval e nada se decide. Quem desembarca nos Estados que promovem a folia, tem absoluta certeza que essa história de crise na economia, de milhões de desempregados e do País da fome é, na realidade uma estória.

Ninguém acredita em crise econômica profunda, com tanta gente feliz nas ruas, dançando ao som do frevo, do samba ou de qualquer outro estilo de música que toque.

Sergipe mesmo já parou. Literalmente. Tudo já está marcado para depois do carnaval e as agendas cheias a partir do dia 10. Muita gente viaja para fora do Estado e do País, incluindo os que preferem casas de praia, fazendas e chácaras. Todos absolutamente certos de que “na quarta-feira sempre desce o pano”.

Sergipe não realiza carnaval intenso. Alguns blocos circulam por ruas dos bairros e o que arrasta maior número de folião é o ‘Rasgadinho’, já tradicional nas ruas de Aracaju. Neste período, o turismo agradece. Tida e divulgada como cidade tranquila e boa para descanso, os hotéis e pousadas praticamente lotam. A perspectiva para este ano é de 90% de ocupação, o que é excelente para a rede hoteleira.

Politicamente, o Estado parou. A maioria dos deputados visita suas bases e dança conforme as músicas, para aparecer bem diante dos foliões eleitores. Aproveitam para conversas reservadas que se diluem entre a cerveja e o uísque que consomem. É um momento que não se leva a sério qualquer tentativa de entendimento, porque isso não faz parte da pauta carnavalesca. A partir de agora, até quem não pode tem que rebolar…

O CARNAVAL COM SALÁRIO

Parte das prefeituras de Aracaju antecipou o pagamento dos salários de fevereiro, mesmo antes de receber a terceira parcela do Fundo de Participação Municipal.

A folia de repente faz milagres…

CIDADES PRONTAS PARA FOLIA

As cidades de Neópolis, Pirambu e Estância estão preparadas para o carnaval que tradicionalmente realizam, até agora sem intervenções judiciais.

Todas anunciam que será um carnaval com menos gastos.

RASGADINHO NAS RUAS

A partir de hoje o bloco Rasgadinho inicia o seu carnaval, este ano com apenas dois palanques (havia cinco) para redução de despesas.

Segundo Robson Viana, o bloco vai até a quarta-feira de cinzas.

JACKSON BARRETO VIAJA

Este ano o Jackson Barreto não passa o carnaval em Aracaju. A informação é que ele viaja hoje para uma praia do litoral nordestino, apenas para descansar.

O retorno de Jackson a Aracaju se dará na terça-feira, dia 7.

FÁBIO MANTÉM PROJETO

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) mantém o seu projeto de disputar o Senado em 2018 e não vai abrir desse objetivo.

– A não ser que Jackson Barreto seja candidato.

A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO

Fábio Mitidieri se declara a favor da privatização da Deso mas se mostra totalmente contrário à venda do Banco do Estado (Banese).

O Banese cresceu, se modernizou e está bem.

VALADARES FAZ CRÍTICA

O senador Valadares (PSB) prevê que Jackson Barreto recorrerá da decisão que suspende venda da Deso, assumindo abertamente a briga pela privatização.

– Antes da eleição jurava de pés juntos que não venderia, disse.

EXPLICANDO NOTÍCIA

O empresário Ricardo Franco só será candidato a governador pela oposição, se o deputado federal Valadares Filho (PSB) for candidato à vice.

A coluna publicou ontem que Ricardo seria candidato a vice-governador.

A ESTRATÉGIA É FUTURISTA

A estratégia de Valadares Filho ser o candidato à vice já visa o pleito municipal de 2020. É que ele ficaria no Estado e fortaleceria seu nome a prefeito.

Valadares Filho mantém o sonho de administrar Aracaju.

POSIÇÃO DO PT É CONTRA

Rogério Carvalho (PT) lembra que historicamente o partido é contra a qualquer privatização, “mas isso não muda a agenda do governador administrar”.

Admite que o Governo não terá outra opção.

POR FALTA DE ALTERNATIVA

Rogério diz que sente muito um governador da postura política de Jackson Barreto ser obrigado a fazer a privatização do Deso, por falta de alternativa.

Acha que o modelo imposto beneficia o mercado financeiro.

SOBRE POSIÇÃO DE ANA

Animado com a unidade da maioria das tendências petistas, Rogério acha uma pena que a Articulação de Esquerda não integre o bloco e adote outra postura.

– Mas isso é natural

QUANDO MARÇO CHEGAR

O governador Jackson Barreto quer estar em mais contato com a população a partir de março e vai aproveitar o Projeto Mão Amiga para isso.

O objetivo é ficar mais próximo ao povo.

SEM COBRAR A ÁGUA

A Deso não está mais cobrando das Prefeituras Municipais á água para carros pipas que distribuem em cidades do sertão neste período de seca.

O próprio Governo também vai distribuir a água.

ROSMAM ASSUME FHS

Marcada para o dia 10 de março a posse de Rosmam Pereira na Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), quando Jackson Barreto retorna de viagem.

Rosmam esteve na quarta-feira com o governador.

SOBRE LÍDER DO GOVERNO

Gerson Camarotti, da TV-News, divulgou ontem que Michel Temer teria decidido colocar o deputado Agnaldo Ribeiro (PB) como líder do Governo.

Articuladores políticos procuravam uma compensação para André Moura.

COLOCOU NO MESMO PACOTE

Segundo ainda Gerson Camarotti, Além do deputado Serraglio para ministro da Fazenda, o presidente Temer decidiu nomear o novo líder do Governo.

Fechando assim o pacote acomodações.

ANDRÉ MOURA EMITE NOTA

O deputado André Moura, que aniversariou ontem, estava com o telefone ocupado e não falou sobre o assunto. À noite ele emitiu nota confirmando.

Na semana passada, Temer havia mantido André na liderança.

PLEITO DE PARTE DA POLÍCIA

Segundo fonte policial, o governador Jackson Barreto teria resolvido cede a pleito de parte da Polícia Civil e deve conceder de subsídios.

De delegados aos dos procuradores de Estado.

Notas

Fábio rompe com Temer – O deputado mineiro Fábio Ramalho, que ocupa a vice-presidência da Câmara como representante do PMDB, rompeu relações com o governo de Michel Temer. Ficou furioso com a nomeação do colega paranaense Osmar Serraglio para o posto de ministro da Justiça. A informação é do Blog do Josias.

0x0

Freire cria força-tarefa – Roberto Freire criou uma força-tarefa para contratar 148 servidores temporários da União, para sanar o passivo de quase 20 mil projetos de captação de recursos via Lei Rouanet, convênios de Pontos de Cultura e contratos de audiovisual herdados de governos anteriores. A informação é de Lauro Jardim.

0x0

Para tentar Recuperação – Estados interessados em aderir ao regime de recuperação fiscal precisarão apresentar contrapartidas relacionadas a privatizações e aumento de alíquotas previdenciárias de servidores ativos, inativos e pensionistas. Isso, caso o Congresso aprove a matéria na forma como foi encaminhada pelo Planalto.

0x0

Brasil está deprimido – O Brasil é campeão mundial da ansiedade e líder latino-americano da depressão, aponta relatório global sobre transtornos mentais publicado nesta quinta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar do estilo descontraído e da simpatia do povo brasileiro, o quadro apresentado é outro.

0x0

Eduardo não gostou – O senador Eduardo Amorim (PSDB) não gostou das declarações do deputado federal Fábio Mitidieri, ontem, que sugeriu à oposição que o “último que sair apague a luz”. Eduardo achou sem propósito e pretensiosa essas palavras do deputado e disse que “ele é que não percebe que está na escuridão”.

0x0

Serra e dispensa de vistos – Os lamentos pela saída de José Serra da Esplanada não ecoaram no Ministério do Turismo. O tucano era o único integrante do alto escalão do governo reticente à proposta de dispensa de visto para cidadãos de países considerados estratégicos, leia-se Canadá, Estados Unidos, Japão e Austrália. (de Radar)

Conversando

Vazia – A partir de hoje Aracaju começa a ficar mais vazia. Desde ontem que muita gente viaja para passar o carnaval em outras cidades do interior e fora do Estado.

Trânsito – Desde ontem que a área onde se realiza o show do Rasgadinho está isolada e houve alteração no trânsito, provocando congestionamentos.

Eleição – Começa hoje a campanha eleitoral em Carmópolis para as eleições municipais, marcada para 02 de abril. A cidade começa a se agitar.

Cárceres – Segundo Murilo Salviano, relatório do CNJ produzido a pedido de Carmen Lúcia revela situação alarmante envolvendo a situação carcerária de alguns Estados.

Lidera – Sergipe é quem lidera a proporção de presos provisórios/condenados com 82%, seguido de Alagoas, Ceará, Bahia e Goiás.

Muito esforço – Vice-prefeita Eliane Aquino (PT) diz que com muito esforço, “estamos honrando o compromisso firmado com os trabalhadores da Prefeitura de Aracaju”.

Segurança – Durante o carnaval, forças de segurança realizam Operação Integrada em Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Efeitos da seca – O governador Jackson Barreto realizou reunião com todos os órgãos envolvidos nas ações de combate aos efeitos da seca.

Pela Educação – Jackson Barreto entende que o crescimento do estado e da “nossa gente só tem um caminho: através da educação.”

Leia também