Aracaju, 29 de março de 2024

Tão importante para o governo, hoje George Magalhães é mentiroso?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Ele (o radialista) foi irresponsável, inconsequente, fascista e mentiroso. Compreendo que na democracia a liberdade de expressão e de imprensa é muito importante, mas muita gente confunde isso com anarquia ou devaneio. Liberdade de expressão nasceu para ser um instrumento a serviço da informação, e não da alienação. Respeito os comunicadores, mas não podemos ficar quietos diante da irresponsabilidade de uns, ou até mesmo do meio de comunicação. Mas não sei agora para que time ele torce, a quem ele serve”.

O desabafo acima foi feito nessa quinta-feira (2), na tribuna da Assembleia Legislativa, e num ataque direto ao radialista George Magalhães, que hoje comanda um programa matinal de rádio na emissora FAN FM, de propriedade do empresário Sandro de Miro. Quem dá audiência aos programas de rádio em Sergipe e acompanhou os dois últimos processos eleitorais no Estado (eleição para governador em 2014 e para prefeito de Aracaju em 2016), tem a consciência do quanto importante foi o comunicador, seja para a vitória massacrante do governador Jackson Barreto (PMDB), seja para a vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB), no ano passado.

Se o discurso tivesse sido proferido pelo senador Eduardo Amorim (PSC), pelo deputado federal André Moura (PSC), pelo senador Valadares (PSB), pelo deputado federal Valadares Filho (PSB) ou até pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM), certamente não teria chamado tanta atenção. Se tivesse sido promovido por algum parlamentar da oposição, como Georgeo Passos (PTC), Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PP) ou Antônio dos Santos (PSC), logo diriam que eles estariam “tomando as dores” de seus líderes. Mas a maior surpresa ainda estava porvir…

O “ataque direto e frontal” foi proferido pelo líder do governo do Estado na Casa, deputado Francisco Gualberto (PT). Muitos que acompanhavam a sessão na Assembleia ficaram incrédulos diante do que ouviam daquela tribuna. Alguns parlamentares certamente ficaram constrangidos diante da situação. Logo contra George Magalhães? Que a oposição provocava nas redes sociais taxando-o de “líder do governo no rádio”? Quantas vezes o radialista foi elogiado pela postura que adotava no ar pelo governador? E pelo secretário de Comunicação do Estado, Sales Neto? Quantos aliados do governo e auxiliares da comunicação destacaram a “isenção” de George nos últimos anos?

Por dois anos consecutivos, em outra emissora de rádio, George conquistou o prêmio, em um reconhecimento do público, pela força de sua audiência e hoje ser taxado de “mentiroso” pelo líder do governo? Tão importante que ele foi durante as últimas eleições e agora vai amargar a “síndrome do rolete de cana chupado”? Será que o discurso de Gualberto, revoltado com as insinuações do radialista sobre sua posição contrária à privatização da Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe), tem alguma relação com a mudança de emissora pelo radialista?

Agora vejam que situação inusitada: quando Eduardo Amorim e André Moura processaram George Magalhães, pelo o que foi dito no rádio, era “um ataque frontal à liberdade de expressão”. E agora? Pelo visto, esta privatização da Deso ainda vai dar muita dor de cabeça ao governador Jackson Barreto. Terá que ter ainda mais habilidade para contornar esses conflitos dentro do seu governo, onde alguns ex-adversários ocupam espaços e onde muitos aliados já entram em conflito. Pelo visto, o radialista já não interessa aos “planos do Executivo” ou, talvez, sua independência já esteja incomodando. E viva a democracia…

Veja essa!

Muitos setores da imprensa sergipana reagiram com veemência quando o senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura processaram o radialista George Magalhães. Muitas notas de solidariedade foram emitidas e participações no rádio foram feitas. E agora?

E essa!

O líder do governo na AL agrediu o radialista quando disse: “mas não sei agora para que time ele torce, a quem ele serve”. Agora, como perguntar não ofende jamais, e para que “time”, George Magalhães torcia? Para quem ele servia?

Explicação

A revolta de Gualberto se deu por conta de alguns comentários e insinuações do radialista questionando sua posição política no caso da privatização da Deso. Sergipe inteiro sabe que o petista é contrário à política de privatização e que, conforme já divulgado aqui, já colocou a liderança do governo à disposição.

Não justifica

Por mais que esteja correto em suas posições e postura ética, não justifica o deputado Francisco Gualberto utilizar a tribuna da Assembleia para agredir um comunicador. E isso não representa que ele tenha algum “temor” em relação a jornalistas e radialistas. Foi agredido? Aciona a Justiça ou tenta participar do programa e apresenta seu ponto de vista.

Fogo amigo?

Quando Gualberto diz: “se essa história saiu da cabeça dele, então é um mentiroso. Se reproduziu de alguém, é um ajudante de mentiroso”. Seria um recado para algum “fogo amigo”? Será que o deputado acredita que algum aliado está conspirando contra ele dentro do governo?

Nem aí

Quem não aparenta nenhuma preocupação com a crise entre os “líderes do governo”, na AL e no rádio, é o governador Jackson Barreto, que descansa até o domingo em uma paradisíaca praia do litoral norte da Bahia. Deve tá refletindo sobre o futuro político…

Rasgadinho I

Chamou à atenção as ausências de políticos, da situação e da oposição, durante os festejos do Rasgadinho, que está consolidado como o Carnaval de Aracaju. Mesmo sem grandes atrações, foram cinco anos de casa cheia e muita folia até a madrugada. Os políticos estão distantes do povo. Não temos eleição em 2017…

Rasgadinho II

Este colunista não só aprova a iniciativa do Rasgadinho, como defende que ele tenha os investimentos necessários, do poder público e da classe política, no sentido que também atraia turistas de outros Estados e movimentem a nossa economia durante o Carnaval. A festa não pertence a “A” ou a “B”, mas ao povo…

Bomba!

Enquanto os servidores de Aracaju tiveram seus salários parcelados em 12 prestações pelo prefeito Edvaldo Nogueira, inclusive os médicos, na Secretaria de Saúde da PMA estão nomeados o marido e a esposa para funções onde um “bate o escanteio” e a outra “cabeceia para marcar o gol”. Só falta nomear o “filho” para fazer a defesa…

Exclusiva!

Esta coluna já antecipou para os órgãos fiscalizadores que a esposa é a responsável pelas licitações e contratações de empresas; já o maridão é responsável por fiscalizar os serviços, que são objetos da licitação e contratação feitos pela mulher. Tomara que, no final, nem o servidor e muito menos o povo paguem o pato…

Chama o Edvaldo!

Quem entrou “numa fria” esses dias foi a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT). Com a proximidade do novo contrato emergencial do lixo da capital, e com o comunista viajando a trabalho nos Estados Unidos, caiu no colo dela a decisão de ter que assinar um documento tão importante e que pode acarretar em consequências pelo resto de sua vida. É melhor chamar o prefeito. Resta saber se ele volta…

Falando nele

Com tantos problemas para se resolver em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira postou nas redes sociais um vídeo explicando sua viagem ao México. Foi visitar uma fábrica de semáforos inteligentes e controladores do tráfego de veículos. Tomara que não reabra a “indústria da multa” na nossa capital…

Yes, Edvaldo!

Já nos Estados Unidos, Edvaldo Nogueira aproveitou a folga nos compromissos de trabalho, para visitar o Memorial Histórico construído onde aconteceu a tragédia do “11 de setembro” em Nova York. O prefeito de Aracaju foi conhecer a Central de Trânsito de lá para poder implantar aqui.

No, Edvaldo!

Depois do BRT do ex-prefeito João Alves Filho, que mais pareceu um devaneio do que uma proposta concreta para a mobilidade urbana da cidade, agora vem Edvaldo querendo implantar modelos internacionais de sucesso, é verdade, mas de difícil investimento para a realidade de Sergipe. Antes de implantar semáforos inteligentes, Edvaldo deveria procurar educar os nossos condutores. Ou não?

Acorda TCE!

O conselheiro Clóvis Barbosa, presidente do TCE, deveria chamar a atenção da Corte de Contas para algumas situações que estão ocorrendo na Secretaria de Saúde de Aracaju. Alguns servidores comissionados, com discursos moralistas, estão inviabilizando contratos vigentes e fazendo contratos emergenciais, privilegiando, coincidentemente, “fornecedores e parceiros” da Saúde Estadual. O Ministério Público também já devia estar acompanhando esse início de gestão…

Adutora

Tem sido comum a imprensa noticiar o rompimento da adutora na região do Sertão, deixando vários municípios sem o abastecimento de água. A Deso deveria se manifestar e explicar o que anda acontecendo. É importante que a empresa ou a construtora responsável pela obra sejam obrigadas a indenizar as prefeituras que ficaram desbastecidas.

LRF I

Conforme o Relatório de Gestão Fiscal do 2º Semestre de 2016, 48 municípios sergipanos estão descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal nas despesas com pessoal, excedendo 54% da Receita Corrente Líquida, com destaque negativo para os municípios de Indiaroba (79,24%), Porto da Folha (73,16%), Feira Nova (72,89%), Santana do São Francisco (72,06%), Maruim (71,54%) e Japoatã (71,40%), que excedem em muito o limite prudencial da LRF.

LRF II

A informação é do conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que na sessão plenária dessa quinta-feira (2), apresentou ao colegiado proposta da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) para que os prefeitos municipais sejam notificados acerca do limite de despesas com pessoal previsto na LRF e suas consequências.

Laranjeiras

O prefeito Paulão das Varzinhas (DEM) obteve uma importante vitória na Câmara Municipal, nessa quinta-feira (2): conseguiu, por unanimidade, a aprovação do projeto de lei que altera dispositivos do Orçamento para o exercício financeiro de 2017, promovendo um remanejamento de recursos da ordem de R$ 22 milhões (21%), para que o município possa honrar os compromissos abandonados pela administração anterior.

Gilmar Carvalho I

O deputado Gilmar Carvalho (SD), anunciou na manhã dessa quinta-feira (2), que levará ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), proposta que será apresentada na Assembleia Legislativa de Sergipe, quanto a implantação do Programa de Saúde Transparente em todos os municípios sergipanos.

Gilmar Carvalho II

“O Tribunal de Contas é órgão auxiliar e antes de apresentarmos aos meios de comunicação, iremos apresentar em linhas gerais, o projeto que propõe em Sergipe, no Estado e nos municípios, o Programa de Saúde Transparente, que visa a apresentação obrigatoriamente todos os dias, a atualização dos dados da saúde. É uma primeira iniciativa nossa de uma série que encaminharemos posteriormente ao TCE para tentar ajudar a acabar com a fila que parece interminável de consultas e exames tanto aqui em Aracaju, quanto em todo o Estado de Sergipe”, esclarece.

Denúncia I

A coluna recebeu a informação que muitos funcionários públicos e aposentados do Estado estão passando sérios constrangimentos todos os meses. É que os empréstimos com desconto em folha feitos, estão sendo descontados em folha e o Estado (o Ipes Previdência) não está fazendo o recolhimento para os bancos conveniados (Caixa Econômica e Banese).

Denúncia II

No caso da Caixa, por exemplo, os tomadores de empréstimos têm recebido telefonemas do setor de cobrança e já são colocados no SERASA (SIC)! Alguns servidores têm procurado o IPES para denunciar e, até onde se tem conhecimento, a situação não foi normalizada. Os servidores estão sendo orientados a acionarem o Poder Judiciário. Com a palavra o Governo e a própria CEF…

Investimento

O governo do Estado divulga em nota que está investindo mais de R$ 590 milhões em obras de Esgotamento Sanitário. Só em Aracaju são mais de R$ 280 milhões, para a coleta e tratamento de esgotos, na busca pelo posto de segunda capital do Brasil em cobertura de esgotamento.

Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) fez um apelo ao governo do Estado. Segundo ela, Sergipe tem potencial e capacidade para explorar o turismo. Ela entende que o setor é uma indústria promissora, imprescindível para o desenvolvimento do Estado. “Temos um povo hospitaleiro, receptivo, com riquezas naturais, uma rede hoteleira excelente, além de uma gastronomia fabulosa”, acrescentou dizendo ainda que no âmbito da cultura “Sergipe têm variedade de artesanato, folclore, festejos regionais e típicos das regiões”.

Daniel Fortes I

O deputado estadual Daniel Fortes (PEN) lamentou a perda da liderança em nível Nacional, na pessoa do deputado André Loura (PSC), que foi líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, representando o Estado de Sergipe. O parlamentar avaliou como “perda de representatividade de Sergipe”.

Daniel Fortes II

“Sergipe não tem mais nenhum cargo de importância, de destaque em nível Nacional. Lamentável. Temos que defender os interesses do estado de Sergipe. Precisamos que os nossos representantes se unam. Não temos o que comemorar em termos de representatividade. Acho que não deve haver comemoração. Nós deveremos pensar no estado, na nossa união para a grandiosidade de Sergipe, da nossa gente, da carência, daquilo que nós precisamos lutar, para podermos ser ouvidos”.

PMA

A rede municipal da Educação de Aracaju está em contagem regressiva para o início do ano letivo 2017, que iniciará na próxima segunda- feira (6). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem trabalhado para restabelecer os serviços básicos que garantem o pleno funcionamento da rede, como merenda, transporte e serviços gerais, suspensos desde 2016, devido ao não pagamento aos fornecedores por parte da última gestão. A dívida deixada acarretou, inclusive, no atraso da conclusão do ano letivo 2016.

Negociação

Desde que assumiu a pasta da Educação de Aracaju, a secretária Cecília Leite, junto à sua equipe diretiva, vem tomando medidas para que o ano letivo inicie no prazo definido e, para isso, tem estabelecido um processo de negociação com as empresas prestadoras de serviços. Cecília tranquiliza pais, estudantes e equipes das unidades de ensino da rede, e garante que os serviços serão retomados regularmente.

Gelateria

A inauguração das novas instalações da Gelateria Il Sordo, na 13 de julho, acontecerá nesta sexta-feira (3), a partir das 18h, e contará com a participação do músico Paulinho San, com um repertório de MPB, e do mestre sorveteiro paulista, Regis Maximilliam, do Empório Chiapetta. Além de gelatos incríveis a empresa foi destaque na imprensa nacional em razão do empreendedorismo do seu proprietário, que é surdo, e pelo espírito de inclusão social. A empresa traz em seu quadro de funcionários atendentes surdos e que comunicam por libras (Língua Brasileira de Sinais).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também