Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Cozinhando o galo

Provável candidato ao Senado, o governador Jackson Barreto (PMDB) vai precisar de muito jogo de cintura para manter a ampla frente política que o apoia. Interessados nas melhores posições da chapa majoritária a ser construída para 2018, os aliados de JB travam nos bastidores uma verdadeira briga de foice. À boca miúda, alguns não escondem que podem romper com o governo se não forem atendidos em suas exigências. Os mais moderados se dizem discípulos obedientes de Jackson, prometendo acompanhá-lo na próxima campanha seja quais forem os candidatos indicados. O governador está consciente que não tem como agradar a todos, pois há mais desejos em jogo do que cargos majoritários a serem disputados. Sabe que, no fundo, todos querem puxar a brasa para suas sardinhas. Político experiente, Jackson vai cozinhar o galo até o começo do próximo ano, quando tentará montar um time coeso e forte para o enfrentamento eleitoral de 2018.

Briga suja

A Cavo conseguiu na Justiça a suspensão do processo de escolha de uma nova empresa para coletar o lixo em Aracaju. Alegou ser muito curto o prazo de dois dias dado pela Prefeitura para a apresentação das propostas. Agora, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos terá que se virar nos 30, pois o contrato emergencial que mantém com a própria Cavo termina no próximo domingo. Enquanto isso, o povo sofre com a fedentina causada pelas toneladas de lixo acumuladas na cidade. Uma lástima!

Bem na fita

O número de clientes de TV por assinatura no Brasil caiu 1,91% entre janeiro do ano passado e o mesmo mês deste ano. Somente de dezembro de 2016 para o primeiro mês deste ano, houve queda de 105 mil clientes de TV paga no país. Segundo especialistas, uma das causas para a redução é a crise econômica, que tem levado muitas famílias a cancelar o serviço. Na contramão da crise, Sergipe (4,26%) é o segundo estado brasileiro em crescimento de clientes da TV por assinatura.

Rebeldia tucana

Novato no ninho tucano, o senador Eduardo Amorim tem se posicionado contra uma das bandeiras do partido: a privatização. Entrevistado ontem na rádio Cultura, Amorim voltou a condenar a possível venda da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso): “Somos totalmente contra. Defendemos e apoiamos os servidores nessa luta árdua”, afirma. O que será que pensa disso o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves? Cala-te boca!

Pelo ralo

Sergipe é o segundo estado em perdas na distribuição de água tratada, atingindo quase 60% da produção. Este percentual é extremamente superior à medida brasileira: 36,95%. Por conta deste desperdício, o Tribunal de Contas do Estado vai instaurar uma auditoria operacional na gestão dos recursos hídricos de Sergipe. Um dos itens do trabalho será justamente “prevenção de perdas na distribuição e faturamento”.

Mercados defendidos

E o vereador Jason Neto (PDT) ficou satisfeito com o mutirão de limpeza realizado nos mercados centrais de Aracaju. Foi dele a indicação propondo à Prefeitura que higienizasse aqueles centros comerciais. Agora, Jason espera que a Emsurb também promova reparos na infraestrutura dos mercados, reative os caixas eletrônicos, implante um ponto de apoio e informação para turistas, além de um calendário cultural, visando valorizar os artistas sergipanos. Tá certo!

Orquestração

E o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Ulices Andrade, interpreta a tentativa de afastá-lo do cargo, como uma ação orquestrada para impedi-lo de assumir, ano que vem, a presidência do TCE. De autoria da promotora pública Rosana Gonçalves, o processo acusa Ulices de fazer discurso político e usar um carro oficial em benefício próprio. O conselheiro diz que a acusação é obscura, pois não cometeu qualquer ilegalidade, nem comprometeu a imagem do TCE. Então, tá!

Microfonia

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) está tiririca com o radialista George Magalhães. Tudo porque o comunicador disse na rádio Fan/FM que o petista vai fugir, se esconder para não votar a favor da privatização da Deso. “Ele é um irresponsável, inconsequente, fascista e mentiroso, pois nunca deixei de assumir posição política”, discursou Gualberto. Aff Maria!

Líder novamente

O jornalista Cláudio Humberto publica no site Diário do Poder a seguinte nota: O deputado federal André Moura (PSC-SE) acertou assumir o cargo de líder do Governo no Congresso. Até o mês passado, Moura era líder do governo na Câmara. Com a decisão, Temer dá um ‘afago’ no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tirando Moura – do grupo do Centrão – da Liderança na Casa. E compensa o Centrão com a ida de Moura para a liderança do Congresso”.

Alô, alô…

O número de linhas de celulares ativas caiu 5,38% em janeiro último, ante o mesmo mês do ano passado. Em comparação com dezembro de 2016, a queda no número de linhas foi 0,27%. Nos últimos 12 meses, os acessos na modalidade pré-pagos sofreram queda de 10,88%. Já os pós-pagos cresceram 8,41%. Segundo a Anatel, por conta dos preços menores das ligações de uma empresa para outra, os consumidores cancelaram os chips de diferentes prestadores. A crise econômica também contribuiu com a retração.

Filosofia

De um pescador às margens do Rio Sergipe: “Maré morta é como homem indeciso, que vai e volta”. Cruzes!

Recorte de jornal

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________-000000000000

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de agosto de 1921.

Resumo dos Jornais

Leia também