Aracaju, 29 de março de 2024

Aracaju pode amanhecer segunda sem coleta do lixo. Cadê tu, Edvaldo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), ainda durante a campanha eleitoral de 2016, entre as inúmeras promessas que fez para o eleitorado, anunciou que se seria um gestor experiente, presente e conhecedor dos problemas da cidade, justamente o que a cidade precisava, diante das inconsistências do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Com discurso, além de uma soma de outros fatores, o comunista venceu a disputa e voltou a comandar o município. Menos de dois meses de gestão, m meio a uma “torre” de problemas, eis que Edvaldo “arregaçou as mangas” e se mandou para o México e para os Estados Unidos.

Para uma cidade que sofre com problemas de mobilidade, com o lixo, com uma saúde pública deficiente e cada vez mais violenta, sem contar os salários atrasados, falar em Carnaval é algo que destoa. Seria um luxo por mais simples que ele fosse! Mas, ainda pior do que o péssimo momento que Aracaju atravessa, foi a viagem a trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira. Faltou, sobretudo, bom senso, ainda mais quando estamos em cima do término de um contrato emergencial de coleta do lixo. Em dois meses de trabalho, já tivemos duas ou três paralisações, seja por questões financeiras na relação empresa/prefeitura, seja por questões internas entre o sindicato e a Cavo.

Edvaldo escolheu um momento crítico e decisivo para viajar e deixar uma responsabilidade gigantesca nas mãos da vice-prefeita Eliane Aquino (PT), que até o fechamento desta coluna, não tinha apresentado para os aracajuanos uma solução para os destinos da cidade. O prefeito foi conhecer novas experiências para o trânsito da cidade, o que é válido, diga-se de passagem, mas ele precisa separar o que é importante do fundamental, e, neste momento, a cidade tem outras demandas emergenciais e que precisam de alguém “experiente”, que tenha soluções para os problemas.

Como chegou o final de semana e a gestão não conseguiu apresentar uma alternativa para a questão da coleta do lixo, na segunda-feira (6), a cidade pode amanhecer sem cobertura, sem o recolhimento. O contrato emergencial com a Cavo tem validade até a meia noite do domingo (5) e o Poder Judiciário determinou o cancelamento do novo contrato emergencial que estava sendo preparado pela Prefeitura de Aracaju, tocado no “apagar das luzes”, levantando uma série de questionamentos e deixando no ar uma forte suspeição. Um péssimo exemplo, diga-se de passagem, para o ex-deputado federal “ficha limpa” e atual presidente da Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), Mendonça Prado.

Sem solução para a coleta do lixo, sem uma licitação e impedida de fazer um novo contrato emergencial, sob a suspeita de algumas irregularidades, a Prefeitura de Aracaju, sob a gestão do “experiente” Edvaldo Nogueira será a grande responsável se a cidade ficar amontoada de lixo a partir desta segunda-feira. Não se trata da crítica pela crítica, ou de fazer “terrorismo”, mas de uma questão de saúde pública. Sem uma definição, se a Cavo não continuar com os serviços, o risco de caos é iminente! Até que se regularize a situação, por exemplo, pela terceira ou quarta vez, menos de três meses, Aracaju ficará “fedida”, “suja” e “feia”. Coberta de lixo por todos os lados…

É evidente que faz-se necessário o bom senso das autoridades, do Poder Judiciário, do Ministério Público, mas este colunista defende que seja Edvaldo Nogueira, seja Eliane Aquino ou Mendonça Prado, que todos sejam devidamente responsabilizados pelas consequências que virão à tona com a suspensão da coleta do lixo. Estamos falando de gestores públicos que assumiram o compromisso com a sociedade de atuarem em defesa da coletividade. É lamentável que, neste momento de crise, a Câmara Municipal esteja se comportando de uma forma tão omissa e conivente, diante de uma situação tão grave. Não se trata de situação ou oposição, mas de algo que interessa a cidade como um todo. Mas cadê tu mesmo, Edvaldo?

Veja essa!

Prometida ainda na gestão de João Alves Filho, está mais do que na hora da Câmara Municipal de Aracaju instaurar a CPI da Torre para investigar a denúncia da Emsurb de um suposto superfaturamento sobre a coleta do lixo da cidade.

 E essa!

Não é de agora que este colunista vem alertando sobre a necessidade uma investigação profunda sobre a questão do lixo na capital, e tem cobrado a participação do Ministério Público Estadual e, principalmente, do Tribunal de Contas, que estranhamente parece ter deixado de ter interesse no assunto…

Falando nisso

Falando no Tribunal de Contas, diante da ação de improbidade movida por uma promotora de Justiça contra o conselheiro Ulices Andrade, estranhamente o presidente da Corte, Clóvis Andrade, não saiu em defesa do colega de colegiado. O chefe do TCE fez de conta que não tem nada com o assunto…

Modus Operandi

Este colunista obteve a informação, nos bastidores do mundo político em Sergipe, que a ação contra Ulices Andrade não tem apenas um “caráter técnico”. Os rumores dão conta que um grupo de autoridades, inclusive um deputado estadual e um conselheiro do Tribunal de Contas, estão imbuídos em impedir que Ulices assuma a presidência do TCE em 2018. Pelo visto virou uma questão pessoal das “autoridades”…

Ulices Andrade I

O conselheiro emitiu uma nota à imprensa onde rebate com veemência “as acusações insólitas que embasam a Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa” contra si interposta. O Conselheiro informa que, mesmo transcorrendo meses dos fatos que fundamentaram as pseudo improbidades, jamais fora notificado para apresentar suas explicações.

 Ulices Andrade II

Ele explica ainda na nota que se tivesse sido convidado a esclarecer, teria afastado irrefutavelmente qualquer dúvida. De forma bastante tranquila o Conselheiro diz que aguardará, com serenidade, a notificação da Justiça e apresentará suas explicações, “sempre confiando na retidão e seriedade dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público do nosso Estado”.

Capela

Como perguntar não ofende jamais, se passaram dois meses do incidente com a prefeitura de Capela, onde um setor estava completamente devastado, sob denúncia da prefeita Silvany Sukita (PTN), responsabilizando a gestão anterior e qual a conclusão? Mas até agora a perícia da Polícia Civil não conseguiu provar nada ou não chegou a uma conclusão. Estranho, né?

Brasão

Quando anunciou a nova logomarca da Prefeitura de Aracaju, recentemente, Edvaldo Nogueira falou em economia e destacou que seria um exemplo a ser seguido para todo o País. A medida merece o reconhecimento sim, mas coincidentemente o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM), teve a mesma ideia quando assumiu a prefeitura em 2013…

 Bomba!

As Prefeituras de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Campo do Brito, Rosário do Catete, Indiaroba, Tomar do Geru, Umbaúba e Simão Dias devem “abrir o olho” para seus respectivos setores de licitação. Ministério Público e Tribunal de Contas estão fiscalizando tudo…

Feira Livre

Além da questão do lixo, pelo visto o presidente Mendonça Prado na Emsurb “já resolveu” outro problema da cidade: as condições em que se encontram algumas feiras. É o tal compromisso firmado, compromisso cumprido…

Alô Emurb!

Um grupo tradicional de advogados sergipanos está estudando uma publicação feita recente em Diário Oficial que, segundo se comenta, vai dar muito o que falar em breve. Vem aí muita novidade…

Dossiê

A informação é que o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, já recebeu ou vai receber um dossiê relatando as “peripécias” de uma ex-servidora que está atuando na saúde de Aracaju com Edvaldo Nogueira. Vem bomba por aí…

Deu no Estadão

O Jornal O Estado de São Paulo, na “Coluna do Estadão, trouxe nessa sexta-feira (3) uma informação que pode ser muito positiva para a classe política de Sergipe: o deputado federal André Moura (PSC), que recentemente deixou a liderança do governo de Michel Temer (PMDB) na Câmara, está cotado para ser o líder do Congresso, no lugar de Romero Jucá (PMDB/RR).

Líder André

Segundo consta no Estado de São Paulo, “na reestruturação desenhada pelo Planalto, Jucá voltaria para a liderança de governo no Senado, função que exercia anteriormente. Segundo interlocutores do Planalto, o rearranjo — que precisou ocorrer com a ida de Aloysio Nunes para o Ministério de Relações Exteriores — ajuda a prestigiar André Moura, que detém ainda liderança entre cerca de 60 deputados”. Não deixa de ser uma excelente notícia para Sergipe e que a bancada federal se una e não deixe perder esta oportunidade.

Luciano Bispo I

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), apresentou Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Orientação Sobre a Síndrome de Down, o qual deve ser constituído por um conjunto de ações do Poder Público e da sociedade civil organizada, voltado para a compreensão, o apoio aos seus familiares, envolvendo as diversas áreas de atuação do Estado, como a educação, a saúde e a área social, proporcionando melhor qualidade de vida, e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.

Luciano Bispo II

Dentre os objetivos do Programa Estadual de Orientação Sobre a Síndrome de Down, estão o de assegurar a realização, por parte das maternidades, hospitais e instituições similares no Estado de Sergipe, do exame do estudo cromossômico (teste de cariótipo) nos recém-nascidos com hipótese da síndrome. Com esse projeto, o deputado estadual Luciano Bispo deseja sensibilizar ainda mais todos os setores da sociedade e estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às pessoas com Down e seus familiares.

Conscientização

Outra ação que integra o programa é a de possibilitar que a sociedade esteja informada a respeito das principais questões que envolvem a convivência das pessoas com a síndrome; implantar atividades de comunicação envolvendo os diversos setores do poder público e organizações da sociedade. “Precisamos que todos nós tenhamos a consciência de que é importante conhecer os direitos e fazer a nossa parte pra melhorar a vida das pessoas com a síndrome de Down e seus familiares. Muita coisa já está sendo feita pelo Estado, mas, é preciso que a gente possa fazer ainda mais, e a ideia deste projeto é que estejamos todos juntos pra fortalecer esta questão”, informou Luciano Bispo.

Deso

No próximo dia 13, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe – promove uma audiência pública para discutir sobre a viabilidade técnica e jurídica da privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e suas consequências sociais e econômicas. As instituições e toda sociedade sergipana estão convidadas a participar do debate que ocorrerá às 14h30 no auditório da OAB/SE, em Aracaju.

Lixo

Além da decisão liminar concedida pela Juíza Simone Fraga, da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, no Mandado de Segurança impetrado pela empresa CAVO, uma segunda decisão liminar foi concedida suspendendo o Edital 001/2017 da EMSURB, para contratação emergencial de empresa para limpeza e coleta de lixo na Capital.

Ilegalidades

Dessa vez, a liminar foi deferida pela Juíza Christina Machado, da 18ª Vara Cível, na Ação Popular ajuizada pelo servidor público Hebert Pereira e pelo professor Magno Lima, que alegaram haver uma série de ilegalidades e brechas no procedimento capazes de possibilitar o direcionamento da escolha da nova empresa de limpeza da cidade.

Exército I

O senador Eduardo Amorim (PSDB) participou da solenidade de incorporação de recrutas ao Exército Brasileiro, no 28º BC – Batalhão Campo Grande, em Aracaju. Foram 229 jovens que agora seguirão carreira militar. “Eles terão a oportunidade de adquirir conhecimentos para toda a vida. Aqui teremos militares, mas teremos futuros médicos, enfermeiros, advogados e engenheiros. Todos estão de parabéns”, afirmou o senador.

Exército II

Para o comandante do 28º BC, o coronel Marco Aurélio Küster de Paula, a presença do senador Eduardo Amorim no evento de incorporação de recrutas é de extrema importância. “O senador Eduardo Amorim é um grande amigo e parceiro do Exército. Tanto aqui quanto em Brasília, ele tem procurado atender os anseios do nosso Batalhão”, afirmou o coronel Küster.

Saúde x Médicos

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde repudia veemente “a forma desrespeitosa e agressiva com que o Sindicato dos Médicos tem agido para justificar uma greve baseada em atitudes desproporcionais e injustas. O direito de reivindicar é legítimo, mas desta vez a falta de respeito atingiu diretamente o prefeito Edvaldo Nogueira, ainda mais pela forma fraudulenta e mentirosa com que usaram uma imagem de campanha, em que ele aparece comemorando sua vitória, com a falsa afirmativa de que o prefeito viaja para brincar o carnaval”.

Iran Barbosa

O Vereador e Professor Iran Barbosa (PT) reuniu-se com membros da direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) para tratar de assuntos de interesse do magistério municipal. O parlamentar recebeu da direção do Sindipema o documento contendo a Pauta de Reivindicações da categoria para 2017 com vários pontos a serem negociados com a Administração Municipal.

Caixa não abrirá sábado

Cumprindo determinação da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju, as agências da Caixa Econômica Federal não abriram no último sábado (25), e não abrirão neste sábado (4).

Dúvidas

O banco anunciou que funcionaria aos sábados, excepcionalmente, até o final do mês de junho de 2017, ‘para tirar dúvidas da população sobre os saques de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)’.

Se abster

Na semana passada, a Justiça atendeu pedido do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e determinou à Caixa Econômica Federal “se abstenha de exigir” de seus empregados bancários o trabalho nos dias de sábado.

Thiaguinho Batalha

Após visitar o conjunto Vila Verde II, localizado no bairro Aeroporto, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) protocolou uma indicação, junto à Prefeitura de Aracaju, solicitando a reforma completa da Praça Professor Wininston Nunes de Melo. De acordo com o vereador, a praça é pouco utilizada devido às condições que ela se encontra no momento.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também