Aracaju, 16 de abril de 2024

VIOLÊNCIA ASSUSTA A SOCIEDADE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um atuante político de Sergipe disse ontem que tem preferido ficar em casa. Evitou circular durante o carnaval, tanto no interior quanto na capital. Razão simples: receio de assaltos e da violência que se instalou em todos os recantos do País, assim como em Aracaju. Até 18 horas ele foi a poucas cidades, mas depois atendeu a um imaginário ‘toque de recolher’.

Lembrou que os bandidos hoje “atacam a polícia. Imagina nós que não temos armas?”

O político está certo. O crime se organizou, está bem armado e formou quadrilhas de adolescentes – alguns deles classe média – para assaltos relâmpagos nas noites de Aracaju ou de tantas outras cidades de pequeno e médio portes do interior do Estado. Um inferno, que dificilmente terá uma forma para tirar o cidadão das grades de suas casas.

Essas quadrilhas têm como alvo inicial os celulares, mas geralmente levam bolsas, jóias e dinheiro. Não muito dificilmente ficam com os carros para prática de novos crimes, além de usar da violência a qualquer movimento da vítima. Hoje o cidadão que está dirigindo fica com um olho para frente e outro no retrovisor. A vinda de uma moto atrás causa pavor, e leva ao desarranjo quando para ao lado nos sinais.

O medo de motos torna-se comum, mesmo que o motociclista seja um cidadão honesto.

Admite-se que a Polícia cumpre o seu papel dentro do limite que tem. Também não pode ter um militar em todas as esquinas o tempo todo. O bandido sabe onde tem blitz e a mobilização das viatura. Mapeia tudo e age do lado oposto, mas disposto a enfrentar policiais caso o confronto seja necessário. E não há o que fazer. Sabe-se que a justiça solta rápido quando eles são presos.

E qual a solução? Uma delas seria contra a lei, que é proibir o uso do capacete. A outra é seguir a orientação de sair consciente de que pode sofrer o trauma de um assalto. Uma terceira é imitar o político e ficar em casa achando que estar seguro.

TELEFONEMAS PARA RICARDO

O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI), e o ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP), darão telefonemas a Ricardo Franco para uma conversa em Brasília.

Tratarão sobre o partido e oficializam convite para Ricardo filiar-se ao PP.

SUGESTÃO SERÁ ATENDIDA

O presidente do PP em Sergipe, deputado Venâncio Fonseca esteve em Brasília e teve conversa com o senador Ciro Nogueira sobre o partido no Estado.

E reforçou para que o convite a Ricardo fosse feito pela direção do partido.

TRABALHO DE BASTIDORES

O deputado Venâncio Fonseca vem fazendo um trabalho de bastidores que mais tarde vai fortalecer muito o PP em todo o Estado.

O PP vai pesar na disputa majoritária e proporcional de 2018.

REINALDO É PRIMEIRO SUPLENTE

O ex-deputado Reinaldo Moura agora é primeiro suplente da Alese, mas não tem a menor intenção de entrar na Justiça para requerer mandato.

Entretanto não recusará de assumir caso haja alguma decisão.

QUESTÃO DA SEGUNDA SUPLENTE

Acontece que a fila anda e a atual segunda suplente está entrando com liminar pedindo para ocupar a vaga de um dos deputados que está afastado.

Para ela assumir, Reinaldo terá que ocupar a vaga primeiro.

RELATÓRIO SOBRE GASTOS

Na próxima semana os secretários Estado entregam relatório explicando a redução de gastos em suas Pasta, determinado pelo governador Jackson Barreto.

Cada secretário tem que enxugar 20% no custeio.

VALADARES NÃO GOSTOU

O senador Valadares (PSB) não gostou da declaração de Ricardo Franco, de que toparia ser candidato a governador pela oposição se Valadares Filho fosse o vice.

Recusou a hipótese de forma contundente.

PODERIA SER COM OUTRO?

Ainda muito levemente, circula comentários no grupo da oposição que a chapa pode ser Eduardo Amorim (PSDB) a governador e Valadares Filho (PSB) à vice.

Uma ou outra conversa, para não ocorrer qualquer trisco.

ANDRÉ VAI À REELEIÇÃO

O deputado federal André Moura (PSC) já se decidiu a disputar a reeleição em 2018. Com isso, o senador Eduardo Amorim (PSDB) e Valadares ficam para majoritário.

Governo ou Senado, eis a questão.

MEXIDA ADMINISTRATIVA

O governador Jackson Barreto (PMDB) retorna a Sergipe na segunda-feira e durante o mês de março adotará uma série de medidas para ajustar melhor o seu Governo.

Lógico que dará uma mexida administrativa.

EM ABRIL TERÁ NOME

No mês de abril, Jackson Barreto vai tratar de política e dará os primeiros sinais do seu provável candidato ao Governo em 2018.

E o candidato vai atuar mais politicamente…

SOBRE RESOLUÇÃO DO TCE

O fato do TCE de adotar resolução por mais transparência à área da Saúde saiu de um ‘dedinho’ de prosa entre o secretário da Saúde, Almeida Lima, com Clovis Barbosa.

Imediatamente exposta pelo deputado Gilmar Carvalho.

CONVERSA ENTRE AMIGOS

O conselheiro Clovis Barbosa já foi secretário do então prefeito Almeida Lima e se dão muito bem. E Almeida está precisando dessa força para atuar em sua Pasta.

A transparência é necessária, mas não via resolução de um órgão auxiliar.

UM PROBLEMA DIFÍCIL

O maior problema é que o secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB), pretende trazer para ele a responsabilidade sobre a Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS).

E a Fundação pode ficar desvinculada da Pasta.

ABRE CASO POLÍTICO

A ânsia de Almeida Lima em transformar a FHS em uma entidade sem força na Saúde pode criar um problema político que não interessa ao governador.

É que o novo presidente da FHS é indicação dos Reis.

PRESSÃO DE DEPUTADOS

Cresce os comentários de que deputados estaduais vão fazer pressão para que prováveis candidatos que são secretários sejam afastados dos cargos.

Essa pressão com certeza não obterá êxito.

RIGIDEZ NO CARNAVAL

A Polícia Militar foi muito rígida no cumprimento do horário para brincar o carnaval na praia do Abais. Barulho? Só até às 18 horas.

Vários ‘paredões’ de som foram apreendidos.

FOLIÕES RECLAMARAM

Quem foi para o Abais reclamou da rigidez do horário mas não adiantou. Um major que comandava a tropa dizia que a Polícia é para cumprir a lei…

… não para dar um ‘jeitinho’.

Notas

Depoimento de Lula – Segundo o Antagonista, que dá o tom de exclusividade na matéria, O juiz Sergio Moro acaba de agendar o depoimento do ex-presidente Lula no processo relativo ao triplex do Guarujá. Será em 3 de maio, às 14 horas, na Justiça Federal, em Curitiba. A data será de manifestações, podem anotar.

0x0

PT encerra inscrições 2ª feira – Filiados do PT que desejam concorrer aos diretórios zonais, municipais ou integrar uma chapa dos estaduais, dentro do processo do 6º Congresso Nacional do PT, têm até 2ª-feira para inscrever chapas ou candidaturas. Em Sergipe duas chapas podem ser registradas para o Diretório Regional.

0x0

Fraudes nas eleições – A Justiça Eleitoral identificou mais de 15,6 mil fraudes entre as eleições de 2014 e 2016, por meio do cruzamento de informações biométricas. São eleitores que foram a diferentes cartórios, se passaram por outras pessoas e conseguiram emitir mais de um título, o que é ilegal.

0x0

Anac pode intervir – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que poderá intervir caso as empresas aéreas não ofereçam boas condições aos consumidores, depois que as novas regras para o transporte aéreo de passageiros entrarem em vigor, como o pagamento de toda bagagem que será transportada.

0x0

Psol representa contra Eliseu – A bancada do Psol na Câmara protocolou ontem representação contra o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, na Procuradoria-Geral da República (PGR). A intenção é ampliar as investigações relacionadas ao depoimento de José Yunes ao Ministério Público Federal.

0x0

Escândalo das Olimpíadas – O jornal francês Le Monde destaca em sua edição de ontem o que é descrito por eles como uma triste novela, que começou com escândalos na construção de estádios e depois, mais recentemente, o episódio de obras olímpicas em deterioração, entre elas o Maracanã.

Conversando

Vergonha – Sargento Edgard‏ pergunta: “Será que tiveram a capacidade de pagar propina, para acabar de desmantelar o Rio de Janeiro? Olimpíadas da vergonha”.

Tucano – O prefeito de Muribeca, Fernandinho Franco, não é mais do PDT. Ele hoje está filiado ao PSDB.

Fica feliz – Deputado Capitão Samuel diz que fica feliz de ver os números que são frutos da dedicação dos policiais, especialmente os militares.

Ressaca – Só a partir de segunda-feira começa para valer as sessões plenárias na Alese. Por enquanto o legislativo ainda se recupera da ressaca do Carnaval.

Recursos – Eduardo Amorim vai agendar uma visita ao ministro da Educação para ao lado do reitor do IFS, Ailton Oliveira, tentar recursos para a instituição.

Um e outro – Ângela Melo diz que o Capitão Samuel um dia está com “A” e outro com “B” e salienta “não sabe o que quer”.

Privatização – Deputado João Daniel (PT) se posiciona contra privatização da Deso e defende que essa seja a posição oficial do partido.

Nada a ver – Clovis Barbosa diz esperar que novo contrato emergencial da coleta de lixo seja o último da Prefeitura de Aracaju. O quê Clovis tem a ver com isso?

Incêndio – Presidente do Detran, coronel Luiz, informa que cerca de 40 carros e mais de 200 motos foram danificados em incêndio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também