Aracaju, 28 de março de 2024

JACKSON AUTORIZA LICITAÇÃO PARA REFORMA DO ATHENEU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
reforma do theneu

O governador do Estado, Jackson Barreto, autorizou o início imediato do processo de licitação de reforma completa, restauro e ampliação do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju. Orçada em R$ 8.491.164,63, as obras e os serviços de melhorias atendem a reivindicações não apenas da comunidade escolar, mas também da sociedade sergipana.
A reforma e ampliação do Atheneu Sergipense objetivam tornar a unidade de ensino a mais moderna da rede pública estadual. A partir da execução da reforma, os alunos da centenária escola sergipana estudarão em ambientes mais aconchegantes e climatizados, pois as salas de aula, os laboratórios, o auditório e o refeitório contarão com central de condicionadores de ar.

O investimento financeiro para execução dos serviços possibilitará que sejam feitas reforma e recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, da sala de dança e do grêmio e também do auditório. Toda a cobertura do colégio será revisada, assim como as esquadrias de madeira e os cobogós. Com a conclusão da obra, o prédio passará a atender normas técnicas de acessibilidade e contará com elevador, novas rampas de acesso, além de mapa, pisos táteis e banheiros adaptados. O colégio receberá uma nova pavimentação interna em piso de alta resistência. Nas salas de aula, os quadros verdes serão substituídos por quadros de fórmica branca. Em toda a estrutura predial do Atheneu Sergipense será feita uma pintura geral.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, comentou a mudança que a reforma ocasionará na rede estadual. “Essa vultosa obra reafirma o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade do ensino público ofertado à sociedade sergipana, e, com esse projeto de reforma, o Atheneu Sergipense será um dos colégios mais modernos da rede pública do Brasil, beneficiando mais de dois mil estudantes”, afirmou.

Histórico

Fundado no século XIX, precisamente em 24 de outubro de 1870, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense é considerado a mais tradicional unidade escolar do Estado. Atualmente, a unidade oferece ensino médio em tempo integral a cerca de dois mil alunos.

A reforma do colégio Atheneu é uma pauta constante nas agendas administrativas do governador Jackson Barreto em Brasília. Como não há uma perspectiva concreta na liberação de verbas, o governador decidiu iniciar o processo com recursos próprios do governo do estado.

“O Atheneu é um símbolo que precisamos preservar. Lá estudou diversas gerações de grandes personalidades do nosso estado. Grandes mestres passaram por ali. Mais que uma escola, o Atheneu é um símbolo da nossa história e da nossa sergipanidade. Vamos entregá-lo totalmente revitalizado para o nosso povo”, disse o governador, que finalizou lembrando que o Atheneu tem um valor sentimental para ele e para uma parcela significativa da sociedade sergipana. “Por tudo que ele representa na história da nossa educação, não descansarei até concretizar essa reforma”, finalizou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também