Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Partidos de aluguel

Por que será que existem tantos partidos no Brasil se boa parte deles poderia se fundir numa única legenda sem prejuízo ideológico para os demais? Registrados já são mais de 30, porém outros tantos estão em fase de coleta de assinatura para pedirem, em seguida, registro definitivo à Justiça Eleitoral. Alguém pode dizer que isso é resultado do pluripartidarismo. Não é. Na verdade, boa parte dessas legendas não passa de siglas de aluguel, que só aparecem nas campanhas eleitorais para negociar apoio a candidaturas e vender o tempo de propaganda no rádio e na televisão. Passado o pleito, os donos desses chamados partidos ‘nanicos’ conseguem bem remunerados cargos comissionados para eles, os familiares e agregados. Como se vê, além de confundir a cabeça do eleitor, essas legendas de aluguel servem apenas para políticos safados se locupletarem com o dinheiro público. Coisas do Brasil!

Canindé de luto

A população de Canindé do São Francisco está de luto pela morte prematura do prefeito Orlandinho Andrade (PSD), ocorrida ontem num hospital de Aracaju. Ele se tratava de um câncer, passou mal e foi internado, mas não resistiu a uma pneumonia. O corpo está sendo velado no ginásio de esportes de Canindé, devendo ser sepultado nesta segunda-feira, no cemitério daquele município. Deus o tenha!

 Novo líder

O deputado federal André Moura (PSC) é o novo líder do governo no Congresso. Após perder o importante cargo de líder governista na Câmara, o parlamentar sergipano foi compensado com esta nova função para acalmar o “Centrão”, bloco que ameaçava abandonar o presidente Michel Temer (PMDB). André substitui Romero Jucá (PMDB), deslocado para a liderança do governo no Senado. Esta informação é do jornal O Globo.

Serviço continua

A Cavo informou que, embora seu contrato tenha terminado ontem (5), está à disposição para manter os serviços de coleta de lixo em Aracaju até que a Prefeitura faça uma nova contratação. “Com isso, a empresa reafirma o compromisso com a população e o interesse em manter atividades na cidade”, diz a nota da Cavo.

Padre a pé

A bandidagem não poupa ninguém em Sergipe. No último final de semana, marginais arrombaram a Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, em Aracaju, levaram dinheiro e vários objetos. Nem mesmo a bicicleta do senhor vigário escapou da ação dos bandidos. Esta é a segunda vez que aquele templo religioso é “visitado” pelos donos do alheio. Misericórdia!

Venda avaliada

A seccional sergipana da OAB vai analisar a viabilidade técnica e jurídica da privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Também analisará as consequências sociais e econômicas da venda da estatal. Será no próximo dia 13, durante audiência pública marcada para o auditório da OAB, na Travessa Martinho Garcez, centro de Aracaju. Participe!

Medo de críticas

Os vereadores de Aracaju estão com medo de aprovar um novo reajuste para a passagem dos ônibus. Pelo menos foi o que disse ao Jornal da Cidade o presidente da Câmara, Josenito Vitale, o “Nitinho” (PSD). “Nas votações de reajuste, o Poder fica exposto às críticas, gerando grande desgaste aos vereadores”, discursou. Por conta disso, o Legislativo deve aprovar um projeto transferindo para o prefeito de plantão o direito de reajustar o preço das passagens. Um absurdo!

Feliz iniciativa

Tramita na Assembleia projeto de Lei criando o Programa Sergipano de Orientação Sobre a Síndrome de Down. De autoria do deputado Luciano Bispo (PMDB), presidente do Legislativo, a propositura estabelece um conjunto de ações voltadas para a compreensão e apoio aos familiares, envolvendo áreas como educação, saúde e social. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida e combater o preconceito contra as pessoas com Síndrome de Down. Legal!

Apelo aos grevistas

E a Prefeitura de Aracaju está apelando para que os médicos da rede municipal suspendam a greve que vem causando prejuízos aos usuários dos seus serviços de saúde. Diz em nota que o motivo alegado para a paralisação – o não-pagamento do salário de dezembro – deixou de existir, pois a grande maioria dos servidores já realizou a operação de crédito necessária para que recebessem o salário integralmente, sem nenhum prejuízo financeiro. É, pode ser!

Viva elas

A CUT está organizando uma passeata pelas ruas de Aracaju para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira. O objetivo é protestar contra a retirada de direitos trabalhistas, o retrocesso conservador machista, a violência doméstica, a cultura do estupro e a misoginia. Prestigie!

Recorte de jornal

zzzzzzzzzzz

Publicado no jornal O Maruinense, em 1º de dezembro de 1891.

Resumo dos Jornais

Leia também