Aracaju, 29 de março de 2024

EDVALDO NOGUEIRA REASSUME COMANDO DA PREFEITURA ARACAJU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________000000000

O prefeito Edvaldo Nogueira reassumiu, nesta segunda-feira (6), o comando da administração de Aracaju. Em rápida cerimônia, prestigiada pelos secretários municipais, ele retornou ao exercício do cargo e agradeceu à vice-prefeita Eliane Aquino por sua atuação à frente da gestão nos últimos dez dias. Edvaldo ainda fez um balanço da viagem de trabalho, que realizou na semana passada, quando conheceu experiências bem sucedidas de mobilidade urbana, e discutiu temas relativos à prefeitura.

“Foi uma viagem muito produtiva, fui conhecer um sistema de semaforização inteligente e de controle de tráfego, que desejamos implantar em Aracaju. Primeiro, visitei a fábrica da empresa Semex, no México, onde são produzidos os equipamentos e os programas utilizados. Depois, fui conhecer a aplicação destas iniciativas na cidade de Nova York, onde o transito é muito complexo. Se funciona muito bem lá, acredito que é possível operacionalizá-lo aqui. Voltei ainda mais convicto da ideia que defendemos de construir um sistema de inteligência do transito, dentro do projeto de mobilidade que implantaremos na capital”, afirmou o prefeito.

Ele explicou que o Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo discutido na prefeitura de Aracaju, foi iniciado na sua gestão anterior, quando conseguiu recursos na ordem de R$ 130 milhões para a sua efetivação. No entanto, ressaltou Edvaldo, a administração passada alterou o projeto e inseriu o BRT. “Agora, no nosso governo, estamos em processo de readequação do programa. Já há inclusive uma comissão formada por membros da SMTT e da Emurb, estudando o tema. Nosso objetivo é inserir a semaforização inteligente e as faixas prioritárias e temporais do transporte público. Neste primeiro semestre, daremos os primeiros passos para efetivar o projeto que irá melhorar o trânsito em Aracaju”, destacou.

Confiança em Eliane

Sobre o trabalho da vice-prefeita Eliane Aquino no comando da administração, Edvaldo se disse muito satisfeito. “Tinha confiança de que tudo transcorreria de forma tranquila. Pude, de fato, me concentrar naquilo que fui fazer na viagem de trabalho, pois sei que a cidade estaria bem nas mãos de Eliane. Ela deu conta do recado, tomando decisões e enfrentando os problemas”, afirmou.

Avanços

Ao retomar o exercício do cargo, Edvaldo destacou os avanços conquistados até o momento. “Os desafios são grandes, diante da situação que herdamos. Mas estamos trabalhando muito. Prova disso é que pagamos quatro salários em dois meses aos servidores municipais e estamos atuando para regularizar definitivamente a limpeza urbana na cidade”, disse.

Ele fez ainda um pedido para que os médicos retornem ao trabalho. Parte da categoria está paralisada há mais de 40 dias. “Fizemos um esforço grande para regularizar os salários, então agora pedimos que os médicos voltem ao trabalho, para que postos possam funcionar plenamente”, afirmou.

Neste sentido, o prefeito avaliou que os desafios iniciais estão sendo superados. “Pagamos os salários, a limpeza está sendo regularizada e estamos avançando nas questões da mobilidade urbana. Vou me reunir nos próximos dias com os prefeitos da Grande Aracaju para trocar ideias relativas ao consórcio metropolitano do transporte público para que possamos dar os primeiros passos para realizar a licitação”, salientou.

Participaram da reunião na qual Edvaldo reassumiu o cargo de prefeito os secretários Jefferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Emurb), Silvio Santos (Funcaju), Netônio Machado (Procuradoria), Aristóteles Fernandes (SMTT), Cecília Leite (Educação), Augusto Fábio (Planejamento), Jorge Araújo Filho (Esporte), Fernando Mendonça (Guarda) e Gilfran Mateus (Defesa Civil).

Valter Lima

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também