Aracaju, 29 de março de 2024

JOGO IRRESPONSÁVEL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Desde ontem que Sergipe volta à sua situação normal na política. É bom isso. Mas o tom continua repetitivo e enjoado. A oposição com um discurso fixo e o Governo até que se encontra em silêncio. A impressão é que pretende não dar ouvidos. O assunto do coordenador de bancada foi reprisado. A tal emenda para a Codevasf até já se tornou enfadonha, mas continua sendo motivo de discussão.

Todos cobram muito, mas não sinalizam para ajudar a resolver problemas e alguns até torcem que não solucione, para que dê discurso futuro. Nesse ponto é um jogo irresponsável com a sociedade.

Ontem, na Assembleia Legislativa, o governador Jackson Barreto fugiu desse lengalenga enfadonho. Disse que quando viajar a Brasília, o que deve acontecer ainda nesta semana, vai procurar o líder do Congresso, deputado federal André Moura (PSC), para conversar sobre Sergipe e tentar acabar com essa pendenga da bancada federal, com objetivo de conquistar a unidade em favor do Estado.

Quer avançar na questão de projetos para Sergipe e tentar iniciar a construção do Canal de Xingo, que ainda está do mesmo jeito que fora anunciado, enquanto o Canal de Alagoas já está chegando a Maceió. Isso é uma vergonha para oposição e situação, que geralmente se confrontam em defesa do “quanto pior melhor”. André Moura vai ter a conversa com Jackson e se mostra disposto a esquecer questões político partidárias, para se empenhar em defesa de Sergipe.

André admitiu que isso deveria ter acontecido antes e acha que divergências só devem ocorrer nos palanques, quando não prejudica o Estado. A partir de agora tudo pode andar melhor, desde que o deputado André Moura mantenha o encontro e não escute aliados que vão apelar para que ele não participe de projetos do Governo, que possam valorizar a atual situação, mesmo que prejudique o Estado.

REIVINDICAÇÕES HISTÓRICAS

Na sessão especial em comemoração aos 182 anos da PM, o coronel Marconi e Capitão, Samuel reconheceram que os maiores avanços ocorreram no Governo Jackson Barreto.

– Foram atendidas reivindicações históricas, disse um deles.

JACKSON VAI PROCURAR ANDRÉ

O governador Jackson Barreto confidenciou que quando for à Brasília vai conversar com o líder do Congresso, deputado André Moura (PSC).

Jackson vai tratar de interesses de Sergipe.

SOBRE O CANAL DE XINGO

Segundo Jackson, ainda não foi contratado o pré-projeto do Canal de Xingo, porque a Codevasf não pagou a licitação, enquanto o Canal de Alagoas avançou muito.

JB quer a união da bancada, para que isso não volte a acontecer.

ANDRÉ ESTÁ À DISPOSIÇÃO

Ontem, o deputado André Moura disse que estaria à disposição de Jackson Barreto para tratar e tentar solucionar problemas relacionados ao Estado.

– Sergipe precisa usar e aproveitar os espaços que tem, disse.

AGORA O FIM DA INSTRUÇÃO

Deputados afastados Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinha já entraram com liminar pedindo o retorno à Assembleia no final da instrução do processo das subvenções.

A instrução termina na próxima quarta-feira.

A DECISÃO SAI ATÉ DIA 10

A justiça deve acatar ou não a liminar até o dia 10 próximo, mas ainda vai fazer uma análise da situação e qual será a posição do juiz.

A concessão da liminar ainda depende disso.

PARA REINALDO ASSUMIR

Pedrinho Barreto (PP) explicou ontem que para Reinaldo Moura, como primeiro suplente, assumir a vaga de um dos deputados ausentes, terá que entrar com ação.

Foi o que aconteceu com ele na Câmara Municipal.

PPS REÚNE PARA FILIAÇÃO

O PPS em Sergipe adiou a reunião da Executiva e fará um encontro estadual em abril, para filiação de pré-candidatos a deputado estadual.

Também vai filiar candidatos a Federal.

PESQUISA JÁ PRONTA

O radialista Gilmar Carvalho (sem partido) já tem em mãos pesquisa da Padrão para publicação ainda esta semana, visando o Governo do Estado.

Avalia disputas entre Belivaldo e Eduardo, e de Belivaldo e Valadares.

CALAMIDADE DAS SECAS

O senador Valadares (PSB) diz que o Governo Federal precisa agir com urgência contra a calamidade das secas no Nordeste.

– No sertão e no agreste falta água pra beber e o gado está morrendo, disse.

PREFEITOS EM DESESPERO

Segundo Valadares, as secas recrudescem. Prefeitos municipais de Sergipe, em desespero, não sabem mais o que fazer.

– Não têm recursos nem pra alugar caminhão pipa.

PARTIDOS DA COLIGAÇÃO

Deputado Pastor Jony acha que os quatro partidos da coligação (PMDB, PSD, PT e PRB) que acompanharam sempre JB, é que devem lançar candidatos ao Senado.

– Quem coligou depois deve esperar mais um pouco.

SOBRE O SOLIDARIEDADE

Segundo Jony o Solidariedade é bem vindo ao grupo e trás o deputado Laércio Oliveira, “que será muito bem vindo para disputar a reeleição pelo bloco”.

– O Solidariedade não pode entrar agora e já querer indicar o Senado.

LÍDER DO CONGRESSO

O deputado André Moura é o novo líder do Congresso. Domingo ele teve uma reunião com Michel Temer e foi indicado para o lugar de Romero Jucá (PMDB).

Jucá agora é líder do Governo no Senado.

CONFIRMADO ONTEM

Ontem pela manhã o presidente Temer confirmou a indicação de André para líder do Governo e reuniu-se com ele por três vezes.

O líder do Congresso também atua no Orçamento da União.

INÍCIO DE FRUSTRAÇÃO

Para Valadares Filho (PSB) Aracaju sente os efeitos de uma ‘frustração anunciada’, com pouco apetite para levar adiante o que Edvaldo Nogueira prometeu em campanha.

– Está precisando de um prefeito que resolva os problemas de frente, disse.

REUNIÃO COM ROSMAM

Jackson Barreto já se reuniu com o secretário da Saúde, Almeida Lima, e o futuro presidente da FHS, Rosmam Pereira, e teria colocado os pontos nos is.

Confirmada a posse de Rosmam na FHS para sexta-feira.

CENTENÁRIO DE DONA NENÉM

Dona Neném faria 100 anos hoje. A família faz homenagem póstuma a ela na Paróquia Coração Imaculada de Maria, à Rua dos Náufragos, no Mosqueiro.

Dona Neném é mão do jornalista Ancelmo Góis.

Notas

Jornalista é absolvida – Jornalista Joice Hasselman foi absolvida no processo movido pelo ex-presidente Lula, que a acusou dos crimes de calúnia, injúria e difamação em razão de comentários feitos em seu blog. Para o advogado Adib Abdouni, que defendeu Hasselman, a sentença preserva o direito à liberdade de expressão. (Radar)

0x0

Sem videoconferência – O juiz Ricardo Leite, que atua como substituto na 10ª Vara Federal de Brasília, negou a Lula um pedido para prestar depoimento por videoconferência no processo em que é acusado de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. A informação é do blog do Josias.

0x0

Mulher trabalha mais – As mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado. Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também é. Os dados estão no estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça.

0x0

Prefeito oficializa relação gay – Quatro anos após ser eleito o primeiro prefeito assumidamente homossexual do Brasil, o prefeito de Lins, Edgar de Souza, oficializou o seu relacionamento de 13 anos com o empresário Alexsandro Luciano Trindade no último sábado (4). A cerimônia de registro civil contou com ato ecumênico.

0x0

Samuel ao lado do Governo – Deputado Capitão Samuel deixa a oposição. Hoje ele é um dos parlamentares mais ligados ao governador Jackson Barreto, principalmente para dialogar com os militares junto ao Governo. Samuel já disse que está a serviço de sua classe, mas também atua a favor do Governo em outras ocasiões.

0x0

Votação da repatriação – Votação do projeto da repatriação está prevista para amanhã. Antes, os senadores terão de votar a medida provisória que permite a regularização das concessões que estão vencidas junto ao ministério. O texto traz as novas regras dos processos de renovação de outorga dos serviços de rádio e televisão.

Conversando

Transposição – Sargento Edgard diz que Lula e Dilma desviaram tanto dinheiro da transposição do Rio São Francisco, que nem a barragem aguentou e rompeu!

‘Viado’ – Segundo Clovis Barbosa, em pleno carnaval de Salvador, ao passar pelo Beco do Off, Daniela Mercury gritou: “quem é viado levanta a mão!”. Todos levantaram.

Cirurgia – Médico Antônio Samaroni denuncia que  hospital Cirurgia realiza lockouts frequentes, alegando falta do repasse do SUS. Só os pacientes são punidos.

Plano de Saúde – STJ decide que ex-empregado tem direito de manter condições de preço e reajuste do plano de saúde, independente de regulação.

Liderança – Eduardo Amorim diz que Michel Temer nunca vai agradar a todos, mas salienta competência de André Moura para liderança do Congresso.

Oposição – Valadares Filho garante que a oposição tem ajudado o estado e lamenta suposta ação de Jackson Barreto, que impediu vinda de ministro a Sergipe.

Sobre a seca – Coordenador da Defesa Civil fala sobre investimentos do Governo do Estado em regiões atingidas pela seca e salienta dificuldades de recursos.

Cobrança – Deputado Jony Marcos cobra publicamente cópia da ata comprovando sua assinatura para desmembrar recursos federais.

Bate-boca – Deputado Jony Marcos e senador Valadares (PSB) voltam a bater-boca acerca de suposta assinatura do deputado em relação a recursos da Codevasf.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também