Aracaju, 28 de março de 2024

Detran/SE realiza I Fórum para Examinadores de Trânsito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) realizou na manhã da sexta-feira, 10, no auditório do Sest/Senat, em Aracaju, o I Fórum para Examinadores de Trânsito. O evento teve o objetivo de proporcionar aos examinadores da autarquia, responsáveis pela aplicação dos exames práticos de direção veicular, um momento de interação e aprendizagem. A proposta da primeira edição do fórum foi a de promover a melhoria no relacionamento entre examinadores, instrutores e candidatos à primeira habilitação, humanizando as interações interpessoais.

Ao fazer abertura oficial da solenidade, o diretor-presidente do Detran/SE, coronel Luiz de Azevedo, aproveitou a oportunidade para lançar o projeto ‘Capacita’, um plano de treinamento e qualificação para os servidores da autarquia. “Esse programa visa preparar, capacitar e valorizar o servidor do Detran, que tem excelentes serviços prestados à sociedade sergipana e precisa dessa valorização. Estamos buscando uma capacitação técnica e também a humanização no atendimento à população”, disse o diretor-presidente.

Entre os palestrantes do evento esteve o coordenador-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Francisco Garonce, que falou sobre a importância do examinador na formação do condutor. “O examinador é uma peça muito importante, porque ele é que faz a verificação se todo o processo de formação levou a um condutor que seja capaz de ir para a via pública com segurança. Ele é o garantidor de que o processo está acontecendo bem, porque ele é a última prova que define se aquele candidato será um condutor ou se ele vai ter que continuar no processo de formação”, disse.

Outro tema debatido durante o fórum foi a influência psicossocial nas interações entre examinadores, instrutores e candidatos a condutores na humanização dos exames práticos de direção veicular. Para falar sobre o assunto, o Detran/SE convidou a coordenadora Psicossocial da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Syrlene Besouchet. “É bastante louvável a iniciativa do presidente do Detran porque hoje a sociedade contemporânea clama realmente por essa questão do tratamento mais humanizado, da capacidade de enxergar o outro, de um novo olhar, que é o foco da atualidade”, destacou a psicóloga.

Examinadora do Detran/SE há 10 anos, a servidora Maria de Lourdes Legal elogiou a iniciativa de um evento voltado aos profissionais que atuam na aplicação dos exames práticos. “É muito importante um fórum como esse para nós examinadores que estamos nessa área tão difícil. A gente precisa ter uma certa compreensão e paciência com os candidatos, tentando entender o que eles estão passando naquele momento da prova, que mexe muito com o psicológico deles”, falou a servidora.

Fonte e foto ascom Detran/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também