Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Sergipe não pode perder a segunda liderança de André Moura!

Em meio a tantas “picuinhas” que marcam a política de Sergipe, eis um gesto de grandeza do governador Jackson Barreto (PMDB): anunciou que vai agendar uma audiência em Brasília (DF), com o novo líder do governo de Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional, deputado federal e sergipano André Moura (PSC). Após anos de confrontos e conflitos, há de se reconhecer a maturidade do chefe do Executivo que, mesmo que a contragosto, enfim coloca os interesses dos sergipanos acima das diferenças pessoais. Gostando ou não de André, hoje Sergipe “lidera” a grande maioria dos 81 senadores e 513 deputados federais do País.

Michel Temer faz um governo de reconstrução. Muitas das críticas de seus opositores, diga-se de passagem, são válidas e compreensíveis. Como também são necessárias as Reformas que estão sendo propostas pela presidência da República. É preciso que o Congresso Nacional encontre um meio termo neste impasse e o próprio André Moura terá um papel decisivo neste sentido. Temer peca muito também por não conseguir imprimir em seu governo, ações mais eficientes para as comunidades de baixa renda e por não ter uma política de comunicação bem elaborada e mais representativa.

E diante de um presidente impopular, a saída para o governo é contar com o apoio político do Congresso Nacional. Depois da vasta experiência que adquiriu com líder do presidente na Câmara Federal, o deputado André Moura agora é “patente alta”, ou seja, se já tinha feito história com a primeira liderança, agora está ainda mais consolidado, tendo o respaldo de muitos líderes nacionais. E ele pode ser ainda mais importante para Sergipe, seja cobrando e acompanhando a tramitação daquilo que já está liberado, seja dialogando junto à presidência da República por mais benefícios para o nosso Estado.

Jackson não se conteve e fez uma crítica de leve à liderança de André Moura na Câmara Federal. Questionou o volume de recursos conquistados para Sergipe. De uma forma geral realmente poderia ter se viabilizado muito mais, mas individualmente ele manteve um relacionamento excelente com prefeitos de todo o Estado, sem atentar contra essa ou aquela liderança de algum opositor. André procurou crescer sim, mas dentro do jogo político do Congresso Nacional e conseguiu. Uma “raposa” como o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), pressionou muito Michel Temer para ter seus objetivos atendidos. E o sergipano resistiu muito mais do que o esperado…

Mas logo depois, Jackson tratou de ponderar dizendo que a liderança de André Moura na Câmara Federal foi muito pouco aproveitada pela bancada de Sergipe em BSB. Obras importantes como o Canal de Xingó, as duplicações das BRs 101 e 235, a reforma e ampliação do Hospital Universitário e do Aeroporto de Aracaju, por exemplo, poderiam ter avançado mais. Jackson “desarmou o espírito” para conversar com André, que também se mostrou receptivo em ajudar o governo e, consequentemente, o Estado. São gestos que podem resultar em mais investimentos para Sergipe, com situação e oposição unindo forças, deputados e senadores cobrando e pressionando o governo federal.

Em síntese, estão certos Jackson Barreto e André Moura, como também podem ajudar todos os outros. Deixemos as disputas e cobranças para os bastidores em Sergipe. Na capital federal que os nossos representantes formem um “time” apenas, que se somem e tragam recursos, obras relevantes. A liderança de André no Congresso Nacional tem que ser melhor aproveitada. Além do Canal de Xingó, que segundo o senador Valadares e a Codevasf, já tem o anteprojeto concluído e quitado, é preciso acelerar a duplicação do “trecho da vergonha”, que corta nosso Estado e cujas obras se arrastam há décadas. Primeiro é preciso que venha o dinheiro e as ações. Depois os sergipanos avaliam…

Juízo

Quem se soma à linha de raciocínio deste colunista é o ex-deputado José Carlos Machado (PSDB). Ele elogia a postura do governador Jackson Barreto, que decidiu procurar André Moura para viabilizar projetos de Sergipe.

Machado

“Eu cantei essa pedra do Canal de Xingó. É uma obra de suma importância para o sertanejo. O senador Valadares fala que o projeto já está pronto e pago. Eu me coloco a disposição de todos para estudar a dotação orçamentária para viabilizar a obra. A BR-101 é outra coisa que nos envergonha! Temos que somar forças por Sergipe e André pode ajudar muito nisso”, destaca Machado.

Diário Oficial I

O Governo do Estado, através da Sejuc, publicou mais uma dispensa de licitação para contratar a empresa Reviver – Administração Prisional Privada LTDA, em caráter emergencial por 180 dias, pela bagatela de R$ 8.995.107,59, para Operacionalizar a Cadeia Pública de Areia Branca, pertencente ao Sistema Penitenciário. Alô MPE!

Diário Oficial II

A notícia preocupante está no aviso de cancelamento do pregão eletrônico 88/2017, pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), referente a aquisição de material de silagem de milho para o consumo animal com a logística de distribuição dos municípios em situação de emergência. Logo agora! O motivo? O governo fará alterações no Edital para sanar algumas “deficiências”…

Veja essa!

Temos duas empresas disputando a coleta do lixo e a limpeza das vias de Aracaju. Uma delas ganhará ou, talvez, nenhuma das duas, no caso de uma licitação. Mas por onde anda o Sindicato dos Garis, diante do risco de demissões em massa da categoria?

E essa!

Por muito menos, Aracaju acompanhou nos noticiários os dirigentes do Sindicato se jogando na frente dos caminhões de lixo, impedindo a entrada e a saída da estação de transbordo. E agora, seja TORRE, seja CAVO, muitos garis perderão seus empregos, e os representantes silenciam? Por que?

Pegou mal

Aliados do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não gostaram da tramitação de uma CPI do Lixo na Câmara Municipal em menos de três meses de administração. Veem “fraqueza” do gestor que, recentemente, elegeu a Mesa Diretora e o presidente Nitinho (PSD) com folga.  Já avaliam que falta articulação política na base…

Não cumpre

A informação levantada por este colunista é que são fortes os “focos de insatisfação” dos vereadores da bancada com o prefeito. A turma está reclamando de promessas não cumpridas e compromissos não efetivados. Há quem diga que é só o começo…

Nem aí

Enquanto os vereadores da oposição faziam uma espécie de “sabatina” na Câmara Municipal, pressionando o presidente da Emsurb, Mendonça Prado, sobre a contratação da TORRE, a informação é que Edvaldo ocupava seu tempo na Prefeitura atendendo e prestigiando líderes comunitários. O gestor não está dando muito ouvidos para o que vem da CMA…

Falando nele

Que fase do até então ex-deputado “ficha limpa” e “paladino da moralidade” Mendonça Prado: o Ministério Público Estadual moveu uma ação de improbidade administrativa contra ele por desobediência de decisão judicial. Além disso, o MP pede em caráter de urgência o seu afastamento do cargo de presidente da Emsurb. Pode terminar a vida pública como “ficha suja”.

Alô SMTT!

Uma “pérola” da SMTT veiculada pela TV Sergipe, em seus telejornais, nessa quinta-feira (9): a Superintendência, responsável pela fiscalização do trânsito, mantinha em seu pátio, por três meses, um veiculo roubado, com placa adulterada.

Absurdo!

O mais grave: o carro chegou a ser disponibilizado para leilão. Um interessado, ao verificar o chassi, percebeu a “procedência” e alertou a proprietária, que ainda terá que pagar todos os impostos e taxas pela estada do seu veículo no pátio. Um belo exemplo de um órgão fiscalizador…

Fábio Mitidieri I

O deputado federal, que parecia ter vencido a “queda de braço” com o secretário de Turismo, Fábio Henrique (PDT), para manter a sede da Secretaria de Esportes no Batistão, perdeu a paciência de vez com o governo. “O secretário Antônio Hora, nomeado em janeiro, ainda não tem nem uma sala para trabalhar, não tem orçamento e nem estrutura de cargo. Era melhor não ter nomeado”, disse em entrevista ao jornalista André Barros, na 103 FM.

Fábio Mitidieri II

Ainda sobre o assunto, Fábio explicou que não tem apego por cargos e que exerce o mandato que o povo lhe deu. “Eu entendo esta situação como desrespeitosa. O PSD é grande e merece respeito! Não acharam uma solução para deslocar o Turismo para outro Espaço e não dividiram o orçamento. Eu não preciso ser acomodado. Eu não sou assim”.

Não gostou I

A deputada Silvia Fontes (PDT) aparteou, essa semana na Assembleia, quando o também deputado Moritos Matos (PROS), fazia uma exposição das condições das praias do nosso litoral. Ela falou do esforço do governo para falar dos investimentos no turismo. Matos apenas relatava a situação de abandono em que e encontram algumas praias.

Não gostou II

Em um dado momento, Matos questionou: “se a senhora fosse turista e viesse conhecer nossas praias, a senhora voltaria?”. Silvia Fontes respondeu: “estive recentemente em Maceió (AL) e vi coisas bem piores. E olhe que lá já é uma cidade com o seu turismo estabelecido e dentro do cronograma nacional. Às vezes a gente elogia o que é de fora e esquece-se de ver o nosso aqui”.

Matos

De pronto, o deputado encerrou o debate dizendo que “se eu não me preocupasse com as nossas praias, não traria esse tema para o debate nesta Casa. Seria hipocrisia minha esconder e eu jamais aceitaria isso. Minha crítica é construtiva e não para manchar a imagem do governo ou de quem quer que seja”.

Praia Formosa

Um leitor da coluna alerta para a Emurb: é preciso esquecer que foi João Alves Filho (DEM) quem construiu a Praia Formosa, um belo ponto turístico de Aracaju, e cuidar um pouco mais. A denúncia é que a área anda às escuras, um risco grande de acidentes e de assaltos. Na gestão anterior uma viatura da Guarda Municipal ficava lá diariamente. Já hoje…

TCE I

Veja como são as coisas em Sergipe: o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, fez questão de distribuir para os demais membros e para a imprensa os salários dos prefeitos sergipanos, que ganham em torno de R$ 30 mil. Será que alguém sabe de quanto é o salário do denunciante?

TCE II

O mais interessante é que o Tribunal de Contas “criminaliza” o prefeito que ganha R$ 30 mil/mês de salário, mas simplesmente silencia para os desembargadores e juízes que chegam a ganhar mais de R$ 200 mil de rendimentos. O prefeito é pequeno…

Exclusiva!

O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) irá ao município de Carmópolis, nos próximos dias, e pretende se engajar na eleição suplementar. Está apoiando a candidatura de Volney Leite (DEM) e pretende dar uma resposta ao candidato a vice da oposição, Gladson (PMDB), que recentemente lhe criticou por participar de um bloco de carnaval na cidade, ligado ao agrupamento adversário.

Bomba!

Gladson critica Zezinho Guimarães por este ser do PMDB e ir à Carmópolis apoiar o candidato do DEM. “Isso é ciúme do boneco de ventríloquo! Este rapaz (Gladson) é um ventríloquo da ex-prefeita Esmeralda e não tem coragem de apresentar seus apoiadores. Ele queria e teve seu minuto de fama. É um boneco que a gente bota no colo e dá um tapa na cabeça”…

2018

Dentro do Governo do Estado não se fala outra coisa que não seja 2018. O PRB de Jony Marcos e o PDT de Fábio Henrique já iniciaram uma forte disputa interna por espaços. Para a majoritária, além deles, PSD, SDD, PT, e PMDB estão no jogo, sendo que a última legenda, vai indicar um ou dois espaços.

Quadrilha

Um município não muito distante de Aracaju e que tem tradição junina, pode ter um São João bastante “aquecido” em 2017, e não apenas pelas festividades. Uma conhecida “quadrilha” será surpreendida pela Polícia Civil em breve. É bom economizar no milho…

Saúde

Uma servidora que presta serviços à Saúde de Aracaju e que tem o histórico de moralista, teria deixado um “rastro” durante sua passagem pelo Estado. Deixou uma espécie de “cheirinho” por lá que chamou a atenção dos órgãos fiscalizadores. Detalhe: esse não é o mesmo “cheirinho” do Flamengo…

Capela

Desde que assumiu a prefeitura de Capela, a prefeita Silvany (PTN) perdeu completamente o controle sobre o abastecimento de água no município. As reclamações são constantes por parte da população com a empresa SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Capela. Até o final do ano passado, era difícil faltar água no município e, muito menos, na sede. Falta água todo dia agora…

Luciano Bispo I

Depois da exposição feita pelo secretário de estado de Saúde, Almeida Lima, na tribuna da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Luciano Bispo (PMDB), agradeceu a presença e relembrou, “fico feliz que o senhor mais uma vez nos garantiu que irá comprar mais dois aparelhos de tomografia pra aliviar o sofrimento dos pacientes com câncer. Somente Deus poderá lhe recompensar por essa atitude. Logo quando você assumiu, eu pedi isso, então fico muito feliz de ouvir que já iniciou o processo para compra”, comemorou.

Luciano Bispo II

Luciano também saudou o procurador federal, Ramiro Rockenbach, presente na Sessão. “Não o conhecia pessoalmente, mas gostei muito. O senhor demonstrou preocupação com as questões que envolvem a fiscalização da Saúde, mas também a sua capacidade de manter os serviços funcionando. É isso que o Brasil precisa, fiscalizar com rigor, mas também não se pode paralisar as coisas, pois só quem perde quando isso acontece é o próprio povo”.

Goretti Reis

A deputada Goretti Reis (PMDB) questionou ao auxiliar do governo sobre o futuro dos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), se terão ou não seus empregos preservados, mesmo em caso de extinção. “Eu era contrária à criação da Fundação Hospitalar de Saúde e que a história mostrou que ela não foi eficiente como se esperava”.

Descaso

A deputada acrescenta que “muito por conta dos desmandos e descaso dentro da estrutura. São vários os usuários na fila de espera para fazer uma cirurgia. São grandes as dificuldades para conseguir profissionais da área de Saúde e as pessoas nos procuram para amenizar e resolver as dificuldades”.

Almeida Lima I

Ao responder o questionamento da deputada Goretti Reis, Almeida Lima foi taxativo em assegurar que os trabalhadores da Fundação não serão penalizados, inclusive em caso de extinção. “Nosso desejo é que cheguemos em Novembro e a Fundação esteja devidamente saneada. Nós trabalhamos com este objetivo para o final do ano”.

Almeida Lima II

“A partir daí caberá ao governo tomar uma decisão política, ouvindo todos da sociedade, seja para manter a FHS, sem qualquer alteração, seja com a extinção, criando um quadro de cargos efetivos, trazendo esses trabalhadores para a Secretaria de Saúde, fazendo a mesma migração que aconteceu em outra situação lá atrás, sem qualquer prejuízo para esses servidores. São duas hipóteses viáveis, seja do ponto político, seja dentro do viés administrativo”, completou o secretário de Saúde.

Cortes I

Na oportunidade, Almeida Lima anunciou para a surpresa dos deputados estaduais e de todos que estavam acompanhando a explanação, que ao chegar na Secretaria de Estado da Saúde, encontrou 582 cargos em Comissão na Fundação Hospitalar de Saúde. “E chegamos a conclusão de que a Fundação pode muito bem ser administrada com 267 cargos em Comissão”.

Cortes II

Almeida ainda acrescentou que “o Conselho Curador da secretaria aprovou uma nova estrutura, eliminando, extinguindo o restante, algo superior a 300 Cargos em Comissão. Ontem (quarta-feira) exoneramos 100, hoje (quinta-feira), estamos exonerando mais 120 e ao final teremos uma economia mensal em torno de R$ 1,5 milhão”, anuncia destacando ter encontrado ainda um número excessivo de horas extras.

Governo do Estado

O Governador Jackson Barreto entrega nesta sexta-feira (10), mais de R$ 13 milhões em obras de educação e esporte, nos municípios de Nossa Senhora das Dores e Frei Paulo. Serão entregues um Centro de Educação Profissional, a escola rural e uma quadra de esportes.

Deso

Nessa quarta-feira (8), o governador do Estado, Jackson Barreto, anunciou a revogação do decreto da Agrese, que autorizava estudos sobre a viabilidade econômica e jurídica para a privatização da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso). Mas, o deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia, entende que isso não extingui a possibilidade de venda da estatal.

Georgeo Passos 

O parlamentar pediu atenção da sociedade. “Este não é o momento para abaixar a guarda”, alertou. Georgeo lembrou que o governador só tomou a atitude de revogar o edital da Agrese após sofrer duas derrotas na Justiça. “Uma Ação Popular conseguiu uma liminar suspendendo o edital, mas o Governo tentou derrubar duas vezes, mas perdeu. Isso demonstra a vontade de vender sim”, lembrou.

Leilão

Com exclusividade para a Rede Ilha FM e para o apresentador Evenilson Santana, o juiz auxiliar dae Execução do TRT, Antônio Francisco de Andrade, disse que até agora, do passivo trabalhista deixado pela empresa VCA e outras do mesmo grupo econômico, já foram pagos cerca de R$ 60 milhões, restando um montante pouco inferior a este valor para quitar toda a dívida com os ex-funcionários da empresa. Ainda espera-se que a Fazenda do Grupo Bonfim, avaliada em R$ 33 milhões, seja vendida, caso contrário, irá para o leilão geral do TRT, agendado para o próximo dia 23, já dividida em nove lotes, para facilitar sua venda.

Manifesto

Os Trabalhadores Rurais Sem Terra percorreram as Avenidas, Beira Mar e 13 de Julho, em Aracaju, para questionar a suposta falta de compromisso do Incra com a reforma agrária em Sergipe. Os manifestantes cobraram medidas concretas do governo federal para impedir a venda da Fazenda Junco, no município de Macambira, que irá a leilão no próximo dia 9.

Orlandinho

A missa de sétimo dia do ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Orlandinho Andrade, está marcada para este sábado (11), às 19 horas, na Igreja Matriz do município sertanejo. Na segunda (13), também às 19 horas, a família celebra uma missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju.

Sergifar

Foi lançada em solenidade realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, a Rede Sergipana de Farmácias Associadas (Sergifar). O presidente da Rede, Alex Garcez, explicou a metodologia de funcionamento da estrutura comercial associativista e valorizou a união empresarial, destacando a força conquistada pela somação dos esforços dos 16 empresários que formam uma rede composta por 48 farmácias que está presente em mais da metade dos municípios território sergipano.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também