15/03/17 - 00:01:39

ENCONTRO JÁ TRAZ RESULTADOS

DIÓGENES BRAYNER[email protected]

Estranhamente um simples encontro agendado entre o governador Jackson Barreto e o líder do Governo no Congresso, deputado André Moura, provocou um frisson em pontos frágeis dos bastidores políticos. Gerou preocupação e discursos antecipados. O maior receio foi de que Moura fosse seduzido pelas palavras de JB, caísse na rede e, rápido, passasse a integrar a sua base de aliada.

Sinceramente uma tremenda idiotice. Trataram André Moura como se fosse uma criança, capaz de se iludir com pirulitos. A conversa entre André e Jackson acontece por volta das 11 horas e será na presença de deputados e secretários. Nada que se imagine do que acontece nos porões de entendimentos políticos.

Jackson Barreto manifestou isso já há alguns dias e o encontro se dará para tratar de obras para Sergipe, unidade da bancada quando o interesse do Estado estiver em jogo e evitar interferências que impeçam o início e conclusão de obras que tenham iniciativa do Governo. André Moura é hoje a maior representação política do Sergipe, com influência junto ao presidente Temer.

O próprio André disse que não deixará de atender qualquer pedido em favor de Sergipe, “venha de quem vier”.

Mas, o encontro de hoje entre JB e André fez acontecer o que se esperava. Valadares e Eduardo já caíram em campo a favor do Canal de Xingo. Aliás, o desprezo para com a obra fora exibido por Heleno Silva, ao se despedir da Prefeitura de Canindé. Mostrou que o Canal sequer havia iniciado e era anterior à sua administração.

Ontem o caso do Canal – antes esquecido – já provocou discurso favorável de Eduardo Amorim, que decantou preocupação há anos, e do senador Valadares que sugeriu até emenda impositiva para a obra. Vendo por esse lado, o Canal de Xingo já atiçou o interesse de dois membros da bancada para ajudar na sua construção, como deseja o governador Jackson Barreto.

INICIALMENTE SERIA O GOVERNO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) reconheceu que colocou seu nome, inicialmente, para disputar o Governo, mas a decisão é do Bloco político.

Se depender do bloco, Amorim disputa a reeleição.

DISCURSO SOBRE CANAL DE XINGO

Ontem o senador Eduardo Amorim falou sobre um dos temas mais importantes para o Nordeste brasileiro, sobretudo, para o sertão de Sergipe.

E exaltou a inquestionável relevância do Canal de Xingo.

DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO

Os senadores Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) demonstram preocupação com o encontro que ocorre nesta manhã entre André Moura e Jackson Barreto.

Valadares disse, em entrevista, que tinha receio de Jackson cooptar André.

NA SITUAÇÃO O MESMO MEDO

Aliados do governador Jackson Barreto também estão preocupados com o encontro e a pergunta entre eles era essa: “será que Jackson vai convidar André para o grupo?”

Não tem o menor sentido isso. Nem por parte de JB e nem de André.

A SOLUÇÃO PARA O CANAL

O chamado Canal de Xingo, que sequer saiu o projeto inicial, só será construído com a união de toda a bancada federal para pressionar o Governo Temer.

Os dois senadores já começam a mostrar que querem a paternidade.

MACHADO TEM QUE REFLETIR

Em encontro casual de Jackson Barreto com José Carlos Machado, ainda na posse de Edvaldo Nogueira, o governador o convidou para ficar no seu grupo.

Seria para filiar-se ao PMDB. Aconteceu essa única vez.

TEM CONVERSADO MUITO

Machado diz que tem conversado com vários dirigentes partidários aliados de JB, mas admite que precisa refletir muito sobre tudo isso.

– Principalmente num quadro de incertezas que predomina na política brasileira.

NADA O IMPEDE FICAR AO LADO

Quanto à possibilidade de ficar ao lado de Jackson, Machado diz que “nada me impede”. Mas reconhece que qualquer “mudança é difícil”.

– Não vou me precipitar, a agenda dominante é a reforma política, diz.

BOM ENCONTRO COM AMORIM

José Carlos Machado diz que o senador Eduardo Amorim deve assumir a Presidência do PSDB nos próximos dias e “aí teremos uma conversa conclusiva”.

– As conversas que tive com Amorim e André Moura foram boas, admite.

VEREADORES AGUARDAM CPI

Vereadores da oposição estão aguardando, na Câmara, o presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD), instalar a Comissão de Inquérito sobre o lixo.

Já há assinaturas suficientes para isso.

SOBRE O SECRETÁRIO DA SAÚDE

O secretário da Saúde do município, médico André Sotero, diz que se sente estimulado à frente da Pasta e fará uma gestão técnica: “estou me sentindo bem”.

Sotero estranhou as informações de que deixaria o cargo.

SOBRE A CONTRATAÇÃO PROVISÓRIA

Segundo Sotero, 40 médicos se apresentaram à Secretaria querendo fazer contrato provisório, mas apenas 17 foram contratados.

– Foi divulgado que 44 médicos teriam feito o contrato, disse.

PRESÍDIO MILITAR SERVE A CIVIS

Dois advogados civis estão no presídio militar, acusados de estupro, como detentos por. Capitão Samuel diz que é ilegal porque a legislação não permite.

– Cobrarei explicações sobre esse abuso, disse Samuel.

ANA LÚCIA ACUSA MESQUINHARIA

Deputados da base aliada não gostaram quando a deputada Ana Lúcia (PT) acusou de ‘mesquinharia’ na Alese. Ela deixou a Comissão de Educação do legislativo.

Regimentalmente, Ana não pode participar de Comissão porque não tem bancada.

CONVERSAS PARA ASSINATURA

Nas últimas duas semanas, o presidente da Alese, Luciano Bispo (PMDB) e o líder do Governo, Francisco Gualberto (PT) tentaram que ela assinasse a bancada.

Ana Lúcia se negou e disse que será independente na Casa.

VALADARES RECEBE LAÉRCIO

Senador Valadares publica foto e diz que recebeu com ‘muita alegria’ em seu gabinete, a visita do deputado Laércio Oliveira (SD).

Conversaram sobre temas do ‘interesse do povo de Sergipe’.

QUESTÃO DA COORDENAÇÃO

Laércio Oliveira e Valadares (PSB) ainda discutem a coordenação da bancada federal. Laércio diz que foi o novo escolhido e Valadares fala que não valeu.

Pode até ter sido, mas é difícil acreditar que o assunto foi de interesse de Sergipe.

RICARDO VOLTA A MERGULHAR

O empresário Ricardo Franco voltou a mergulhar e não fala sobre filiação e candidatura. Apesar disso, alguns partidos que o convidaram estão na expectativa de tê-lo na sigla.

Já há comentários de que ele não disputará mandato.

Notas

Impacto da lista Janot – Presidente Michel Temer está preocupado com o impacto da chamada “lista de Janot” sobre o governo. O procurador Rodrigo Janot pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar pelo menos cinco ministros, além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB).

0x0

Relatório Reservado – Michel Temer, ao mesmo tempo se enrola no arame farpado da Lava Jato, começa a colher bons resultados na economia. Corre o risco, contudo, de ver diluída sua autoria no conjunto da obra. No momento, a visibilidade está toda voltada para Henrique Meirelles, tornado primeiro-ministro pelas circunstâncias.

0x0

Justiça mantém suspensão – A Justiça manteve ontem a suspensão da cobrança por despacho de bagagem em aeroportos brasileiros, que entraria em vigor nesta terça. Recurso da Anac, impetrado por meio da Advocacia-Geral da União, contra a decisão de primeira instância, foi negado pela presidência do TRF da 3ª Região (TRF3).

0x0

Aneel devolve pagamento a mais – A Aneel informou ontem que R$ 1,8 bilhão a mais pago pelos consumidores de energia no ano passado serão devolvidos diretamente nas contas de luz nos próximos meses. Segundo o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, a diretoria vai decidir no dia 28 de março como será feita essa devolução.

0x0

Perplexidade e inocência – O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse ontem estar “perplexo” com os indícios de que prestações de contas oficiais de campanha foram utilizadas para lavar dinheiro de origem ilícita. Estranha a perplexidade do ministro, com indícios de lavagem de dinheiro em campanha.

0x0

Vou matá-los de raiva – Lula, quando partiu para o velho ataque à imprensa em seu depoimento à Justiça Federal de Brasília: “Eu vou matá-los de raiva, porque toda pesquisa eu vou aparecer na frente.” Emendou que tem 71 anos de idade e que ainda vai ver jornalistas condenados por o “execrarem”. Fonte: O Antagonista.

Conversando

Leiam isso – Lula diz que foi o PMDB que indicou diretores que roubaram a Petrobras. Ou José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT, que já morreu. (Noblat)

Gorjeta – A gorjeta está regulamentada. Mas 30% que o cidadão der pelo bom tratamento do garçom ficam com o dono do bar ou restaurante.

É absurdo – Parece-me absurdo o cidadão presentear o restaurante, que é uma empresa comercial como outra qualquer. E quem o frequenta paga caro pelo consumo.

Caso do lixo – A questão do lixo vem se arrastando já há alguns meses e não há solução. Isso pesa na administração municipal, que não dar resolve de forma definitiva.

Até na esmola – Duas crianças estão sendo usadas por bandidos. Elas pedem esmolas e quando o carro para para atendê-las, o motorista é assaltado.

Caixa-2 – Quando o ilícito atinge a alta cúpula polico-administrativa do País, até crimes, como o de caixa 2, se tornam inexistentes.

Pesquisas – Eduardo Amorim diz: temos como impedir a divulgação de pesquisas. Elas mostram que os candidatos do governo estão em baixa. E o povo reprova!

Preciosidade – Emília Correa diz: o caráter é uma das nossas maiores preciosidades, não o venda por uma única oportunidade, que poderá se arrepender mais tarde.

Contra desmonte – Marcio Macedo conta que no congresso da Contag, o presidente Lula fez um chamado aos trabalhadores para lutar contra o desmonte da previdência.