15/03/17 - 14:56:53

A VINGANÇA DE JACKSON BARRETO, ESCREVE RUBENS MARQUES

Por Rubens Marques de Sousa, Presidente da CUT

Quando eu soube que a bancada do governo na Assembléia Legislativa estava articulando para excluir a Deputada Ana Lúcia da “Comissão de Educação” eu disse que achava improvável, mas não impossível. Agora é oficial. Ana Lúcia foi excluída da referida comissão que terá os deputados Robson Viana como presidente e Zezinho Guimarães como vice.

Somente o sentimento de vingança pode explicar a decisão do governo JB em retaliar a deputada que é nacionalmente reconhecida pela bagagem e defesa da educação pública. Recentemente ela coordenou uma audiência na ALESE para debater a reforma do ensino médio que teve como palestrante o professor e pesquisador da área Gaudêncio Frigotto da Universidade Federal Fluminense.

A Reforma do Ensino é mais uma do governo golpista. O governo não tolera a atuação altiva e independente de Ana Lúcia, a exemplo de outra audiência (a maior da história da ALESE) coordenada por ela para denunciar a tentativa de privatizar a DESO.

Alem disso, a petista tem criticado duramente os ataques do governo aos professores da rede estadual e demais servidores. A exclusão de Ana Lucia não significa que ela não fará o debate na defesa da educação, mas com certeza ela enfrentará dificuldades, inclusive não dará mais parecer sobre matérias do Magistério. O que estava ruim agora vai piorar.

Ana Lucia tem dito que o fato de ela ter sido eleita na base do governo, não calaria a sua voz. Enquanto isso o PT continua mais aliado do que nunca do PMDB. Seria uma heresia eu cobrar uma nota do PT repudiando a medida retaliativa.