Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Sem dinheiro e independência, Edvaldo amarga rejeição na PMA!

Acabou o amor! O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), já começou a sentir o “ônus” da administração municipal. Em vários pontos da cidade já são muitos os focos de insatisfação com a sua gestão, sobretudo por conta das promessas não cumpridas. A não revogação do aumento do IPTU (concedido pelo prefeito anterior), o aumento da taxa de iluminação pública, as sucessivas suspensões da coleta do lixo por atrasos nos pagamentos e, em breve, o aguardado reajuste da tarifa do transporte coletivo são alguns dos questionamentos mais comuns.

Edvaldo prometeu muito na campanha eleitoral. Falou insistentemente que tinha a experiência necessária e a coragem para fazer as mudanças que a cidade precisa. Hoje Aracaju é carente de um prefeito atuante, enérgico e que assuma as responsabilidades, que vá para a linha de frente. Recentemente Edvaldo peitou o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, sobre a questão do lixo, quando ele havia selecionado a TORRE EMPREENDIMENTOS para recolher o lixo da capital. Como gestor da cidade, o comunista errou feio ao se esquivar, não se manifestar sobre o assunto e deixou o “abacaxi” nas mãos do presidente da Emsurb, Mendonça Prado.

Por enquanto, Edvaldo só assiste a tudo, tenta impor sua vontade, a gestão está sem dinheiro e ele sem independência política para reagir. O governador Jackson Barreto (PMDB) manda e desmanda na administração municipal. Fez o então candidato do PCdoB prefeito da capital e como recompensa montou boa parte do secretariado da PMA. Em 75 dias de administração, nada ou quase nada fora feito para melhorar a “qualidade de vida” da cidade. O cidadão está apenas pagando mais caro por serviços ruins, algo muito parecido, diga-se de passagem, com a gestão do ex-prefeito João Alves Filho (DEM).

Em tão pouco tempo de trabalho a frente da PMA, Edvaldo já amarga uma forte rejeição em alguns pontos da cidade. E o pior: a sua equipe também não ajuda! Mendonça Prado, a mando do prefeito, desobedeceu uma ação judicial e pode vir a responder, junto com o gestor da PMA, a uma Ação de Improbidade Administrativa por conta da questão do lixo. Por sua vez, outro exemplo de que as coisas não andam bem: o secretário de Saúde, André Sotero, ainda não disse para quê veio! Sabe-se que há uma relação de amizade com o comunista, mas os resultados não apareceram, sem contar que a relação com os médicos é péssima!

Faltam exatos 25 dias para terminar o “estágio probatório” de Edvaldo Nogueira que até agora não disse a que veio. O prefeito apenas deu continuidade e copiou muito ainda da gestão de João Alves Filho. Em outros casos, o comunista conseguiu piorar o que já não estava a contento. Proposta revolucionária do democrata para resolver o problema da mobilidade urbana da cidade, o BRT, que não saiu do papel na administração passada, pelo visto, ainda conta com a aprovação de Edvaldo. Ao menos, as faixas azuis espalhadas pela cidade continuam lá, “saciando” os agentes da SMTT que estão multando todos os condutores de veículos que ainda “insistem” em desrespeitá-las.

É muito cedo para dizer que Aracaju atravessa um caos. Seria até injusto e deselegante com Edvaldo Nogueira. É uma praste esperar os 100 primeiros dias da gestão para começar a cobrar, a questionar. Mas já passou da hora do prefeito dar aquela “arregaçada nas mangas” e começar a mostrar serviço. Um fato ainda é muito forte e merece sempre ser levado em consideração: nas gestões anteriores de Edvaldo, ele sempre contou com o suporte de Marcelo Déda (in memoriam). Talvez o prefeito esteja esperando o mesmo de Jackson Barreto. O problema é que são perfis diferentes! O comunista já é meio “grandinho” para JB leva-lo “no colo”, sem contar que o governador já tem problemas demais para se preocupar…

 Veja essa!

Enquanto o povo de Sergipe amarga uma série de dificuldades por falta de uma Saúde pública digna, aliados do governador Jackson Barreto se “engalfinham” por Poder. O secretário Almeida Lima decidiu, por conta própria, fazer uma “limpeza” na Fundação Hospitalar de Saúde, exonerando 300 cargos, aproximadamente.

E essa!

O que ninguém esperava era a postura do “dono da casa” Rosman Pereira, recém-nomeado pelo governador para responder pela FHS. Ele acaba de anular todos os contratos, nomeações e exonerações feitas por Almeida Lima. Além da economia perdida, já anunciada pelo secretário, Sergipe terá que assistir novos capítulos de uma relação difícil entre os dois. Lamentável…

Poderoso chefão I

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Clóvis Barbosa, realmente está “dando as cartas” em Sergipe. Segundo o jornalista Amós Menezes, munido do Diário Oficial do Estado, o contabilista José Ramon Barbosa, irmão de Clóvis, está nomeado membro titular do Conselho Fiscal na Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase).

Poderoso chefão II

Ainda segundo o jornalista Amós Menezes, a nomeação prova que “o conselheiro está com influência dentro do Governo de Jackson Barreto, já que o cargo de titular do Conselho da Segrase é remunerado e não exige o cumprimento de horário de trabalho dentro do referido órgão”.

Ponto eletrônico

Diante desta nomeação de Ramon Barbosa, este colunista faz sempre aquela pergunta que não ofende nunca: o conselheiro Clóvis Barbosa, defensor ardoroso do ponto eletrônico no serviço público, vai defender um controle de frequência nas “exaustivas” reuniões deste conselho da Segrase?

Esqueceu?

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, em meio a tantas atribuições, parece ter esquecido das faixas azuis no trânsito da cidade que serviam para demarcar o corredor exclusivo para o BRT de João Alves. O veículo comum que trafegava por ali foi multado na gestão anterior e continua sendo pelos eficientes e prestativos agentes da SMTT.

E o BRT vem aí?

João Alves Filho deixou a PMA ainda com a promessa de que os primeiros ônibus do BRT chegariam a Aracaju o quanto antes. Como Edvaldo, crítico ferrenho do antecessor, manteve as faixas exclusivas, fica uma dúvida no ar: o BRT do “Negão” vai chegar, de verdade? Com a palavra a Prefeitura de Aracaju…

Falando nisso

Ainda sobre a tarifa do transporte coletivo, o Setransp procurou este colunista para esclarecer que apresentou, em dezembro passado, a planilha de custo anual, contendo uma simulação da tarifa, para avaliação da SMTT, que realiza os cálculos e define o reajuste necessário. Até o momento a Superintendência continua avaliando…

Reajuste

Segundo o Setransp, as empresas de ônibus defendem a aferição da tarifa “como é comum nos reajustes anuais em todos os setores”. Explica ainda que o setor de transporte vem enfrentando desequilíbrio proveniente dos crescentes custos e queda no número de passageiros (14% entre 2014 e 2016, sendo o Setransp). “Hoje o setor aponta uma defasagem de 29%”.

Custos

O Setransp enumera os custos pelo serviço nos últimos cinco anos: 53,08% de aumento no preço do combustível e 53,84% no acréscimo salarial dos trabalhadores rodoviários. “Além disso, a redução de 13% no número de usuários. Neste mesmo período a tarifa teve uma correção de 37,78%, sendo que na época do último reajuste (dezembro de 2015), o percentual já não atendia a necessidade da revisão”.

Lucimara Passos

A ex-vereadora de Aracaju, nomeada para um cargo operacional na SMTT, pode dar uma expressiva contribuição em defesa dos usuários do transporte coletivo em 2017, defendendo o reajuste 0% da tarifa do transporte. Vale lembrar que ela condenou os reajustes, durante seus quatro anos na CMA. Isso depois de ter aprovado vários reajustes, enquanto membro do Conselho, na condição de presidente da Emsurb.

 Patrimônio público

A coluna externa a reivindicação de um leitor sobre as pichações que foram feitas na Praia Formosa, no calçadão da 13 de Julho. A cobrança é no sentido que a Prefeitura promova os devidos reparos e a limpeza daquele que agora é um patrimônio de todos os aracajuanos, independente de quem construiu aquela obra.

Capela

O município, em breve, vai ganhar o título de “Terra da Fartura”. Falta água, iluminação pública, limpeza pública, segurança, merenda escolar decente e remédios nos postos de Saúde. “Farta tudo” na administração da prefeita Silvany (PTN).

Laranjeiras I

Em nota de esclarecimento, o empresário Carlos Hagenbeck, conhecido como “Empadinha”, estranhou a divulgação de seu nome pelo jornalista Amós Menezes, através das redes sociais, lhe responsabilizando por algo. O suspeito pela prática do ilícito encontra-se preso e, em depoimento à autoridade policial, já isentou o empresário de qualquer participação.

Laranjeiras II

Feito o esclarecimento, o empresário anuncia que vai à Secretaria de Segurança Pública solicitar informações a respeito dos boatos de que ele estaria “foragido” da Justiça. Para encerrar a nota, Carlos Hagenbeck explica que jamais se furtou a prestar os esclarecimentos necessários e, se for procurado, estará a disposição das autoridades competentes.

Alô Emsurb!

A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, precisa encontra uma solução para o destino final do entulho da construção civil. Em vários pontos da cidade os entulhos se amontoam e a administração resolver este problema o quanto antes.

Grande Encontro I

A semana foi marcada pela visita do deputado federal Laércio Oliveira (SDD) ao senador Valadares (PSB) em Brasília (DF). Ambos conversaram sobre temas do interesse do povo de Sergipe. Vale lembrar que Valadares e Laércio vivem, atualmente, um impasse sobre o cargo de coordenador da bancada federal de Sergipe. O encontro é um indicativo de paz…

Grande Encontro II

Cercado de muita expectativa o encontro dessa quarta-feira (15) entre o governador Jackson Barreto e o deputado federal André Moura (PSC), líder do governo de Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional. JB foi pedir o apoio de André para viabilizar, junto ao governo federal, o projeto do Canal de Xingó, que se arrasta há anos em Sergipe. Na próxima coluna maiores detalhes.

SergipePrevidência

O Sergipeprevidência já explicou que não existem atrasos nos pagamentos dos empréstimos consignados dos beneficiários com nenhuma instituição, sobretudo com a Caixa Econômica Federal que, segundo o órgão, “vem fazendo cobranças por telefone aos aposentados e pensionistas por sua inteira responsabilidade”. O Sergipeprevidência alega que as ligações ocorrem devido à mudança de datas do pagamento dos servidores após a sua aposentadoria. O órgão anunciou que entraria em contato com a CEF para que o problema fosse resolvido e solicitou que os aposentados e pensionistas ignorem a cobrança.

Sugestão

Ouvindo alguns aposentados, a coluna sugere que o Ipes Previdência negocie com a CEF a alteração no convênio da data de recolhimento das parcelas, já que o calendário de pagamento dos aposentados passou para o dia 14 do mês subsequente. Caso não haja essa alteração, as cobranças vão persistir.

 Deso

Na condição de cidadão, funcionário e proprietário do patrimônio público, Eduardo Barbosa noticia à coluna que nesta quinta-feira (16), estará na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro, a partir das 9 horas, fazendo uma exposição sobre o plano do governo do Estado de privatização da Deso, “relatando inverdades das justificativas. Nós seremos prejudicados”.

Cristinápolis I

A informação é que em sessão da Câmara Criminal, o Tribunal de Justiça de Sergipe trancou, parcialmente, a ação penal movida contra quatro acusados de atear fogo na Câmara de Vereadores de Cristinápolis, em 2016. A decisão foi tomada, por unanimidade, nos autos do habeas corpus impetrado pelo advogado dos réus, Emanuel Lima, que sustentou com sucesso a inexistência dos crimes de associação criminosa e dano, no caso em concreto.

Cristinápolis II

A referida decisão judicial também colocou em liberdade o último acusado preso. “Com essa decisão, brilhantemente conduzida pelo ilustre desembargador Diógenes Barreto, o Tribunal de Justiça garante a supremacia absoluta do princípio da legalidade, da isonomia e da presunção da inocência”, celebra o advogado Emanuel Lima. Agora o processo criminal prosseguirá para apuração apenas em relação ao crime de incêndio.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também