Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Aracaju sem presente

Aracaju completa amanhã 162 anos como capital de Sergipe sem tem nada para comemorar. Em vez de festas para marcar tão importante data, a cidade vive uma grave crise de coleta do lixo, a população carente padece com a demorada a desumana greve dos médicos e os professores do município cruzaram os braços. A nova administração ainda não conseguiu colocar em prática nenhuma das tantas promessas feitas na última campanha eleitoral, nem está resolvendo problemas básicos, como tapar buracos nas ruas e avenidas e melhorar a iluminação pública, principalmente na periferia. Portanto, este será mais um aniversário da capital sem qualquer motivo para entusiasmados vivas e animados brindes. Lastimável!

Encontro do ano

Acompanhado por parte da bancada de Sergipe, o governador Jackson Barreto (PMDB) esteve ontem no gabinete do deputado federal André Moura (PSC), líder do governo no Congresso. No esperado encontro, JB pediu o empenho de Moura para conseguir recursos visando à construção do Canal de Xingó, que garantirá água ao semiarido sergipano. Ficou agendada uma nova reunião para que André apresente uma posição sobre o pleito do governador. Melhor assim!

Barrigada

A Polícia Civil negou que o hacker Jocielmo Santana Mendonça, o “Ratolândia”, tenha confessado que seguiu orientação de terceiros para divulgar fotografias íntimas de uma mulher. O desmentido se fez necessário porque o Grupo Jornalismo Investigativo divulgou nas redes sociais que o preso praticou o crime a mando de Carlos Hagenbeck, o “Empadinha”, irmão do prefeito de Laranjeiras, Paulo das Varzinhas. “Ratolândia” está engaiolado na 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju. Bem feito!

Sem poder

E o secretário estadual da Saúde, Almeida Lima, não gostou nadinha de saber que os atos assinados por ele na Fundação Hospitalar da Saúde foram tornados sem efeito. Em nota, o novo diretor-geral da FHS, Rosnam Pereira, explicou que juridicamente Almeidinha não poderia ter ocupado interinamente a diretoria da fundação. Por conta disso, os atos foram anulados para serem reeditados, inclusive, todas as exonerações anunciadas por Almeida, para que não haja questionamentos jurídicos no futuro. Então, tá!

Manda chuva

E o tempo esquentou no primeiro encontro de Almeida Lima com Rosnam Pereira, que se fez acompanhar pela deputada estadual Goretti Reis (PMDB). De dedo em riste, Almeidinha disse que quem manda na FHS é ele e que Rosnam não pode nomear, nem pagar nada sem a sua expressa autorização. Revoltada, Goretti postou no twitter: “Como deputada da base, passei por uma situação constrangedora na Secretaria da Saúde. Não irei me calar ou me render a nenhum abuso de autoridade”. Crendeuspai!

Retorno negado

O Superior Tribunal de Justiça rejeitou pedido de habeas corpus para que o deputado estadual Paulinho das Varzinhas reassumisse o mandato. Por decisão judicial, ele e o deputado Augusto Bezerra estão impedidos de entrar na Assembleia desde 2015. Os dois são acusados de pressionar testemunhas que os denunciaram de ter feito mau uso das verbas de subvenção. Para o ministro relator Ribeiro Dantas, o Tribunal de Justiça do Sergipe agiu certo em afastar Paulinho do Parlamento. Misericórdia!

Sem aumento

A Câmara de Vereadores não recebeu da Prefeitura qualquer proposta majorando o valor da tarifa dos ônibus da Grande Aracaju. Quem garante é o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Segundo ele, as empresas pediram à SMTT uma análise das planilhas de custo, “mas não está na pauta da municipalidade qualquer estudo de aumento das passagens”. Ainda bem!

Faltosos convocados

Os eleitores que faltaram às últimas três eleições têm até o dia 2 de maio para regularizar a título. É bom lembrar que cada turno equivale a um pleito, ou seja, quem faltou ao segundo turno das eleições de 2014 e não votou nos dois turnos das últimas eleições, está sujeito ao cancelamento do título. A Justiça Eleitoral orienta os faltosos que não deixem para resolver a situação na última hora. Você tá nessa?

Saúde animal

A vereadora Kitty Lima (Rede) não esconde a alegria pela aprovação, em primeiro turno, do projeto da castração, que permite a Prefeitura de Aracaju instituir a esterilização gratuita de animais através de um castramóvel. “Esta medida promete ser um divisor de águas para a melhoria da qualidade de vida dos cães e gatos”, disse a parlamentar autoria do projeto. O texto passará ainda por duas outras votações e, em sendo aprovado, vai à sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.

Defesa do camponês

E o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) expressou preocupação com a famigerada reforma da Previdência, especialmente em relação aos direitos dos pequenos agricultores, pescadores e produtores rurais. Segundo ele, o projeto é injusto e “passa por cima de diferenças gritantes”, uma vez que o trabalho no campo começa, em geral, antes dos 14 anos de idade — apesar das proibições —, com jornada diária que começa às 4h da manhã e vai até o anoitecer, 365 dias por ano. Certíssimo!

Recorte de jornal

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Publicado no jornal aracajuano Diário da Tarde, em 4 de outubro de 1934.

Resumo dos Jornais

Leia também