Aracaju, 28 de março de 2024

MAIS PRESSA NA ATUAÇÃO REAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A oposição apressou-se a entrar em ação. E faz certo. Depois do encontro do líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC), com o governador Jackson Barreto (PMDB), quarta-feira à noite, o bloco vai mudar a estratégia e cair em campo. As declarações de André e de Jackson levam a unidade por Sergipe, o que é bom para o povo, e qualificam os políticos, que deixam de lado queixumes e mimimis frutiqueiros.

Sergipe chegou a uma situação que beirava ao ridículo. Tanto que os ministros já não querem vir ao Estado, em razão da agonia dos lados. Preferem resolver coisas de Sergipe nos Ministérios. E isso teria que acabar, tanto que o encontro JB e André foi recheado de medo dos aliados. Mas ambos foram coerentes com suas posições políticas [que não alteraram em nada], e com a responsabilidade pelo Estado.

Neste final de semana, um grupo consistente da oposição, tendo à frente Eduardo Amorim, os Valadares [pai e filho] e André Moura, vai percorrer vários municípios do sertão – ao lado de deputados estaduais – para discutir problemas de cada cidade, da seca terrível ao Canal de Xingo, que passou a ser objeto de interesse da situação e da oposição.

Os políticos demoraram muito a lembrar do Canal. Muitos anos. Queiram ou não o início de sua construção foi abordado neste momento pelo governador Jackson Barreto. Mais que urgente, os senadores Valadares e Amorim perceberam a falha e correram atrás do prejuízo. Agora viajam todos para mostrar que estão interessados na obra há anos e marcar novos pontos.

Que fiquem nessa, sem abandonar os interesses pelo Estado independente de posições políticas…

HOUVE PRESSÃO SOBRE REUNIÃO

A fonte é de Brasília e bem avisada: o senador Valadares (PSB) trabalhou para que não houvesse o encontro entre André Moura e Jackson Barreto.

Através de telefonema, Valadares pediu a André que não recebesse JB.

QUESTÃO DA EMENDA DA CODEVASF

Segundo a mesma fonte, o senador Valadares temia que fosse retirado R$ 20 milhões da emenda da Codevasf nacional para iniciar o Canal de Xingo.

Isso o senador não aceitaria de forma alguma.

RECURSOS DE OUTRA VIA

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), prometeu que conseguiria esses R$ 20 milhões por outra via. Isso acalmou o senador Valadares.

O senador Amorim e o deputado federal Valadares Filho não intervieram.

FALTA DE CONVITE IMPEDIU

Valadares Filho, Eduardo Amorim e senador Valadares disseram nas redes que não compareceram à reunião da bancada com André porque não foram convidados.

Os nomes dos participantes foram escolhidos por Jackson Barreto.

MINISTROS PREFEREM NÃO VIR

Ainda de Brasília via whatsaap: a disputa pela paternidade de obras em Sergipe chegou ao ponto de evitar viagens de ministros ao Estado: “eles não querem ir mais”.

Preferem fazer eventos do Estado em salas de seus Ministérios.

DEPUTADOS NO PLANALTO

Deputados Venâncio Fonseca, Capitão Samuel e Pastor Antônio participaram ontem de encontro com o presidente Temer, para que ele ajude na PEC dos legislativos estaduais.

Pede que as Assembléias possam legislar sobre atos exclusivos do Congresso.

COMETE ERRO TÁTICO

Para setores do PT, o grupamento da deputada Ana Lúcia comete erros táticos por falta de diálogo. O bloco se fecha, toma posição e tenta convencer a militância.

– Não é assim que funciona no PT, disse um deles.

REUNIÃO SOBRE COMISSÃO

Ontem à noite o PT se reuniu para discutir a questão da saída da deputada Ana Lúcia da Comissão de Educação, que compôs durante todos seus mandatos.

Não houve solução: Ana Lúcia não tem bancada e não pode integrar comissões.

USA DA ‘VITIMOLOGIA”

Naturalmente, a professora Ana Lúcia (PT) usa da vitimologia para transformar a saída da Comissão de Educação em ato de perseguição política.

Daí, convoca seu grupo para passar por cima do regimento interno da Assembleia.

RECLAMAÇÕES EXISTEM

É verdade que existem algumas reclamações no bloco liderado pelo governador, que se ressentem de maior atenção e se queixam que os novos têm mais vez.

E de que ele também trabalha para esvaziar a oposição.

MEXE A ESTRUTURA DO GRUPO

A reunião com André Moura não mexeu apenas com a oposição, mas com alguns da base aliada do governador, que revelava receio neste encontro.

Antes de acontecer, a reunião serviu de muitos comentários contra.

A ROTA DA OPOSIÇÃO NO SERTÃO

O bloco da oposição decidiu viajar por várias cidades do sertão este final de semana, onde estará com lideranças locais e dará entrevistas.

Estarão à frente Eduardo Amorim, Valadares, André Moura e Valadares Filho.

O OBJETIVO É TRATAR DO ESTADO

A comitiva, que terá presença de deputados estaduais, vai tratar sobre recursos para Sergipe, em que se incluirá agora o ‘apetitoso’ Canal de Xingo.

Também vão falar sobre política à vontade.

APENAS JOGAR PARA A PLATÉIA

Um dos parlamentares da alta corte da oposição disse que a visita de Jackson a André não foi à busca da conciliação e nem de recursos para Sergipe.

– Foi para criar um fato político e dizer que deu o primeiro passo pela unidade.

O RETORNO CERTO DE TEJOI

O suplente Tejoi Barreto deve retornar à Assembleia Legislativa ainda este mês. Está faltando apenas o Tribunal de Justiça notificar a decisão à Alese.

O deputado federal Adelson Barreto diz que está sofrendo de cabeça erguida.

CONSEGUE PARQUE METROLÓGICO

O presidente do INEP, Léo Araújo, ao lado do deputado Jony Marcos, esteve no Rio e conseguiu recursos para instalação do Parque Metrológico para Sergipe.

O parque vai servir ao Estado e a empresas privadas.

NOVAS REUNIÕES POLÍTICAS

O grupo dos Reis não está satisfeito com a situação Rosmam Pereira como diretor geral da Fundação Hospital de Sergipe e deve se reunir com Jackson na próxima semana.

Quer uma decisão sobre a forma de tratamento a Rosmam.

DEPUTADOS DISCUTEM REFORMAS

O deputado Venâncio Fonseca (PP) participou ontem, em Brasília, de reunião da diretoria da Unale em que se discutiu reformas Política e da Previdência.

Como o assunto é polêmico, tiveram várias divergências.

PREOCUPAÇÃO COM A LISTA

Segundo Venâncio, todo mundo mostra-se preocupado com a Reforma Política ‘e a tal da lista fechada’, onde não se consegue consenso.

– A da Previdência é muito polêmica, porque mexe com a vida das pessoas.

Notas

Interferir nas decisões – Na defesa de Deltan Dallagnol, os representantes da AGU afirmam que Lula, com a ação de danos morais, tenta “interferir nas decisões e medidas adotadas no âmbito da operação Lava Jato”. Lula tenta criar um “receio generalizado de que as ações legítimas estarão sujeitas a fortes reações”.

0x0

Novo modelo eleitoral – O presidente do Senado, Eunício Oliveira, espera que o novo modelo eleitoral seja aprovado até setembro. O senador explica por que é favorável à lista pré-ordenada de candidatos e garante que não apoiará qualquer proposta pela volta do financiamento privado de campanhas.

0x0

Salário iguais a mulheres – O senador Benedito de Lira (PP-AL) defendeu projeto de sua autoria que muda a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para aplicar multa a quem pagar salários menores às mulheres, quando elas desempenharem as mesmas funções que os homens na mesma empresa.

0x0

Alerta sobre doença renal – “Um em cada dez brasileiros tem algum tipo de lesão nos rins, mas a grande maioria desconhece o problema e, por falta de prevenção, poderá desenvolver doença renal crônica. O alerta foi feito por especialistas durante sessão especial do Senado, ontem, em comemoração ao Dia Mundial do Rim.

0x0

Eduardo preside a sessão – A sessão especial sobre o Dia Mundial do Rim, realizada no Senado, foi presidida pelo senador Eduardo Amorim (PSDB). Ele disse que é fundamental que a sociedade tenha consciência de que a doença renal é um problema de grandes proporções, mas que pode ser prevenido, com toda a certeza.

0x0

Jean Wyllys se diz ameaçado – O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) denunciou que ele e seus familiares estão sendo vítimas de ameaças de morte. O parlamentar informou que a PF e a Secretaria de Segurança da Bahia, estado onde moram seus familiares, já foram acionados para investigar a denúncia e protegê-los das ameaças.

Conversando

Menoridade – Secretário da Segurança João Batista faça da importância da valorização dos jovens respeitarem a família. Defende redução da menoridade penal.

Lista fechada – Segundo Andréia Sadi, da Globo News, Presidente do Senado disse que Temer não vetará lista fechada se Congresso aprovar proposta.

Deso e SPC – Deputado estadual Jairo de Glória lamenta que Deso leve consumidores ao SPC, mesmo sem fornecer água.

Foi Lula – Capitão Samuel diz que quem prejudicou verdadeiramente até a Previdência dos trabalhadores foi Lula. Vetou o fator Previdenciário aprovado no Congresso.

Linha Mestra – Jackson Barreto aproveitou a visita André Moura e o presenteou com o livro ‘Linha Mestra Xingo’ do engenheiro Renato Conde Garcia.

Sem convite – Eduardo Amorim diz que estava na Comissão de Assuntos Sociais. Se tivesse sido convidado, participaria da reunião com Jackson Barreto com certeza.

Foro privilegiado – O senador Eduardo Amorim fala que é favorável ao fim do foro privilegiado para crimes comuns e votará pela aprovação da PEC 10/2013.

Carta Sindical – Capitão Samuel teve com ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira tratando da liberação da carta Sindical dos Vigilantes e Condutores de ambulâncias.

Suspende publicidade – A 1ª Vara Federal de Porto Alegre determinou a suspensão da publicidade pelo Governo Federal relacionadas à reforma da previdência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também