21/03/17 - 13:29:15

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Assembleia Legislativa de Sergipe, durante o Grande Expediente da sessão dessa terça-feira (21), dia Internacional do Portador de Síndrome de Down, foi promovido um amplo debate sobre o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), que institui o Programa Estadual de Orientação sobre Síndrome de Down no Estado de Sergipe. Na oportunidade, Luciano também sugeriu a instalação da Frente Parlamentar das em Defesa das Pessoas com Deficiência. Representantes de diversas instituições, da capital e do interior, com ações voltadas para as pessoas com Down, prestigiaram e participaram da discussão.

O debate contou ainda com a participação de vários especialistas no assunto, dentre eles o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, o pediatra Byron Ramos; o presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência da OAB/SE, Paulo Silva Filho; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josevanda Franco; a vice-prefeita de Laranjeiras, Suely Alves; e Rita Bitencourt, coordenadora do programa de Saúde, da Criança, do Adolescente e Jovem, representando o secretário de Saúde de Aracaju.

Ao justificar sua proposta, o deputado Luciano Bispo disse que seu objetivo é de sensibilizar a sociedade para a causa, informando a comunidade, suscitando ações e implantando novas atividades, buscando mobilizar a interação entre os profissionais de Saúde. “A aprovação deste projeto poderá ser um importante instrumento para garantir o ensino, o trabalho e a saúde das pessoas com Down, tendo como preceito fundamental o combate ao preconceito e a garantia do conhecimento aos seus pais sobre a Síndrome”.

A proposta de Luciano Bispo garante a realização, por parte das maternidades, hospitais e instituições similares do exame do estudo cromossômico, denominado teste de cariótipo, nos recém-nascidos com hipótese diagnóstica da Síndrome, além de estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às pessoas com Down e seus familiares. “Inclusive nós vamos aproveitar a oportunidade para lançar a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. Nós precisamos enfrentar e quebrar tabus”.

Representando a OAB/SE, Paulo Silva Filho destacou o empenho do deputado Luciano Bispo. “O presidente da AL tirou do fundo do baú uma chave que até certo tempo eu duvidava que abrisse uma condição para as pessoas com deficiência. O que nós precisamos é de respeito, que é a chave de ouro para um novo caminho e a certeza de um novo futuro”.

O pediatra Byron Ramos, que acompanha até pacientes idosos com Down, explicou eu é preciso desenvolver ações eficientes desde muito cedo. “O cuidado já começa com o Pré-Natal. Nem sempre os exames passam um diagnóstico preciso. Agora o importante é que a semente seja plantada. Mas alguém tem que semeá-la, porque Jesus semeou”.

Por sua vez a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josevanda Franco, disse que “eu achei que já tinha visto tudo sobre criança e adolescente. Esta é uma bandeira de luta que envergo e reconheço que é difícil promover seguridade de direitos da criança e do adolescente. Já tinha visto todo tipo de violação de direitos. Agora violar o direito da criança e do adolescente é a violação das violações”.

“Não tem sido fácil o preconceito e isso independe do conhecimento e da classe social. Isso infelizmente mora no coração da pessoa. Não é cultural, mas domina a pessoa de uma forma que ela não consegue controlar”, completou Josevanda Franco.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões