Aracaju, 29 de março de 2024

ANDRÉ PODE DISPUTAR O GOVERNO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Apesar de um certo silêncio sobre ações e projeções políticas, tem muita gente atuando na área em off absoluto. Cada lado arma o seu esquema visando as eleições de 2018, especialmente na formação das chapas majoritárias. Lógico que também se mexe os pauzinhos para a disputa proporcional, mas o grosso da conversa é quem será candidato ao Governo, à vice, ao Senado e os dois suplentes.

Isso na oposição e na situação.

Jackson Barreto tem conversado muito com lideranças políticas nos bastidores, mas sem dá sinais de que tratar das eleições de 2018. Mantêm-se em um silêncio ‘ensurdecedor’ e parece distante de um processo sucessório que já está batendo à porta. Sequer responde às provocações. Também não as faz. Mas não deixa de avaliar a situação dentro do seu grupo e vai precisar conversar com os impacientes. Fará.

Sábado pela manhã, num papo com três integrantes da oposição, o assunto era o melhor nome para disputar o Governo. Os três confidenciaram que o bloco deseja o deputado André Moura (PSC), tanto pela sua posição com líder do Governo no Congresso, quanto pela forma como recebe lideranças do Estado e a solução que dá aos problemas, sem fazer a política mesquinha e sem se preocupar com adversários.

A oposição, segundo um dos membros do grupo, fala que ninguém recusará o nome de Eduardo Amorim (PSDB) à reeleição, mas não o vê bem na disputa pelo Governo. Isso, inclusive, segundo ainda o oposicionista, vem servindo de caixa de ressonância e já impressiona como a população é favorável. Amorim já percebeu “e fica dizendo diariamente que é candidato a governador, para ver se convence o grupo e a povo”.

Quanto aos Valadares [pai e filho] o grupo não fala. A maioria acha que essa é uma questão do PSB, que adotará posições independentes das que sairão do bloco. Mas, uma coisa parece definida no grupo: o nome para governador é o de André Moura “e a gente tem certeza que ele aceita”.

O CONVITE A ANDRÉ PARA O PMDB

A fonte é de Brasília: Há algum tempo que o presidente Michel Temer convida o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), para filiar-se ao PMDB.

André está focado como líder do Congresso e não pensa em sair do PSC agora.

A PRESSÃO NO BLOCO É GRANDE

A fonte é de Sergipe: o bloco da oposição em todo Estado faz pressão para que o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), seja candidato a governador em 2018.

Segundo a fonte, a pedido de André seu nome não é posto nas pesquisas.

CANDIDATO A GOVERNADOR

Senador Eduardo Amorim (PSDB) insiste em informar que já colocou seu nome à disposição do grupo para Governo do Estado nas eleições de 2018.

– Mas o nosso bloco vai decidir qual o melhor caminho.

O BLOCO É QUE VAI DECIDIR

Quando diz que seu bloco é que vai decidir, é porque não há absoluta certeza de que será o indicado para a disputa.

Amorim sabe que tem gente no grupo que o quer para reeleição.

SÓ LADRÃO APÓIA LADRÃO

O radialista Gilmar Carvalho disse ontem a todos da bancada sergipana em Brasília que “só ladrão apóia ladrão”. Referia-se à questão da Lista Fechada.

Quanto ladrão apoiar ladrão não é grande descoberta.

PARA GILMAR DEPUTADO A LISTA É RUIM

A visão do Gilmar radialista deve ser em defesa do Gilmar deputado. Com lista fechada, e se não for a prioridade do partido, Gilmar voltará a ficar na reserva em 2018.

A lista fechada realmente privilegia a cúpula partidária.

CONVITE A ANDRÉ PARA O PMDB

Eduardo Amorim confunde as coisas. Diz não acreditar que André Moura se filie ao PMDB. Afirma que o deputado apenas agiu cordialmente com Jackson Barreto.

Uma coisa nada a tem que ver com a outra.

A MEMÓRIA DE MARCELO DÉDA

O PT, PSD e PRB quando da reunião no sábado concordaram que nenhuma decisão pode ser tomada sem passar por uma aprovação dos três partidos.

Na reunião um deputado disse: “nós somos a memória de Marcelo Déda”.

UMA COMPLICAÇÃO NA REUNIÃO

Segundo ainda decisão dos partidos reunidos, nenhuma das três legendas abre mão de ocupar a chapa majoritária e lembraram que “estamos juntos desde 2002”.

Os três partidos também comungaram com o voto a Lula em 2018.

MITIDIERI DÁ TOM AMENO

Fábio Mitidieri (PSD) admitiu que o almoço com membros do PT e PRB foi de amigos e que “a nossa vontade e continuar juntos em 2018”, mas sem atropelar ninguém.

– Estamos no mesmo projeto de JB e se Lula for candidato terá nosso apoio.

PROCESSAR OUVINTE DE PROGRAMA

Rogério Carvalho ameaçou processar uma ouvinte de radio, justificando: “o debate é saudável, mas substituir argumento por agressão não é possível”.

Confirmou que PT, PSD e PRB vão andar juntos…

NÃO HOUVE REUNIÃO SOBRE FHS

O governador Jackson Barreto não se reuniu com Almeida Lima e Rosmam Pereira para decidir sobre a Fundação Hospital de Sergipe (FHS).

Almeida Lima vem agindo correto, visando seu projeto para 2018.

CONVICÇÃO E CERTEZA DA DECISÃO

Jerônimo Reis (PMDB) disse ontem que Jackson Barreto terá uma reunião com o grupo ainda esta semana e tem convicção que o ‘governador tomará uma posição’.

– Da forma que está fica difícil permanecer, disse.

NÃO SE AFASTA DO GOVERNO

Jerônimo diz ainda que não se afastará do Governo seja qual for a decisão de Jackson Barreto, mas acha que vai prevalecer ‘o que conversamos anteriormente’.

Lembra que Almeida Lima está agindo contra a nomeação de Rosmam.

PDT TERÁ QUE LANÇAR FEDERAL

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, esteve sábado no lançamento de Ciro Gomes como candidato a presidente da República pelo partido.

Um detalhe: em Sergipe, o PDT terá que lançar candidato a deputado federal.

NÃO VAI MAIS PENSAR EM GRUPO

Um deputado estadual disse ontem que não vai mais pensar em grupo nas próximas eleições, porque na “hora de me ajudar ninguém aparece”.

– Quem estiver me tratando bem em 2018 em voto na majoritária.

CONSUMIDORES EVITAM A CARNE

Em Aracaju, segundo gerente de um supermercado, os consumidores evitaram comprar carne, franco e salsicha e a maioria perguntou a procedência do produto.

Algumas pessoas compraram carne, mas com prudência.

SUPERLOTAÇÃO DO HUSE

A greve dos médicos, que paralisou postos de saúde nos bairros de Aracaju, provocou uma superlotação no Huse neste final de semana.

Desde sexta-feira que o Huse funciona a carga total.

Notas

Renan não apita no Governo – Relatório Reservado diz que Renan Calheiros deu para se queixar de tudo. Além de bradar contra o poder de Eduardo Cunha junto ao Planalto, reclama também de perda de espaço no Senado para Eunício de Oliveira e Romero Jucá. Está bem, o RR acredita no coitadinho: Renan não apita mais nada no governo.

0x0

Sobre sistemas eleitorais – O último painel do seminário internacional sobre sistemas eleitorais – promovido por Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral e Instituto Idea – foi dedicado ao debate em torno do financiamento de campanhas eleitorais. No Brasil, as doações de empresas privadas estão proibidas desde 2015.

0x0

Sistema de votação está falido – O vice-presidente do STF, ministro Dias Toffoli, afirmou que o atual sistema de votação das eleições proporcionais – em lista aberta de candidatos – está falido e tem levado a um quadro de fragmentação partidária do país. O magistrado foi um dos palestrantes do painel sobre “lista aberta, fechada ou mista”.

0x0

Gilmar defende mudanças – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, defendeu ontem uma reforma ampla no sistema político do país para as próximas eleições. “No nosso sistema hoje, vota-se em Tiririca e elege-se Valdemar da Costa Neto e Protógenes [Queiroz]”, disse o ministro.

0x0

Pequeno produtor sofre – A preocupação com a credibilidade da carne brasileira no mercado externo marcou a sessão de ontem no plenário do Senado. Os senadores citaram a Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira pela Polícia Federal. A situação dos pequenos produtores que vendem os animais fica complicada.

0x0

O risco da lista fechada – A votação em lista fechada, prevista no texto da reforma política em análise no Congresso, foi criticada em plenário pelo senador Reguffe (sem partido-DF). Para ele, as mudanças são inaceitáveis, porque vão piorar o sistema, ao tirar do eleitor o direito de escolher seus candidatos.

Conversando

Sargento Edgard – Os acontecimentos políticos e corruptos do Brasil fizeram-me entender o significado da palavra Zona Eleitoral, que consta no título de eleitor.

Clóvis Silveira – São pessoas de verdade que juntos transformaram o PPS-SE no 6º maior partido de Sergipe em 2016 e com certeza em 2018 estará entre os três.

Enaltece grandeza – O deputado Jairo de Glória (PRB) enaltece grandeza de espírito de JB e de membros da bancada federal.

Semi-aberto – Senador Amorim diz que Sergipe deixou de ter até presídio para penas leves e de regime semi-aberto. Os deliquentes cumprem em casa. Absurdo!!!

Exemplo de unidade – Marcio Macedo diz que os companheiros do PT/PE estão dando um exemplo eloquente de unidade para o PT de todo o Brasil.

Homicídios – Capitão Samuel admite: prevenção à violência dá resultado em Aracaju, a PMSE junto a Força Nacional conseguiu reduzir drasticamente número homicídios.

Defende reforma – Rogério Carvalho (PT) defende reforma do modelo político do país e lembra que população vota no indivíduo não no partido.

Sobre Ana Lúcia – Rogério Carvalho diz que, na lista fechada, a deputada Ana Lucia (PT) teria garantida só candidaturas relativas ao tamanho do seu grupo.

Carne Fraca – A Operação Carne Fraca pode até ter atingido o comercio de importação, mas o Brasil não poderia continuar vendendo carne podre para o mundo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também