Na próxima quarta-feira (22) às 18h, o PSTU Sergipe realizará debate aberto com o tema “O significado da eleição de Trump e a luta dos trabalhadores no mundo”. A atividade acontecerá no Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE) e contará com a presença do economista argentino e membro dirigente da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT), Alejandro Iturbe.
O objetivo do debate é discutir os efeitos das políticas de Donald Trump, presidente dos EUA empossado no início do ano, para os trabalhadores no país e em todo o mundo. Desde a sua campanha e nos primeiros meses de governo, Trump defendeu medidas contra imigrantes e estrangeiros, contra direitos das mulheres, em favor do aumento dos gastos militares dos EUA e de cortes no sistema de saúde. Em resposta a isso, centenas de milhares de pessoas foram às ruas, nos maiores protestos já registrados na história do país.
Para o PSTU, com a eleição de Trump “cai a máscara hipócrita e ‘simpática’ de Obama. O imperialismo volta a mostrar sua cara feia e verdadeira: xenófoba, racista, machista, exploradora e prepotente”. Durante as eleições, o partido e a Liga Internacional dos Trabalhadores se posicionaram contra as candidaturas de ambos, Trump e Hillary, e defenderam a construção de uma organização independente dos trabalhadores nos EUA. No dia da posse de Trump, foram parte dos protestos internacionais ocorridos em dezenas de países.
Esse debate é parte de um circuito nacional que ocorrerá em outras regionais do partido, promovendo o lançamento da edição de número 16 da Correio Internacional, revista publicada pela LIT, que trará uma série de artigos e matérias sobre Trump e os EUA. O convite ao debate se estende a trabalhadores de todas as categorias, jovens e estudantes, sindicatos e demais organizações de classe.
Da assessoria