Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PT se “assanha” e pode romper com JB e com PMDB!

Uma aliança política construída há anos em Sergipe começa a se fragmentar e caminha para ficar insustentável até o próximo ano: o Partido dos Trabalhadores tende a se afastar do PMDB e do governo de Jackson Barreto. É bem verdade que o chefe do Executivo está propenso a efetivar sua “aposentadoria” da vida pública no final do atual mandato, fato que minimizaria os efeitos de um possível rompimento. Agora, se JB realmente projetar uma candidatura ao Senado, dificilmente ele terá em seu palanque o apoio do PT. Jackson teria se reaproximado do presidente Michel Temer (PMDB), um “golpista” para os petistas sergipanos.

E cada vez mais que o processo eleitoral se aproximar, mais complicada ficará esta relação. Em Sergipe, os peemedebistas defendem o amplo debate, sugerindo inclusive a mudança de alguns pontos, mas entendem que as Reformas propostas por Michel Temer, sobretudo a da Previdência, são necessárias. Já os petistas condenam com veemência, criticam o presidente e seus aliados, e agridem o PMDB sem medir consequências. Como o ex-presidente Lula (PT) ainda encontra-se “elegível”, para este colunista seus seguidores aqui no Estado estão “assanhados” e já não estão preocupados com alianças políticas.

Será muito difícil para o governador Jackson Barreto, por exemplo, contornar discursos calorosos da deputada estadual Ana Lúcia (PT), do deputado federal João Daniel (PT), do vereador Iran Barbosa (PT) ou do próprio presidente estadual Rogério Carvalho? Quem ficará em uma situação, um tanto desconfortável, é o também deputado Francisco Gualberto (PT), defensor ardoroso de seu partido e crítico ferrenho do governo de Michel Temer. Até aí não teria problema algum, mas em Sergipe há uma contradição: lidera o governo do PMDB de JB na Assembleia Legislativa e terá que se definir neste sentido.

Certamente os “ataques petistas” serão confrontados pela defesa peemedebista no Estado e por outros aliados da presidência da República. Isso gerará um profundo mal-estar aqui em Sergipe. Quem também deverá se manifestar a favor de Lula e do PT e também será cobrado por isso é o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). É outro dentro do agrupamento de JB que tende a se posicionar contra o PMDB e o governo Temer. Pode até silenciar, para não comprometer a relação administrativa com o governo federal, mas uma parcela significativa do seu eleitorado certamente se manifestará, cobrando-lhe uma posição.

Se for incerto o futuro político de Michel Temer e de Jackson Barreto, quem vai esperar o desenrolar do cenário de 2018 é o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), candidato natural à sucessão de JB. O problema é que, filiado ao PMDB, ele terá dificuldades para ter em seu palanque o PT, PCdoB e alguns dos atuais aliados. Talvez tenha até que ser “sacrificado”, mas se Jackson “bancar” sua candidatura, inclusive peitando os petistas, podemos nos deparar com uma mudança drástica na política de alianças em Sergipe. É importante frisar também que, se JB não assumir posição e deixar o governo para disputar o Senado, o processo eleitoral do próximo ano passará pelo crivo de Belivaldo, que estará à frente do Executivo.

Em síntese, se tem alguém pensando em “fritar” o vice-governador, é melhor refletir e esperar um pouco, porque ele pode assumir o “comando do jogo”. E aqui não se questiona a fidelidade de Belivaldo, mas ele também terá o direito de definir seu futuro político. É muito cedo ainda para se definir algo ou para se chegar a uma conclusão precisa. Por sua vez, pelo cenário que vai sendo desenhado já de agora, PT e PMDB estarão dispersos em todos os Estados, inclusive em Sergipe. Neste caso os aliados terão que definir entre apostar em JB e na sua sucessão ou acreditar na volta de Lula e no fortalecimento do Partido dos Trabalhadores. Só não vê quem não quer…

Veja essa!

Este colunista entrou em contato com o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) sobre a relação entre PMDB e PT para 2018, e o parlamentar foi taxativo: “diante do cenário e do desenlace da política brasileira, não há perspectiva alguma de PMDB e PT estarem juntos no próximo ano”.

E essa!

Já quando questionado a respeito de um possível projeto do PT, com apoio do PRB e PSD, Zezinho foi ainda mais objetivo: “isso faz parte do jogo de pressão de Heleno Silva (PRB) e o PSD quer acalmar as questões burocráticas de uma secretaria”.

Bomba!

A divergência entre o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, com o presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Rosman Pereira, pode ter consequências fortes para o governo JB: a deputada Goretti Reis (PMDB) pode deixar a base governista na Assembleia Legislativa.

Não fala

Goretti tem evitado a imprensa. Prefere não falar no momento e até com razão. O clima turbulento pode favorecer precipitações. Mas quem a conhece sente que não digeriu ainda as “palavras” que lhes foram dirigidas por Almeida Lima.

Figuração

Este colunista conseguiu apurar que Almeida Lima estabeleceu para Rosman e Goretti Reis que ele “mandaria em tudo” (nomeações e exonerações) na FHS e que o diretor-presidente seria apenas uma “peça figurativa” e que “se quiser, é assim!”. Curto e grosso com a Família Reis, diga-se de passagem…

 Exclusiva!

É no mínimo suspeito o comportamento do governador Jackson Barreto diante do conflito entre Almeida e Rosman. Até parece que quer uma desculpa para o afastamento da Família Reis. A exclusiva é que JB já estaria oferecendo ao deputado federal Adelson Barreto (PTB) e ao deputado estadual (afastado judicialmente) Adelson Barreto Filho, antigos e conhecidos espaços dentro da Fundação. Para bom entendedor…

MPF

A divergência entre o secretário e o presidente da FHS teve efeito imediato para o Ministério Público Federal em Sergipe, que enviou nessa segunda-feira (20), recomendação a Almeida Lima, para que cumpra o acordo firmado perante a Justiça Federal relacionado à Fundação, podendo levar à imediata rescisão do contrato entre as partes no caso de um possível descumprimento.

 Almeida manda

O MPF/SE enfatiza que Almeida não deve permitir que a direção da FHS pratique qualquer ato que possa comprometer o acordo judicial vigente e não deve repassar recursos para a FHS pagar faturas de contratos. Em vez disso, a Secretaria deve reassumir a titularidade dos contratos, fazer auditoria e, se for o caso, realinhar os preços. Em seguida, realizar os pagamentos diretamente aos contratados. Certamente Almeida adorou…

Vaidade

Uma liderança do agrupamento liderado por JB conversou com este colunista sobre o assunto e concluiu que o problema está na “vaidade”. “É preciso acabar com essa guerra de vaidades, tem que ter paciência e humildade para sentar e discutir”, disse, ressaltando que “neste momento todo mundo quer se cacifar para 2018”.

Chama o Samu!

Conversando com este colunista sobre o momento político conflitante em Sergipe, o suplente de vereador na Barra dos Coqueiros, Irmão Carlos, que já apoiou o Pastor Heleno, politicamente, emendou: “vendo as recentes declarações de Heleno, me deu até tontura. Quase eu chamo uma ambulância…do Samu”. É…

De Mudança

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) reclamou muito e foi contemplado: Antônio Hora deixará o “puxadinho” e vai comandar a Secretaria de Esportes na estrutura do Batistão. Nada mais justo, diga-se de passagem. A Secretaria de Turismo inicia nesta terça-feira (21) a mudança para o prédio onde funcionava a Agrese, em frente ao Palácio de Despachos.

Deso

Nesta terça-feira (21), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (SINDISAN), Sérgio Passos, estará na Câmara Municipal de Aracaju, onde, em Tribuna Livre articulada pelo vereador Iran Barbosa (PT), tratará do tema “Deso como Companhia Pública: garantia aos sergipanos do direito humano de acesso à água”.

Eduardo Amorim I

Representantes da Associação dos Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe estiveram reunidos com o senador Eduardo Amorim (PSDB), quando reforçaram a discussão sobre a doença renal crônica e trataram da problemática do Estado a respeito da não existência de transplantes de rim há seis anos.

Eduardo Amorim II 

Para o presidente da Associação, o aposentado Lúcio Alves, a principal demanda é a volta da realização de transplantes de rim em Sergipe. “Estamos aqui hoje para estreitar nosso relacionamento com o senador Eduardo Amorim. Nós precisamos ser mais ouvidos e ajudados. A Saúde está precária e precisamos do senador como pessoa engajada na solução dessa problemática”, disse.

Eduardo Amorim III

“Defendo a categoria porque conheço a situação e sei de todos os problemas. Na época que fui secretário de Estado da Saúde, priorizei que a Fundação Parreiras Horta tivesse equipe estudada para implantação de todo laboratório necessário. Agora como senador, pelo segundo ano consecutivo, faço requerimento de Sessão Especial para discutir a doença no Dia Mundial do Rim. A doença renal precisa ser ainda mais discutida e levada a sério”, afirmou o senador.

OAB

A partir de Santa Rosa de Lima para todo estado de Sergipe, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), lançou uma campanha pela reabertura dos fóruns distritais em defesa do acesso à justiça. No ano passado foram desativados 25 distritos judiciais gerando um grave retrocesso social. “A reabertura dos fóruns distritais é o resgate do direito fundamental dos cidadãos de amplo e irrestrito acesso à justiça”, ressaltou o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade. O prefeito de Santa Rosa de Lima agradeceu a OAB por resolver um problema social que o fechamento dos fóruns gerou as comunidades.

Menos violenta

Um dos maiores desafios da atual gestão da Prefeitura de Aracaju é a segurança da população. Desde o mês de fevereiro, a segurança nos terminais de integração de Aracaju foi reforçada através da operação ‘Terminal Seguro’, executada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e o número de assaltos foi ainda menor, aproximadamente 62% a menos que fevereiro de 2016.

Reforço

A operação, realizada pelos grupamentos da Ronda da Capital (Rondac), da Ronda dos Mercados (Rondam), do Grupo Tático Operacional (GTO) e do Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEM), consiste no reforço do patrulhamento preventivo dos terminais de integração e adjacências nos horários de maior fluxo de passageiros e de maior incidência de crimes. Além disso, as principais vias de circulação dos ônibus estão recebendo uma atenção especial, com patrulhas motorizadas e orientadas para parada e veículos e abordagem de passageiros suspeitos.

Juvêncio Oliveira I

Considerando as denúncias divulgadas nacionalmente, a partir da operação “Carne Fraca”, o vereador Juvêncio Oliveira, deu entrada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na Indicação que sugere novas ações de fiscalização nos frigoríficos da cidade de Aracaju por parte da Vigilância Sanitária Municipal, com o objetivo de garantir assim, os direitos da população no quesito saúde pública, bem como enquanto consumidores.

Juvêncio Oliveira II

“É extremamente preocupante o escândalo que temos acompanhado nos últimos dias. Estamos falando de saúde, economia, leis e ética. São mais de 30 empresas brasileiras do gênero alimentício que estão sendo acusadas de comercializar carnes estragadas, a partir da alteração da data de vencimento do alimento, além de maquiar seus aspectos e usar produtos químicos para mascarar o mau cheiro. Isto é algo inimaginável e inaceitável!”, declarou o vereador.

João Daniel

O deputado federal João Daniel esteve reunido com os nove vereadores da Câmara Municipal de Tomar do Geru e com o prefeito Pedrinho Balbino, acompanhados por representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e do Sintese. O grupo foi levar ao parlamentar a preocupação de toda população quanto à proposta de reforma da Previdência em tramitação na Câmara e os prejuízos que trará aos trabalhadores. Na ocasião, o deputado ressaltou a importância dessa mobilização dos parlamentares, prefeito e sindicato buscando saber o posicionamento dos parlamentares e reafirmou ser contrário à reforma da Previdência.

Gualberto

Um suposto militante do Partido dos Trabalhadores identificado como José Carvalho Júnior está sendo acusado de caluniar, difamar e injuriar o deputado Francisco Gualberto através de uma gravação dele e postada em redes sociais. No vídeo, o homem atribui a Gualberto e ao governador Jackson Barreto a determinação de deixar de fora da Comissão de Educação da Assembleia a deputada estadual Ana Lúcia.

Ação protocolada

“É claramente uma calúnia, uma difamação. Quem conduziu toda a discussão sobre constituição de comissões foi o deputado Zezinho Guimarães , que é o líder do bloco de partidos aliados. Ele conversou com os deputados de situação e oposição. Não participei dessa discussão, nem com um gesto de fisionomia, imagine com palavra ou opinião. Até porque não havia necessidade. Para isso existe o líder do bloco”, explicou o petista, que é líder do governo. Ele e seus advogados já protocolaram uma ação no TJ/SE.

Defensoria

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo da Saúde, instaurou um Procedimento Administrativo de Apuração de Dano Coletivo (PADAC) para apurar algumas irregularidades no Hospital de Cirurgia após denúncias de pacientes e familiares, que se referem à ausência de fornecimento regular pelo Estado e Município de procedimento de angioplastia e afins para pacientes portadores de infartos e agravos semelhantes; ausência de manutenção de condições sanitárias e ausência de funcionamento de equipamentos necessários à consecução dos procedimentos.

Almoço beneficente

No próximo domingo (26), a partir do meio dia, acontece o almoço beneficente promovido pela União Espírita Sergipana (UES) para ajudar as 120 crianças atendidas pela Casa do Pequenino, em Aracaju. O evento terá venda de livros e distribuição de sorvetes, além da apresentação da artista sergipana, Virgínia Fontes. Os ingressos estão sendo vendidos por R$15 na sede da UES, na Rua Dom José Thomaz, 580, São José, e na Loja Pequenas Manias, no Shopping Jardins. Mais informações pelo telefone (79) 3214-3751.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também