22/03/17 - 00:01:05

ESTRATÉGIAS PODEM SER INÚTEIS

DIÓGENES BRAYNER[email protected]

O comentário mais frequente na Assembleia Legislativa é de que a base aliada começa a dar sinas de impaciência. Reclama de preferências do governador Jackson Barreto por alguns prováveis correligionários que estão chegando num momento mais saudável. Em outras palavras: “comeram a carne sem antes passar pelos ossos”. Esse clima não é apenas na Assembleia, mas em outras áreas do Governo.

Jackson Barreto está fazendo o jogo do silêncio. Embora não esconda objetivos quando em reunião com lideranças partidárias, como a que aconteceu segunda-feira à noite, durante jantar com a parte aliada do Partido dos Trabalhadores, que começa a se sentir com pouco espaço. Isso gera alguma preocupação, porque o ex-deputado federal Rogério Carvalho mantém o objetivo de disputar mandato na chapa majoritária.

E o grande problema é como acomodar tantos interesses que podem se tornar contrariados e, de alguma forma, criar contrapontos até mesmo a quem chegou mais recentemente e, claro, pretende posições altas na estrutura do grupo e, com certeza, sair eleito com o apoio de todos. Mas, como ter apoio de todos se, de alguma forma, “todos querem a mesma coisa?”

O próprio Jackson Barreto deixa em dúvida as suas pretensões. Talvez por tática. Até o momento ninguém tem absoluta certeza se ele fica no Governo ou se vai disputar as eleições como candidato ao Senado. A dúvida também abala a oposição que ainda não tem noção do que será com JB no Governo ou com ele à frente da campanha.

Muita coisa ainda vai acontecer. Grandes surpresas. Mas o certo é que as estratégias de agora podem ser inúteis em outubro de 2018.

OPINIÃO SOBRE CANDIDATURA

Um dos aliados mais próximos do governador Jackson Barreto (PMDB) tem certeza que ele será candidato ao Senado Federal pela forma como ele conversa com lideranças.

JB estaria buscando mais o povo que os políticos.

TESE SOBRE A DISPUTA

A tese sobre a disputa ao Senado é que JB em campanha seria o responsável pela eleição do sucessor e coordenaria a campanha como candidato ao Senado.

Ele dá sinais claros de que vai para a campanha.

REUNIÃO MEXE COM A BASE

A reunião de sábado entre o PSD, PT e PRB não foi do agrado de Jackson Barreto. O fato anunciado foi considerado um prato cheio para exploração da oposição.

Principalmente da possibilidade da candidatura de Rogério (PT) a governador

COMENTÁRIOS NAS REDES

Em algumas redes sociais já se falou em rompimento do PT com o Governo, mesmo que o partido ainda não tenha feito qualquer comentário do tipo.

A reunião deu margem à especulação de que a base aliada esteja trincada.

NADA DISSO ALTERA POSIÇÃO

Mas tudo isso não altera nada. PSD, PT e PRB vão manter o bloco e o que fora decidido para discussões políticas no futuro.

Uma outra reunião já foi marcada, em casa do deputado Fábio Mitidieri.

JANTAR COM GRUPO DO PT

Segunda-feira à noite o governador Jackson Barreto jantou com lideranças do PT. Pouca política e exposição de ações administrativas do Governo.

Trataram an passant na eleições de 2018 e chapa majoritária.

RICARDO FRANCO HIBERNOU

Ricardo Franco hibernou politicamente. De vez em quando sai da toca e conversa com um ou outro líder político sobre posições políticas e partidárias.

Mantém a posição de disputar o Governo em 2018.

AGORA EM MARÇO DE 2018

Quanto ao partido político que pretende se filiar, só vai decidir em março do próximo ano. Acha que algumas candidaturas, teoricamente postas, podem não acontecer.

E admite que possa haver reviravoltas no atual quadro político.

TRUCULÊNCIA E ABUSO

A deputada Ana Lúcia (PT) expressou todo o seu apoio e solidariedade ao blogueiro Eduardo Guimarães, que sofreu com um ato de truculência e abuso de poder.

Realmente um absurdo que atinge a liberdade de imprensa.

CONFUSÃO NA CÂMARA

Houve confusão ontem na sessão especial da Câmara Municipal de Aracaju, em que servidores do Deso tratavam sobre a questão da privatização.

O vereador Pastor Alves disse que a Câmara estava abandonada.

TELEFONEMA DE NITINHO

O presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale (PSD), telefonou para Pastor Alves e reclamou do que ele disse sobre a Casa, justificando sua ausência.

De qualquer forma houve princípio de desentendimento…

CPI DA PREVIDÊNCIA

O senador Valadares (PSB) anunciou ontem, via redes sociais, que a CPI da Previdência acaba de ser aceita pela Mesa com a “minha assinatura”.

Só com a assinatura de Valadares ou de outros?

VALADARES ESTÁ DE OLHO

A impressão é que senador Valadares (PSB) vai para a reeleição. Todos pensam assim, mas se Eduardo Amorim disputar o Senado, Valadares tentará retornar ao Governo.

Ele não fala isso publicamente, mas esse é o projeto do PSB.

NÃO APOSTA EM ANDRÉ

Os aliados de sempre do senador Valadares não acreditam que o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), seja candidato a governador em 2018.

O bloco do PSC, há oito anos na oposição, pode não aceitar isso.

ABACAXI PARA ESTADOS

Presidente Temer joga a batata quente nas mãos dos Estados. A reforma da previdência de Temer será apenas para os servidores federais.

Reforma da Previdência nos Estados ficará a cargo dos governadores.

DEMISSÃO DE ANSELMO

O radialista Anselmo Tavares comunica que foi demitido ontem à noite, por telefone, da Rio FM de Porto da Folha, em razão de comentário que fez na emissora.

Anselmo criticou a ida do senador Valadares (PSB) ao Sertão.

CANAL À BASE DA PROPINA

O Canal do Sertão de Alagoas provavelmente tenha chegado até Arapiraca à base da propina, conforme revela mais uma fase da Operação Lava Jato.

Tudo ainda está na base da investigação e de acusações.

E POR QUE NÃO O CANAL DE XINGO?

Interessante a coincidência: o ministro do Desenvolvimento Regional era Fernando Bezerra Coelho, que é do PSB, e iniciou o Canal de Alagoas há anos.

Por que será que esqueceu o Canal de Xingo?

AGORA SOB NOVA DIREÇÃO

O Hospital de Cirurgia de Sergipe tem nova direção. O novo presidente, eleito ontem à noite, é o médico Nilton Santana e o vice Dr. Valberto.

O médico Gilberto Santos deixa a Presidência e assume a tesouraria.

Notas

Fim do foro privilegiado – Após um acordo entre os líderes dos partidos, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou que colocará em pauta a proposta de emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado no caso de crimes comuns. Primeira das cinco sessões já sobre a PEC está marcada para hoje.

0x0

Avalia impacto econômico – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu ontem convidar três ministros de governo para prestar esclarecimentos sobre os fatos e avaliar os impactos da Operação Carne Fraca na economia e na saúde da população. A operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última semana.

0x0

Vanessa defende lista fechada – Para a líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin, a lista fechada, com alternância de gênero, e a limitação do número de mandatos dos parlamentares são algumas das medidas que podem contribuir com a melhoria da representatividade na política brasileira.

0x0

Terceirização será votada hoje – A discussão e votação do projeto que regulamenta a terceirização e o trabalho temporário foi adiada para hoje. O relator do projeto, deputado Laércio Oliveira (SD-SE), explicou que não houve tempo hábil para o início da discussão ontem. É que a Ordem do Dia foi iniciada por volta das 20h

0x0

Blogueiro e não jornalista – Eduardo Guimarães chamou de arbitrária sua condução coercitiva e disse à imprensa que a Polícia Federal já sabe quem é o policial que lhe passou a informação sobre a condução de Lula. O Antagonista apurou que a PF considera Guimarães um blogueiro político e não um jornalista.

0x0

Uso de recursos do FGTS – Os governos estaduais e municipais poderão, a partir de agora, usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar o pagamento de desapropriações na execução de projetos de mobilidade urbana. A medida, aprovada ontem pelo conselho curador do fundo.

Conversando

PF e Imprensa – Polícia Federal investiga agente da PF e blogueiros que vazavam investigações em troca de dinheiro.

Continua seco – O sertão de Sergipe continua seco e sem chuvas, o que dificulta a vida de agricultores e pecuaristas. A situação é muito difícil.

Assaltos – Houve uma redução no índice de violência em Sergipe, mas a bandidagem continua atacando pessoas para tomar celular em todas as áreas da cidade.

Merenda escolar – Problemas com a merenda escolar pode explodir em uma cidade de grande porte na região sul do Estado.

Caso de Polícia – O problema do lixo em Aracaju já passou a ser caso de polícia. A questão já vem se arrastando há alguns anos e sempre envolve a Torre.

Até dos urubus – Poluição em área do Rio São Francisco em Canindé já chama atenção até dos urubus. Problema sério de crime ambiental.

Marcio Macedo – O secretário nacional de finanças do PT, Marcio Macedo está em João Pessoa/PB, para reunião com a direção partidária e plenária da CNB.

Sigilo da fonte – A Polícia Federal prender blogueiro para obter nome de alguma fonte é abuso de poder. O sigilo da fonte é previsto na constituição.

Nem sob tortura – Na ditadura, respondi a processo e fui condenado a quase três anos de reclusão, porque me recusei a dar o nome de uma fonte.