Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Terra de ninguém

É visível e lamentável a incapacidade da Segurança Pública para proteger o patrimônio e a vida do povo sergipano. Somente no último final de semana, ocorreram quase duas dezenas de assassinatos no estado, mas a Polícia não conseguiu colocar as mãos na maioria dos responsáveis por estes crimes. No interior a situação é tão grave que alguns policiais evitam dormir nas delegacias com medo de serem atacados na calada da noite. Desprotegidas, as cidades viraram terra de ninguém, onde prevalece a lei do trabuco. Ora, se nem a Polícia está segura, imagine a indefesa população. Inteirados sobre a falência da segurança pública, os marginais continuam aterrorizando os cidadãos, matando pessoas à luz do dia e no meio da rua. Até parece que voltamos ao século passado, quando cangaceiros comandados pelo facínora Lampião entravam nas cidades e botavam os policiais pra correr, quando não os sangravam em praça pública. Uma lástima!

Fica no aquário

O deputado federal André Moura jura que não sairá do partido dos peixinhos. A semana passada, jornais paulistas deram como quase certa a transferência dele do PSC para o PMDB do governador Jackson Barreto. Ontem, Moura desmentiu a notícia de forma incisiva: “Esta possibilidade não existe hoje, nem amanhã e nem no próximo ano”. Então, tá!

Abra o olho

A cada 15,9 segundos ocorre uma tentativa de fraude através do roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios. Segundo o Indicador Serasa Experian, entre as tentativas de golpe, a principal é a emissão de cartões de crédito obtidos com identificação falsa ou roubada. Cruz credo!

Caso de Polícia

E a disputa pela coleta de lixo em Aracaju virou caso de Polícia. Ontem, delegados e policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão na Empresa Torre, no Sindicato dos Garis e Margaridas e na Emsurb. Estavam à procura de pistas sobre possíveis crimes cometidos durante a contratação de empresas coletoras. Esta briga entre a Torre, a Cavo e a Prefeitura de Aracaju ainda vai feder muito. Crendeuspai!

Encrencado

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), terá que provar na Justiça que não cometeu crime de peculato, nem fez dispensa indevida de licitação quando administrou o município de 2009 a 2012. Denúncia neste sentido feita pelo Ministério Público foi aceita ontem pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Misericórdia!

Empurra-empurra

Embora neguem, os aliados mais antigos do governador Jackson Barreto (PMDB) estão enciumados com os recém embarcados na canoa governista. O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) tem até classificação para quem já estava no barco e os que chegaram agora: “Os velhos amigos valem ouro e os novos são de prata”. Resta saber quem fica com o bronze. Homem, vôte!

Candidatura mantida

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, não conheceu os Agravos Regimentais contra a candidatura de Volney Leite (DEM) a prefeito de Carmópolis. Segundo Márcio Conrado, advogado do demista, “agora ficou perfeitamente demonstrado que não havia nenhum impedimento para Volney concorrer ao pleito de 2016, estando também apto para participar da eleição suplementar, marcada párea abril”. Esta informação é do site Nenotícias.

Novo imortal

O desembargador Edson Ulisses de Melo é o novo imortal da Academia Sergipana de Letras. Eleito por 29 votos, o magistrado vai ocupar a vaga aberta com a morte do ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar. Vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Ulisses é membro fundador da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é o saudoso ex-governador Marcelo Déda.

Olho da rua

O radialista Anselmo Tavares foi demitido da rádio Rio/FM de Porto da Folha. Alega que o dublê de político e empresário Edvan Amorim, dono da emissora, não gostou das críticas que ele fez ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Marminino!

Troca de guarda

O Hospital de Cirurgia já em nova direção. O médico Milton Santana foi eleito presidente, em substituição a Gilberto dos Santos, que assume a diretoria-financeira. Nem precisa dizer que doutor Milton vai administrar uma instituição com problemas de toda ordem e endividada até a cumieira. Para o bem dos que necessitam daquele hospital, tomara que ele se saia melhor do que o antecessor!

Recorte de jornal

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 31 de agosto de 1897.

Resumo dos Jornais

Leia também