23/03/17 - 00:01:16

PEDIDOS JÁ PODEM TER RESPOSTAS

DIÓGENES BRAYNER[email protected]

Dois políticos de bom calibre se referiram a uma provável candidatura do líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC), ao Governo de Sergipe em 2018. Um deles, não aliado ao parlamentar, disse que o apoia e se alia ao bloco que ele estiver, no momento que houver o anuncio, mesmo extra-oficial, de que a candidatura seja um objetivo real.

O outro político, integrante do grupo, admitiu que André Moura é a bola da vez na oposição. Observou, entretanto, que ele deve adotar uma posição de ‘estadista’, voltado para os interesses maiores do Sergipe, mesmo que não deixe de se apegar aos prefeitos e suas reivindicações. Citou, apenas por exemplo, a construção do Canal de Xingo, que passou a ser uma das obras importantes para o Estado.

Há, entretanto, uma surpresa que pode ser divulgada dentro até de mais alguns dias: todos os pedidos feitos pela bancada de Sergipe, ao lado do governador Jackson Barreto, já devem ter uma resposta. Por exemplo: a retomada das obras do aeroporto Santa Maria, em Aracaju está bem encaminhada. Assim como a duplicação da BR-101 vai começar a andar com uma certa pressa. E o Canal de Xingo sairá do papel definitivamente.

André evita falar no assunto, mas pessoa diretamente ligada a ele antecipa que o líder do Governo no Congresso tem a consciência de que não pode politizar obras significantes para o povo de Sergipe e vai procurar a unidade da bancada, para que se realize um trabalho pelo Estado sem um dono específico, que não seja o povo.

A população não pode ser vítima da vaidade excessiva dos políticos.

De fato. A sociedade quer alguma ação a seu favor. Está cansada de ouvir discursos estéreis, que não provocam melhorias para ela, independente de partidos e ideologias, ou mesmo do centro móvel, que pende para quem for Governo.

A QUESTÃO DA “LARANJA PODRE”

Quando Mendonça garante que Ministério Público tem uma ‘laranja podre’, não se refere aos promotores, mas a uma figura que se arvora de mais honesto do Estado.

Esse honesto, ligado a mais dois aliados, influencia em algumas ações.

UMA DEFINIÇÃO PERFEITA

Quem melhor analisa a questão do lixo em Aracaju é João Nascimento: ‘lixo’ e ‘transporte público’ sempre foram financiadores da manutenção do poder municipal.

Esqueceu de incluir a Câmara Municipal. ‘Uma podridão!’

QUESTÃO DE BENEFÍCIOS

A unha encravada da Torre é a Cavo. As duas são iguais no ‘modus operandi’ em termos, principalmente, do ‘quantus’ de ajuda para campanhas.

Se a Polícia for a fundo, pode chegar a um ‘propinoduto’.

VOTO A UM SÓ TEMPO

O senador Valadares (PSB) acha que votar a um só tempo ‘Fim do Foro Privilegiado’ (consenso) e Abuso de Autoridade (polêmico) é complicado.

– É o mesmo que se agarrar à última pra não aprovar a primeira.

TEM CERTEZA DE CANDIDATURA

Um auxiliar do Governo, com extensa atividade política, disse ontem que não tem mais a menor dúvida de que o governador Jackson Barreto é candidato ao Senado.

Disse que no fundo é um “problema mal resolvido com o senador Valadares (PSB)”.

QUANTO ÀS DEMAIS CANDIDATURAS

Na visão do Governo, a mais de 18 meses do pleito estão aparecendo vários candidatos que querem vaga na chapa majoritária, mas não têm grupo político.

– Isso tudo será acomodado até junho do próximo ano.

UM PAPO SÉRIO EM BRASÍLIA

Os deputados Fábio Mitidieri, Fábio Reis e Jony Marcos, da base aliada em Brasília, conversaram ontem e trataram de uma solução para a coordenação da bancada federal.

– Para Jony Marcos, “isso vai ter que ser resolvido”.

MARCAR REUNIÃO DA BANCADA

Mitidieri, Fábio e Jony concordaram que deve acontecer uma reunião da bancada, para se chegar a um consenso sobre a coordenação.

Para eles, não será obrigatoriamente Laércio Oliveira.

FÁBIO DIZ QUE NÃO VETARIA

Deputado Fábio Mitidieri (PSD) disse que não vetaria o nome de Laércio para disputar o Senado porque “ele tem o mesmo direito que eu tenho de pleitear”.

– Eu nunca vetaria ninguém…

ADMITE ARRUMAÇÃO COMPLEXA

Mitidieri admite que a ‘arrumação’ para a chapa majoritária será muito complexa para a disputa de 2018, ‘porque somos muitos partidos’.

– Todos com bons nomes e buscando os mesmos espaços.

COMO VÊ A PREFERÊNCIA

O deputado Fábio Mitidieri entende que a preferência deve ser daqueles que estão bem nas pesquisas e estão remando juntos desde os tempos de Marcelo Déda.

Laércio não esteve nos tempos de Déda…

REFORMA POLÍTICA E A LISTA

O processo de votação via lista fechada estará praticamente consolidado no relatório final do petista Vicente Cândido (PT-SP), que será votado em maio.

A lista fechada é a ascensão da elite em todo legislativo.

QUADRO DE INCERTEZA

José Carlos Machado diz que o quadro político no momento é de absoluta incerteza: “ninguém sabe para onde o País e o Estado caminham”.

Machado revela que a partir de agora terá maior cautela, quanto ao partido.

SOBRE O CANAL DE XINGO

Sobre o Canal de Xingo, José Carlos Machado diz que o projeto como está concebido será prejudicial a Sergipe e custará muito mais caro.

O Canal começa em Paulo Afonso-4 e fica a mais de 100 km da fronteira com Sergipe.

ENGENHEIROS SE REÚNEM

Na próxima semana, engenheiros agrônomos se reúnem na Aease para discutir sobre o Projeto do Canal de Xingo. Terá presença de membros da Codevasf.

Que não se utilize o momento para politicagem.

SENTEM-SE DESPRESTIGIADOS

Deputados estaduais da base aliada começam a reclamar – entre eles – e se sentem sem prestígio por contratações feitas por Secretarias.

Dizem que nessas pastas existem candidatos à Assembleia em 2018.

MOMENTO COMPLICADO

Esse período de pré-campanha eleitoral é tenso para quem comanda um Governo de Coalizão, porque exigências e ameaças se expõem diariamente.

Até a formação das chapas, muita confusão será registrada.

POSSE EM COMISSÃO DA OAB

O advogado Rodrigo de Alencar Monteiro foi empossado ontem membro da Comissão de Direito e do Trabalho da seccional da OAB no Distrito Federal.

Rodrigo é filho de Vovô Monteiro.

Notas

Valadares fala sobre radialista – O senador Valadares (PSB) disse ontem que não teve a menor ingerência na gestão da Rádio Rio FM de Porto da Folha. Da forma como informou o radialista Ancelmo Tavares, ‘através da sua coluna’, pareceu que a sua saída da emissora deveu-se a uma ‘crítica que teria feito à minha pessoa’.

0x0

Não monitora radialistas – Valadares acrescenta que não costuma ‘monitorar radialistas’, nem interferir em decisões de quem comanda a emissora pra substituir a ‘quem me contraria em seus comentários. Prefiro exercer o meu direito de defesa reclamando na Justiça, no caso de uma divulgação que atinja a minha honra’.

0x0

Clovis vai a encontro do PPS – O presidente do PPS em Sergipe, Clovis Silveira, viaja hoje a Brasília e participa da reunião do Diretório Nacional. O PPS discute sobre congressos municipais, estaduais e nacional. Amanhã o partido comemora seus 25 anos de fundação e no sábado fará reunião para decidir ações do partido em 2018.

0x0

Blogueiro alertava ao PT – Segundo ‘O Antagonista’, o blogueiro petista Eduardo Guimarães foi informado de que a Lava Jato preparava uma operação contra Lula. Imediatamente, ele avisou o assessor de imprensa do Instituto Lula, José Crispiniano, pedindo-lhe para repassar a informação ao próprio Lula.

0x0

Aprovado parecer de Laércio – O plenário da Câmara Federal aprovou o parecer do deputado Laércio Oliveira (SD-SE) para o substitutivo do Senado ao projeto de lei (PL 4302/98) que permite a terceirização em todas as atividades da empresa. Nessa primeira votação, com 275 votos a 28 e 46 abstenções.

0x0

Governadores surpresos – Alguns governadores disseram ter sido pegos de surpresa com a decisão anunciada pelo governo federal de retirar os servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional. Muitos deles também adotaram discursos diversos sobre a medida.

Conversando

Lista fechada – Sargento Edgard diz que votar em lista fechada é igual brincar de cabra cega. Você não sabe em quem está colocando a mão.

Leva vantagem – Radialista George Magalhães avalia que oposição pode levar vantagem em 2018, caso Jackson Barreto tente disputar o Senado Federal.

Vê desespero – Já o radialista Gilmar Carvalho diz que tem gente falando muito porque já está desesperado.

Medida abusiva – Kennedy Alencar: sigilo da fonte é garantia constitucional. No caso do blogueiro Eduardo Guimarães, pelo que se sabe até agora, ocorreu medida abusiva.

Viralizou – Ontem a notícia que viralizou nas redes foi a entrevista de Mendonça Prado, da Emsurb, ao anunciar que processaria promotor e delegada.

Não se intimida – Delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, afirma que SSP não se intimida com entrevista de ninguém.

São malandros – Mendonça Prado pede que resultado das eleições em Aracaju seja respeitado. Declara que muitos que “dão vinho” a políticos são malandros.

Dinheiro rolando – Já André Barros afirma que tem muito dinheiro rolando por baixo dos panos e afirma que há “comunicação paga” na questão do lixo em Aracaju.

Sem paixões – Muito nebulosa a questão do lixo em Aracaju – e outras capitais do País – que merecia apuração mais aprofundada e sem paixões