Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

A QUESTÃO DO PT PRECISA DE ATENÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Percebe-se que o Partido dos Trabalhadores está mais ativo do que nunca. Conseguiu mobilizar milhares de pessoas na semana passada, contra a Reforma da Previdência. Também inundou no vermelho a cidade de Monteiro, no alto sertão da Paraíba, para promover a reinauguração da transposição do Rio São Francisco. Além disso, o PT está livre, leve e solto nas redes sociais, instigando a oposição ao Governo Temer.

Percebe-se um certo desânimo da sociedade em relação ao momento. Quem imaginava que a “corrupção era privilégio dos governos petistas, quebrou a cara”. A Operação Lava Jato expôs nomes que se imaginavam sérios, honestos e equilibrados, além de uma imensidão de políticos e partidos de todas as partes. O povo vive de orelhas em pé quando se fala em autoridade. Imagina logo que se trata de agente da corrupção.

Mas, qual a razão de puxar esse tema já tão carcomido? Corrupção, afinal, tem patente nacional. É que as eleições de 2018 não vai se ater apenas a uma disputa entre siglas de direita e de centro direita. O Partido dos Trabalhadores continua muito forte e se Lula disputar o Planalto dificilmente perde. Se antes Lula era abominado pelo que praticou no Governo, hoje ele está muito à vontade. A maioria se igualou a ele na corrupção, picaretagem e propinagem.

Ninguém pode criticar alguém sem antes olhar para o próprio rabo…

Em Sergipe fica claro que não dá para excluir petistas do processo eleitoral. Na possível candidatura de Lula, ou de qualquer outro candidato, o ex-deputado federal Rogério Carvalho (PT) é um nome que tem uma militância aguerrida para acompanhá-lo e não gostará de vê-lo fora de uma chapa majoritária.

Não se trata de devaneio. Um candidato do PT atrai os sindicatos, os Sem Teto, o MST e toda a estrutura que sempre fortalece a militância o que, contando por baixo, dão até 50 mil votos. É bom pensar nisso…

 

USANDO O NOME DE DANIELLE

Estão usando em excesso o nome da delegada Danielle Garcia, que supostamente seria afastada por cumprir as ordens determinadas por um magistrado.

Essa possibilidade não existe. É politicagem e tentativa de encobrir a corrupção.

TENTATIVA DE DESQUALIFICAR

Um delegado disse, ontem, que existe tentativa de desqualificar o trabalho de Danielle Garcia, que cumpre determinação de um juiz: “Por que não pedem para afastar o juiz?”

– Se existe abuso de autoridade foi do juiz, disse.

TRABALHO DA FORÇA TAREFA

O delegado admite que estão tentando atingir a Força Tarefa, criada por Alessandro Vieira, que já apurou corrupção em oito municípios sergipanos.

Teve prefeito que sacou dinheiro no caixa do banco e haverá prisões.

JONY FOI DURO NA COBRANÇA

O deputado Jony Marcos (PRB) pediu ao presidente Temer e ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que parassem de “mentir para o povo nordestino”.

Referiu-se à questão do milho que Temer autorizou e Meirelles não quer pagar.

TIRANDO ONDA COM O POVO

Segundo Jony Marcos o Governo Federal está “tirando onda com o povo do Nordeste” e todos estão revoltados com essa situação de pavor.

Lembrou que o gado está morrendo e o povo também.

RADIALISTA EXPLICA A VALADARES

O radialista Anselmo Tavares enviou mensagem ao senador Valadares (PSB) relatando tudo o que disse em relação à sua demissão da Rio FM.

Confirmou que foi demitido pelas críticas que fez a políticos que foram ao sertão.

MITIDIERI EXPLICA REAÇÃO

Fábio Mitidieri disse ontem que não mudou nada com Jackson Barreto, mas lamentou que “já há dois meses a Secretaria de Esporte não teve sua situação resolvida”.

– É muito chato tudo isso, disse

PACIÊNCIA VAI REDUZINDO

Mitidieri disse que sempre foi e continua sendo leal ao grupo e ao Governo, mas que isso “é uma via de mão dupla”.

A paciência nossa vai diminuindo com o tempo, disse.

CADA SIGLA TEM SUA REALIDADE

Para Mitidieri, cada partido tem a sua realidade e lembra que gosta muito do governador Jackson Barreto: “voto nele para o Senado”.

– Respeito todo mundo e exijo apenas a mesma coisa.

JOÃO DANIEL FICA ANIMADO

O deputado federal João Daniel (PT) ficou animado com o PSD e PRB pela declaração dos dois partidos de que votam em Lula para presidente em 2018.

Daniel já avisou isso a companheiros em Brasília.

BELIVALDO SAI DA TOCA

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) deixou a reclusão do gabinete e resolveu acompanhar Jackson Barreto em viagens pelo interior.

É possível que a partir de agora ele circule mais ao lado de JB.

COMEÇA A TER PREOCUPAÇÃO

Acomodar Rogério Carvalho (PT) na chapa majoritária é uma preocupação do grupo liderado por JB, porque o PT pesa nas eleições estaduais.

A militância em todo Estado tem 50 mil votos ou mais.

ROGÉRIO TEM CONVERSADO

O ex-deputado Rogério Carvalho tem conversado muito com lideranças e trabalha em silêncio. Terá maior força eleitoral se Lula realmente for candidato a presidente.

A militância petista tem certeza de que isso vai acontecer.

REFORMA CASAS DA MARINHA

Eduardo Amorim destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para reformar dez residências para militares da Marinha, na vila naval em Sergipe.

Bom! Muito bom! E quando vai destinar emenda para reformar casas populares?

ANDRÉ SOBRE TROCA DE SIGLA

O líder do Governo no Congresso, deputado André Moura, já disse que vai permanecer no PSC e só trataria sobre alguma mudança no próximo ano.

Neste momento André quer trabalhar por Sergipe.

VALADARES ATENDE CODEVASF

A pedido da Codevasf, o senador Valadares (PSB) disse que esteve com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, pleiteando providências orçamentárias.

Objetivo: licitar projeto básico do Canal de Xingo.

O PROJETO ENFIM VAI SAIR

O Canal de Xingo agora vai sair e a abertura de licitação já está em andamento, depois da conversa entre o governador Jackson Barreto e o deputado André Moura.

Sairá pela força também da bancada.

Notas

Machado visita a Codevasf – José Carlos Machado esteve ontem na Codevasf e conversou com técnicos do órgão que lhe informaram sobre alguns projetos em andamento, principalmente o Canal de Xingo o qual Machado considera um ‘rio’ de extrema necessidade e de urgência para o sertão.

0x0

Lista fechada já em 2018 – Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a proposta de que nas próximas eleições, em 2018, o voto se dê em lista fechada, na qual o eleitor vota no partido e não em um candidato específico. Será que o ministro acha que os partidos políticos no Brasil são confiáveis.

0x0

Planalto se assusta – O Palácio do Planalto se assustou ontem com a falta de votos do PMDB na terceirização. Dos 64 deputados do partido, oito estão na China com o líder Baleia Rossi. Dez votaram contra, um se absteve e outros 12 simplesmente não deram as caras na votação da Câmara. Só 33 votaram com o governo. (Lauro Jardim)

0x0

Aumento de impostos – O governo está fazendo o máximo possível para evitar aumento de impostos, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília, após participar da cerimônia de lançamento do Novo Processo de Exportações do Portal Único do Comércio Exterior.

0x0

Ultrassonografia no SUS – Mulheres entre 40 e 49 anos poderão ter acesso a ultrassonografia mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a depender do Projeto de Lei do Senado (PLS) 583/2015, aprovado de forma terminativa nesta quarta-feira (22) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

0x0

Elevação gradual da idade – O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) propôs a elevação gradual da idade mínima de aposentadoria do trabalhador rural. Apesar de ser favorável à manutenção da idade atual de aposentadoria no campo (60 anos para homens e 55 para mulheres), ele fez uma proposta para negociar com o governo.

Conversando

Sou contra – Valadares Filho (PSB) diz que “em respeito à ‘você’ declaro aqui minha posição sobre o projeto de lei que terceiriza todas as atividades. Sou contra!”

Sanciona projeto – Michel Temer deve sancionar nos próximos dias PL que autoriza terceirização de todas as atividades nas empresas.

Senador lamenta – O senador Valadares (PSB) lamentou, ontem, no plenário do Senado a aprovação do Projeto sobre a Terceirização.

Mulher notável – Emília Correa é homenageada pela Associação dos Moradores do Bugio com certificado de ‘Mulher Notável’.

Restrição à carne – Mais de 40 países já impuseram algum tipo de restrição à carne brasileira, mas governo segue tentando conter o prejuízo.

Venda da Fafen – Vereadores de Laranjeiras estão debatendo o possível fechamento ou venda da Petrobras/Fafen, localizada no município.

Dia da doméstica – Aprovado requerimento N° 47/2017 que solicita sessão especial para celebrar o Dia da Doméstica, 24 de abril.

CPI em votação – Nitinho Vitale diz que colocará requerimento da CPI do Lixo em votação e afirma que Elber Batalha pode procurar a Justiça.

Afastar Danielle – O deputado e radialista Gilmar Carvalho diz que para afastarem Danielle Garcia será preciso modificar toda cúpula da SSP de Sergipe.

Leia também