Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Caravana Descubra Sergipe alcança bons resultados na Bahia

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz888

Ação divulgou atrativos turísticos junto a agências de viagem da Bahia

A crise econômica e o grande número de feriados prolongados previstos para 2017 trouxeram preocupações para o trade turístico sergipano. Nos dois primeiros meses deste ano a taxa de ocupação hoteleira foi inferior a 50%, causada em grande pela queda no turismo de negócios.

Para tentar reverter esse cenário, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira Seccional Sergipe (ABIH/SE), em parceria com o Sebrae e diversas instituições, promoveu durante toda a semana um conjunto de ações para atrair novos turistas para o estado.

A iniciativa, denominada Descubra Sergipe, teve como foco apresentar a agentes e operadores de viagem baianos os principais atrativos turísticos locais, além de identificar eventuais demandas desses profissionais para facilitar a comercialização de pacotes,

Durante quatro dias, a caravana visitou empresas de Alagoinhas, Feira de Santana e Salvador. A ação foi concluída com a apresentação do Destino Sergipe a quase 200 agentes de viagem no Hotel Real Classic Bahia.

Durante o evento, a presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita, destacou as diversas opções de roteiros, ressaltando que o estado possui muito mais atrativos do que os já famosos Cânions de Xingó e a Passarela do Caranguejo.

?Temos hoje alternativas para quem busca descansar, curtir o turismo de aventura, conhecer prédios históricos e apreciar a gastronomia. O nosso objetivo é tornar essas atrações mais conhecidas para que as pessoas vejam o nosso estado não apenas como um local para passar um final de semana, mas como um destino que o permita ficar por vários dias?, explica.

Novas opções

Entre as novas opções de lazer apresentadas aos agentes mereceram destaque a Croa do Goré, a Ilha dos Namorados, Rota do Cangaço, os Museus Olímpio Campos e da Gente Sergipana, as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras e o Parque dos Falcões em Itabaiana. Foram destacadas ainda a região de Mangue Seco e a realização do tradicional ForróCaju.

Outro atrativo relatado aos profissionais foi a vasta rede hoteleira, que conta com uma estrutura moderna e com quase 12 mil leitos.

A Bahia foi escolhida para esta ação pelo fato de ser o maior emissor de turistas para Sergipe e pela facilidade de deslocamento entre as regiões. Outro fator é que a proximidade entre os dois estados reduz o custo das viagens, beneficiando o turismo de lazer.

De acordo com Luiz Augusto Leão, proprietário da Shalon Operadora e presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia (Sindetur/BA), Sergipe é um estado com potencial para se consolidar como um importante polo de turismo nordestino.

?A maioria dos agentes ainda tem um conhecimento limitado sobre o Destino e essa iniciativa é importante para demostrar que há atrações capazes de atrair mais visitantes. Acredito que esse é o primeiro passo para mudar o cenário e inserir Sergipe definitivamente na rota do turismo em nossa região?.

E segundo o secretário de Estado do Turismo de Sergipe, Fábio Henrique, um fator deve facilitar esse trabalho: a criação de novas rotas aéreas.

?Estive em reunião com representantes da Gol Linhas Aéreas e solicitamos a implantação de um voo que faça a linha Salvador ? Aracaju-Recife, uma linha direta Aracaju-Brasília e a criação de uma rota Aracaju-Buenos Aires. O pedido será analisado por eles e estamos bastante com a esperança de que tudo dará certo?.

Além da ABIH/SE e do Sebrae, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens Seccional Sergipe (ABAV/SE), o Aracaju Convention, a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio) e Sindicato das Empresas de Turismo no estado de Sergipe (Sindetur-SE) também apoiaram a realização da Caravana.

Por Wellington Amarante

Foto assessoria

Leia também