Aracaju, 28 de março de 2024

Mendonça Prado deveria assumir a PMA! Edvaldo Nogueira sumiu!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Aracaju tem jeito, mas falta prefeito!”. Esta era a expressão mais usada por militantes do PT, PCdoB e de outros partidos, em suas respectivas redes sociais, insatisfeitos com a gestão do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). A “tendência” viralizou ao ponto de chegarmos a um dos resultados mais pífios da história de gestores que disputavam ou não a reeleição na capital. Uma série de fatores inviabilizou a administração anterior, mas o democrata errou, e muito, e deve ser responsabilizado por tudo, tendo em vista que ele era o prefeito da cidade. Aliás, o povo de Aracaju já deu uma resposta forte a João Alves e seus poucos seguidores.

Mas o ex-prefeito já é assunto superado e agora todas as atenções se voltam para o atual gestor Edvaldo Nogueira (PCdoB). Logo ele que passou a campanha inteira prometendo muito, assumindo o compromisso de retomar a qualidade de vida do aracajuano. Só que em meio a tantos problemas de ordem administrativa, somados aos de cunho financeiro, mais precisamente a questão do lixo, quando a Polícia Civil deflagra uma busca e apreensão dentro de um órgão da Prefeitura, simplesmente o prefeito silencia? Mesmo que não tenha muito a dizer, que não queira se comprometer, estamos falando da maior autoridade da cidade!

No entendimento deste colunista, diante de uma Operação da Polícia Civil dentro de sua administração, era uma obrigação de Edvaldo Nogueira de vir a público para dar algum esclarecimento. O gestor perdeu a grande oportunidade de ser transparente e de transmitir segurança para o aracajuano de uma forma geral e, mais precisamente, para a parcela do seu eleitorado. E a crítica vale tanto para o prefeito de Aracaju quanto para a vice-prefeita Eliane Aquino (PT). Estrategicamente, os membros da oposição estão sabendo tirar proveito desta “omissão” e têm desgastado ainda mais a gestão através das redes sociais.

Em síntese, o gestor de Aracaju prometeu demais na campanha eleitoral e, sentado na cadeira de prefeito, ainda não disse a que veio, não conseguiu desenvolver nada em quase 100 dias de gestão. Justiça seja feita, o comunista também recebeu um “presente de grego” do ex-prefeito João Alves Filho, mas já são quase três meses de trabalho e muito pouco foi feito até agora. E este colunista estende a crítica pela “omissão” do prefeito para vários auxiliares da administração municipal. Há a informação de bastidores que até já existe secretário colocando o cargo a disposição porque as coisas não andam na gestão de Edvaldo Nogueira.

E essa polêmica envolvendo o lixo de Aracaju, para este colunista, provou que o presidente da Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), Mendonça Prado, tem sido muito mais prefeito da capital que Edvaldo. A coluna não vai entrar no mérito se o auxiliar está certo ou errado, mas ele foi o único representante da administração que teve coragem de vir a público, não apenas para se defender, mas para tentar transmitir isenção e transparência para a sociedade. Mendonça ocupa um espaço estratégico, e não por desrespeito ou abuso, mas por omissão do gestor da PMA. É a história de assumir o bônus e o ônus da situação…

Mendonça Prado vê abuso por parte do Ministério Público Estadual e da Deotap (Departamento de Crimes Contra Ordem Tributária), na Operação Babel, que resultou em buscas e apreensões de documentos e computadores na Emsurb, na empresa TORRE e no Sindilimp (Sindicato dos Garis), mas quem vai analisar e sentenciar isso é o Poder Judiciário. E nesse caso a SSP precisa apenas conter o “espetáculo” e focar no trabalho técnico. Concordando ou não, Mendonça ao menos respeita a população, se manifesta e dá a cara para bater! Pode até pagar um preço alto por isso, mas para a coluna já tem legitimidade para assumir o comando da cidade, até porque o prefeito sumiu…

Veja essa!

Nos bastidores do mundo político não se fala outra coisa: a decisão de Mendonça Prado de processar judicialmente o promotor Henrique Cardoso e a delegada de Polícia Civil, Danielle Garcia. Uns aprovam a coragem do auxiliar de Edvaldo; outros já avaliam como suicídio político…

E essa!

Não há qualquer ilegalidade, mas não soa bem um promotor e uma delegada, que supostamente mantem um relacionamento conjugal, atuando e fiscalizando no mesmo caso. A coluna jamais vai questionar a isenção, seja do MPE, seja da Polícia Civil, mas tem que fazer justiça neste sentido também…

Falando nisso

A informação deste colunista sobre a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, dando conta que um casal “contrata e fiscaliza” a prestação de serviços para a PMA, foi repercutida pelo radialista Alex Carvalho, na Rede Ilha FM, na manhã dessa sexta-feira (24).

Relembre

A coluna já revelou que na Saúde Municipal tem um casal nomeado, onde uma “bate o escanteio” e o outro “cabeceia para marcar o gol”, ou seja, a esposa é responsável pelas licitações e contratações de empresas; já o maridão é responsável por fiscalizar a prestação desses serviços. Em resumo: pode ser legal, mas é imoral.

Bomba!

O radialista Alex Carvalho tratou do assunto com o líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Elber Batalha (PSB), que concedia entrevista ao vivo e o mesmo trouxe a tona outro dado revelador: este seria apenas mais um dos vários registros de nepotismo já configurados e identificados, através do Diário Oficial, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

Alô MPE!

Elber Batalha assegurou uma possível ação de Improbidade Administrativa e revelou que está reunindo toda a documentação para encaminhar ao Ministério Público Estadual. “Tem nomeação de esposa, de parentes de secretários, em outras ou na mesma Pasta do auxiliar, e tem até parente do prefeito em cargo de direção ou coordenação, que não está na exceção da lei do nepotismo”.

Olho nela!

Na edição anterior, este colunista revelou que uma empresa, velha conhecida da PMA, foi contratada pela Saúde de Aracaju para a prestação de serviços e que está sendo investigada junto com um de seus proprietários, que é suspeito de ter causado um dano recente às finanças do município, superior a R$ 15 milhões.

Ela voltou!

A coluna apurou que a empresa prestou serviços para a PMA, coincidentemente, nos anos em que Edvaldo geriu a cidade pela primeira vez e voltou agora, no mesmo local e exatamente com o mesmo contrato. Contratada pela “esposa” e fiscalizada pelo “esposo”. A empresa tem poucas letras, mas segue dando as cartas…

Exclusiva!

Um caso inusitado aconteceu recentemente em Nossa Senhora do Socorro, na gestão do prefeito Padre Inaldo (PCdoB): na contratação de uma prestadora de serviços, através de licitação, 10 empresas participaram do certame e foram desclassificadas as nove (9) melhores colocadas. Exatamente a 10ª, que apresentou o preço mais alto, foi contemplada para realizar o serviço.

Devia anular

Na avaliação deste colunista, a Prefeitura deveria ter anulado o processo licitatório e aberto um novo, até para preservar o princípio da economicidade. Pode até parecer legal, Padre Inaldo, mas é no mínimo imoral. Com a palavra a Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro…

Jony Marcos

O deputado federal repudia a ação do governo federal que, segundo ele, recuou da proposta de enviar as 200 mil toneladas de milho para salvar o rebanho de gado leiteiro e gado de corte do Nordeste. “Estão tirando onda com o nosso povo! Para que fazer evento em BSB, chamar os governadores? O presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda devem parar de mentir para o povo do Nordeste”. Feito o registro!

Laércio Oliveira

Pegou muito mal a declaração do relator do projeto da terceirização, aprovado pela Câmara Federal, deputado Laércio Oliveira (SD), que a maioria dos trabalhadores do País no setor de asseio e conservação é do sexo feminino porque “ninguém faz limpeza melhor do que a mulher”. Talvez o deputado tenha sido mal interpretado, mas seus opositores trataram de difundir uma postura antiquada e machista do sergipano.

Deveria se manifestar

Laércio Oliveira é um político de fino trato, um empresário polido e que jamais negou que está trabalhando em defesa de um segmento importante para a sociedade. É um prestador de serviços bem sucedido e, para não ter sua imagem descontruída, deveria se manifestar sobre o assunto e tentar esclarecer.

Fogo amigo

Depois de “rifá-lo” da chapa majoritária para 2018, alguns aliados de Laércio Oliveira, na base de Jackson Barreto, agora querem tirá-lo da coordenação da bancada federal, posto que ele disputa com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Os fatos estão provando que o deputado fez a opção política errada…

Machado

O ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) esteve na Codevasf, onde foi recebido pelo superintendente César Mandarino e pelos técnicos Carlos Hermínio, Orlando Tavares e Oscálmi Porto. “Me informaram sobre alguns projetos em andamento, principalmente sobre o Canal de Xingó, o qual considero como um ‘rio’ de extrema necessidade e urgência para o nosso Sertão”.

Capela

A coluna recebeu imagens do município, que teve uma quinta-feira (23) tumultuada por conta de um processo de seleção para a contratação de pessoal, através de currículo. Muita fila, muita confusão entre os candidatos e a equipe da Prefeitura e o pior: uma grande quantidade de pessoas de outras cidades, inclusive de Aracaju. Pelo visto vai demorar um pouco para o município voltar a ser princesa…

Alô TCE!

Dando o que falar nas redes sociais o edital para contratação, em caráter emergencial,  pela Secretaria de Estado da Justiça, de empresa responsável pela administração da penitenciária de Areia Branca com 390 presos. Apenas duas empresas concorreram. Até aí tudo bem. A diferença entre a proposta vencedora e a derrotada, pasmem os leitores: foi de apenas um centavo! A Reviver apresentou a proposta mais “barata”: R$ 8.9995.107,59. Cada preso custa algo em torno de R$ 3,8 mil. É mole?

Pagamento I

A recompensa pelo esforço e dedicação dos ganhadores da 34ª Corrida Cidade de Aracaju, ocorrida no último dia 17 em comemoração ao aniversário da capital, chegaram logo na semana seguinte. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), realizou, na última quarta-feira (22), o pagamento referente à premiação, totalizando R$ 97 mil, distribuídos nas 20 categorias.

Pagamento II

A Prefeitura de Aracaju (PMA) está concluindo o pagamento do salário de dezembro dos servidores municipais da administração direta e indireta, dos demitidos em dezembro, dos que recebem pensão alimentícia, estagiários e aprendizes que ficaram sem esse pagamento. Num esforço de engenharia financeira, a PMA está investindo recursos da ordem de aproximadamente R$ 7 milhões para honrar esse compromisso.

Primeira parcela

Os servidores que não aderiram à operação de crédito que foi disponibilizada para o pagamento integral dessa remuneração, estão recebendo a primeira das doze parcelas referentes ao valor líquido de dezembro, com a devida correção, conforme previsão legal, que é de 25,34% diluído nas parcelas.

Fábio Oliveira

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, essa é a demonstração do esforço coletivo que foi realizado para garantir o direito dos servidores. “Temos que agradecer a todos os nossos servidores e aos da Secretaria Municipal da Fazenda, que adentraram à noite trabalhando para concluir todo esse processo que está terminando antes do estipulado, uma vez que a estimativa era concluirmos até essa sexta-feira. Estamos cumprindo o que o prefeito Edvaldo Nogueira determinou”, destaca.

Indenizações
Em relação ao pagamento das indenizações dos exonerados na administração anterior, a Seplog informa que todos os processos estão sendo avaliados individualmente, com a comprovação do efetivo exercício profissional e, em data a ser definida, o respectivo calendário de pagamento também será divulgado conforme o fluxo de caixa do tesouro municipal.

Zezinho do Bugio I

O vereador de Aracaju, Norberto Alves Júnior (PTB), o “Zezinho do Bugio”, ocupou a tribuna da Câmara Municipal para se retratar publicamente de uma colocação que fez a respeito da empresa Uber e em defesa dos taxistas, mas que gerou um desconforto com a Polícia Militar de Sergipe. Com uma história de muito trabalho dentro da PM, Zezinho reconheceu que seu posicionamento foi equivocado e pediu desculpas as todos os militares do Estado. Vários colegas do parlamento municipal ficaram solidários com o vereador.

Zezinho do Bugio II

“No afã de querer defender a categoria dos taxistas, pela qual eu tenho profundo respeito, acabei me colocando mal perante a minha categoria da Polícia Militar. Por isso quero, publicamente, pedir desculpas a todos os policiais militares do nosso Estado, mesmo porque eu conheço a tropa e, mesmo vereador, ainda me sinto parte dela. Todos sabem do meu compromisso e da minha defesa pela instituição Polícia Militar”, desculpou-se Zezinho do Bugio.

Desculpas

O vereador explicou que talvez pela falta de experiência no parlamento, por chegar em um mundo novo, não tenha se expressado corretamente e findou sendo mal interpretado. “Quantas noites eu perdi me dedicando a esta instituição e à sociedade. Agradeço aos colegas pelas manifestações de carinho e já antecipo que vou me desculpar pessoalmente, em todas as Companhias e Batalhões da PM, e tentar transmitir para os amigos que não é isso que sai do meu coração”.

Turismo

O vereador Elber Batalha cobrou na Câmara Municipal de Aracaju, o retorno da Secretaria Municipal de Turismo. O parlamentar recebeu um apelo de entidades ligadas ao setor que se dizem ‘órfãs’ de políticas públicas para o turismo na capital. Segundo Elber, o turismo é um dos setores que mais se desenvolve, mesmo em período de crise, sendo importante o fortalecimento deste setor.

Cabo Amintas

O vereador Cabo Amintas (PTB) lamenta a violência contra os policiais e cobra valorização para a categoria e Justiça para as vítimas de homicídios. “Não podemos esquecer que os soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar, que estão nas ruas todos os dias para garantir a segurança da população, arriscando a vida, estão saindo de casa sem saber se retornam”, alerta.

Bittencourt

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) solicitou aos parlamentares o engajamento para as ações da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra em Sergipe. Atendendo convite da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), o líder do prefeito participou da instalação da Comissão, cujo objetivo é elaborar Políticas Públicas voltadas à população negra e fortalecer ações de combate à discriminação racial, ainda muito presente no Brasil.

Jason Neto

Aprovado o requerimento de autoria do vereador Jason Neto (PDT), que solicita a criação de uma comissão especial e temporária para análise e elaboração de uma legislação de controle, defesa e proteção dos animais. Na justificativa, o vereador argumentou que é preciso um conhecimento mais profundo das leis já aprovadas pela CMA e unificar todas elas em uma legislação moderna, com acréscimo de outras questões ainda não abordadas.

Gualberto

Integrantes do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia) ocuparam as galerias do plenário da Assembleia Legislativa para protestar contra a série de demissões que vem ocorrendo na Energisa, empresa privada responsável pelo fornecimento de energia elétrica em quase todo o estado de Sergipe. Na ocasião, o deputado Francisco Gualberto (PT) fez um duro pronunciamento repudiando a atitude da empresa e afirmando que ela desrespeita o Estado e contribui para o agravamento da crise econômica e social em Sergipe.

Maria Mendonça

Ao conclamar a sociedade sergipana para apagar as luzes das suas residências e empreendimentos entre as 20h30 e 21h30, neste sábado (25), como forma de somação de esforços em favor do planeta, a deputada Maria Mendonça (PP) ressalvou que esse gesto representa o compromisso de cada um em conviver de forma pacífica com o meio ambiente.

João Daniel

O deputado federal João Daniel (PT/SE) voltou a lamentar a paralisação das atividades voltadas à questão agrária em todo país, desde a retirada da presidenta Dilma Rousseff, e os prejuízos que isso tem trazido para o estado de Sergipe. Segundo o parlamentar, o governo Temer tem virado as costas para o Nordeste e para Sergipe. “Tivemos o prazer de sermos o Estado com a melhor distribuição de terra, que caminhava para a regularização fundiária dos posseiros em diversas regiões, o que era feito em parceria do governo federal com o governo do Estado”, lembrou.

Cultura

Diante do sucesso da primeira edição do ‘Teatro no Museu’, no ano passado, o Museu da Gente Sergipana decidiu realizar em 2017 mais uma temporada de espetáculos infantis e infanto-juvenis. O objetivo do ‘Teatro no Museu’, uma iniciativa do Instituto Banese, é abrir espaço para projetos de artes cênicas direcionados a crianças, adolescentes e toda família e fomentar a produção artística local e a formação de plateia.

Em cartaz

A nova temporada, que teve início dia 04 de fevereiro, seguirá até 16 de dezembro, todos os sábados, às 16h, no átrio do Museu, trazendo uma diversidade ainda maior de manifestações das artes cênicas e de abordagens temáticas. Em cartaz até dia 08 de abril, ‘Histórias de Flavinha’, do contador de histórias Luciano Góis, abriu a temporada e fará mais uma apresentação nesta sábado (25).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também