Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

BUFÊ A QUILO DE DENÚNCIAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

“Carne fraca, miolo mole” é o título de comentário do cientista político Murillo Aragão sobre a Operação Carne Fraca, que revelou irregularidades na atuação de frigoríficos brasileiros, traz aspectos característicos dos dias de hoje: muita luz, pouco calor, uma imensa egotrip por parte dos investigadores e uma grave irresponsabilidade por parte da mídia. Nesse caso, temos um grande bufê a quilo de denúncias. Algumas sérias, outras vagas.

Se houve malfeitos, não se pode omiti-los. Devem ser combatidos com os rigores da lei. Mas dada a relevância da indústria de carnes para o Brasil, a regra número um deveria ter sido a precisão ao se anunciar publicamente os resultados dessa operação. Não houve tal cuidado.

Em tempos de busca pelo espetáculo e de ativismo, muitas vezes ilegal e irresponsável, vale tudo. Em meio a tanta inconsistência, o noticiário mistura alhos com bugalhos – fruto também de uma crescente carência de recursos humanos na mídia, que, certamente, já viveu tempos melhores – e chegamos ao show business, tão necessário aos hits que fazem a alegria dos anunciantes. Até a hora que eles passarem a ser vítimas/protagonistas do espetáculo.

Relatório recente da Freedom House alerta para os riscos, concretos e preocupantes, que a liberdade de expressão está correndo. Por outro lado, porém, consumimos inúmeras notícias podres, contaminadas pela salmonella ideológica e pelo vício de destacar o negativo. Ninguém alerta para tal fenômeno nos tempos modernos. Tampouco a mídia, por empáfia e corporativismo, se dedica a fazer um exercício correto de autocrítica de seus erros e excessos. A ponto de, em alguns momentos, deixar que a imprecisão substitua o rigor jornalístico que alguns temas complexos exigem.

Enfim, é também um grave risco para a saúde pública e para a cidadania a contínua contaminação da população por notícias podres, pós-verdadeiras, factoides.

EDUARDO MANDA RECADO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) manda um recado objetivo: não tem preocupação, neste momento, em resgatar antigos aliados.

– Vamos continuar nossa caminhada com quem verdadeiramente ama Sergipe.

SENADOR NÃO CITA NOMES

Eduardo Amorim não citou nomes, mas disse que aqueles que se foram não têm problemas, “mas viram que lá é bem mais diferente do que cá”.

– Minha preocupação não é com quem foi, mas com o Estado

ELABORA PROJETO DO CANAL

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), disse ontem que está trabalhando para elaboração do projeto executivo do Canal de Xingo.

A obra terá o valor de R$ 20 milhões.

ÚNICO APOIO AO SERTÃO

Segundo ainda André Moura, que concedeu entrevista ao Programa do Bareta, o único apoio que o sertão recebe é por meio de iniciativas do Governo Federal.

– Não existe outra forma, disse.

NO MILHO, TEMER FALHA

O presidente Michel Temer, entretanto, falhou na questão do milho para o sertão. Ele reuniu governadores e bancadas para garanti toneladas de milho aos agricultores.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pôs o dedo e vetou.

OPOSIÇÃO QUE NÃO CONVERSA

A vereadora Emilia Correa diz que estava ouvindo uma entrevista de André Moura e o que se constata é que a ‘oposição’ não tá nem aí pra ‘oposição’ que tem.

– É uma oposição solta, que não se conversa e não se tem atenção, disse.

OPOSIÇÃO DESPREZA O QUE TEM

Segundo ainda Emília Correa a oposição despreza o que tem em busca dos que se foram, a exemplo de Laércio Oliveira, Capitão Samuel e tantos outros.

– Como também aqueles que faziam parte da bancada na Câmara de Aracaju.

CORRE O RISCO DE SE ENTERRAR

Emilia Correa aconselha que é bom ter cuidado. A oposição do jeito que vai corre o risco de se enterrar mais e mais.

Para a vereadora, é ‘lamentável isso!’

GREVE GERAL EM PROPRIÁ

Propriá (SE) e Porto Real do Colégio (AL) farão greve geral sexta-feira contra Reforma da Previdência e Terceirização. Lá estarão professores e índios Kariri-Xocó.

Haverá manifestação na ponte que liga as duas cidades.

INAUGURAÇÃO NO BAIRRO OLARIA

Albano Franco participou, ontem, da inauguração da nova praça de Esportes e Artes, no bairro Olaria, a primeira feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

A presença de Albano foi um reconhecimento ao trabalho de Edvaldo.

VALMIR FALA SOBRE LAGARTO

O prefeito Valmir Monteiro (PSC) disse ontem que o grupo dos Reis, que lhe faz oposição no município, quer ser “o prefeito do governador em Lagarto”.

– Eles acham que são os donos do município.

AUGUSTO É QUE FAZ PERGUNTA

Antes de ser entrevistado, ontem, Augusto Bezerra fez a “pergunta que não quer calar e o povo de Aracaju quer saber”: só vão ser investigados eu e Paulinho Hangenbeck?

Referia-se ao processo das subvenções na Assembléia.

AUTORIZOU APENAS UM CHEQUE

O deputado Augusto Bezerra teria conseguido provar tudo que dissera antes no processo eleitoral sobre a subvenção, no qual vem sendo investigado.

Augusto apenas endossou um cheque a pedido do gerente.

SAQUES FEITOS PELA PRESIDENTE

A presidente da Associação Alma Viva, Clarice Jovelina, também envolvida no processo disse que fez todos os saques em cheques e entregou o dinheiro a Nollet.

Afirmou que Nollet lhe fez ameaças.

CONVERSA SOBRE A FUNDAÇÃO

O governador Jackson Barreto teve encontro com Almeida Lima e Jerônimo Reis e trataram sobre a FHS. Almeida exibiu os documentos da Justiça.

Os três terão novo encontro para chegar a uma solução.

NÃO TERÁ GRANDES PROBLEMAS

Jerônimo disse que vai esperar uma decisão do governador e deixou claro que o grupo não vai se afastar politicamente de Jackson Barreto.

– Não somos amigos do Governo, somos amigos do governador, disse.

CANDIDATURA DE ALMEIDA LIMA

Ontem, uma boa fonte liga para pedir informação: “José Almeida é candidato a governador?” Respondi que não sabia, mas havia essa especulação.

– Se ele for não terá apoio do grupo liderado por Jackson, disse.

Notas

Abertura de Sindicância – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, determinou ontem a abertura de sindicância para apurar o vazamento de depoimentos sigilosos de executivos da empreiteira Odebrecht, nos quais são relatados supostos repasses ilegais à campanha da chapa Dilma-Temer nas eleições de 2014.

0x0

Acesso a municípios – O governo federal lançou ontem novos critérios de seleção para o programa Minha Casa, Minha Vida. A partir de agora, todos os municípios terão acesso ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), antes disponível apenas para cidades com população inferior a 50 mil habitantes.

0x0

Dilma muda de posição – Sobre o Projeto de Lei da Privatização, a presidente Dilma (PT) disse, dia 30 de abril de 2015, que era “urgente regulamentar o trabalho terceirizado no Brasil, para que tenham proteção e garantia de salário digno”. Ontem a mesma Dilma disse: “Mais um golpe. A terceirização é o fim do CLT”.

0x0

Mudança no sistema eleitoral – Duas propostas de mudança do sistema eleitoral brasileiro podem ser combinadas em um único modelo na reforma política que o Senado pode promover ainda este ano. A união do voto em lista fechada, defendido pelo presidente Eunício Oliveira e o voto distrital, encampado por vários senadores.

0x0

Separa joio do trigo – O depoimento de Hilberto Silva ao TSE ajuda a separar o joio do trigo. Centenas de políticos corruptos receberam dinheiro da Odebrecht. Mas o único que tinha uma conta corrente na própria empreiteira era Lula, que legou o esquema de propinas, com o respectivo saldo, para sua sucessora, Dilma Rousseff.

0x0

PT não lança Lula agora – Com receio de sofrer punições da Justiça Eleitoral, o PT desistiu de lançar a candidatura de Lula à Presidência em 2018 no mês que vem. Petistas defendiam que Lula deveria sentar para depor diante do juiz Sérgio Moro dia 3 de maio, no processo sobre o tríplex do Guarujá na Lava-Jato, já na condição de pré-candidato.

Conversando

Fazer concurso – Jackson Barreto diz que seu projeto é fazer, ainda este ano, concurso para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e agente penitenciário.

País do trambique – Segundo O Antagonista, o ministro Gilmar Mendes defende anistia ao caixa 2. “O Brasil é realmente o país do trambique”.

Banco de emprego – O vereador Thiaguinho Batalha propõe a criação de um banco de emprego para mulheres vítimas de violência.

É contra – Diz Eduardo Amorim: sou contra a privatização da Deso. É preciso que o Governo invista na Companhia que tem papel social muito importante para o sergipano.

Diz André Moura – “Defendo aquilo que entendo ser o melhor para o País, como a Redução da Maioridade Penal, por exemplo”.

Sonhos e projetos – A deputada Maria Mendonça acha que Pessoas com Down precisam ser estimuladas a realizar sonhos e projetos.

Fábio é contra – O deputado federal Fábio Reis (PMDB) disse ontem, em entrevista Gerliano Brito, que é totalmente contra a reforma da Previdência.

Cleptocracia – Emilia Correa achava que não existia um nome para se dar ao regime de governo no Brasil, que não fosse democracia. Mas existe sim: ‘cleptocracia’.

Cajundós dos judas – Sergipe ainda tem o ranço da política que se pratica nos cafundós dos judas. É preciso levar o Estado e o mandato a sério.

Leia também