Aracaju, 29 de março de 2024

Velho Chico moribundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Velho Chico não é mais aquele caudaloso rio que empurrava furiosamente o Oceano Atlântico, espalhando suas águas barrentas por quilômetros mar adentro. Represado para garantir a produção de energia elétrica e seriamente assoreado, em alguns trechos o São Francisco já não assusta ninguém. O quadro é tão grave que na divisa de Sergipe e Alagoas o mar o invade quilômetros adentro. Em alguns trechos, é possível atravessá-lo montado num cavalo. Esta situação pode se agravar ainda mais, pois a Chesf deve reduzir novamente a vazão, que já está em 700 metros cúbicos por segundo, a menor da história. Lamentavelmente, se continuarem tratando desta forma o moribundo Rio da Integração Nacional, quando o governo concluir as obras de transposição, não haverá água suficiente em seu leito para abastecer os enormes e longos canais. Lastimável!

Greves no fim

Os médicos da Prefeitura de Aracaju e os professores da rede estadual podem retornar ao trabalho esta semana. Os primeiros devem se reunir com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) visando discutir uma pauta para justificar o fim da greve, que já dura mais de dois meses. Não querem voltar ao batente de mãos abanando. Por sua vez, os educadores, parados em protesto contra a reforma da Previdência, fazem assembleia hoje e podem suspender o movimento, mantendo a categoria em estado de greve. Melhor assim!

Bem na fita

O governador Jackson Barreto (PMDB) sanciona nesta segunda-feira, uma Lei reenquadrando salarialmente os radialistas das rádios e TV Aperipê. A medida recebeu todos os aplausos dos comunicadores. O presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, festeja o fato de a Lei beneficiar mais de 50 profissionais que trabalham nas três emissoras do governo. Legal!

Intolerância

O volume de denúncias contra a intolerância religiosa cresceu 626% no ano passado, ante 2015. Também aumentou o número de queixas sobre atos violentos contra comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os professantes das religiões e cultos de matriz africana. Há indicativo que algumas igrejas neopentecostais estão pregando o ódio, inclusive na internet. Misericórdia!

Queixa aliada

E o deputado federal Fábio Reis (PMDB) não esconde a insatisfação com o governador Jackson Barreto (PMDB): “Não pega bem quando se faz política desprestigiando os amigos para acomodar adversários no governo”, se queixou.  O pai de Fábio, Jerônimo Reis, é mais moderado: “Não vamos nos afastar politicamente do governador”, promete o líder lagartense. Os Reis estão incomodados desde que JB lhes entregou a Fundação Hospitalar da Saúde completamente esvaziada. Aff Maria!

Água do mar

A escassez de água provocada pela seca no Nordeste despertou o interesse de empresas e governos para a dessalinização da água do mar. Segundo Francisco Vieira Paiva, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, países com regiões climáticas parecidas com as do Nordeste têm experimentado essa tecnologia visando minimizar o impacto às populações. Nem todo mundo sabe, mas a usina termelétrica a ser implantada em Sergipe vai utilizar em seus processos água do mar dessalinizada.

Amigos da onça

O pastor evangélico Daniel Fortes (PTC) não esconde a mágoa com uns falsos amigos: “No curto período em que estive deputado estadual, meus twitter, WhatsApp e e-mail não paravam de receber mensagens. Bastou eu deixar a Assembleia para quase ninguém mais me procurar pelas redes sociais”, reclama. É pastor, rei morto, rei posto. Crendeuspai!

Estréia na TV

E quem inaugurou nesta segunda-feira, programa na TV Atalaia, canal 8, foi o ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT). Batizado de “Balanço Geral, manhã”, o programa é um misto de fatos policiais, cotidiano e, claro, atendimento às queixas do povão. Fábio Henrique deixou a rádio Atalaia em 2008, quando se elegeu prefeito de Socorro, após ter sido o vereador mais votado de Aracaju.

Impasse

As empresas de ônibus de Aracaju reivindicam do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) um bom reajuste para o preço da tarifa. Por outro lado, os usuários do sistema de transporte coletivo exigem que as latas velhas sejam substituídas por ônibus confortáveis e seguros. Que dilema para o comunista, hein?

Coração de mãe

Ferido a bala, um catingueiro do interior baiano desembarcou na porta do Hospital de Urgência de Sergipe e perguntou: “Esse é o HUSE tão falado?”. Resposta do motorista da ambulância: “É ele mesmo. Use a abuse que eu já estou indo embora”. Cruz credo!

Recorte de jornal

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz222

Publicado no jornal aracajuano A Cruzada, em 15 de agosto de 1970.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também