Aracaju, 29 de março de 2024

O crime passa por cima da “Farsa Nacional” em Sergipe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por mais que o governador Jackson Barreto (PMDB) cobre resultados, por mais que o secretário João Batista e a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentem números, por mais que o governo federal tenha enviado homens da Força Nacional de Segurança, a sensação de medo e de insegurança é cada vez maior no Estado. As famílias estão assustadas, nossas polícias desestimuladas e o foco da SSP está sendo desviado por questões midiáticas. Felizmente a corrupção, de políticos e empresários, está sendo combatida em Sergipe, mas o preço deste trabalho quem está pagando é a sociedade.

Este colunista não é contrário que políticos, empresários e até comunicadores sejam investigados e tenham que ser responsabilizados por seus atos. Mas há em Sergipe uma obstinação pelo “prender”, pelo “desmoralizar”. Setores da Segurança Pública estão concentrados em reprimir estes crimes, e isso é ótimo, mas nossas ruas e avenidas estão sem a devida cobertura, nossos bairros estão abandonados, quem paga impostos e precisa de segurança está refém dos marginais. Desviaram os policiais que não entram mais em confronto com bandidos. Preferem, obviamente, o trabalho burocrático de monitorar, fiscalizar e intimidar. Aqui o gestor municipal, por exemplo, já tem prévia condenação…

A Secretaria de Segurança Pública tem um departamento especializado em acompanhar e atuar nestes crimes. Tem que lhe permitir as condições de trabalho, é verdade, mas é preciso também sair da mídia. De um lado, delegados e policiais se amontoam em coletivas e eventos para combater a corrupção, mas do outro temos delegacias fechadas, desestruturadas e muitas vezes abandonadas pelo interior, onde o cidadão comum não tem a quem recorrer em registros de violência. Por qualquer região que se ande em Sergipe, existem queixas de insegurança.

Temos em Sergipe uma das polícias mais eficientes em elucidação de crimes, mas temos também uma SSP que não consegue encontrar meios para o que o crime não aconteça. A prevenção não existe! Em 2015 o nosso Estado chegou ao posto de mais violento do Brasil. Tem tudo para continuar com esse índice negativo quando do levantamento de 2016. Para 2017, desde o início do ano a Secretaria e sua cúpula falam, repetidamente, que os registros estão baixando. Não é isso que a sociedade sente nas ruas. A sensação de insegurança perdura e, talvez, a estratégia montada não tenha sido a mais feliz ou eficiente.

Dia desses, em pleno centro de Aracaju, bem cedo, no início da noite, uma policial militar, fardada e armada, foi atacada por um bandido que a agrediu e entrou em confronto corporal para roubar a arma. Em Sergipe, nem a Polícia está sendo mais respeitada. Os bandidos tomaram conta de tudo! A prova inconteste da ineficiência da SSP foi o envio para Sergipe de um reforço da Força Nacional de Segurança Pública. 120 “velhos policiais”, que estavam na reserva e vieram a Sergipe para fazer blitz! É isso mesmo: os homens não conhecem a nossa realidade, não conhecem o Estado, fazem abordagens no trânsito e ainda custam um alto investimento.

Em síntese, o crime organizado em Sergipe passou por cima da “Farsa Nacional de Segurança Pública”! Era muito melhor se aproveitassem os homens da reserva aqui de Sergipe mesmo. Talvez os resultados fossem bem melhores. O Governador Jackson Barreto precisa se atentar e a própria SSP precisa combater a corrupção sim, que anda desenfreada, mas sem esquecer-se de garantir a segurança dos sergipanos. Quem condena o político ou o empresário é o Poder Judiciário. E para eles esse julgamento já é uma condenação. Na outra “ponta” o povão clama por mais atenção e segurança. Ou se coloca mais efetivo nas ruas, mais militares, delegados, policiais civis e escrivães no combate ao crime, ou logo Sergipe enfrentará uma realidade de caos e muita violência. É separar o importante do fundamental…

Para refletir

Enquanto faltam delegados nos distritos do interior, durante os finais de semana, e enquanto tem um delegado respondendo por duas ou até três cidades, em Aracaju só a DEOTAP conta com 13 delegados. E se faltam policiais no interior, a mesma delegacia conta com uma “Força de Segurança” exclusiva, com 70 homens.

Referência

Pelo visto, a SSP acerta quando fortalece o combate à corrupção, mas está ficando claro que está usando a DEOTAP para tentar esconder a sua incapacidade para conter a violência nas ruas. É o “jogo a ser jogado” para convencer a opinião pública…

Veja essa!

Ainda sobre a insegurança que assola Sergipe, tem sido uma constante as tentativas de assaltos dentro de ônibus. Infelizmente a SSP não busca um entendimento com as Guardas Municipais das cidades da Grande Aracaju. Um trabalho preventivo contínuo nos terminais de integração, com abordagens nos veículos reduziria os índices.

E essa!

Enquanto há uma excessiva exploração midiática de Operações Policiais em Sergipe, no combate à corrupção, falta policiamento para os pequenos empresários que sofrem por toda a Aracaju com a frequente ação dos vândalos. Bares, restaurantes e lanchonetes são alvos fáceis dos bandidos e a qualquer hora do dia.

Adriano Taxista

O ex-vereador de Aracaju, Adriano Taxista, que conhece a realidade do sistema rodoviário da Grande Aracaju, é outro que defende que a Força Nacional tem que atuar nas comunidades, combatendo a criminalidade. “Quem deve cuidar de blitz é a SMTT, CPTRAN e CPRV. Enquanto isso os bandidos estão fazendo a festa nas periferias”.

Bomba!

Chega a coluna uma informação que o ex-deputado José Carlos Machado, o empresário e suplente de senador, Ricardo Franco, e o empresário e ex-governador Albano Franco, devem assinar, em breve, filiação no PTB. O rumor é que as conversas estão bem adiantadas…

Exclusiva!

A ida dos três para o PTB sinaliza para o fortalecimento da legenda no Estado que também poderá filiar deputados estaduais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, além de um grupo de empresários. É a política de Sergipe já se movimentando para 2018…

Descaso

A Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju apontou diversas irregularidades no prédio do Instituto Médico Legal de Sergipe. Há, inclusive, o risco de interdição do prédio. Agora, como perguntar não ofende nunca, será que os técnicos da Vigilância já visitaram as dependências do Hospital de Urgência de Sergipe?

Lagarto

O governador Jackson Barreto fortaleceu o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, que parece ter vencido a “queda de braço” com a Família Reis e com o presidente da Fundação Hospitalar, Rosman Pereira. Há quem diga que o “troco” será dado em Lagarto, no próximo ano. Será?

Bolsa Família

O secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, é de longe o nome mais forte dentro da administração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Além de comandar sua Pasta, tem a irmã (Lucimara Passos) com uma função importante dentro da SMTT e a esposa como diretora do DARF (e secretária de fato) da Secretaria Municipal de Saúde. Quem tem o poder de indicação é ele…

Falando nisso

Outra informação sobre a Saúde de Aracaju: a diretora do DARF demonstra ter mais força e prestígio que o próprio secretário André Sotero. Se o titular da Pasta já ameaçou entregar o cargo, não suportando a situação, a auxiliar segue dando as cartas dentro da secretaria.

Alô Almeidinha!

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, já anunciou que vai pedir a devolução de todos os servidores que estão cedidos para outros órgãos. Se ele partir para a Saúde de Aracaju vai tomar um baita susto: as nomeações feitas pela diretora do DARF chegaram ostentam contracheques volumosos. Para quem está em dificuldade financeira…

Valadares Filho

O deputado Valadares Filho (PSB) foi eleito presidente da Comissão de Integração Nacional da Câmara Federal e, dentro de suas projeções, poderá prestar um grande serviço para todo o Brasil, em especial, para Sergipe. Pretende atuar em sintonia com o Ministério da Integração e com os vários órgãos vinculados.

Desigualdades

Valadares já anuncia que pretende conhecer, in loco, todas as regiões do País no sentido que sua assessoria técnica possa ajuda-lo a encontrar medidas para minimizar as grandes desigualdades regionais que temos no Brasil. “Vamos levar a comissão, os técnicos e os ministros para discutir isso com o povo”.

Seca

“Um dos nossos grandes desafios está em discutir ações efetivas no combate à seca. Ela é uma realidade que temos todos os anos, mas precisamos de um planejamento específico no sentido que o sofrimento do povo seja menor”, comentou o deputado sergipano em conversa com este colunista.

Amazônia

Valadares Filho defende a Amazônia como um patrimônio do povo brasileiro e diz que “merece nossa atenção e respeito”. O deputado pretende realizar encontros regionais, buscando aproximar a Comissão de Integração junto da sociedade, interiorizando as discussões, com eventos nos municípios mais longínquos do País.

Sergipe

“Como presidente dessa Comissão nossa intenção é ouvir os anseios dos parlamentares e certamente teremos mais força para liberar recursos, com a união da nossa bancada. Temos uma emenda impositiva de R$ 100 milhões e vamos ficar atentos, fiscalizando os projetos e tentando viabilizar investimentos para o nosso Estado”, assegurou o novo presidente da Comissão de Integração Nacional da Câmara Federal.

Plano Nacional

Por fim, Valadares Filho explicou para este colunista que tem como pauta prioritária a elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. “Vamos promover seminários em todas as regiões, ouvindo as pessoas, técnicos competentes e governantes. Até o final do ano quero ter esse plano pronto e deixar minha contribuição para este País de dimensões continentais”.

Eduardo Amorim

Nessa segunda-feira (27), o senador Eduardo Amorim (PSDB) esteve reunido com o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aílton Oliveira, para tratar da ampliação da oferta de cursos no campus de Estância. O encontro aconteceu após pedido de estudantes universitários estancianos num encontro com o senador na cidade de Estância na sexta-feira, 24.

Estância

Durante a audiência, os estudantes apresentam um panorama da cidade de Estância. Eles mostraram que o município é o terceiro pólo industrial do Estado e deve ter uma mão de obra mais qualificada para o mercado de trabalho. “A chegada de novos cursos para nossa cidade é importante para o município e para os munícipes”, afirmou Lázaro Melo, vice-presidente da Associação Estanciana dos Estudantes de Entidades Particulares.

Emília Correa I

A situação do Hospital de Cirurgia vem preocupando a defensora pública e vereadora, Emília Côrrea (PEN), que responsabilizou o Estado e Município pelo caos na saúde pública e por não respeitarem o direito do cidadão que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Máquinas quebradas, greve de médicos e falta de recursos são alguns dos problemas apontados pela parlamentar.

Emília Correa II

“O povo precisa de exame, cirurgia e outros procedimentos, mas não consegue porque as máquinas estão quebradas ou não têm médicos e acaba perdendo a esperança. São problemas constantes que ocasionam a interrupção dos procedimentos e deixam a população a mercê da sorte, mas os governos não estão preocupados com o sofrimento dessas pessoas que têm o direito a uma saúde digna”, lamenta.

Gilmar Carvalho I

O deputado estadual Gilmar Carvalho (SD) ocupou a tribuna na tarde dessa segunda-feira (27) para cobrar uma posição clara da Assembleia Legislativa contra o processo, que venha a ser iniciado pelo Governo do Estado, de privatização da DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe).

Gilmar Carvalho II

Ao fazer uso da palavra, Gilmar externou sua preocupação com a informação de que o governo federal, através do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), vai efetivar o leilão da DESO, no início do próximo ano. “Eu havia me tranquilizado sobre esse assunto quando o governador revogou o decreto que colocava a Agrese como interessada no processo de veda da DESO”.

Surpresa

Em seguida, Gilmar Carvalho disse que a especulação era que o BNDES pretendia iniciar esse processo de privatização no final de 2018 ou até mesmo depois do governo de Jackson Barreto (PMDB). “Para a minha surpresa chega a informação que o governo, através do BNDES, pretende tocar o processo já no começo do próximo ano”.

Função Social

O deputado passou a questionar quem vai desempenhar a função social exercida pela DESO em caso de privatização e fez uma cobrança direta à Mesa Diretora da Alese. “Quem vai desempenhar essa questão social? Quem vai bancar essa tarifa social que hoje é bancada pela DESO? A Assembleia Legislativa tem que assumir uma posição clara, frontalmente contrária à privatização da DESO”, cobrou.

Maria Mendonça

Em uma questão de ordem, a também deputada Maria Mendonça (PP) apelou à Mesa que acelere a aprovação de um requerimento de sua autoria que promove um debate amplo sobre o processo de privatização da DESO, com as presenças da OAB, Ministério Público, Sindisan, do presidente da Companhia e diversas outras autoridades constituídas.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também