Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Mendonça e a pocilga: Aracaju feia, suja e sem prefeito!

A quarta-feira (29) certamente ficará marcada na história política e administrativa de Aracaju com mais uma “pérola” do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o ex-deputado federal Mendonça Prado: “a cidade está uma pocilga, suja e eu quero limpá-la”. Uma declaração surpreendente até porque vai de encontro ao projeto posto em andamento pela atual gestão, desde o dia 1º de janeiro passado, de retomar a “qualidade de vida” da nossa capital.

A afirmação foi dada à imprensa nas dependências do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), onde o gestor foi prestar depoimento sobre a questão da coleta do lixo e limpeza da cidade. Analisando a frase de Mendonça Prado, ela acaba tendo diversas interpretações. É evidente que ele quis criticar, indiretamente, o Ministério Público Estadual e a empresa CAVO, que moveram ações judiciais para suspender o processo de seleção da empresa TORRE, escolhida pela Emsurb para assumir a responsabilidade da coleta e limpeza do lixo na capital.

Mas não é só isso! Quando Mendonça compara Aracaju com uma “pocilga”, antes de fazer uma avaliação, este colunista tomou o cuidado de consultar o dicionário para tentar entender qual o melhor significado para a expressão. O resultado encontrado foi: “lugar sujo, imundo ou inteiramente desorganizado”. Por mais que o presidente da Emsurb tenha feito esta comparação infeliz, diga-se de passagem, e ainda que tenha dito que “quer limpá-la”, a pocilga, ainda segundo o dicionário, é um “curral de porcos”! É assim que o auxiliar da Prefeitura enxerga a cidade que ele representa?

E quando ele diz que Aracaju está suja, este colunista vai mais além: a cidade está feia, descuidada e sem prefeito! Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT) foram eleitos em outubro de 2016 para assumirem o bônus e o ônus da administração, para assumirem as responsabilidades e encontrarem soluções para os problemas da cidade que eram enormes e muitos deles, em consequência de erros desastrosos da administração do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Mas a dupla, que tanto prometeu na campanha eleitoral, simplesmente “sumiu” da discussão do lixo, mesmo quando Aracaju ficou sem coleta.

Este colunista já sugeriu que Mendonça Prado assumisse a prefeitura, porque ao menos, quem tem dado a “cara para bater” em defesa do município é o presidente da Emsurb. Mas não com esse tipo de declaração desastrosa. Logo ele, que foi candidato a prefeito em 2008 “amando Aracaju”? Uma falha de alguém que parece desconfortável na Empresa de Serviços Urbanos. Mais parece um “peixe fora d’água” e, em meio a tanto lixo, “contaminado” pela vaidade e pelo orgulho.

Em síntese, talvez até que Mendonça Prado esteja certo. Quando ele compara Aracaju com um “curral de porcos”, talvez ele esteja apenas fazendo uma analogia daquilo que está ao alcance de seus olhos, que está perto do seu convívio ou ações. Uma cidade feia, suja, parecendo um curral é uma cidade desprezada, abandonada e esquecida. Se muitos avaliavam a gestão de João Alves Filho como “muito ruim”, Edvaldo Nogueira tem “trabalhado duro” para superar o democrata. Pelo visto, Mendonça já “sentenciou” sua gestão…

Veja essa!

A deputada estadual Goretti Reis (PMDB) conversou com este colunista sobre a saída de Rosman Pereira da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e confirmou: “não tem mais volta”. Mas ela assegurou que houve uma sinalização do governo com o grupo e que a hipótese de rompimento está descartada, por enquanto.

E essa!

Goretti tem dito que o governador Jackson Barreto tem consciência da força e da importância da Família Reis em Lagarto e em toda a região Centro-Sul do Estado. “Jackson sabe que política se faz somando e não dividindo”.

Exclusiva!

Uma fonte da família Reis confirmou para este colunista que o líder político e ex-deputado, Jerônimo Reis, já teve uma conversa com o governador Jackson Barreto no último final de semana, mas não trataram de espaços na gestão.

Novo encontro

Jackson Barreto está “acalmando os ânimos” da turma que foi desrespeitada no tratamento dispensado na FHS. O Governador terá um novo encontro com Jerônimo Reis até a próxima segunda-feira (3), quando possivelmente se manifestará publicamente sobre a relação com tradicional grupo político de Lagarto.

Bomba!

Não é “blefe” a ida de José Carlos Machado, Albano e Ricardo Franco para o PTB. Machado foi expressamente convidado e o próprio presidente do PTB sergipano, Rodrigo Valadares, confirmou que tem interesse e que já abriu as portas do partido para Ricardo Franco. Mas as conversas com caciques do partido estão bem adiantadas. É aguardar…

Laércio Oliveira

O deputado federal Laércio Oliveira (SDD) está vivendo momentos de “turbulência” com a Reforma da Previdência e sua ida para a base do governo de Jackson Barreto. Mas uma fonte ligada ao governador confirmou para a coluna: “Laércio segue com força e prestígio dentro do governo e não adianta o fogo amigo atuar. 2018 se discute em 2018 e depois do Carnaval”.

Falando nisso

Mais um encontro do “bloco da independência” em BSB, repercutiu muito em Sergipe: os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT), Fábio Reis (PMDB) e Jony Marcos (PRB) almoçaram juntos.

Milho

Os deputados pretendem montar uma espécie de “força-tarefa” para pressionarem o governo de Michel Temer (PMDB) a liberarem o prometido milho em forma de ajuda para os sertanejos sergipanos que amargam uma das piores secas da história.

Com Lula?

Chamou atenção na divulgação do encontro a defesa de Mitidieri pelo retorno do ex-presidente Lula (PT) em 2018. O deputado federal Fábio Reis, que participou do almoço, esclareceu que esta é uma posição de ordem pessoal do deputado do PSD. “Não temos compromisso com o PT ou Lula, mas com o governador Jackson Barreto e o presidente Michel Temer”.

Valadares

Em pronunciamento em BSB, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) defendeu a implantação do Canal de Xingó, de extração de água do Rio São Francisco, e disse que ele irá promover o desenvolvimento do interior do Sergipe.

Secas

Valadares explicou que o canal, que terá 290 quilômetros, irá promover o desenvolvimento de uma região depauperada que sofre com as secas há muitos anos. O senador ressaltou que o canal irá servir para irrigação e para a distribuição de água para consumo humano e animal.

Pré-projeto

Valadares ressaltou ainda que o pré-projeto do empreendimento já está pronto, e que a licitação visando a elaboração do projeto básico do canal deverá ser concluída ainda em 2017.

Dica

Este colunista dá apenas uma sugestão ao senador do PSB: o tema “Canal de Xingó” está sendo muito debatido no momento é fundamental para os sertanejos sergipanos. Mas o povo quer ver ações na prática. É preciso ter cuidado para o assunto não “cansar” e ter o mesmo fim da discussão em torno do Hospital do Câncer.

Jackson

O governador detalhou, nas redes sociais, o telefonema entre ele e André Moura (PSC) sobre os investimentos para Sergipe. “Fiquei muito satisfeito com o seu protagonismo junto ao presidente e ao ministro da Integração, Helder Barbalho, na conquista de recursos para o projeto do Canal de Xingó”.

Recursos

“São R$ 20 milhões para o início da realização do projeto. Trata-se de um passo extremamente importante para que o Canal saia do papel. Essa é uma parceria importante entre nossa bancada, o governador e o líder do governo no Congresso”, comentou JB.

Reconhecimento

“Sempre que necessário, irei convocar o deputado André Moura para ajudar nas nossas lutas por Sergipe. Disputas políticas sempre irão existir. Mas o gesto de André Moura demonstra que sempre haverá espaço para união quando estiverem em jogo os interesses do estado”, destacou o governador.

Boas notícias

Jackson destacou a eficiência do líder do governo Temer no Congresso Nacional que, além do Canal de Xingó, conseguiu também liberar recursos para a finalização da pista do aeroporto. “Ele nos comunicou que o Ministério dos Transportes também irá colocar para andar uma antiga reivindicação nossa que é a licitação da BR-101 no trecho que liga Estância a divisa com a Bahia”.

Boa chance I

Este colunista já pontuou que a classe política sergipana não pode perder a oportunidade da liderança de André Moura no Congresso Nacional. Momento é de união em defesa dos interesses sergipanos.

Boa chance II

O mesmo se estende para a presidência de Valadares Filho (PSB) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). Nessa quarta (29) ele aprovou três requerimentos solicitando audiências públicas para discutir sobre temas pertinentes.

Codevasf 

A primeira reunião tem como objetivo debater sobre programas e ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Para essa discussão, o parlamentar convidou a presidente da Companhia, Kênia Marcelino.

DENOCS

Em outra audiência, Valadares pediu que seja convidado o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Angelo Guerra, para discutir sobre programas relacionados à área de competência da Comissão. O interesse em acompanhar a situação de segurança hídrica de diversas regiões, especialmente do Nordeste.

Ministro

O último requerimento solicita audiência pública para convocação do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para falar sobre os programas ministeriais. O presidente da Comissão acredita ser importante a exposição dos programas em andamento pelo Ministério, principalmente os que promovem o desenvolvimento regional e a integração nacional.

PEN

O presidente estadual do PEN, deputado estadual, Robson Viana, reuniu na manhã dessa quarta-feira (29), os 14 vereadores eleitos em Sergipe pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). A finalidade do encontro foi alinhar os trabalhos nos diversos municípios sergipanos.

Reivindicações

Robson Viana explicou que o propósito das inúmeras reuniões a serem realizadas no decorrer do ano é ouvir as reivindicações dos vereadores, para que se possa debater e encontrar meios de solucionar os problemas de cada região. “É para alinhar projetos em nível de Estado dos companheiros partidários. Depois da eleição não tínhamos tido nenhum encontro com os 14 vereadores do PEN”, explicou o deputado.

Róbson Viana

“Estamos conversando pontualmente com cada um, para direcionar e analisar as emendas que iremos encaminhar para a Assembleia Legislativa. Além disso, estamos ouvindo as reivindicações dos vereadores para que possamos ajudá-los, juntamente com o Governo do Estado”, destacou o parlamentar, acrescentando que é valioso ouvir cada vereador, por que são eles quem vivenciam os problemas de cada região.

Aracaju

Já o presidente do PEN no município de Aracaju, Claudio Munaretto, destacou que o encontro é importante para debater assuntos relacionados à ecologia, política e outros para beneficiar a população. “Os vereadores precisam estar alinhados para trabalhar em harmonia”, colocou.

Bittencourt

O vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju, concedeu entrevista em uma emissora de rádio e, dentre os temas abordados, o parlamentar destacou alguns avanços na gestão de Edvaldo Nogueira nos primeiros meses de gestão, a exemplo do pagamento em dia dos servidores. “Para as categorias de funcionários públicos municipais, que passaram muito tempo sem receber salário dentro do mês, saber que terá seu ordenado no tempo correto é muito positivo”, afirmou.

Elber Batalha I

Os problemas decorrentes da chuva que inunda o conjunto Lourival Batista mais uma vez foi tema do vereador Elber Batalha (PSB) na tribuna da Câmara Municipal. Ele explicou que existe um canal subterrâneo na avenida Osvaldo Aranha que, por ter manilhas de pouco calibre, no período da chuva, a água se acumula e não tem vazão suficiente, fazendo com que o canal transborde e inunde a comunidade, chegando a mais de 1 metro a altura.

Elber Batalha II

“Várias pessoas têm conhecimento de público da grave situação dos moradores do Lourival e como eles sofrem no período de chuvas. Isso é histórico. Existiram momentos onde todas as pessoas perderam todos os móveis de suas residências. Em 2013 foi um dos piores momentos para aquela comodidade”, disse.

Fábio Meireles I

O vereador Fábio Meireles (PPS) denunciou o abandono de pontos turísticos de Aracaju que têm servido de abrigo para marginais agirem, livremente, a qualquer hora do dia. Ele citou a Orlinha do Bairro Industrial, a Colina de Santo Antônio, a Rua de São João e a Praça Olímpio Campos.

Fábio Meireles II

Na Praça, de acordo com o parlamentar, crianças, adolescentes e adultos se misturam, abrigam-se e presenciam pessoas mantendo relações sexuais e usando drogas, sem preocupação com transeuntes. “Lamentavelmente, nesses locais a ação de marginais têm sido constante. As pessoas que costumavam ir à Colina para ter uma visão privilegiada de Aracaju, já não ousam ir mais porque lá os marginais promovem assaltos, agressões físicas e fazem uso de todo tipo de droga”.

Maria do Carmo

Sobre as alterações propostas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) está alinhada com o entendimento do Conselho Nacional de Assistência Social. Constitucionalmente, o benefício é garantido às pessoas portadoras de deficiência e idosas, que comprovadamente não possuem meios de prover sua própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Para Maria, não é de bom tom, mexê-lo para prejudicar os que, de fato, necessitam.

Chuvas

Jackson Barreto destacou a ocorrência de chuvas no interior do Estado. “Hoje municípios como Lagarto, Riachão do Dantas, Carira, Simão Dias, Poço Verde e Tobias Barreto, entre outros, estão em festa! A chuva sempre foi um pedido constante em minhas orações, e aonde caíram, elas chegaram com força! E a previsão é mais chuva durante a semana”.

Falando nisso

O Núcleo Integral da Defesa Civil de Aracaju está em alerta para a possibilidade de chuvas na cidade, previstas para ocorrer nesta quinta-feira (30). O alerta foi feito pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Gilfran Mateus, ao prefeito Edvaldo Nogueira, que, imediatamente, acionou as secretarias que integram o núcleo para que estejam em alerta caso a previsão meteorológica se confirme. Como os picos de maré estão mais elevados, a prefeitura está em alerta para a possibilidade de alagamentos no bairro 13 de Julho e nas regiões adjacentes.

Projeto Social

O Projeto Social da Associação Cultural Desportivo Benfica fica localizado no bairro do Parque dos Faróis e existe há mais de 10 anos presta um belo serviço à comunidade através do Esporte. Trata-se de uma escolinha de futebol que atende cerca de 90 crianças e adolescentes, que foram resgatadas do mundo das drogas e da criminalidade. Através de suas atividades esportivas, ela dá oportunidades de uma nova perspectiva de vida para essas pessoas, possibilitando sua inclusão na sociedade.

História

O Projeto Social foi fundado pelo morador Erivaldo dos Santos, conhecido como Vadinho, que dedica sua vida para realizar os sonhos dessa garotada. Contudo, a Associação Cultural Desportiva Benfica não é patrocinada por Governos e sobrevive através da doação dos cidadãos que vêm no projeto social um instrumento de inclusão e transformação social.

Formação cidadã

“Tenho muitas crianças aqui que antes da escolinha eram mal educadas e falavam muitos palavrões. Não tinham o desejo de ir à escola. Hoje eles estão mudados. Os pais desses meninos vêm nos agradecer e também nos apoiam”, destaca Vadinho. Com poucas opções de lazer e cidadania no bairro do Parque dos Faróis, os moradores agradecem a iniciativa do Projeto Social da Escolinha de Futebol que possibilita uma opção digna de formação cidadã, através do esporte, para esses jovens.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também