Aracaju, 29 de março de 2024

Polícia Civil conclui que “ato de vandalismo” em Capela foi forjado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Polícia diz que o inquérito ainda não foi concluído e que até o momento 12 testemunhas foram ouvidas.

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, volta a ser alvo de investigação. Desta vez ele está sendo acusado de ser o mentor do suposto ato de vandalismo que teria ocorrido quando da transição do ex-prefeito Ezequiel Leite, para Silvany Sukita.

Na manhã desta quinta-feira (30), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), reuniu a imprensa para detalhar o resultado das investigações feitas pela delegada Mariana Amorim. Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira a perícia constatou que o local não foi arrombado. “Constamos que o arrombamento foi forjado e estamos na fase de identificação dos participantes dessa situação”, explicou o delegado.

Investigação – o suposto ato de vandalismo que foi investigado pela delegada Mariana Amorim,  foi denunciado à polícia pela prefeita Silvany Sukita, quando assumiu a prefeitura no inicio do ano. “Temos um depoimento em vídeo de um homem que inicialmente disse ter visto o ex-prefeito chutando pastas de documentos do município, mas que depois confessou ter sido seduzido por uma proposta de trabalho ofertada por Manuel Messias Sukita, marido da prefeita e secretário de obras e de um funcionário da atual administração da prefeitura que é responsável pela vigilância da prefeitura para que mentisse”, disse o delegado.

Denuncia – na denuncia feita por Silvany Sukita, ela alegou que documentos vários teriam sido retirados da prefeitura e que seria preciso o município decretar situação de emergência.

Acusação – Alexsandro Santos Dantas, disse à policia que teria sido orientado por Manoel Sukita para fazer as denuncias. Alexsandro, contratado ainda na gestão do ex-prefeito Ezequiel Leite contou que foi orientado por Sukita e por um homem que seria o responsável pelo setor de segurança da atual gestão para prestar um depoimento falso sobre o suposto ato de vandalismo e com isso atribuir a responsabilidade ao ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite.

Transferência  – durante a entrevista, a delegada Mariana Amorim explicou como foi feito a transferência dos documentos. “Na quinta-feira o ex-prefeito pediu que Alexandro e mais quatro homens fizessem transferência de documentos para a sede da prefeitura, de uma casa alugada utilizada pela prefeitura que fica em anexo. Essa casa continha pastas e documentos. Ele só fez pegar e levar na porta da prefeitura, outras funcionárias arrumaram e empilharam as pastas. Como haviam muitas pastas, utilizaram as duas salas”, contou a delegada.

Já a servidora Maria do Carmo contou que era responsável por entregar as chaves a equipe da atual gestão. “Ela disse que as chaves ficaram com ela e não as entregou porque ninguém apareceu para pegá-las. Ela também disse que quando chegou para abrir a prefeitura na segunda-feira estava bagunçado e faltando documentos”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também