Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PROJETOS EM ANDAMENTO

DIÓGNES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), teve conversa ontem por telefone com o governador Jackson Barreto (PMDB), para lhe adiantar as medidas adotadas em favor de Sergipe. Avisou como andam os recursos para obras como o Canal de Xingo, a duplicação BR-101, e do Aeroporto de Aracaju. O papo foi voltado a interesses do Estado, mas muito amistoso e cordial.

O governador Jackson Barreto elogiou depois, via redes sociais, o altruísmo de André Moura, ao demonstrar desapego absoluto às divergências políticas, quando o objetivo maior é o Estado. A obra será sempre de todos, quando serve bem à sociedade, sem quaisquer ranços, rancores, inveja e, acima de tudo, ódio que chega ao nível de maltratar o povo para provocar uma derrota aos adversários.

O líder do Governo no Congresso disse que jamais usará da maldosa tática de não beneficiar o seu Estado, prejudicando a população, pela mesquinhez da indiferenças aos problemas, apenas para inibir a força dos opositores. André lembra que é líder do Governo no Congresso para ignorar que terá que se dar com aliados e adversários e ajudar a resolver problemas dos Estados, porque o Governo que também representa é de todos.

Ao agir com esse desprendimento, André Moura revela que as tensões políticas só devem ser reveladas durantes as campanhas eleitorais, com cada um em seus palanques defendendo idéias e projetos. Não adianta permanecer na ‘rinha’ todo o tempo, porque isso só interessa a grupelhos que seguem orientações de um líder de barro.

ANDAMENTO DO CANAL DE XINGO

Jackson Barreto conversou ontem com o líder do Governo no Congresso, André Moura, que vem conduzindo e resolvendo a construção do Canal de Xingo.

Disse que esse é um exemplo de trabalho por Sergipe.

O CANAL DE XINGO SAIU DO PAPEL

Depois de Jackson levar, junto à bancada, a questão do Canal em pauta durante conversa com o líder do Governo no Congresso, André Moura, a ‘coisa saiu do papel’.

O governador agradece e aplaude a atuação de André por Sergipe.

TAMBÉM PISTA DO AEROPORTO

Outro assunto da reunião entre Jackson e André foi a ampliação da pista do aeroporto de Aracaju. Isso André já solucionou e dentro de 15 dias as obras se iniciam.

Para JB, isso demonstra que as questões políticas ficam de lado em favor do Estado.

DUPLICAÇÃO DA BR-101 EM SERGIPE

André Moura ainda comunicou a Jackson que o Ministério dos Transportes também irá colocar para andar a licitação da BR-101, que é antiga reivindicação.

Trecho que liga Estância à divisa com a Bahia.

VALADARES TAMBÉM FALA DO CANAL

O senador Valadares (PSB) fala agora, depois da reunião de Jackson e André, que desde o ‘início de seus mandatos’ esboçou grande preocupação pelo Canal de Xingo.

Está querendo desqualificar o empenho e trabalho de André.

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA

O deputado Gilmar Carvalho apresentou projeto propondo a implantação do Programa Saúde e Transparência no Estado e Municípios.

O projeto põe mais rigor no trato da Saúde Pública.

PROJETO SE TRANSFORMA EM RESOLUÇÃO

Gilmar foi ao TCE e propôs que o projeto se transformasse em resolução do tribunal. O TCE já sugeriu a transformação e será discutido hoje pelo Pleno.

É a primeira vez que projeto de um deputado se transforma em resolução do TCE.

BLOCO FAZ VISITA A PREFEITOS

O bloco da oposição – André, Eduardo, os Valadares – farão novas visitas a prefeitos do interior neste final de semana, dessa vez na região do baixo São Francisco.

Quer mostrar a unidade do bloco e conversar sobre a situação dos municípios.

CONVERSA SOBRE ELEIÇÕES DE 2018

Nas visitas que o grupo faz a prefeitos, o senador Eduardo Amorim diz que é candidato a governador. Mas na sua ausência, os prefeitos reagem ao contrário.

Sugerem reeleição para Amorim e que Valadares dispute o Governo.

GRUPO CONQUISTA FABIO REIS

O PSD, PT e PRB conseguiram ontem juntar mais outro parlamentar – não o partido – no bloco que se diz independente, mas da base aliada do Governo JB.

Fábio almoçou com Jony Marcos, João Daniel e Fabio Mitidieri.

A QUESTÃO DO VOTO EM LULA

Jony, João e Fábio já almoçaram outras vezes e estão juntos. Inclusive no voto a Lula, coisa que não há informação sobre esse posicionamento de Reis.

Divulgaram foto à vontade como um aviso “a quem interessar possa”.

MITIDIERI DIZ QUE É UNIÃO DE FORÇA

O deputado Fabio Mitidieri desfaz a formação de algum grupo, mas ressalta que é a “união de força com demandas do nosso Estado”.

Passarão a visitar órgãos e Ministérios.

SOBRE POSIÇÃO DE JOÃO DANIEL

Fábio Mitidieri explicou que João Daniel é deputado e mesmo sendo de oposição, “assim como eu sou” temos o papel e obrigação de irmos aos Ministérios.

Sobre Fábio Reis votar em Lula, Mitidieri diz: “quem sabe? rsrs”.

OS REIS JÁ NÃO SÃO OS MESMOS

Depois do caso Rosmam na Fundação Hospitalar, os Reis continuam aliados, mas não são os mesmos. Um deles se diz queixoso e outros claramente chateados.

A deputada Goretti Reis está de ‘estômago virado’.

CONTINUAM SEM PROBLEMA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) diz que mantém todo respeito pelo colega Laércio Oliveira (SD) e “continuaremos nos tratando como amigos”.

Mas na posição do PSB mulher ele não interfere…

BELIVALDO VAI SE MOVIMENTAR

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) vai começar a se movimentar já para as eleições de 2018. Ele deve ser o candidato com apoio de Jackson Barreto.

Belivaldo estará mais presente nos municípios.

EM GLÓRIA, APOIO DE CHICO A SERGINHO

O prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios, em entrevista ao radialista Pingo, da radio Boca da Mata, mexeu com a política do município.

Disse que o seu candidato a deputado estadual é Serginho Oliveira.

LIDERANÇAS FICAM A VER NAVIO

Alguns líderes de partidos que integram o bloco de oposição esboçam cansaço por permanecerem como figuras decorativas e pouco consultadas.

Acham que o grupo não se resume em quatro nomes.

SERVIÇO DE LIMPEZA DE CANAIS

Mendonça Prado disse ontem que Aracaju hoje tem serviços precários de limpeza de canais. Queremos realizar essas ações, mas não estão deixando.

– E as enchentes? Pergunta Mendonça.

Notas

Medidas devem asfixiar o povo – “A equipe econômica do governo Michel Temer anunciou ontem uma série de medidas, de aumento da arrecadação e de corte de gastos, para fechar o buraco de R$ 58,2 bilhões no orçamento e tentar atingir a meta fiscal fixada para 2017, que é de déficit de R$ 139 bilhões. Será nova asfixia para o povo.

0x0

Dez Medidas anticorrupção – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, devolveu ao Senado Federal o projeto das dez medidas anticorrupção, que havia retornado à Câmara por determinação do ministro Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal) para que seguisse o trâmite de projetos de iniciativa popular.

0x0

Ajuda aos superendividados – O relator da proposta que busca ajudar estados superendividados (PLP 343/17), deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), informou ontem que a votação em Plenário foi adiada para a próxima semana. A intenção é dar mais tempo para a discussão com as bancadas de estados interessados.

0x0

Desoneração da Folha – “O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou tensões com o setor produtivo por causa da reversão da desoneração da folha de pagamento. As entidades da indústria não estão em oposição raivosa ao governo por entenderem que a medida não representa aumento generalizado de alíquota.

0x0

Adriana recebida com protesto – A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sérgio Cabral, foi recebida com um grande protesto ontem, no retorno ao seu apartamento, no bairro do Leblon, onde cumprirá prisão domiciliar. Ela deixou o Complexo Prisional de Bangu após quase quatro meses

0x0

Cobrança de curso é rejeitada – A PEC que permitiria às universidades cobrarem por cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), de extensão e de mestrado profissional foi arquivada. Eram necessários 308 votos para a aprovação da matéria em segundo turno na Câmara, mas 304 parlamentares se posicionaram a favor e 139, contra.

Conversando

Sargento Edgard‏ – O cara pergunta: como pode o PSC, um partido cristão, votar contra a CLT? Eu respondo: ta! O PT desempregou 13 milhões de trabalhadores…

Há desconforto – As conversas de parlamentares sobre as eleições estaduais são de desconforto em relação a prováveis adversários com privilégios.

Mistura indigesta – Tem conversas entre lideranças políticas que não se dá nem para imaginar. Como todos são aliados a Temer há possibilidade de mistura indigesta.

Como pode? – Clístenis Lima informa que o Supremo Tribunal Federal autoriza, em decisão inédita, extradição para os EUA de brasileira nata.

Prisões no TCE – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro dá péssimo exemplo moral, com a prisão dos seus presidente e conselheiros.

Amplia PTB – Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, trabalha neste momento para ampliar o partido, também em Sergipe e almoçou ontem com Rodrigo Valadares.

O Antagonista – O Planalto já encara Renan Calheiros como oposição. Renan não é oposição nem situação. Renan é Renan.

Emenda perdida – Eduardo Amorim diz que dói quando vê emenda parlamentar sendo perdida. Porque é uma melhoria que não vai chegar ao povo, que já é tão sofrido.

À disposição – Eduardo Amorim diz ainda que os projetos e iniciativas dos gestores fazem com que a cidade se desenvolva. Estou e estarei à disposição sempre.

Leia também