Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

ITPS: MOTORISTAS SÃO NOTIFICADOS POR IRREGULARIDADE EM CRONOTACÓGRAFOS

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz2222222222

Operações realizadas no mês de março fiscalizaram 603 veículos

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulga o balanço das operações realizadas em mês de março para a verificação de cronotacógrafo.

O equipamento é obrigatório nos veículos de carga, transporte de passageiros, escolar e de produtos perigosos, pois monitora o tempo, a velocidade e a distância percorrida pelos veículos, garantindo mais segurança ao trânsito. O objetivo das fiscalizações é identificar se os cronotacógrafos estão de acordo com a legislação vigente e se possuem irregularidades, como ausência de lacre e do certificado de verificação emitido pelo ITPS, que é válido por dois anos.

As operações foram realizadas nos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizados nos municípios de Malhada dos Bois e Cristinápolis nos dias 9 e 20 de março, respectivamente. Ao todo, foram verificados 603 veículos, entre caminhões e ônibus. Destes, 31 foram notificados por apresentarem irregularidades.

“Este tipo de operação é muito importante, pois ajuda o motorista a manter o seu equipamento em dia, além de promover diretamente a prevenção de acidentes e a preservação da vida humana, uma vez que o equipamento verificado registra a velocidade do veículo, a distância percorrida e o tempo do condutor ao volante”, comenta o gerente executivo de Metrologia do ITPS, Moater Paulon.

A fiscalização de cronotacógrafos acontece o ano inteiro, conforme cronograma estabelecido pelo ITPS para cada região. Todas as ações contam com parceria da PRF que fornecem apoio e estrutura necessários para as fiscalizações.

Em caso de irregularidades, o proprietário do veículo é obrigado a realizar a atualização do certificado de verificação do cronotacógrafo. Ele também é notificado e tem 10 dias para apresentação de defesa ao setor jurídico do ITPS, A punição varia entre advertência e multa. Aqueles que desejarem orientações devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8087/8081.

Por Verlane Estácio

Foto assessoria

Leia também