Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Adepol diz que analisa entrevistas de Sukita para adotar medidas judiciais

A  Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol/SE), emitiu uma nota de repúdio no inicio da tarde desta segunda-feira (03), sobre as declarações feitas pelo ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sikita.

A nota diz ainda que “a Adepol analisará detidamente o teor de todas as entrevistas concedidas pelo ex-prefeito Manoel Messias Sukita, adotando as medidas judiciais necessárias para preservar a autonomia investigativa da Polícia Civil”.

Veja o que diz a nota na íntegra:

A  Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol/SE), vem a público repudiar veementemente as declarações do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, que, de forma leviana e irresponsável, tenta a todo custo macular as investigações conduzidas pela delegada do município de Capela, Dra. Mariana Andrade de Amorim.

O delegado de polícia é a autoridade policial responsável pela condução da investigação criminal e cabe a ele apurar as circunstâncias de materialidade e autoria de eventuais delitos, concluindo, inclusive, pela não ocorrência dos fatos, em conformidade com as provas coligidas, visto que o que se busca por meio do inquérito policial é a verdade real.

A Adepol conhece o caráter e a honradez da Dra. Mariana Amorim, tendo plena convicção de que sua atuação é pautada pela análise técnico-jurídica do fato, fundada em provas periciais, documentais, testemunhais e outras em direito admitidas, e livre de qualquer ingerência, sobretudo de natureza política. Ademais, o inquérito policial é peça preliminar na persecução criminal, que, após concluído, será remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, oportunidade em que será ou não estabelecida a responsabilidade criminal dos investigados.

A Adepol entende que acusações perpetradas através da imprensa, tentando de forma injusta e leviana macular a imagem e honra da autoridade policial, não passam de tentativas de intimidação e afronta à autonomia e independência funcional dos delegados de polícia, que atuam na busca da preservação dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.

Por fim, a Adepol informa que analisará detidamente o teor de todas as entrevistas concedidas pelo ex-prefeito Manoel Messias Sukita, adotando as medidas judiciais necessárias para preservar a autonomia investigativa da Polícia Civil e salvaguardar a honra e a dignidade da douta delegada.

A Diretoria

Leia também