Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Dane-se a ética

Diferente do que muitos pensam, o povão não liga muito para esse negócio de andar certinho, dentro da lei e coisa e tal. Pelo menos é o que revela uma pesquisa sobre ética e corrupção realizada pela Universidade de Brasília (UnB). A consulta mostrou que 78% dos entrevistados já deixaram de seguir a lei, e que 42% não tiveram medo de ser punidos ao descumpri-la. Entre as razões apontadas para o desrespeito do que é legal estão a discordância da legislação (25,7%) e o fato de os entrevistados acharem a lei confusa (19,2%). Segundo o estudo, 50,3% das pessoas disseram que contratariam parentes se fossem servidores públicos ou políticos. Outros 41% admitiram que recorreriam à propina para ter atendido um pedido feito à administração pública. O posicionamento da maioria dos entrevistados talvez explique porque quem compra votos corrompe e se locupleta ainda se dar bem neste Brasilzão de meu Deus. Lastimável!

Passeio nas urnas

O político veterano Volney Leite Alves (DEM), 76 anos, deu um passeio ontem nas urnas ao se eleger prefeito de Carmópolis com 61,29% dos votos. Ao derrotar Luizinho Guimarães (PSB), o demista chegou pela 6ª vez ao comando político daquele município sergipano, tendo como vice o compositor Beto Caju (SD). Volney já havia sido eleito em outubro passado, porém a Justiça Eleitoral cassou a chapa por irregularidades no registro do então candidato a vice Theotônio Neto (SD).

Na sombra

 O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PEN), será o “sombra” da esposa e atual prefeita daquele município, Silvany Sukita (PEN). Revoltado porque a Polícia descobriu a “armação” para incriminar o ex-prefeito Ezequiel Leite (PR), Sukita renunciou a Secretaria Municipal de Obras para atuar nos bastidores. Acha que ficando na retaguarda pode colaborar bem mais com a amada do que como seu subalterno direto. Homem, vôte!

 Disputa interna

 O tesoureiro do PT, Márcio Macedo, poderá ser o novo presidente do Partido. Segundo o jornal Estadão, o ex-deputado federal sergipano concorre com o ex-ministro Alexandre Padilha a preferência da corrente majoritária para disputar o comando nacional da legenda petista.  Por sua vez, o grupo Muda PT quer o senador Lindberg Farias na presidência do partido. A eleição está marcada para junho próximo.

Mãos ao alto

No primeiro trimestre deste ano os marginais assaltaram mais de 250 ônibus na Grande Aracaju. Apesar de exagerado, o número é bem menor do que o registrado no mesmo período de 2016. Segundo a Polícia, entre um ano e outro houve uma redução de 61,71% no total de assaltos a coletivos. Mesmo assim, quem é obrigado a usar este meio de transporte viaja com o coração nas mãos, pois pode ser a próxima vítima dos criminosos. Crendeuspai!

Mercado aquecido

A desumana e demorada greve dos médicos da Prefeitura de Aracaju está aumentando o ganha pão das rezadeiras. Sem ter a quem recorrer para cuidar de suas mazelas, os pobres estão socorrendo-se com as benzedeiras ou “médicas de Deus”, como são carinhosamente chamadas. Com seus banhos de ervas, lambedores, garrafadas e orações com ramos de folhas, estas simpáticas senhoras atendem as vítimas de olhado, quebranto, espinhela caída, vento virado, fogo selvagem, ventre caído e erisipela. Aff Maria!

Minoria feminina

Levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) mostra que das 2.583 obras audiovisuais registradas ano passado na agência, apenas 17% foram dirigidas e 21% roteirizadas por mulheres. De acordo com o estudo, as mulheres têm uma presença maior entre os produtores (41%) e diretores de arte (58%). Entre os diretores de fotografia, chegam apenas a 8%. Nos últimos oito anos os índices flutuaram. Mulheres dirigiram 10% dos filmes em 2014, sem nunca ultrapassar 24% de todas as produções, recorde observado em 2012.

Reação empresarial

O Fórum Empresarial de Sergipe emitiu nota de desagravo contra a ação de desordeiros que, sob o pretexto de questionar a aprovação do projeto de terceirização, picharam as paredes da empresa Multiserv e do Colégio Graccho Cardoso, em Aracaju. A entidade “reafirma seu repúdio às ações criminosas, sejam em qualquer natureza, estejam em qualquer situação. O Estado Democrático de Direito não se alinha ao crime”, diz a nota.

Boato desmentido

Não passou de boato a informação de que o deputado federal André Moura (PSC) iria substituir Eliseu Padilha no Ministério da Casa Civil. A falsa notícia foi desmentida pelo próprio André, que continua como líder no Congresso deste governo temerário. Pelas redes sociais, ele disse não saber de onde partiu o boato. “Não houve nenhum convite nesse sentido”, jura. Então, tá!

Lorota política

Não acreditem muito nessa história de construção do prometido Canal de Xingó, que beneficiaria com água os sertanejos sergipanos. Trata-se de um empreendimento que nunca foi prioridade do governo federal. Embora anuncie que o canal será aberto, a classe política sergipana sabe que tudo não passa de conversa mole pra boi dormir. Quer apostar uma mariola como esta será mais uma obra que não sairá do papel? Cala-te boca!

Recorte de jornal

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz8888

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 30 de dezembro de 1921.

Resumo dos Jornais

Leia também