Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

DEPUTADO PEDE QUE GOVERNO CONVOQUE EXCEDENTES DA PC

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) usou o grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira, 3, para cobrar do Governo do Estado melhorias na segurança pública. O parlamentar pediu que o Executivo cumpra a sua palavra e faça a recomposição dos quadros da Polícia Civil.

Georgeo lembrou que o Governo já anunciou a realização de um concurso para a Polícia Militar, mas que nada foi feito até o momento. “Já na Polícia civil, prometeram convocar os aprovados do último concurso. Faltam ser convocados 220 aprovados. Esses homens já fizeram o curso de formação, o Estado investiu nos mesmos, ou seja, já estão preparados, mas até agora não foram chamados todos. Até quando?”, comentou.

“Ressaltamos que o próprio governo assumiu um compromisso público de que convocaria pelo menos 20 a cada mês, mas que infelizmente o mês de março fechou sem a convocação de nenhum agente. Estes aprovados são importantes para elucidação dos crimes, são pessoas que abriram mão de seus empregos para ajudarem na luta contra o crime”, assegurou Georgeo.

O deputado afirmou que este é um importante ponto no combate a violência em Sergipe. “Nos últimos anos, muitos homens da PM e da PC se aposentaram e não houve a devida recomposição nos quadros. Isso resulta no aumento da violência que estamos enfrentando recentemente”, completou.

Ainda em seu discurso, Georgeo destacou que há uma ação civil pública tramitando na Justiça com o objetivo de fazer o Governo convocar os aprovados. “Está mais do que provado que Sergipe precisa desses homens na rua, investigando e punindo criminosos. Porém, a má vontade política está impedindo que o governador faça o que tem que ser feito”, criticou o deputado.

O deputado citou os dados apresentados recentemente pela Secretaria de Estado da Segurança informando que, no último mês de março, caiu o número de homicídios dolosos (onde há a intenção de matar) cometidos em Sergipe. Porém, a sensação de insegurança continua. No primeiro trimestre deste ano, 275 pessoas foram assassinadas.

“Mas o que vemos é que a propaganda não condiz com a realidade. Neste final de semana, por exemplo, 12 corpos deram entrada no Instituto Médico Legal. Também neste final de semana, um jovem foi baleado após um assalto em Ribeirópolis, e se encontra internado na UTI. Hoje, um lavrador foi assassinado em Nossa Senhora Aparecida. Isso só reforça que a violência é um grande e precisa de ações efetivas do Governo”, comentou o deputado.

Por Daniel Almeida Soares

Leia também