Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Ao prestigiar Família Reis, JB sinaliza para o Senado em 2018!

O cenário político segue muito nebuloso e fica difícil de fazer muitas previsões para as eleições do próximo ano. No caso da disputa presidencial, há uma tendência natural de que Michel Temer (PMDB) não disputará a reeleição. O PSDB está dividido entre “velhos conhecidos” como Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin, e ainda pode surpreender com a “novidade”, o prefeito de São Paulo, João Dória. Outro nome “escalado” para a disputa é do deputado federal Jair Bolsonaro. Também existe uma grande interrogação se o ex-presidente Lula (PT) será candidato ou se lançará o cearense Ciro Gomes (PDT) para a presidência.

Lula é de longe o nome mais conhecido e mais competitivo, mas como réu nas Operações Janus, Zelotes e Lava Jato, há uma expectativa no sentido que ele não possa disputar a eleição presidencial em 2018. Neste caso, o cenário fica ainda mais complicado e qualquer resultado será uma incógnita. É bom compreender que as definições que forem alinhadas nacionalmente, terão reflexos diretos no contexto estadual. É comum que os partidos respeitem a autonomia de seus Diretórios nas bases, mas uma composição PMDB/PT, por exemplo, dificilmente se repetirá em algum lugar, inclusive em Sergipe.

Isso não quer dizer que obrigatoriamente haverá um rompimento aqui no Estado. Podem fazer uma “aliança branca”, podem compor dois palanques, sem a necessidade de confronto, como também podem deflagrar a formação de um novo cenário, com novas composições, onde quem hoje se opõe, amanhã poderá caminhar abraçado e onde velhos aliados podem entrar em conflito em busca do Poder. Não dá para fazer um diagnóstico preciso do contexto. Antes mesmo de 2018, nós teremos um longo ano pela frente e que deverá ser marcado por decisões e transformações diversas.

Mas em meio essa “nuvem”, eis que surge uma “evidência” cada vez mais forte em Sergipe: a certeza de que o governador Jackson Barreto (PMDB) deixará o comando do Executivo um pouco mais cedo para tentar encerrar sua trajetória política como Senador da República. Teremos duas vagas em jogo no próximo ano e o mais comum é que cada lado (situação e oposição) eleja o seu. Um agrupamento pode sim eleger os dois senadores, mas é algo improvável diante da rivalidade entre as partes. É definir um candidato mais forte e escolher alguém que tope ir para o sacrifício!

A presença de Jackson Barreto na disputa para o Senado pode ter influência direta na chapa para o governo, alavancando mais apoios.  Já há quem defenda sua continuidade no Executivo pensando em seu poder de articulação. Alguns aliados temem que JB concentre-se apenas em seu projeto pessoal e, convenhamos: nada mais do que justo! Há anos que ele vem “carregando” uma turma nas costas, com o “poder da caneta” e seu discurso populista. Mas por mais que tente negar, por mais que reafirme que esteja decidido a deixar a vida pública, o governador dá sinais que ainda tem “gordura para queimar”.

Durante o impasse entre o secretário de Saúde, Almeida Lima, e o então presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Rosman Pereira, preferiu agir nos bastidores. Não se manifestou, nem diante da revolta da deputada estadual Goretti Reis (PMDB) e de todo o agrupamento de Lagarto. JB agiu silenciosamente, com maestria e acomodou o grupo com o comando da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe (Seplag).  Além das andanças pelo interior, o governador sinalizou para o grupo que lidera que ainda está “vivo” politicamente e que não deve abrir mão de apoios para 2018. Se vai disputar o Senado, ainda não se tem definição, mas ao menos está trabalhando muito bem para viabilizar sua candidatura…

Veja essa!

Se Jackson Barreto não tivesse pretensões políticas para 2018, ele arriscaria mudar o planejamento deu seu governo e entrega-lo à Família Reis, agora, faltando cerca de um ano para ele deixar o Executivo em caso de candidatura?

E essa!

O governador sinalizou que precisa do apoio político da Família Reis em Lagarto e de todo o grupo Saramandaia. JB deve ser candidato a senador e já está trabalhando sua base. É um verdadeiro “animal político”.

Avaliação

Se de um lado o governador prova que ainda ter “cartuchos” para usar até 2018, do outro fica a sensação que não dá para se criar muita expectativa com o seu governo. O foco já é a eleição do próximo ano, o que poderá ser ruim do ponto de vista administrativo.

Finanças

É importante apenas que os órgãos fiscalizadores acompanhem o desenrolar do ano e monitorar os gastos com pessoal. O governo já está “inchado” e “inflado”. É bom verificar os limites, prudencial e máximo, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), até para evitar que o Estado não fique inviável economicamente.

Exclusiva!

Depois de entregar o comando da Fundação, totalmente monitorada pelo Ministério Público Federal, Roman Pereira assume o comando da Seplag nesta quarta-feira (5), provavelmente à tarde, mas com horário ainda indefinido.

Mandatos pesaram

Por mais que se tente encontrar outra explicação, os mandatos de Goretti na Assembleia Legislativa e de Fábio Reis (PMDB) na Câmara Federal foram decisivos para que o grupo de Lagarto não ficasse sem espaços.

Gesto

É importante destacar também a fineza de João Augusto Gama que agiu rápido também e, junto com JB, colocou a Seplag a disposição para abrigar a Família Reis. Gama vai assumir a Secretaria de Estado da Cultura e pode ter o reconhecimento desse gesto pelo grupo.

Bomba!

A ex-secretária de Governo de Aracaju, Marlene Calumby, anuncia com exclusividade sua desfiliação do DEM, após anos de militância ao lado do ex-governador João Alves Filho. Por enquanto ficará sem partido e buscará novos desafios em sua vida pessoal.

Marlene Calumby

Incompreendida por muitos, criticada por alguns aliados, justiça seja feita, na última gestão de João Alves Filho na PMA, não fosse Marlene e outros auxiliares, o que já foi ruim teria sido ainda pior. Atuou como um braço direito do ex-prefeito, foi leal e não enganou o democrata. Deixa o DEM com dignidade, com o dever cumprido e pela porta da frente…

Falando nisso

Já que o assunto é a PMA, o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, concedeu entrevista ao radialista Gilmar Carvalho e confirmou o que todo mundo já sabia: Edvaldo Nogueira vai dar continuidade ao sistema de trânsito desenvolvido na gestão anterior. Em resumo: o tão criticado “BRT do Negão” pode sair do papel com o novo prefeito…

Articulação Política

Durante a mesma entrevista o secretário reconheceu que nem todos os salários de dezembro passado foram quitados. Há uma pendência, por exemplo, na Secretaria de Articulação Política. Segundo o auxiliar de Edvaldo a Pasta está passando por um procedimento. De quê ninguém sabe…

Capela I

A Adepol/SE (Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe) vem a público, através de nota, para repudiar veementemente as declarações do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, que, “de forma leviana e irresponsável, tenta a todo custo macular as investigações conduzidas pela delegada do município de Capela, Dra. Mariana Andrade de Amorim”.

Capela II

Ainda na nota, a Adepol diz que o delegado é a autoridade policial responsável pela condução da investigação criminal e cabe a ele apurar as circunstâncias de materialidade e autoria de eventuais delitos, concluindo, inclusive, pela não ocorrência dos fatos, em conformidade com as provas coligidas, visto que o que se busca por meio do inquérito policial é a verdade real.

Honradez

“A Adepol conhece o caráter e a honradez da Dra. Mariana Amorim, tendo plena convicção de que sua atuação é pautada pela análise técnico-jurídica do fato, fundada em provas periciais, documentais, testemunhais e outras em direito admitidas, e livre de qualquer ingerência, sobretudo de natureza política. Ademais, o inquérito policial é peça preliminar na persecução criminal, que, após concluído, será remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, oportunidade em que será ou não estabelecida a responsabilidade criminal dos investigados”, pontua a Adepol em nota.

Macular a imagem

A Adepol coloca ainda na nota que “acusações perpetradas através da imprensa, tentando de forma injusta e leviana macular a imagem e honra da autoridade policial, não passam de tentativas de intimidação e afronta à autonomia e independência funcional dos delegados de polícia, que atuam na busca da preservação dos direitos e garantias fundamentais do cidadão”.

Mais processos

Por fim, a Adepol informa que analisará detidamente o teor de todas as entrevistas concedidas pelo ex-prefeito Manoel Messias Sukita, adotando as medidas judiciais necessárias para preservar a autonomia investigativa da Polícia Civil e salvaguardar a honra e a dignidade da delegada.

TRF5

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), na companhia do governador Jackson Barreto, participou nessa segunda-feira (3), em Recife (PE), da posse da Mesa Diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Mesa

A nova formação foi escolhida para o biênio 2017/2019 e tem à frente os desembargadores federais Manoel de Oliveira Erhardt e Cid Marconi Gurgel de Souza, como presidente e vice-presidente, respectivamente. O desembargador federal Paulo Machado Cordeiro assumiu a função de corregedor-geral.

Luciano Bispo

O deputado aproveitou a viagem para conversar com o governador sobre os investimentos que estão sendo realizados pelo Estado em Itabaiana. Atualmente estão em execução obras que superam os R$ 200 milhões e que já estão beneficiando todos os moradores da cidade serrana.

Solidariedade

Na manhã dessa segunda-feira (03), lideranças do setor produtivo sergipano, com representantes de todas as associações e sindicados que compõem o Fórum Empresarial de Sergipe, realizaram um ato de desagravo ao Grupo Multserv diante das agressões perpetradas contra a empresa na última sexta-feira (31) por manifestantes contrários à terceirização de serviços.

Desagravo

As ofensas pessoais e ao patrimônio, sofridas pelo Grupo Multserv, foram veementemente rechaçadas pelos presentes e em nota de desagravo publicada pelo Fórum Empresarial de Sergipe. A coordenadora do Fórum, Susana Nascimento, manifestou sua indignação com os fatos ocorridos, que atingiram não somente a Multserv.

Kitty Lima

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida na tarde dessa segunda-feira (3), com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Aristóteles Fernandes, para cobrar a aplicação da lei municipal nº 3.502/2007 que trata da circulação de veículos de tração animal em Aracaju. A lei, que passou a vigorar na capital no primeiro semestre de 2008, impôs medidas para regularizar a situação dos carroceiros e das carroças que circulam pelas ruas de

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) cobrou do Governo do Estado melhorias na segurança pública. O parlamentar pediu que o Executivo cumpra a sua palavra e faça a recomposição dos quadros da Polícia Civil. Georgeo lembrou que o Governo já anunciou a realização de um concurso para a Polícia Militar, mas que nada foi feito até o momento.

Georgeo Passos II

“Já na Polícia civil, prometeram convocar os aprovados do último concurso. Faltam ser convocados 220 aprovados. Esses homens já fizeram o curso de formação, o Estado investiu nos mesmos, ou seja, já estão preparados, mas até agora não foram chamados todos. Até quando?”, comentou.

TCE I

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está atento à possibilidade dos municípios sergipanos realizarem Processos Seletivos Simplificados (PSS) sem que haja a devida necessidade temporária de excepcional interesse público prevista em lei. Nesse sentido, após propositura do conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo, o colegiado aprovou no Pleno, o envio de Ofício Circular a todos os municípios para que apresentem uma série de informações.

TCE II

Para o conselheiro Clóvis Barbosa, não preenchido qualquer requisito necessário à contratação temporária, a Admissão Pública não pode utilizar esta modalidade de contratação, sob pena de ofensa à obrigatoriedade do concurso público. “Contratações temporárias, no serviço público, só foram autorizadas para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público previstas em lei”, concluiu.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também