Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Ao divulgar o seu relatório em uma das investigações movidas contra a chapa Dilma-Temer e pedir data para julgamento, o ministro do TSE Herman Benjamin, relator da ação na Corte, deu a partida para uma corrida no tempo. Uns, como ele, querem acelerar o ritmo dos acontecimentos; outros querem quebrar a tentativa de aceleração. O comentário, sob o título acima, é do cientista político.

Após o voto do relator, que, ao tudo indica, será pela cassação da chapa formada pelo PT e pelo PMDB para as eleições presidenciais de 2014, os demais seis ministros votarão seguindo uma ordem preestabelecida. O primeiro a votar é o relator, e o último, no caso de desempate, o ministro Gilmar Mendes.

A partir daí, o ritmo dos acontecimentos será influenciado por três dinâmicas. A mais poderosa é a política, alimentada pelos eventos derivados da Operação Lava-Jato. Revelações escabrosas podem acelerar o julgamento como forma de saída institucional para a crise.

A segunda dinâmica decorre do tempo jurídico. Normalmente, no caso de temas complexos, pedidos de vista fazem parte do processo. Será mais do que natural que pelo menos um ou dois ministros peçam vistas, o que pode jogar a decisão para o próximo semestre.

A terceira dinâmica refere-se à questão econômica. Com uma melhora na economia, o noticiário tende a ser menos agressivo e o governo deve ficar mais forte para o debate. E a pressão pela cassação do presidente tende a diminuir.

Basicamente, existem três alternativas para o caso: condenar a chapa Dilma-Temer, condenar a ex-presidente Dilma Rousseff e poupar Michel Temer da perda do mandato ou julgar improcedentes os pedidos. Qualquer que seja a decisão, ela será questionada no STF. E, aí, novas variáveis entrarão no cálculo político da questão.

TUDO CONFIRMADO NA SEPLAC

Será publicada hoje, no Diário Oficial, a nomeação de Rosmam Pereira para Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e amanhã ele tomará posse às 15 horas.

João Augusto Gama vai para Secretaria da Cultura.

FOI UMA BOA SAÍDA POLÍTICA

A nomeação de Rosmam para a Seplag foi uma boa saída política para acalmar os Reis e ceder às pretensões de Almeida Lima, que manteve sob seu domínio a FHS.

Rosmam precisa agora corresponder tecnicamente. Chega de política!

REUNIÃO SOBRE AEROPORTO

Líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), terá reunião hoje com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e tratará sobre obras do aeroporto de Aracaju.

Também estará em pauta a BR-101.

COMPOSIÇÃO SERIA UM RISCO

Não há jeito do líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC) fazer qualquer tipo de composição política com Jackson Barreto.

Não seria bom para os dois eleitoralmente.

CORDIAL E ATENCIOSO AO DIÁLOGO

André Moura não nega que Jackson Barreto tem sido cordial e aberto ao diálogo e até admite que com o ‘enciumamento’ de um lado e de outro, as coisas ficam diferentes.

Em 2018 cada um estará em seus palanques.

AVALIAÇÕES SOBRE CANDIDATURAS

Todas as avaliações sobre o candidato de Jackson Barreto ao Governo se resumem na tese daquele que tiver melhor colocado junto às pesquisas.

Os pretensos candidatos têm que começar a chegar ao povo.

ALMEIDA JÁ É NOME CITADO

Pessoas próximas ao secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB), acham que ele pode ser o candidato a governador com o apoio de Jackson.

Lógico, para isso Barreto não disputaria o Senado Federal.

FAZ O TIPO DE BOM GESTOR

Almeida Lima tem estratégia montada para isso, ao fazer o tipo de bom gestor e até que adota providências independentes de compromissos políticos.

Tem chiliques de bom gestor e busca a companhia de pessoas do tipo.

TEM QUEM DIGA ATÉ ABSURDOS

Segundo uma pessoa vinculada a Almeida Lima, “se Jackson for candidato ao Senado e pedir que Belivaldo assuma o mandato e apóie Almeida, ele fará”.

Isso não faz o menor sentido e nem tem cabimento. É loucura.

ELIANE AQUINO FAZ APELO

A vice-prefeita Eliane Aquino diz que a reconstrução da cidade depende de todos! Por isso é muito importante que a sociedade participe.

– Não só fiscalizando, mas também com propostas.

SANDRO MIROU MAL NA RÁDIO

O empresário Sandro de Miro calculou errado o êxito de uma rede de emissoras de rádio na questão de faturamento. O comércio não chegou junto…

Agora tenta buscar outros meios.

GOVERNADORES COM LULA

Pelo menos seis governadores do Nordeste darão apoio ao ex-presidente Lula em 2018. Jackson Barreto não está na relação, mas Renan Filho (PMDB) depende do pai.

O senador Renan Calheiros oficializou o rompimento com Temer no domingo.

EDVALDO DESMENTE SAÍDA DE ANDRÉ

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) disse que não existe nada com o ministro da Saúde, André Sotero: “tudo não passa de boataria estapafúrdia”, disse.

– André está bem e faz um grande trabalho.

NÃO RETIRA AUXILIAR DE AMIGO

Segundo ainda Edvaldo Nogueira, já estão inventando nomes para substituí-lo e “eu jamais convidaria uma secretária de outra administração”.

– Mas com essas coisas não posso me preocupar…

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Os deputados estaduais Luciano Bispo e Luciano Pimentel terão hoje reunião com o superintendente da Petrobras em Sergipe para que ele vá à Assembleia.

Objetivo seria expor o projeto estratégico para o Estado.

BOLSONARO E SUA ETERNA ESTUPIDEZ

Frase do doentio Bolsonaro: “nós cidadãos de bem, pagamos impostos para a polícia dar tiro e porrada em vagabundo, sim senhor”.

– Se fosse para dar carinho e amor, pagaríamos às putas…

AGORA SÓ NO SEGUNDO SEMESTRE

O bloco da oposição só vai tratar sobre as eleições de 2018 e formação de chapa, a partir do segundo semestre. A informação é do deputado Valadares Filho.

Segundo o deputado, o grupo vai manter viagens ao interior.

É BOM BOTAR O BLOCO NAS RUAS

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), provável candidato de Jackson Barreto à sua sucessão, deve se movimentar mais a partir da segunda quinzena.

Assim mesmo com uma certa cautela.

Notas

Cassação da chapa Dilma/Temer – O julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer começa hoje, às 9h. O presidente TSE, Gilmar Mendes, marcou quatro sessões para analisar o processo. Na ação, o PSDB pede a cassação da chapa que disputou e venceu as eleições presidenciais de 2014, alegando que há irregularidades.

0x0

Sem prazo para conclusão – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse ontem que não há prazo para a conclusão do julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer e que a corte é “cautelosa” em ações deste tipo. “Em geral, o tribunal é muito cauteloso nessas questões”.

0x0

Idade é uma questão fechada – O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), defendeu a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres. Para ele, essa é uma questão fechada.

0x0

Tipificar crime de caixa 2 – Relator na comissão especial da reforma política na Câmara, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) vai propor em seu relatório, que será apresentado hoje à tipificação do crime de caixa 2, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Atualmente, o crime de caixa 2 não está previsto no Código Penal brasileiro.

0x0

FHC falha sobre eleição – Em entrevista exclusiva ao Jornal da CBN, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que uma eleição indireta pelo Congresso, em caso de cassação da chapa Dilma-Temer, poderia atrapalhar ainda mais o país. FHC defendeu ainda uma reforma política que reduza o número e dificulte a criação de partidos.

0x0

Projeto sobre abuso de autoridade – A CCJ realizou ontem audiência pública com representantes do Judiciário e do Ministério Público sobre o projeto de lei que tipifica o crime de abuso de autoridade. Os convidados manifestaram preocupação com os efeitos da proposta sobre o trabalho de juízes e procuradores.

Conversando

Médicos cubanos – Sargento Edgard pergunta: por falar em terceirização, quando trouxeram médicos cubanos para hospitais públicos do Brasil, foi terceirização ou não?

Temer da tchau – Junior Torres diz que Temer dá mais um tchau pra você. Depois de dar tchau ao concurso com a terceirização é hora de dar tchau ao ciências sem fronteira.

Marcio critica – Marcio Macedo (PT) critica ações de Laércio Oliveira (SD) contra trabalhadores, mas critica movimento em frente à Multiserv.

Problemas do povo – Carlos Ferreira diz que Jackson Barreto faz política 24 horas por dia e lamenta que problemas do povo sejam deixados de lago em sua gestão.

Só o povo – Valadares (PSB) diz que só o povo consciente pode mudar essa realidade, sopesando sobre a verdade e a mentira, e sabendo fazer distinção entre ambas.

Frase do dia – O arco de mentiras do poder atira mais rápido, e atinge um público muito maior do que as grandes verdades ditas pela oposição, por Valadares PSB.

Gustinho – Comunidade indígena da Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, localizada à margem do rio São Francisco, recebeu o deputado Gustinho Ribeiro (PRP).

Oposição artificial – Segundo a Folha de São Paulo, Renan Calheiros cria oposição artificial a Temer para negociar futuro político pós-2018.

Faz de conta – Cristóvam Buarque diz que os políticos se dividem entre os que fazem contas e os que fazem de conta. O futuro está com os primeiros.

Leia também