Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

MUDANÇA NA EQUIPE DE GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) promove hoje uma reforma emergencial em sua equipe. Rosmam Pereira toma posse na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e o secretário João Augusto Gama (ex-Seplag) vai para a Secretaria de Cultura. A troca, que de imediato alguns incendiários a viram como um desprestígio de Gama, teve o velho gesto de atender às necessidades políticas do grupo.

Gama, inclusive, colaborou para apagar o incêndio que começava a ser alastrar na base aliada, ao concordar com a decisão que incomodava o governador, à busca de uma solução para manter unida a composição. Conseguiu, enfim, e o feitiço terminou por cair sobre o feiticeiro. O secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB), que arrancou de Rosmam a Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), um cobiçado segundo escalão, terá que participar ao lado dele, das reuniões de secretários.

O novo secretário do Planejamento e Gestão conserva sob sua cabeça a ‘mão pesada’ dos Reis, grupo político tradicional de Lagarto, que tem um deputado federal, Fábio Reis, e uma deputada estadual, Goretti Reis, ambos do PMDB, além de amigos pessoais do governador Jackson Barreto. A nomeação de Rosmam para a FHS, com Almeida Lima sendo o secretário da Saúde, provocou o susto de uma ruptura política que não favoreceria a ninguém.

Almeida impôs condições e ganhou, deixando o abacaxi para que Jackson Barreto descascasse. Os Reis também endureçam no estilo cortês. Um lugar teria que ser cavado para o indicado da família. Alguém lhe soprou a Seplac e acendeu a luz verde com a compreensão de Gama, que terminou por ceder e oferecer a solução pacífica.

Agora é ver se Rosmam dará conta do recado…

APAGAR O FOGO NA BASE

A escolha de Rosmam Pereira para a Seplac teve realmente objetivo de apagar o fogo na base aliada, que atingiu o grupo dos Reis em Lagarto.

O grupo sempre esteve com Jackson e não havia risco de rompimento.

GAMA ACEITA BEM A CULTURA

O presidente do PMDB, João Augusto Gama, não criou qualquer problema para assumir a Cultura. Até colaborou para acalmar o clima no partido.

Espera-se de Rosmam trabalho eficiente.

DEIXA A SEPLAC SEM TRAUMAS

João Augusto Gama disse ontem que deixa a Seplac e segue para outra missão, sem ficar interpretando como uma diminuição no Governo “todas as Secretarias são iguais”.

– Isso faz parte do Governo e tenho de entender.

MANTEVE CONVERSAS COM FÁBIO

Gama disse ainda que teve conversa com o deputado Fábio Reis e lembrou que votou nele duas vezes, inclusive para deputado federal.

– Não há jeito de não votar em Fábio nas eleições de 2018.

A ATUAÇÃO DA SEPLAC NO ESTADO

A Secretaria de Planejamento e Gestão cuida principalmente da captação financeira externa, através de projetos, além de atuar nas emendas orçamentárias.

Detalhe: Rosmam já trabalhou no Planejamento como diretor das CEACs.

UM DETALHE SOBRE A PASTA

A Seplac ainda não trabalha o setor de Planejamento, que teria ficado com a Fazenda, agora está sendo implantado na Secretaria por Guilherme Rebouças.

Guilherme é o superintendente de Orçamento.

PTB ACELERA AS CONVERSAS

O presidente estadual do PT, Rodrigo Valadares, esteve com Albano Franco (PSDB) e Ricardo Franco, convidando-os para ingressar no partido

Não conseguiu convencê-los a fazer a filiação.

ALBANO SE MANTÉM TUCANO

O ex-governador Albano Franco, em atenção a Fernando Henrique Cardoso, não deseja deixar o PSDB, a não ser que o filho, Ricardo, dispute as eleições em 2018.

Politicamente, Ricardo continua hibernando…

MACHADO AINDA AGUARDA

Ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) ainda aguarda uma convocação de Eduardo Amorim (PSDB), para tratar sobre o partido e candidaturas.

Machado é candidato a deputado federal, não necessariamente pelo PSDB.

AINDA SOBRE CANAL DE XINGO

José Carlos Machado diz que a construção do Canal de Xingo está muito explicada, mas a população não entende absolutamente nada.

Lembra que o Canal de Xingo também envolve a bancada da Bahia.

MESA ECLÉTICA EM LAGARTO

O governador Jackson Barreto conseguiu montar ontem mesa politicamente eclética em Lagarto, formada por opositores históricos.

Estavam lá: Valmir Monteiro, Gustinho Ribeiro, Cabo Zé e Sergio Reis.

VALMIR À VONTADE COM JB

Durante um momento de conversas em Lagarto, o deputado Valmir Monteiro disse que poderia votar em Jackson Barreto para senador.

Jackson sorriu e disse: vamos ver mais à frente.

DURANTE SESSÃO DE FOTOS

Também foi Valmir quem puxou o fotógrafo e pediu para registrar ele, JB e “os meus dois candidatos a deputado: Gustinho (federal) e o filho Ibrahim a estadual”.

Com a mão no braço de Jackson acrescentou: “e quem sabe com meu futuro senador”.

OS QUATRO DEPUTADOS

Ontem à noite, Fábio, Jony, Mitidieri e João Daniel estiveram no Ministério da Integração para tomar pé sobre as obras para Sergipe.

Os quatro deputados formam um bloco que trabalha unido.

PMDB FICA SEM PROGRAMA

O PMDB em Sergipe não terá mais programa de TV este ano, além de ter que pagar multa. A Justiça considerou que o programa exibido havia propaganda do Governo.

O PMDB recorreu da decisão judicial.

PT ESTÁ À VÉSPERA DE ELEIÇÃO

Domingo o PT realiza eleição direta nos municípios, para presidente dos Diretórios Municipais. Em Aracaju, Jefferson é o candidato da tendência CNB.

Thiago disputa pela Articulação na Luta.

CNB FAZ REUNIÃO HOJE

A CBN realiza reunião hoje no Sindicato dos Bancários, com a militância do grupo, para discutir sobre o projeto de Jefferson nesta reta final.

Amanhã terá debate entre Jefferson e Thiago no Sindipema.

ROGÉRIO VAI PARA REELEIÇÃO

Em dezembro será realizada a eleição do presidente regional de Sergipe. Rogério Carvalho disputa a reeleição pela CNB.

Para reeleger-se deve ter 60% dos delegados municipais.

LULA FAZ PEDIDO A MARCIO

O ex-presidente Lula da Silva pediu tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, que retirasse sua candidatura a presidente nacional do partido.

Marcio Macedo atendeu na hora…

Notas

Uma boa verdade – Em Fórum sobre a imprensa promovido pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), em São Paulo, o pesquisador e jornalista Eugênio Bucci reforçou a novidade e gravidade do endosso oficial. “O problema é que hoje há toda uma articulação do discurso do poder que agride a verdade e agride os fatos”.

0x0

Imprensa e democracia – Para Bucci, ainda no Fórum, não é por meio de uma avaliação individual de jornalistas e redações que o jornalismo criará uma antagonização contra as notícias falsas que chegam às redações, mas ao reconhecer e demonstrar a indissociabilidade entre imprensa e democracia.

0x0

Renan critica Temer – Líder do maior partido do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) declarou, ontem, que, se continuar como está, “o governo vai cair para um lado e o PMDB para o outro”. Em Renan considera que a votação da reforma da Previdência no Senado só deve ocorrer no segundo semestre.

0x0

Senado aprova cartão – O plenário do Senado aprovou ontem a Medida Provisória 751/16, que cria o Programa Cartão Reforma, que vai subsidiar a compra de materiais de construção destinados à reforma, ampliação, promoção da acessibilidade ou conclusão de obras em imóveis de famílias de baixa renda.

0x0

Sobre reforma eleitoral – Com foco no financiamento público de campanhas eleitorais, o deputado Vicente Candido (PT-SP) apresentou ontem seu relatório parcial na Comissão Especial da Reforma Política. O documento propõe uma ampla reformulação nas leis eleitorais, que será amplamente discutida.

Conversando

Mesa diretora – O governador Jackson Barreto participou da posse da Mesa Diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife.

Visita municípios – Jackson Barreto diz que nesse momento de enfrentamento de uma grave crise, é de fundamental importância visitar os municípios.

Limitar frota – Câmara pretende limitar frota do Uber, obrigar registro nas prefeituras e caracterizar veículos como táxis.

Estado piloto – André Moura disse, ontem, que como Sergipe é pequeno, podemos conseguir erradicar os lixões e ser um estado-piloto para todo o Brasil.

Aumentar coro – Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, depois de ter rompido com Michel Temer, busca apoio para aumentar o coro contra o presidente.

Menos vulnerável – Segundo Eduardo Amorim, presidente do BC, Ilan Goldfajn, diz que Brasil está menos vulnerável a choques externos e segue agenda de reformas.

A presidente – Marcos Macedo vinha sendo contado para presidente nacional do PT, mas o Lula já mostrou preferência pela senadora Gleisi Hoffmann.

Assédio na Globo – TV Globo suspende o ator José Mayer por tempo indeterminado. Ele assume sua culpa no assédio sexual a uma figurinista da emissora.

Sem ser banco – Emília Corrêa detalha as funções dos vereadores. “A nossa função é legislar, fiscalizar, cobrar e não é ser banco”.

 

Leia também