Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

PROTAGONISTA DA LAVA JATO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Partido dos Trabalhadores tem uma militância aguerrida em todo o País. Um poder de mobilização fascinante. Consegue, de forma mágica, mover a juventude – estudantil ou não – intelectuais, parte significativa de artistas de todas as artes, além de simpatizantes que surgem do povo que se sente oprimido pelos seus discursos coniventes. Hoje o PT e seus seguidores tentam transformar a Operação Lava Jato em instrumento de perseguição daqueles que ‘defendem o direito do povo’.

Setores da imprensa se embevecem com o discurso petista de cunho social. E faz todo o sentido isso, porque durante o tempo que esteve no poder, o partido demonstrou força para combater as causas da pobreza e conseguiu fazer com que o seguimento mais vulnerável da sociedade deixasse o nível de miséria que conviviam, tomando para si a distribuição do bolsa família e conseguindo pautar, através de cotas, a entrada de negros e pobres na universidade.

Mas ao tempo em que favorecia a base da pirâmide social, se envolvia com grupos de direita e do capitalismo usurpador que se sustentavam na ápice e distribuíam grana com os políticos que davam boa imagem a um Governo que se disfarçava de honesto. A Operação Lava Jato tem como protagonista membros do PT e asseclas que intermediavam a corrupção. A Petrobras foi o centro das tenebrosas transações. De lá se alastrou por outros setores que manobravam, à base da propina, o Planalto, os Ministérios, o Congresso e até setores do judiciário.

Hoje, claro, o PT se fortaleceu pelo excesso de envolvidos na Lava Jato, que estão se apegando a ele, para desqualificar a operação e até extingui-la, porque salvaria a cúpula política da cadeia, onde já se encontra muita gente tão famosa quanto marginal. Claro que essa ideia parece inundar o País e, mais uma vez, a força de convencimento do PT seduz o povo e salva a elite corrupta.

POSSE DE ROSMAM FOI RÁPIDA

Não houve grande movimento na solenidade de posse dos secretários Rosmam Pereira, na Seplag, e de João Augusto Gama, na Cultura.

Pelo furor, esperava-se uma presença maciça.

UMA ÚNICA AUSÊNCIA NOTADA

Apesar da presença de poucos secretários de Estado, uma única delas foi comentada: a do pivô de tudo isso, secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB).

O comentário de um servidor disse tudo: “ainda bem…”

CORTES NA ADEMA PARA VALER

A Adema ficou livre de alguns servidores que passavam informações ao ex-presidente do órgão, Almeida Lima, que intervia indiretamente na administração.

Foram demitidos todos os nomeados por ele na Adema.

AGORA É OPINIÃO DE TODOS

– Não há mais dúvida que o governador Jackson Barreto (PMDB) é candidato ao Senado, pela movimentação que ele está fazendo em cidades do interior.

Quem diz isso é o deputado estadual Robson Viana (PEN).

JACKSON MANTÉM A DÚVIDA

Jackson Barreto, entretanto, mantém a dúvida ao evitar falar no assunto. Mas, se antes dizia um peremptório “não”, hoje já pede para “deixar isso mais pra frente”.

Os comentários é que JB pegou gosto pela candidatura.

MAIS UM NOME PARA O SENADO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, em entrevista ao radialista Chiquinho, em Umbaúba, confirmou que será candidato ao Senado Federal.

Deixou claro que não abriria mão dessa condição.

COINCIDÊNCIA NA INFORMAÇÃO

Essa vem de Brasília: a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) trabalha para ser candidata a deputada federal pelo partido, nas eleições do próximo ano.

Estaria tentando formar um bloco visando Brasília.

NÃO HÁ NADA SOBRE ISSO

Eliane Aquino desmente candidatura à deputada federal: “não tem nada sobre isso e o trabalho em que estamos envolvidas não dá para discutir sobre política”, disse.

– Sinceramente, não tenho tempo para isso.

O FOCO SERIA UMA CRUELDADE

Eliane considera, ainda, que “seria uma crueldade ser eleita recentemente e passar a viver focada já nas próximas eleições”.

– Precisamos primeiro trabalhar e mostrar a que viemos, disse.

BANCADA COBRA MAIS AÇÃO

Os deputados federais que elegeram Laércio Oliveira (SD) para coordenação da bancada em Brasília, querem mais ação para que se promova a unidade.

Os parlamentares marcam reunião para uma conversa com Laércio.

SOBRE A LIBERAÇÃO DO MILHO

Seis deputados vão, em comissão, ao ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, saber por que ele não assinou a portaria que reduz o preço do milho prometido por Temer?

De Sergipe vão João Daniel (PTB) e Jony Marcos (PRB).

QUEM MANDA É MEIRELLES

A portaria é de autoria de Jony Marcos e foi aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara. A preocupação dos deputados é que o milho aumente de preço.

Jony disse que “os deputados não vão a Temer porque quem manda é Meirelles”.

AQUECIMENTO PARA DOMINGO

Foi realizada ontem a plenária de mobilização da chapa “Várias forças uma só luta” que tem Jefferson Lima para presidente municipal e Rogério a presidente estadual.

A eleição direta será neste próximo domingo.

‘EU QUERO É NOVIDADE’

Quando soube que a delegada Danielle Garcia moveu uma ação penal por crime de injúria contra ele, o ex-vereador Agamenon Sobral ironizou: “eu quero é novidade”.

– É um absurdo o que ela manda. Não vou ficar calado…

NOME PARA CONJUNTO POPULAR

A Câmara Municipal de Estância discute o nome de um conjunto do programa Minha Casa, Minha Vida. Os nomes propostos são Jorge do Prado Leite e Marcelo Déda.

Ainda não houve uma definição.

TEM MAIS SOBRE ESTÂNCIA

Os contratados da administração do ex-prefeito Carlos Magno ainda não receberam o pagamento a que têm direito pelo período trabalhado.

A informação é que Magno deixou em caixa o dinheiro da repatriação.

PASTAS DE PROCESSOS EXPOSTAS

A denúncia é grave e carece apuração: “pastas de processos que envolvem ex-prefeitos estão servindo para forçar apoio eleitoral e 2018”.

Não é preciso ir muito longe para chegar a isso.

TROCA DE CARÍCIAS EM PRESÍDIO

Douglas Magalhães conta que uma advogada foi visita seu suposto cliente no Presmil e um militar da guarda visualizou pelo basculante ela trocando carícias com o preso.

A sala era para atendimento jurídico e não para visita íntima.

Notas

Identificação Civil Nacional – Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem, em regime de urgência, relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) que institui a Identificação Civil Nacional (ICN). A nova legislação da identidade nacional cria também o cadastro único nacional de todos os cidadãos.

0x0

Duda fará delação – Duda Mendonça, responsável pela primeira campanha vitoriosa do PT à Presidência em 2002, assinou acordo de delação premiada. As revelações feitas por ele foram anexadas à investigação que apura irregularidades em relação às gráficas que prestaram serviço à chapa Dilma-Temer durante a campanha de 2014.

0x0

Reforma sobe no telhado – “A impopularidade que já não incomoda o presidente Michel Temer, pela sua irreversibilidade, é a mesma rejeitada pelos parlamentares que têm encontro marcado com o eleitor em 2018. Por isso, a reforma da Previdência subiu no telhado”, diz João Bosco Rabello em seu blog.

0x0

Ato de apoio a Lula – Petistas e movimentos sociais estão organizando um ato de apoio ao ex-presidente Lula da Silva no dia 3 de maio, em Curitiba, quando ele prestará depoimento ao juiz Sérgio Moro no âmbito da Lava-Jato. O depoimento faz parte da fase final do processo sobre a compra de tríplex no Guarujá em que o petista é réu.

0x0

Redefinição de deputados – Integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovaram ontem projeto que redefine o número de cadeiras na Câmara destinado para cada um dos Estados e o Distrito Federal. Sergipe, que tem em sua bancada oito deputados, não ganharia e nem perderia vagas.
0x0

Samuel e o percentual – O deputado Capitão Samuel postou nas redes sociais que os praças da PMSE e Agentes da Polícia Civil/SE querem mesmo percentual de reajuste que for dado aos Delegados e Coronéis. Para Samuel, tem que haver integração nas ações e, claro, se o reajuste tiver percentual diferente haverá alguma reação.

Conversando

Ação penal – A delegada Danielle Garcia moveu uma ação penal por crime de injúria e difamação contra o ex-vereador Agamenon Sobral.

Fica isolado – Anotem: o conselheiro Clovis Barbosa, do TCE, ficará absolutamente isolado quando deixar a Presidência do órgão.

Contra filme – Deputados irão à justiça contra filme da policia federal sobre a Lava-Jato. Ministro da Justiça e diretor da PF serão convocados.

Visita de cortesia – O senador Valadares (PSB) recebeu em seu gabinete a visita de cortesia do embaixador de Taiwan no Brasil, Isaac Meng-Hung Tsai.

Sobre reforma – Eduardo Amorim crê que o melhor que se poderia fazer no momento seria postergar a Reforma da Previdência, cuja tramitação demanda um período longo.

Não vote a favor – Samarone dirigindo-se a Eduardo Amorim: Sergipe espera que você não vote a favor da destruição da Previdência!

STF proíbe – Alberto Fraga lamenta a decisão equivocada do STF ao proibir a greve dos profissionais da segurança pública. Amanha vão proibir da saúde e aí vai.

Canal direto – Andréa Sadi informa que Temer criará canal direto com senadores do PMDB. Governo também aposta em desgaste da Lava Jato para isolar líder na bancada.

Um impulso – Secretário da Segurança, João Batista, diz ser necessário ter um impulso dado pela população para que parlamentares atualizem nossa legislação penal.

Leia também