Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

SSP “faz festa”, mas Sergipe segue bastante inseguro!

O “governista de plantão” vai dizer que este colunista faz a linha do “quanto pior, melhor”, mas não é bem assim. “Aduladores do Palácio” se acostumaram a silenciar setores da imprensa com pressão sobre donos de veículos de comunicação e até sobre jornalistas e radialistas. Este colunista não o “dono da verdade” e, muito menos, o mais isento dos comunicadores sergipanos. Somos seres humanos e cometemos erros. Em alguns casos, o equívoco cresce ao ponto de virar “injustiça”. Após alguns anos de jornalismo, esta coluna orgulha-se por carregar credibilidade, respeitando sempre o contraditório e sempre aberta para TODOS os segmentos políticos do Estado.

Este colunista costuma dizer que não escreve para agradar e que, muitas vezes, com a crítica feita, o problema é exposto e com brevidade o poder público normalmente tenta encontrar uma solução. Este é o papel social do jornalismo! Contribuindo mais uma vez com o governo de Sergipe, essa semana a Secretaria de Segurança Pública “fez festa” divulgando números que comprovam a redução nos registros de homicídios no Estado, fazendo um comparativo com os primeiros trimestres de 2016 e 2015. Enquanto este ano foram computados 275 casos em todo o território, nos anos anteriores as marcas atingidas foram de 343 e 329, respectivamente.

Mas se a SSP festeja uma redução oficial no número de homicídios, o mesmo não se pode dizer quanto a outras ocorrências, como furtos, assaltos, sequestros relâmpagos, roubos de veículos e aparelhos celulares, arrombamentos, além da violência doméstica e da violência sexual.  Bastou o Sintra (Sindicado dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju) vir a público para celebrar a redução nos registros de assaltos a ônibus na região Metropolitana que os crimes voltaram a acontecer. Chegou o reforço da Força Nacional, com homens da reserva, que voltaram à ativa e estão em Sergipe “combatendo o crime organizado” fazendo blitzen em vários pontos da capital.

Este tipo de operação não intimida e nem ofusca a ação dos marginais. Talvez muito melhor que apostar tudo na “Farsa Nacional” seja aproveitar e “atualizar o efetivo” da SSP. As pessoas estão usando o transporte coletivo da Grande Aracaju sem o aparelho celular e muitas vezes sem carteira ou bolsa; apenas com o dinheiro da passagem no bolso! Temem um “arrastão” dentro do ônibus. Ou deixam em casa ou levam e guardam seus pertences nos respectivos locais de trabalho.  Essa semana, em Tobias Barreto, os bandidos fizeram uma espécie de “varredura” em uma agência do Banco do Estado, durante a madrugada.

Mas não precisa ir muito longe para perceber que não há muito que comemorar. Em Aracaju, em vários bairros, as pessoas já não saem mais a noite, já não ficam concentradas nas portas de suas residências e têm receio de frequentarem ambientes sem aglomerações. Nem quem deveria garantir a segurança está sendo respeitado: os marginais estão agindo a qualquer hora do dia, sem pudores e receios. Visam policiais militares, civis, guardas municipais e vigilantes. Querem as armas! Virou “moeda de troca” no mercado das drogas. Não foi por acaso que chegamos ao triste índice de Estado mais violento do País! É um título que não nos orgulha em nada!

É evidente que a coluna vai reconhecer e dá o mérito à cúpula da SSP pela redução no número de homicídios. Toda melhora é significativa e merece sim os aplausos! Mas tão grave quanto os sucessivos homicídios é a sensação de insegurança que nos torna “reféns do sistema” a cada dia. É no ponto de ônibus, nas vias expressas, na porta de casa, na fila da mercearia ou da farmácia. Depois que os assaltos a celulares, joias e relógios viraram rotina, a SSP passou a orientar as pessoas a deixarem seus bens em casa. Agora, com os bandidos “mirando” nos veículos, é provável que a orientação seja a de usar mais o transporte coletivo. Em síntese, enquanto a SSP celebra um número, a sociedade se assusta cada vez mais e sente-se bastante insegura. Vivemos sob uma “guerra” onde o governo parece ter perdido o controle…

Veja essa!

Durante a visita que fez a Lagarto, nessa ter-feira (4), o governador Jackson Barreto (PMDB) destacou o programa social “Mão Amiga”. O presidente da Câmara de Vereadores, Ibrain Monteiro (PTC), em respeito a presença da maior autoridade do Estado no município, decidiu encerrar a sessão mais cedo. Tudo estava calma, até o vereador JC, seu opositor, se manifestar.

E essa!

Enquanto o jovem vereador Ibraim, que faz oposição ao governo de JB, agiu de forma republicana, o também vereador JV, filiado ao PMDB e ligado ao grupo Saramandaia teria questionado e tentou convencer outros colegas a não recepcionar o governador. Há quem diga que é “ciúme” do apoio financeiro do governo a outra rádio do município, concorrente direta da que ele apresenta um programa jornalístico. O caso ainda repercute na cidade. Isso pode, Arnaldo?

 Com Ciro

Caso o ex-presidente Lula não possa concorrer a eleição do próximo ano, por algum motivo, a tendência natural é que o PT apoie o projeto presidencial de Ciro Gomes (PDT). Tudo que o secretário de Turismo desejaria: lançava-se candidato ao governo e teria Rogério Carvalho como candidato a senador. Neste cenário o PMDB ficaria de “camarote”.

Bomba!

O líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), reúne todos os membros da bancada (deputados e senadores) junto com Jackson, na próxima semana em BSB, para uma audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, quando as demandas de Sergipe sejam tratadas e obras serão anunciadas.

André Moura

A boa notícia é que, dentre o que deverá ser anunciado pelo ministro com a bancada sergipana, o “presente da páscoa” certamente será a confirmação da retomada das obras de duplicação da BR-101, de Estância à divisa com a Bahia, e a duplicação da BR-235, que dá acesso à Itabaiana e à região Agreste. Conquistas da bancada, mas, justiça seja feita, viabilizadas graças à liderança de André Moura.

Exclusiva!

Tem mais notícia boa para Sergipe: o senador Eduardo Amorim (PSC) anuncia que a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos chega a Itabaiana para a tradicional Festa do Caminhoneiro e, depois de Santo Antônio, ficará permanentemente no município sergipano, a disposição de toda região Agreste.

Clínica em Lagarto

E não é só isso! O senador Eduardo Amorim, em contato direto de Brasília (DF) com este colunista, anuncia para meados de junho próximo, um presente para o município de Lagarto: a esperada implantação de uma Clínica Fixa do Hospital do Câncer de Barreto. A unidade de prevenção ajudará a salvar milhares de vidas em Sergipe.

Eduardo Amorim

“Exames preventivos de câncer de mama e colo do útero serão realizados pela instituição em parceria com os municípios. Imagine uma clínica fixa em Lagarto e uma carreta móvel em Itabaiana, cobrindo toda a região? Este é o compromisso do nosso mandato no Senado Federal com a população sergipana”, destaca o senador.

Zezinho Guimarães

O deputado estadual do PMDB encontra-se em BSB onde participou nessa quarta (5), acompanhado do líder do governo no Congresso, deputado André Moura, de uma audiência com o relator da Medida Provisória que criou o Programa de Regularização Tributária (PRT), deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB/MG).

Objetivo

Zezinho explicou que está tratando de assuntos que interessam diretamente o empresariado sergipano. O ex-prefeito de Aquidabã, Eurico de Sousa, também participou da audiência em BSB. O PRT consiste em ampliar os atrativos para empresas entrarem no parcelamento, como aplicar desconto nos juros e multa e atrelar as parcelas ao faturamento da companhia.

Criadores de Camarão

Dessa reunião, Zezinho Guimarães seguiu com André Moura quando foram recebidos pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, e pelo assessor jurídico, Marcelo Palma. “O presidente da Associação solicitou que a gente pudesse agendar uma audiência com o governador Jackson Barreto”.

Boa notícia!

Zezinho explicou que o representante nacional da ABCC quer tratar com o governador sobre licenças ambientais. “A Adema fornece a licença, mas o MPF está querendo cassá-la. A intenção é resolver porque eles enxergam Sergipe com grande potencial para investimentos na área de carcinicultura, em especial na região do Baixo São Francisco, onde as áreas de rizicultura já estão salinizadas e inviáveis”.

Edvaldo Nogueira

O prefeito de Aracaju apareceu e fez uma exposição os 100 primeiros dias de sua gestão. Este colunista vai deixar para comentar na próxima coluna, quando dedicará uma “atenção especial” para a capital sergipana.

Capela I

A juíza de Direito, Andrea Caldas de Souza Lisa, da Comarca de Capela, deferiu a Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual, contra a prefeita Silvany Sukita (PTN) e o secretário de Obras do município, Manoel Messias dos Santos.

Capela II

Em sua decisão, a magistrada determinou a retirada da pintura, nas cores Amarela e Vermelha, de todo e qualquer bem público e das placas indicativas de obras ou de propaganda oficial, bem como “as substituam por cor neutra, pintando-os com cor politicamente neutra, preferencialmente o branco e as cores oficiais da bandeira do município de Capela”.

 Prazo

A prefeitura tem um prazo de 20 dias para desfazer o serviço, devendo os responsáveis retirar o logotipo pessoal de qualquer material de propaganda ou ato oficial de governo. A magistrada estipulou uma multa diária de R$ 2 mil do patrimônio dos réus, em caso de descumprimento, além da possibilidade de prisão em flagrante pelo crime de desobediência.

Jony Marcos

O deputado federal pelo PRB tem feito duras cobranças em BSB no sentido que o governo federal resolva a questão do envio do milho para o Nordeste, em especial, para Sergipe. “Enquanto Comissão de Agricultura, precisamos defender o povo brasileiro e formar uma comissão de deputados para pressionar o governo a cumprir com a palavra dele. Essa distribuição de milho vai salvar a produção de leite e o rebanho de gado de corte dos pequenos e médios produtores do Nordeste”.

Uber

O deputado João Daniel (PT) classificou como uma vitória dos taxistas e da população brasileira a aprovação do substitutivo ao projeto de lei 5587/2016, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT/SP), que regulamenta o funcionamento de táxis e aplicativos de transportes digitais. Durante os debates e a votação, o deputado voltou a reafirmar seu apoio aos taxistas e defendeu uma regulamentação dos serviços de transporte de passageiros.

João Daniel

“Não podemos aceitar que uma empresa multinacional venha e leve 25% de todo o faturamento sem nenhum compromisso com o país, sem nenhum pagamento de imposto e ainda desestruture totalmente uma categoria centenária que tem lutado e sofrido com esse tipo de invasão dos aplicativos”, explicou.

Laércio Oliveira I

Representantes do setor de serviços estiveram no Palácio do Planalto, acompanhados dos deputados Laércio Oliveira e Luiz Carlos Hauly para reunião com Gastão Alves de Toledo, assessor do Gabinete Pessoal do Presidente da República para alertar sobre as consequências do aumento do PIS/Cofins como desemprego e repasse dos aumentos para o consumidor.

Laércio Oliveira II

Participaram da reunião representantes de diversos segmentos como educação, segurança, limpeza, entre outros. Antes, Laércio Oliveira esteve com o ministro da Secretaria do Governo, Imbassahy, para tratar do mesmo tema. “Não podemos onerar o emprego. Precisamos seguir o caminho inverso para gerar mais postos de trabalho no Brasil”, defendeu.

PMA

A Prefeitura de Aracaju iniciou um mutirão de manutenção e limpeza das praças públicas e áreas verdes do município. A ação, desenvolvida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), começou no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira). O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou o lançamento do programa.

Fala prefeito!

“Dentro do projeto de reconstrução da nossa cidade, a limpeza é uma das nossas prioridades. Por isso, é tão importante o início desta ação voltada às praças públicas e áreas verdes de Aracaju. Nas cidades grandes, os espaços públicos são as áreas onde as pessoas podem conviver, então nós precisamos incentivar isso. Para tanto, as praças precisam estar limpas e bem cuidadas, para que os cidadãos tenham interesse de sair de suas residências e circular na cidade”, afirmou Edvaldo, que agradeceu o empenho das equipes de limpeza no mutirão.

IPTU

O vereador Elber Batalha falou sobre o Projeto de Lei Complementar nº 01/2017 que apresentou em meados de março na CMA e que visa corrigir uma distorção do maior problema ocorrido na gestão do ex-prefeito João Alves, que concedeu um aumento exacerbado na cobrança do IPTU de Aracaju.

Elber Batalha

“O que aconteceu foi que João Alves não aumentou a alíquota do IPTU da cidade, mas aumentou o valor dos imóveis na planta imobiliária do município de uma maneira tão estratosférica que alguns imóveis tiveram reajuste de mais de 500% no valor que eram avaliados”, informou.

Ribeirópolis

O vereador Ney Max Santana Oliveira (DEM), o “Max de Zé de Toinho”, apresentou uma indicação propondo a reabertura do posto da Polícia Militar do Povoado Serra do Machado, fechado há anos. O parlamentar direcionou o apelo ao secretário da Segurança Pública, João Batista, e ao prefeito Antônio Passos (DEM), justificando que a Indicação “é de suma importância, principalmente, para a segurança pública do município”, frisou Max.

Max de Zé de Toinho

O democrata ressaltou que em 2013 foi apresentada uma Indicação de sua autoria com base no apelo de um jovem residente no Povoado Esteios. “Não devemos desistir desta luta de trazer de volta mais segurança para Serra do Machado, Esteios, Fazendinha e demais povoados circunvizinhos”, afirmou Max. A Indicação foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao secretário e ao prefeito. O vereador Max agradeceu aos demais colegas pela aprovação.

Itabaiana

O vereador Roosevelt Alves de Santana parabenizou a postura democrática do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, que compareceu a solenidade de reabertura do Posto Policial de Cajaiba e reconheceu a importância do município na somação de forças para o funcionamento do Posto. O vereador

reconhece a importância do deputado na somação de forças junto ao Comando Geral da Polícia Militar que disponibilizou efetivo e veículos para que o Posto voltasse a funcionar.

Laranjeiras I

O Prefeito Paulão das Varzinhas (DEM) esteve reunido com o Diretor do Campus da UFS em Laranjeiras, Gilson Rambelle, e com a Pró-reitora de Extensão, Alaíde Hermínia, quando trataram de novas ações de integração no Campus. O prefeito propôs parcerias efetivas entre a Prefeitura e a Universidade, juntamente com as empresas Junior.

Laranjeiras II

Uma proposta discutida seria envolver os professores e estudantes do Campus para ajudar num relatório que possa contribuir para um planejamento de criação de novos projetos pela Prefeitura. Também se discutiu a realização de cursos de capacitação   oferecidos à população pela Universidade.

Lamentou

O prefeito lamentou a saída de alguns cursos que existiam desde a inauguração do Campus, como teatro e dança, mas prometeu se empenhar pelo retorno deles à grade solicitando em Brasília (DF), com o apoio do deputado federal André Moura e do Senador Eduardo Amorim, junto ao Ministério da Educação. “Vamos aproveitar para reivindicar novos cursos”.

Governo

O governador Jackson Barreto empossou os novos secretários de Estado da Cultura e do Planejamento, Administração e Gestão. O secretário João Augusto Gama deixou o comando da Seplag e assumiu a titularidade da Cultura. Em seu lugar, assumiu Rosman Pereira dos Santos, que deixou a Companhia de Desenvolvimento de Sergipe (Codise).

Elogio

Em seu discurso, o governador ressaltou o trabalho de João Augusto Gama e Rosman dos Santos à frente das pastas que ocupavam, a exemplo da implantação do Plano de Cargos, Salários e Vencimentos dos servidores estaduais e da atração de indústrias para o interior, como a fábrica de componentes e sistemas automotivos que será instalada em Santa Rosa de Lima, gerando 800 empregos.

Jackson

“São dois gestores experientes, técnicos e que deixaram marcas nos órgãos nos quais atuaram. O PCCV é uma marca importante que deixaremos na nossa história. Agradeço também o empenho de Rosman, por meio da Codise, em implantar uma empresa na minha cidade Santa Rosa de Lima. Vamos usar da criatividade e fazer a coisas andarem em favor das necessidades da nossa sociedade”, destacou.

Com Almeida

O deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), acompanhado do vereador de Aracaju, Bigode do Santa Maria (PMDB), visitou o Secretário da Saúde, Almeida Lima, quando apresentaram demandas da população,  da capital e do interior, objetivando melhorar os serviços de saúde nas respectivas localidades.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também