Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Aracaju banhada de sangue

Antes conhecida como a capital brasileira da qualidade de vida, Aracaju se transformou na 12ª cidade mais violenta do mundo. Levantamento feito pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal coloca a nossa outrora tranqüila Aracaju como a terceira do Brasil em crimes de morte. São exagerados 62,76 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. A lista da ONG é baseada em estatísticas de 1916, feitas em municípios com mais de 300 mil habitantes. Em outro do ano passado, Sergipe já havia conquistado o trágico título de o estado mais violento do país, registrando 57,3 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo o ranking do Mapa da Violência 2016 – Homicídios por Armas de Fogo no Brasil, o território sergipano é o terceiro mais violento do Nordeste, ficando atrás apenas de Alagoas e do Ceará. Em vez de mudar a fracassada política de segurança pública, a cúpula da Polícia prefere desacreditar as estatísticas, para alegria dos criminosos, que trabalham dia e noite para agravar ainda mais esta terrível situação. Só Jesus na causa!

Bafafá

Não chamem para a mesma reunião o vereador aracajuano Thiago Batalha (PMB) e o líder comunitário Zé do Povo. Amigos e aliados políticos até ontem, os dois andaram se estranhando pelas redes sociais. Muito nervoso, o parlamentar chegou a ameaçar ir à casa do desafeto “pra você dizer em minha frente o que disse pelo whatsapp”. Com medo, Zé do Povo prometeu pedir segurança de vida à Polícia. Marminino!

 Chinês na terrinha

E quem esteve ontem em Aracaju foi o cônsul geral da China em Recife, Li Feiyue. Aproveitou para fazer uma visita de cortesia ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Além da tradicional troca de presentes, os dois discutiram sobre a possibilidade de empresários chineses investirem na capital sergipana. Que tal começar com uma fábrica de cavaco chinês?

 Policiais de menos

Quer um exemplo do pouco que tem sido feito pelo governo para conter a violência? A extensa área da zona sul de Aracaju coberta pela 1ª Delegacia Metropolitana registrou 14 mil ocorrências criminais, porém apenas três agentes de captura se desdobram para atender tamanha demanda. Segundo o promotor público Augusto César Lobão, as Polícias Civil e Militar têm feito a sua parte, “o que falta é contingente para enfrentar a criminalidade”. Misericórdia!

 Crise braba

No mês passado, três em cada 10 consumidores fecharam o mês “no vermelho”, sem condições de pagar todas as contas. Segundo pesquisa feita pelo SPC Brasil, apenas 15% dos entrevistados tiveram sobra de dinheiro em março. Destes, 12% afirmaram ter a intenção de poupar a sobra e 4% pretendem gastar o dinheiro extra. 28% disseram que pretendem manter o mesmo nível de gastos agora em abril, enquanto 7% dos entrevistados manifestaram a intenção de aumentar as despesas. Haja grana!

 Um rei e uma rainha

 Com o título acima, o jornalista sergipano Anselmo Gois publica hoje, em O Globo, a seguinte nota: Do ex-ministro Ayres Britto, ontem, durante a visita dos reis da Suécia, Carl XVI Gustaf e a brasileira Sílvia, ao STF: – Graças à Suécia, o Brasil ganhou uma rainha e também um rei. Me refiro a Pelé na Copa de 1958. Faz sentido.

  Agenda positiva

O governador Jackson Barreto (PMDB) e o deputado federal André Moura (PSC) voltam a se encontrar visando tratar sobre a liberação de verbas para obras como o sonhado Canal de Xingo, obras do aeroporto de Aracaju e a duplicação da BR-101. Prestigiada pela bancada governista na Câmara, a reunião está marcada para a próxima terça-feira, em Brasília. Como líder no Congresso deste governo temerário, André acha que conseguirá liberar alguma ninharia para Sergipe. Tomara!

Jogo duro

E a oposição não pretende dar trégua ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Pelo twitter, o deputado federal Valadares Filho (PSB) e o senador Eduardo Amorim (PSC) fizeram duras críticas ao comunista. O primeiro escreveu que “infelizmente, a cidade precisa lidar com um homem público inseguro, frágil e sem personalidade”. Já Amorim afirmou que o mandato de Nogueira “é decepcionante, sim, e quem diz isso é o povo”. Crendeuspai!

Campo liberado

O estádio Etelvino Mendonça, administrado pela Associação Olímpica de Itabaiana, não será mais interditado por falta de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). É que o governo estadual e a Federação Sergipana de Futebol prometeram ao Ministério Público instalar, até junho, para-raios no Mendonção. Melhor assim!

Pé na estrada

O governador Jackson Barreto (PMDB) passa o dia de hoje no interior. Vai inaugurar duas escolas em Socorro e Telha, e um novo Centro Integrado de Segurança Pública em Lourdes. Juntas, as três obras somam quase R$ 2 milhões. Durante a inauguração da unidade policial, Jackson anunciará a convocação de cinco novos classificados no concurso da Polícia Civil, perfazendo o total de 221 convocados até agora.

Jesus vive!

De um bebinho desocupado numa bodega da zona norte de Aracaju: “Diante da determinação para substituir os nomes de pessoas vivas colocados em prédios públicos, a Justiça, pra ser justa, precisa mandar rebatizar a Igreja Jesus ressuscitado”. Aff Maria!

Recorte de jornal

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ77777777

Publicado no jornal O Maruinense, em 30 de agosto de 1891.

Resumo dos Jornais

Leia também