Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Jackson inaugura Centro Integrado de Segurança Pública para Lourdes

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz872
O Centro Integrado de Segurança Pública obedece a um novo conceito de unidade de segurança e reúne, em um mesmo imóvel, forças das Polícias Militar e Civil, tornando mais rápido tempo-resposta aos chamados e mais efetiva a resolução dos inquéritos

Nossa Senhora de Lourdes recebeu, na tarde desta sexta-feira, 07, um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O governador Jackson Barreto esteve no município para promover a inauguração e convocar mais cinco classificados no concurso da Polícia Civil, completando o total de 221 convocados que já estão atuando em delegacias do interior de Sergipe. Através de recursos oriundos do Programa Sergipe Cidades, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a nova unidade correspondeu a um investimento total de R$ 842.273,64.

“Tenho satisfação em chegar aqui e inaugurar, depois de um investimento de mais de R$840 mil, esse Centro Integrado de Segurança Pública. Algumas pessoas podem até questionar: ‘mas o Estado nessa crise, com dificuldades financeiras, fazendo uma obra desse porte’? E a resposta não poderia ser outra: ‘como é que a Polícia Militar e a Polícia Civil podem exercer seu trabalho com dignidade e de forma efetiva se não tiverem instalações adequadas para isso’? Nosso compromisso maior é o de investir nas pessoas e obras como esse Cisp, e como as escolas entregues hoje em Telha e Socorro, representam justamente isso: qualidade de vida e dignidade ao povo sergipano”, declarou Jackson.

Para o comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM, capitão Anderson Ribamar, o Cisp, além de trazer dignidade para os policiais, oferecendo um ambiente melhor aos profissionais, é importante também para a comunidade que vai ser recebida em um local adequado. “Traz dignidade, respeito e, com isso, quem ganha é a sociedade, pois os policiais vão trabalhar mais motivados, tendo um lugar mais digno para receber, inclusive, os próprios cidadãos. Aqui, trabalhando a Polícia Militar e a Polícia Civil em conjunto, se resolve todo o problema, pois tudo será resolvido no mesmo local”, explicou.

Qualidade para a polícia

Ainda de acordo com o comandante, os investimentos que o governo tem feito em Sergipe são muito importantes para que a segurança possa continuar avançando. “Na área de Segurança, Jackson ativou em Glória a Companhia de Caatinga, reformando e ampliando o imóvel e, ainda, aumentando o efetivo. No 4º Batalhão, que envolve Canindé, Poço Redondo, Monte Alegre, Glória, Porto da Folha e Gararu aumentou o efetivo para 60 policiais, sendo 30 da primeira turma convocada, mais 30 da segunda e esperamos mais 30 da última. Tem sido um grande investimento na área de Segurança Pública, o qual temos que reconhecer e sermos gratos. Nenhum outro governo fez tanto pela área da Segurança Pública em Sergipe”, elogiou o capitão Anderson.

Para o prefeito do município, Fábio Andrade, uma obra como esta é muito importante não só para o município, mas para toda a região. “Essa unidade já era esperada, porque a delegacia anteriormente funcionava em situação precária. Hoje, temos a felicidade de estar aqui inaugurando essa obra, pois ela significa mais tranquilidade para a população de Lourdes. Além da delegacia, o governador graciosamente nos contemplou com cinco policiais civis, que foram nomeados e irão passar, a partir do próximo mês, a atuar aqui no nosso município. Então isso vai contribuir para a resolução de inquéritos, investigações e também para o policiamento ostensivo do nosso município, dando tranquilidade à nossa população, que esse é o nosso objetivo”, detalhou.

O vice-governador Belivaldo Chagas destacou o conforto proporcionado pela obra aos policiais que trabalham no local e à população no novo ambiente. “Um prédio como esse eleva a autoestima dos policiais, pois é um ambiente que dará mais tranquilidade e segurança ao trabalho deles. O governo identificou as necessidades e está fazendo obras como essa em todo o interior do estado. Isso faz com que, também, a população, quando precisar procurar o centro de segurança, que antigamente era chamado de delegacia, e hoje é o Cisp, se sinta mais confortável neste ambiente”.

Estrutura

O novo Centro Integrado de Segurança Pública obedece a um conceito inovador de unidade de segurança, pois reúne, em um mesmo imóvel, forças das Polícias Militar e Civil, tornando mais rápido tempo-resposta aos chamados e mais efetiva a resolução dos inquéritos. O novo Cisp ocupa uma área total de 964,38 m² e 219, 07 m² de espaço construído, contando com sala para o delegado, gabinete para o comandante do destacamento de Polícia Militar, cartório, salas de recepção, custódia, passagem, multimeios e custódia de armas, copa, sanitários com acessibilidade, áreas de serviço e para banho de sol.

O sargento Sotero da Silva trabalha no policiamento do município há 12 anos e comemora a inauguração do Cisp em Lourdes. “Antes eu ficava em uma estrutura alugada, que não era adequada para nossa função. Era um imóvel simples. Gostei muito do Cisp, foi muito bem feito, está organizado, tem aparelhamento de primeira geração e ficamos felizes com esse imóvel. A comunidade também é beneficiada com esse local, pois aqui realizamos todos os tipos de operação para que a cidade fique em segurança”, comentou.

De acordo com o sargento Ronalço Ramos, a estrutura do Cisp é algo que não se vê no Nordeste brasileiro. Ele relata que gostou da estrutura e que se sente valorizado por ter melhores condições de trabalho. Ronalço ainda comentou sobre o sistema de monitoramento da cidade, que foi implantado no Centro de Segurança. “Foi um trabalho em conjunto com a prefeitura. São 16 câmeras, que, somadas às rondas que fazemos, levaram à diminuição em 50% o índice de crimes”.

O Cisp de Nossa Senhora de Lourdes recebeu pintura completa, as paredes ganharam revestimento cerâmico, no interior foi instalado piso em alta resistência e de cerâmica (110 m2). Já as áreas externas receberam pavimentação em paralelepípedo e em concreto, além de grama e elementos de paisagismo.

O aposentado Antônio da Silva relata que o Cisp foi uma obra importante do governo. “Sinto-me seguro e agora posso dormir até com a porta aberta. É uma proteção para a cidade”. O agricultor Ramiro Simão, que mora próximo ao Centro, também gostou da novidade. “Ficamos mais tranquilo com a polícia na rua, pois dá mais segurança. E o Cisp para mim é bom, porque fica perto da minha casa, no bairro Caixa D’Água”.

Reconhecimento

Durante a solenidade, Jackson destacou o trabalho de homens e mulheres para garantir a segurança no estado. “Quero fazer uma saudação especial aos policiais militares e civis. Peço uma salva de palmas aos que estão aqui. Mais do que qualquer político, mais do que o governador do Estado, quem merece os aplausos da sociedade são os agentes que dão a própria vida para manter a sociedade segura: a Polícia Militar e a Polícia Civil”.

O governador informou também que no próximo dia 24, estará no ginásio Constâncio Vieira para promoção de 1.306 policiais. “Quem já viu na história de Sergipe 1.306 policiais militares sendo promovidos em um dia só? Isso é o governo que reconhece o papel da Polícia Militar e da Polícia Civil. Faço isso com dificuldades, pois sei que promoção significa dizer que vou ter que colocar mais recursos para garantir o pagamento de pessoal e a situação não está fácil. Mas sei que a promoção é um reconhecimento ao trabalho desses homens e mulheres. É valorizar estes profissionais. É dessa forma que a gente administra o Estado, colocando na ordem do dia o ser humano no primeiro plano”.

O capitão Anderson também lembrou que o governo tem feito vários investimentos para valorização dos profissionais da corporação. “O que o governador do Estado tem feito pela Polícia Militar são enormes contribuições no sentido de resolver diversas situações como os da carga horária, que há décadas a gente vinha buscando; a da progressão por tempo de serviço, que além de levantar a nossa autoestima, promove cursos de capacitação; e a questão dos subsídios, que vão continuar garantidos durante a reserva [aposentadoria]. Só temos a agradecer ao governador do estado pelo que ele tem feito pela Polícia Militar e quem ganha somos todos nós, a Polícia Militar e a sociedade”.

No último dia 10 de fevereiro, o governador Jackson Barreto também inaugurou novos Cisps em Rosário, Siriri e Muribeca. As novas unidades funcionam em imóveis que antes abrigavam fóruns distritais e foram cedidas pelo Judiciário ao Executivo para que no lugar fossem implantadas unidades da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Mais obras em Lourdes

Na ocasião, Jackson lembrou que em Nossa Senhora de Lourdes o Governo está realizando uma grande obra, que é a pavimentação asfáltica de Escurial, que vai até a sede do município. “É uma obra importante para fortalecermos o Turismo nessa região. Estamos passando por dificuldades muito grandes. Todos veem as dificuldades que empresas, prefeituras e Estado passam. Mas não podemos abaixar a cabeça e achar que a crise vai derrotar todos nós. Eu sou partidário daquele velho samba de Manoel Rosa que diz: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Jackson recordou ainda que a lista de investimentos da sua gestão em Lourdes é ampla. “Tenho muito prazer de vir para Lourdes e entregar mais uma obra. Na nossa gestão a gente fez a reforma da Escola Almirante e vamos construir um conjunto residencial aqui. Colocamos asfalto na sede, inauguramos ginásio de esporte, fizemos a praça principal de Lourdes, ainda com recursos de quando eu era deputado federal. E, agora, a gente coroa com esse belíssimo Cisp”.

A família do deputado estadual Jeferson Andrade é da região. O deputado agradeceu os investimentos que o Governo do Estado tem feito no município. “Ficamos muito gratos por essa bela obra que o senhor fez aqui e pelas demais. Destaco o seu empenho na segurança pública num momento difícil que o país passa. Mas vossa excelência, prefere fazer, está aqui mostrando ao povo de Sergipe quem trabalha. O povo de Nossa Senhora de Lourdes, de Itabi, de Gararu e de toda região será beneficiado”, registrou Jeferson Andrade referindo-se ao governador.

Investimentos em segurança

Em janeiro deste ano, o governador Jackson Barreto participou da apresentação dos novos soldados alunos da Polícia Militar (PMSE). Com isso, iniciou-se a capacitação técnica profissional de mais 237 PMs. Ao fim do curso, serão mais de 1.200 novos policiais que ingressarão na Corporação, a partir do concurso realizado em 2013, para reforçar a segurança na capital e interior do estado. Essa é a terceira turma que, ao fim do curso, ingressará nos quadros da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Em março de 2016, ingressaram na corporação 350 novos soldados e, em janeiro de 2015, aconteceu a formatura da primeira turma, constituída por 657 novos soldados.

Na área de perícia, foram nomeados 34 profissionais criminais classificados em concurso público para as carreiras de atividades periciais da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da SSP. Os novos servidores foram contratados para trabalhar nos Instituto de Criminalística, Médico Legal, de Identificação e ainda de Análise e Pesquisa Forense (IAPF).

Ainda em 2016, foram nomeados 100 agentes de Polícia Judiciária Substituto e 20 escrivães substitutos para a Polícia Civil. Recentemente, foram nomeados dez agentes e dez escrivães para a Regional de Tobias Barreto e mais dez agentes e dez escrivães para a regional de Itabaiana.

Em dezembro de 2016, o governador Jackson Barreto sancionou a Lei de Subsídios aos Militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em 29 de setembro, havia assinado Mensagens e Projetos de Lei sobre progressão automática na carreira e subsídios, consolidando direitos adquiridos pelos policiais militares e pelos bombeiros.

A Gratificação de Atividade em Eventos (Grae) foi transformada em Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício de Atividade Extraordinária (Retae) em 2017, permitindo que cabos e soldados recebam valor duas vezes e meia maior que o anterior. Passa a haver auxílio uniforme anual no valor de R$ 1.700,00 que beneficiará todos os oficiais e praças da PMSE/BMSE. Com as medidas, o policial militar passar a ter subsídio como forma de remuneração, desaparecendo a possibilidade de perdas na sua aposentadoria de algum recurso.

O Governo do Estado também agiu em prol da valorização dos servidores, por meio da recomposição dos salários, que atingiu todas as classes e hierarquias das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Sergipe é o estado que tem a política salarial mais avançada do Nordeste e uma das mais altas do país. Outra vantagem é a ampliação do período de licença maternidade das servidoras, que foi ampliado de 120 para 180 dias através de Emenda Constitucional.

Para colaborar com as ações de segurança, o Estado providenciou a implantação do novo sistema de radiocomunicação digital da SSP, resultado de investimento de R$ 26.823.356,52. Com o equipamento, Sergipe é o único estado a ter 100% do território coberto com comunicação digital.  Além disso, o governo investe R$ 10,7 milhões na aquisição de armas, munições, coletes e equipamento de proteção para as Polícias Civil e Militar, e disponibilizou 32 bases móveis de Polícia Comunitária. As unidades foram adquiridas por meio do convênio firmado com o Ministério da Justiça, totalizando um investimento de R$ 4.784.000.
ASN
Foto Victor Ribeiro

Leia também