Aracaju, 18 de abril de 2024

Primeiro ano da gestão de Edvaldo já está comprometido!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ao completar 100 dias da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) em Aracaju, a leitura que se faz é que a administração ainda não se iniciou de fato. Os governistas saem em defesa do gestor do ponto de vista do pagamento de salários, quanto à regularização, tendo em vista que na gestão do ex-prefeito João Alves Filho (DEM) era comum o pagamento em atraso. Mesmo parcelado em 12 vezes os salários de dezembro passado, a coluna reconhece e entende que Edvaldo tem discurso sim neste sentido. Mas conversando nessa segunda-feira (10) com alguns políticos mais experientes, a leitura que se faz é que o primeiro ano do atual mandato do prefeito já está comprometido.

Mesmo que haja vontade administrativa em acertar, o prefeito Edvaldo Nogueira erra sucessivamente e, de uma forma muito estranha, depois de indicar boa parte da equipe de trabalho da PMA, o governador Jackson Barreto (PMDB) tem se mostrado ausente deste debate político. Chega a passar a impressão que JB não quer se “contaminar” com o desgaste do prefeito e esteja apenas acompanhando o início da gestão a distancia. Há uma decisão de ordem judicial determinando, por exemplo, o afastamento do presidente Mendonça Prado e de outros diretores da Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), após desdobramentos da Operação Babel.

Aos cuidados do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), o pedido de afastamento recai sobre alguns dos nomes que foram indicados diretamente pelo governador na gestão de Edvaldo Nogueira. Sergipe inteiro acompanhou a “dedicação exclusiva” de Mendonça Prado a JB nos últimos anos. Sem sucesso na eleição para deputado federal em 2014, vem acumulando destaques negativos como gestor, seja na Secretaria de Segurança Pública, na Agrese e agora na EMSURB. Sem mandato eletivo, Mendonça tende a ficar “encostado” e voltar a se dedicar à advocacia.

Voltando à gestão de Edvaldo Nogueira, propriamente dita, muito embora ele tenha passado a campanha eleitoral de 2016 bradando que o município de Aracaju “estava quebrado”, agora ele chega com o discurso que não está fazendo nada por conta das dificuldades financeiras. O comunista prometeu demais no ano passado e agora a população e a oposição estão certos de cobrar resultados sim. Tirando o pagamento dos salários, Edvaldo não tem sido eficiente na resolutividade de outros problemas como a greve dos médicos, como na questão da coleta do lixo e limpeza da cidade, como na revogação do IPTU, o aumento da taxa de iluminação pública, a questão das faixas azuis do BRT de João Alves e, sem contar, que ainda vem por aí o reajuste da tarifa do transporte coletivo e o reajuste dos servidores municipais.

Durante entrevista à TV Sergipe, nessa segunda-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira não deu nem garantias sobre a realização do Forró Caju 2017. Mesmo em meio a tantas dificuldades financeiras, João Alves não deixou de realizar o evento que aquece a economia da cidade e fomenta o turismo da capital. É importante frisar que “festa” não deve ser prioridade para qualquer gestão, mas o Forró-Caju está inserido no calendário nacional de eventos e a ameaça de não realização atinge em cheio vários segmentos da cadeia de comércio, turismo e prestação de serviços.  A cidade tem buracos por todos os lados, está feia e a limpeza não está regular. O básico não está sendo prestado corretamente!

Em síntese, Edvaldo Nogueira inicia muito mal o seu primeiro ano de mandato. Foi infeliz em propagar que está há “100 dias sem parar”, diante de uma gestão que nada fez, e acumula uma série de problemas que estão na pauta e que ainda entrarão na ordem do dia nos próximos meses. Por mais que se tente ser otimista com o futuro da administração, a sequencia dos fatos nos dá uma previsão desanimadora. Edvaldo não transmite confiança do ponto de vista administrativo, não consegue efetivar a gestão. Para os mais experientes o prefeito está muito mal assessorado, seu corpo de auxiliares é ruim. 2017 já é dado como comprometido. Resta saber se o prefeito vai insistir nos erros ou se vai promover as mudanças necessárias com brevidade. É uma leitura que ele precisa fazer…

Veja essa!

Durante entrevista ao radialista George Magalhães, na manhã dessa terça-feira (11), o líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Elber Batalha (PSB), revelou que o presidente da CMA, o também vereador Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, está apresentando um projeto alterando a lei orgânica do município.

E essa!

Segundo Elber Batalha, a proposta de Nitinho tira dos vereadores a atribuição de versar sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo e fica sob a responsabilidade exclusiva da PMA. Em síntese é a CMA abrir mão mais uma vez de suas prerrogativas, como o fez na questão da CPI do Lixo.

Bomba!

O líder da oposição na CMA denuncia na entrevista no rádio: “se a gente não discutir as planilhas, o aumento da passagem do ônibus vai passar a ser decidido por um acordo de gabinete entre o prefeito, a SMTT e o Setransp”, disse Elber na entrevista. Para aprovar a proposta, Nitinho vai precisar de 16 votos favoráveis no plenário da CMA.

Nitinho

Por sua vez, em entrevista ao radialista George Magalhães, Nitinho explicou que sempre votou contra os reajustes da tarifa do transporte coletivo e que a lei orgânica do município é inconstitucional. “A CMA não tem o poder de interferir em outro Poder. O reajuste da tarifa é uma atribuição da Prefeitura. O vereador não pode reajustar”, disse, dando a entender que todos os reajustes aprovados anteriormente pelos vereadores foram inconstitucionais.

Elber Batalha

O vereador também questionou publicamente ao radialista a forma deselegante como o prefeito Edvaldo Nogueira se reportou contra a oposição. “A oposição não quer o bem da população? Quem quer o bem é ele que é contra a investigação? Repudio esse tratamento deselegante com a oposição”, rebate o líder da bancada.

Cadê a turma?

A coluna aproveita as discussões sobre assuntos relacionados à Prefeitura de Aracaju para questionar o silêncio dos sindicatos dos trabalhadores do município. Estamos nos aproximando da data-base (Maio) da categoria e não há qualquer manifestação a respeito do reajuste dos servidores.

Decisão

Confirmando o raciocínio da coluna, da subserviência da CMA em relação à Prefeitura, a Justiça de Sergipe determinou a instalação imediata da CPI do Lixo na Câmara Municipal. A juíza da 3ª Vara Cível, Simone de Oliveira Fraga, concedeu liminar autorizando a instalação para que a CPI seja instaurada imediatamente.

Investigação

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem como finalidade investigar os contratos de coleta do lixo e limpeza urbana, firmados entre o Município de Aracaju, através da EMURB, com a Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, nos anos de 2010 a 2016. O pedido foi feito pelos vereadores Elber Batalha, Cabo Amintas (PTB), Emilia Corrêa (PEN) e Lucas Aribé (PSB). A intimação já foi expedida e a Câmara será notificada.

João Alves

Acuados diante da pressão popular e das cobranças da população, aliados do prefeito Edvaldo Nogueira e os famosos “ratos de rádio” ocuparam os programas radiofônicos para “chutar cachorro morto”, ou seja, decidiram que a melhor forma para esconder a incompetência administrativa é atacar o ex-prefeito João Alves Filho (DEM) na imprensa.

Edvaldo Nogueira

“Aracaju me conhece e sabe do meu comportamento em relação à ética. Eu não transijo com este tema. O meu governo é ético e preocupado com as pessoas. Eu fui prefeito de Aracaju durante seis anos e nove meses e nunca houve denúncia de corrupção contra mim. As minhas contas foram aprovadas pelos órgãos de fiscalização e controle, de modo que estou muito tranqüilo porque sei que tudo o que fizemos na Prefeitura de Aracaju está dentro da ética e do sentimento de cuidar bem das pessoas”, rebateu o prefeito diante das críticas.

Lixo I

Edvaldo explicou aos aracajuanos como se deu o processo de contratação emergencial das empresas do lixo. “O contrato com a empresa Cavo se encerraria no dia 6 de março. Por isso, fizemos um novo processo de contratação emergencial, pois não daria tempo de já realizar a licitação e a cidade não poderia ficar sem o serviço. Então foi feito um contrato emergencial, do qual quatro empresas foram escolhidas”.

Lixo II

No entanto, no dia seguinte, uma ação judicial do Ministério Público suspendeu o processo e prorrogou o contrato com a Cavo por 70 dias. Agora, nós estamos esperando a definição da ação judicial, que dirá se o contrato emergencial com estas quatro empresas deve ser efetivado ou não”, informou.

Licitação

O prefeito se disse tranquilo quanto ao tema. “O que fizemos na minha gestão anterior, nos seis anos e nove meses em que fui prefeito, foi aprovado pelo Tribunal de Contas. Inclusive a licitação do lixo, que fizemos em 2010, teve participação do Ministério Público, do TCE. Foi a primeira licitação feita na cidade de Aracaju para limpeza pública”, frisou.

Projetando

Alegando dificuldades financeiras, o Governo do Estado acaba de publicar um edital para elaboração de projetos de arquitetura e engenharia para as escolas de tempo integral. Com dispensa de licitação foi contratada empresa PCL Projetos e Consultoria por um contrato da ordem de R$ 2,49 milhões. A proposta de ensino integral é válida, mas pelo valor do projeto, a iniciativa deve apresentar resultados de 1º mundo…

Exclusiva!

Um dos principais auxiliares da prefeita de Capela, Silvany Sukita (PTN), foi condenado em mais de um processo por estelionato. A acusação era da prática do crime de clonagem de cartões de crédito. A coluna está fazendo o levantamento, mas, pelo visto, “estelionato” é algo comum no município. Do eleitoral a…

Itabaiana I

Segundo informações do Portal SergipeNet, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), foi condenado pela 2ª Vara Cível do município ao pagamento da quantia de R$ 551.695,25, a empresa de marketing que teria prestado serviço na campanha de 2012.

Itabaiana II

A empresa “Clip Propaganda & Marketing“, ingressou com ação de cobrança em face do prefeito, alegando que firmou um contrato verbal para que lhe fosse prestado serviços de assessoria/consultoria em marketing político, propaganda e publicidade, nas Eleições de 2012, e o serviço não teria sido pago.

Maria Mendonça I

A deputada Maria Mendonça (PP) participa, nesta terça-feira (10), de uma audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, a fim de pleitear recursos para duplicação da BR 235 em Sergipe. A parlamentar vai acompanhada do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, do senador Eduardo Amorim e parlamentares da bancada federal sergipana.

Maria Mendonça II

No grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Mendonça destacou a relevância da expansão da malha viária naquela região. “Desde o final do ano passado, os estudos sobre a duplicação da rodovia estão autorizados, por isso, esperamos que esta audiência nos dê boas perspectivas, pois o Poder Público precisa garantir a melhoria do fluxo de veículos na BR 235”, disse.

Luciano Bispo I

Durante o pronunciamento da deputada Maria Mendonça, o presidente da Casa e também deputado Luciano Bispo (PMDB) anunciou que o Governo do Estado já tinha solicitado ao governo federal para que o DER/SE ficasse com a responsabilidade de fazer a obra de duplicação da BR-235, no sentido que fosse formalizada uma parceria público-privada.

Luciano Bispo II

“Enquanto eles estão buscando BSB, o Governo do Estado já tem essa autorização do Governo Federal, para fazer a obras nos trechos de Aracaju a Itabaiana e de Itabaiana a Carira. A duplicação é necessária e fundamental. Há um tráfego de 20 mil carros/dia por aquela rodovia. Acima de 10 mil carros/dia há um entendimento pela duplicação”, explicou o presidente da AL.

PPP

Ao detalhar a PPP, Luciano Bispo antecipou que o Governo do Estado deve anunciar ainda este ano o edital de licitação e a empresa vencedora fará a obra e irá explorar a rodovia com o pedágio. “Tudo já está bem adiantado. A pista que liga Itabaiana a Itaporanga, por exemplo, já está com quase 40% pronta. Houve um problema com indenizações, mas agora está caminhando bem”.

Vereador sem mandato I

O suplente de vereador Hebert Pereira (REDE) apresentou manifestação nas duas Ações judiciais de sua autoria, que suspenderam Editais de grandes licitações em Sergipe, e comemorou o fato de os próprios gestores terem Revogado os respectivos Editais, antes mesmo do fim dos processos na justiça.

Vereador sem mandato II

A primeira foi a Ação Popular nº 201711200146, através da qual o suplente de vereador teve êxito na suspensão do Edital da AGRESE que pretendia contratar estudos preparatórios para a privatização da DESO. A segunda foi a Ação Popular nº 201711200146, em que, juntamente com o professor Magno Lima, conseguiram suspender o Edital de Pré-qualificação da EMSURB, para contratação emergencial de empresas de LIXO em Aracaju.

Anulação

E ambos os processos, Hebert requereu a anulação dos Editais por conterem graves falhas capazes de prejudicar a competitividade e permitir o direcionamento dos resultados das licitações.

Herbert Pereira

“Foram duas vitórias da população! Através das Ações Populares conseguimos barrar o prosseguimento dessas licitações que podiam causar prejuízos ao patrimônio público e chamamos a atenção da sociedade para o assunto. As decisões judiciais, somada à pressão popular e da imprensa, fizeram com que os gestores responsáveis pelas licitações viciadas desistissem das mesmas e revogassem os Editais, antes mesmo do fim dos processos na justiça”, comemorou.

Maria do Carmo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância da iniciativa do Sebrae de adotar medidas para estimular a reinserção de pessoas idosas, em plena condição cognitiva e física, ao mercado de trabalho. Essa necessidade, de acordo com a senadora, dar-se, não só pela dinâmica da economia que tem dificultado a condição financeira das famílias, mas também pela disposição que muitas dessas pessoas com idade acima de 50, 60 anos têm em continuar contribuindo, considerando a maturidade e experiência nos mais diversos segmentos.

Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim participou do I Fórum de Convívio Sustentável do Semiárido, em Carira.  O evento teve o objetivo de fortalecer a agricultura do município e região e de discutir alternativas de cultura para driblar a crise do milho com as palestras “Soluções para a convivência no semiárido” e “Captação de Recursos para a Agricultura”.

Carira

Durante as palestras foram discutidas estratégias para melhorar a produção agrícola do sertanejo e promover uma melhor qualidade de vida na zona rural. “Não podemos esperar só pelo milho, temos que pensar em outras culturas. Já pensamos na soja, mas as instituições precisam estar atentas para ajudar. Pequenas propriedades poderão gerar empregos, basta termos ajuda do Governo Federal e Estadual”, disse o prefeito de Carira, Arodoaldo Chagas (Negão).

Jackson Barreto I

O governador se reuniu na noite dessa segunda-feira (10), em BSB, com os deputados federais da bancada no jantar sergipano oferecido pelo deputado Fábio Reis (PMDB) em seu apartamento funcional. Participaram os deputados Laércio Oliveira (SD), Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT) e Pastor Jony (PRB).

 

Jackson Barreto II

“Esse encontro foi extremamente agradável e positivo. Colocamos os assuntos em dia, discutimos ações positivas para Sergipe, estratégias para conquistar mais obras e recursos para nosso estado, e no final, só um pouquinho de política. Estavam presentes também o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e o nosso coordenador do escritório de Sergipe em Brasília, Heleno Silva. Uma noite memorável”, avaliou o governador.

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) cobrou a conclusão das obras no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, que estão paralisadas. “Infelizmente, o Hospital não é prioridade para o Governo do Estado”. Segundo ele, além de não atender plenamente a população, pois cirurgiões e ortopedistas não realizam mais procedimentos, ainda há o risco de doenças, devido à água acumulada e entulhos.

Georgeo Passos II

Segundo o líder da oposição na Assembleia, a obra está parada e ainda será contratada uma nova empresa para realizar o projeto para depois contratarem uma empresa por licitação para realizar o serviço. “Possivelmente, a população não terá seu Hospital até o fim de 2018 e o povo de Nossa Senhora da Glória e região continuará sofrendo aguardando aquelas obras”, lamentou.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também