Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

RECUPERAÇÃO MAS SEM DELINQUÊNCIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Estão caindo as máscaras. O presidente Michel Temer (PMDB) começa a sentir que será difícil comandar um Governo com ministros corruptos – uma parte significativa deles – e um Congresso difícil de identificar os honestos e os picaretas. O ex-presidente Lula, que vem sendo citado em quase todas as negociatas – já havia dito que “na Câmara haviam mais de 300 picaretas”. Em razão disso não disputou a reeleição para deputado federal.

Os fatos que estão sendo expostos de forma serena – embora naturalmente cínica – pelo ex-presidente da Odebrecht não ajudam a uma recuperação mais rápida do País, em razão das suspeitas e dúvidas em relação às reformas e à força do Governo. Mas não podem deixar de acontecer, para evitar a proteção aos corruptos e tentar reaver todo o dinheiro que recheou suas contas bancárias e engordou seus patrimônios, em detrimento da pobreza e da miséria do cidadão, e esfacelamento de um país.

Lógico que o Brasil despenca em sua confiabilidade no mundo. Cessam intercâmbios internacionais e a moral vai para as profundezas dos infernos. Mas não se pode perdoar os delinquentes para promover a recuperação econômica e financeira, mesmo que este momento de crise moral profunda atinja o poder aquisitivo da sociedade. As prisões têm que acontecer para recuperar a dignidade de um Brasil moralmente arrasado.

Ou se faz isso, ou não teremos salvação…

TUDO EM APENAS 30 DIAS

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), conseguiu deixar em caixa todos os recursos para execução das obras solicitadas por Jackson Barreto.

André disse ontem que cumpre o seu dever com Sergipe.

UM BALANÇO RÁPIDO DOS ATOS

Num balanço do que já está praticamente resolvido, o dinheiro para pagar o projeto básico do Canal de Xingo já está na conta. Está na conta recursos para BR-101.

Está na conta os recursos para estudos da BR-235 e da reforma do aeroporto.

CONVERSA COM MICHEL TEMER

O líder do Governo no Congresso, André Moura, agendou visita com Jackson Barreto ao presidente Michel Temer para quarta-feira. Ainda não foi definida a hora.

Vão pedir a Temer que não haja contingenciamento de emendas para o aeroporto.

JACKSON SE MANTÉM EM SILÊNCIO

Jackson Barreto manteve-se em silêncio absoluto em relação a essa questão da Lava Jato que envolveu os senadores. Vai se manter assim.

– Se fosse o contrário estaria sendo bombardeado pelos adversários implacáveis.

HABITUADO AO TAPETE AZUL

Ao visitar o presidente do Senado, Eunício Oliveira, um fotógrafo pediu para tirar foto do governador Jackson Barreto e quatro deputados federais aliados.

Um deles gritou: “JB já está se habituando ao tapete azul”.

UMA BOA SINTONIA POLÍTICA

Deputados de Sergipe estão impressionados com a boa sintonia existente entre o líder do Governo no Congresso, André Moura, e o governador Jackson Barreto.

Trabalham aliados para solucionar problemas do Estado.

EDUARDO SE SENTIU ABALADO

O senador Eduardo Amorim se sentiu muito abalado com a exposição do seu nome na relação do juiz Fachin. No aeroporto, ontem, foi recebido pela família.

Ao meio-dia almoçou com aliados e recebeu solidariedade até de adversários.

TELEFONEMA QUE O SURPREENDEU

Pela manhã, enquanto dava entrevistas em emissoras de rádio, Eduardo Amorim se surpreendeu com telefonema do ex-deputado Jerônimo Reis (PMDB).

Jerônimo disse que o conhecia, foram deputados juntos prestou-lhe solidariedade.

PROVAVELMENTE UM EQUÍVOCO

O senador Eduardo Amorim provavelmente cometeu um equívoco ao se explicar e contestar nas emissoras de radio. Com isso ele expandiu a informação.

Se tivesse ficado com a publicação de uma nota, evitaria estardalhaço.

EDVALDO CONTA COM O POVO

Edvaldo Nogueira (PCdoB) diz que conta com seus secretários, vereadores e acima de tudo com o povo de Aracaju e a ajuda de Deus para superar os obstáculos.

– Fé, coragem e luta! Clama ele.

MITIDIERI INCENTIVA EDVALDO

O deputado Fábio Mitidieri disse que Edvaldo tem o “povo de Aracaju, as pessoas de bem da cidade, seus aliados e sua vontade de ver nossa cidade voltar a ser feliz”.

É um incentivo para que continue seu trabalho.

REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO

O senador Valadares (PSB) diz que, na sua visão, a revitalização tem o mesmo peso em importância que tem o canal de Xingo, tanto quanto a transposição.

Não existe desviar um rio através de canal ou de qualquer outro projeto.

QUESTÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO

Em Monte Alegre, vereadores querem dar título de cidadão montealegrense ao petista Rogério Carvalho. Mas o vereador Henrique não concorda.

Alegou que Rogério “não prestou relevantes serviços ao município”.

A DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES

Durante a Semana Santa, vários prefeitos distribuem toneladas de peixes com eleitores e ainda exige documento. Essa denúncia está nas redes.

Os que não votaram no prefeito não recebem nada.

A LISTA DA ODEBRECHT É FORTE

Depois da divulgação da Lista da Odebrecht o país não entrou em convulsão, mas em colapso. Parou tudo no Congresso e dificilmente as reformas serão votadas.

Já se fala em uma constituinte exclusiva.

ALBANO CONVERSA EM SÃO PAULO

Albano Franco está em São Paulo e conversou com o empresário Paulo Skaf. Todo mundo está preocupado com a economia e com a aprovação das reformas.

Consideraram que há uma onda de denuncismo e insegurança jurídica.

PARTICIPA DE JANTAR COM JOBIM

O ex-senador Albano Franco está em São Paulo a convite do ex-ministro do STF, Nelson Jobim, que aniversariou e ofereceu jantar a um grupo de amigos.

Entre os empresários, a observação é que a economia melhorou.

CONGRESSO LUSO BRASILEIRO

Albano Franco viaja segunda-feira a Lisboa, onde participa do Congresso Luso Brasileiro, organizado pelo Instituto de Direito Gilmar Mendes.

Serão três dias de debates e palestras…

O DIREITO DE GREVE E DA VIDA

O Sindimed diz que o trabalhador tem direito ao recebimento do salário! Ninguém discorda disso. Mas o cidadão que depende do médico tem direito à vida.

Nada contra a grave dos médicos, mas tudo pelo direito à vida.

VALMIR VOLTA A ATACAR OS REIS

A Fábio Henrique, em seu programa, o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, disse que Jackson Barreto não ajuda Lagarto porque a família Reis não deixa.

Disse também que vai interditar o hospital de Lagarto

DESMENTE A QUESTÃO DO VOTO

Valmir Monteiro disse, ainda, que é uma mentira o fato de que votaria em Jackson Barreto para senador. “Essa declaração foi feita pelo deputado Gustinho Ribeiro”.

– Voto nos candidatos do meu grupo. Não fico no muro.

Notas

Lula com a Odebrecht desde 2002 – Segundo “O Antagonista”, Emílio Odebrecht e Pedro Novais revelaram em suas delações que a aproximação com Lula da Silva e Antonio Palocci começou ainda na campanha de 2002 e que o objetivo do grupo era obter o controle do setor petroquímico por meio da privatização.

0x0

Apoio do grupo a Luleco – “O Antagonista” também diz que Emílio Odebrecht detalhou o apoio do grupo a Luís Cláudio Lula da Silva, o Luleco. Foi uma troca, mas o patriarca da Odebrecht não estava muito seguro do ‘investimento’. “Eu queria ter certeza de que estava investindo na pessoa, perceber se ele queria, se tinha potencial”.

0x0

Graça Foster na área – Marcelo Odebrecht conta que conversou com Graça Foster, então presidente da Petrobras, que cobrava o acerca de repasses feitos pela construtora ao PMDB às vésperas da eleição de 2010. “Graça, o PT sabia. O (tesoureiro do partido João) Vaccari sabia, e também recebeu uma parte. Aí, a postura dela mudou”.

0x0

FHC também entra no bolo – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou as redes sociais nesta quarta-feira, 12, para comentar a delação de Emílio Odebrecht, despachada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. O delator disse ter pago “vantagens indevidas não contabilizadas” às campanhas do tucano.

0x0

Redução da taxa Selic – Pela quinta vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu nesta quarta-feira a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 12,25% ao ano para 11,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

0x0

Propina beneficiou a mídia – A delação da Odebrecht revela como era rentável para a chamada “mídia progressista” a relação com o governo do PT. Além de ajudar a financiar campanhas, a estrutura montada pela empreiteira também ajudou a financiar veículos de comunicação notoriamente ligados ao PT.

Conversando

Para Congresso – O Congresso parou com a divulgação da relação de Fhachin. Ontem mesmo sessões plenárias foram canceladas.

Documento único – Senado aprovou a criação de documento único, com validade em todo o país. A nova identificação reúne o RG, o CPF e o título de eleitor.

Sargento Edgard – Se dependesse de mim, Bandidos de alta periculosidade receberiam a pena de morte. Já os pés de chinelos trabalhariam com bola de ferro.

Grandes notícias – Jackson Barreto informa que o senador Eunício Oliveira garantiu que irá trabalhar a favor de seus pedidos: “em breve teremos grandes notícias”.

Valadares e Xingo – Senador Valadares recebe a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e discutem sobre andamento do projeto básico da obra do Canal do Xingo.

Não está sozinho – Edvaldo Nogueira diz que as dificuldades são imensas. “Mas nada melhor para enfrentar do que alguém como eu, que não estou sozinho nesta luta”.

Sobre violência – Em pronunciamento na Assembleia, a deputada Ana Lúcia tratou sobre os graves problemas de violência que o Estado de Sergipe enfrenta.

Marcio Rocha – Se uma pessoa compra um equipamento médico importado para ser entregue pelos Correios, morre e a encomenda chega com 1 ano de atraso.

Dever de casa – Vereadora Emilia Corres afirma que opinião contrária a instalação a CPI do Lixo é um contrassenso ao dever da Casa, que é investigar.

Leia também