Aracaju, 28 de março de 2024

SINDIFISCO VOLTARÁ DELIBERAR SOBRE PARALISAÇÃO DO DIA 28

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) está convocando os auditores fiscais tributários para deliberarem sobre a participação na Greve Geral, marcada para o dia 28 deste mês. Outra pauta a ser debatida entre a categoria é a luta local em defesa de reajuste salarial e o 9º Congresso do Fisco. Os temas serão avaliados em assembleia extraordinária, a ser realizada nesta terça-feira (18), às 15h30.

Quatro anos sem reajuste

Há quatros anos, os servidores estaduais estão sem a reposição salarial, frente ao aumento da inflação. No Fisco, segundo Paulo Pedroza, nos últimos dois anos, o sindicato teve de concentrar ‘as energias’ em uma pauta considerada por ele como ‘justa e óbvia’: reestruturação do Plano de Carreira do Fisco. “Mesmo com uma pauta enxuta e sem grandes repercussões financeiras, tivemos de fazer uma greve por 39 dias e depois travamos uma longa e desgastante negociação, um período árduo que comprometeu, inclusive, o funcionamento da Sefaz”, lembra Pedroza.

“Conquistamos uma importante vitória, mas temos de construir uma alternativa para a atual defasagem salarial. Queremos iniciar essa discussão com o governo e esperamos que o mesmo não alegue falta de recursos. Apesar da crise econômica, existe possibilidade concreta de aumentar a arrecadação, contanto que melhore as condições de trabalho na Sefaz e que se adote uma política contundente de combate à sonegação”, defende Pedroza.

Finanças e ICMS

De 2001 para cá, foi em 2016 que o Estado de Sergipe teve o pior desempenho de arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2016, cresceu nominalmente em apenas 2%, em relação a 2015. Nesse mesmo período Alagoas cresceu 17% e Maranhão 27%”.

Pedroza afirma que, em anos anteriores, apesar da crise, a arrecadação do ICMS em Sergipe no mínimo igualou-se ao índice da inflação. “Esse baixo desempenho com o ICMS deixa claro que as medidas implementadas entre os anos de 2015/16 foram desastrosas, destacando-se o fechamento de cinco postos fiscais em janeiro de 2016”.

A liderança sindical ainda afirma que as finanças de Sergipe “não estão pior” porque segundo ele, nos meses de novembro e dezembro de 2016, o Fundo de Participação Estadual (FPE) teve crescimento significativo, com repasse de recursos originários da repatriação.

Por Déa Jacobina. Ascom Sindifisco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também