Aracaju, 29 de março de 2024

Europa: ‘berço da civilização’; Brasil: ‘berço da corrupção’!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há um evidente exagero no título, mas este colunista entende que precisa ser duro com o nosso País, que mesmo com tantas riquezas minerais e culturais, com uma vegetação encantadora e uma diversidade incomum, hoje é uma referência mundial, mas não por suas potencialidades, por sua economia vibrante ou pelas oportunidades de emprego, pelo futebol ou pelo desenvolvimento científico, e sim por criar, deixar se contaminar e migrar para outras partes do Mundo o maior esquema de corrupção da história do Globo terrestre. É isso mesmo! Neste ponto não há excesso: a delação da Odebrecht prova para qualquer um que neste quesito, nós somos imbatíveis.

Em qualquer esquina que você chegue, em qualquer roda de conversa, em qualquer boteco, você ouvirá a expressão “nunca na história deste País” repetidas vezes. O brasileiro está enojado, fragilizado, decepcionado e amargurado. É comum por essas terras transformar “bandido” em “mocinho”, em defender com unhas e dentes aquilo em que se acredita; a política faz isso. Ela tem um poder de persuasão semelhante ao futebol e à religião. Ela provoca o debate, estimula as preferências. Dizem que política é algo que não se discute. Alto lá! Havendo respeito entre as partes, é algo que deve ser fruto sim de discussão. É um exercício para a cidadania.

A Europa, como “berço da civilização”, representa o “velho continente”, mas não é tão “puro” assim. Mas ainda assim, estão “anos-luz” do Brasil. Sobretudo quanto à fiscalização, o combate e a punição para crimes de corrupção. Por lá as condenações servem de exemplo para os demais, para não estimular a prática. Por aqui, a realidade é completamente o oposto. As penas são mais brandas e é comum ver a impunidade incentivando cada vez mais o crime. Por aqui a exceção virou regra! E quem paga somos todos nós que trabalhamos, diariamente, para sustentar corruptos e corruptores, que pagamos impostos com o suor do nosso trabalho e assistimos inerte esse montante ou parte dele ser desviado.

As revelações que a imprensa nacional trouxe a tona, semana passada, da delação da Odebrecht, é uma prova que todos nós estávamos errados no debate político. Por exemplo, a “máscara” do PSDB caiu por terra. O partido “mais limpo” hoje não é exemplo de moralidade para mais ninguém. Ficou feio para o presidenciável Aécio Neves e sua trupe. Já o PT, do Lula e da Dilma, que sempre souberam de tudo, que participavam de tudo, há muito tempo que não é o “partido dos trabalhadores”, ou melhor, a legenda “operou” nos últimos anos apenas para preservar um seleto grupo e com um único projeto de permanência no Poder. Não tinha uma proposta de governo, apenas de alimentação de um danoso esquema de corrupção.

E o que dizer do PMDB? O partido da diversidade, do debate amplo, do respeito às diferenças regionais, o partido do presidente Michel Temer, de Renan Calheiros, de Jarbas Barbalho, de Eduardo Cunha, de Romero Jucá, de Edison Lobão, de Eduardo Paes e…é uma lista interminável! E o PP? Que “marcou história” com Paulo Maluf e hoje tem “herdeiros” espalhados pelo País. Acharam pouco e ainda vieram o PRB, o jovem PSD de Gilberto Kassab, o PSB e o PTC de Fernando Collor (SIC). Nem os comunistas do PCdoB escaparam. Uma decepção para quem prega tanto a moralidade. Não dá para ter nem “Solidariedade”! E o DEM? São poucos? Eles contemplam plenamente o “tamanho” da legenda hoje em dia…

Em síntese, a política brasileira caiu no mais profundo descrédito. É evidente que instituições “sérias” que existem por aí, sobretudo, as “fiscalizadoras”, também se deixam facilmente contaminar pelos vícios da corrupção. Este colunista é um otimista e acredita sim que há como levantar-se, erguer-se e seguir uma direção. As dificuldades serão enormes, mas este processo de reconstrução não poderá ser feito da noite para o dia. Todos precisam somar forças e o momento é de reflexão para todos nós, em especial, os eleitores. Uma nova e grande eleição se aproxima. Estarão em jogo os destinos do País, dos Estados, do nosso Poder Legislativo. O “gigante adormecido” está tendo um sono inconstante, nervoso; há quem diga que ele está prestes a acordar. Resta saber as consequências disso…

Veja essa!

Detido pela Polícia Civil desde a semana passada, um dos proprietários da empresa TORRE EMPREENDIMENTOS, José Antônio Torres Neto, permanece internado no Hospital Cirurgia, depois de ser transferido da penitenciária para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). O empresário sofre com pressão alta e há o risco de enfarto.

E essa!

José Antônio foi submetido a exames laboratoriais e eletrocardiográficos no Huse, além de avaliação cardiológica, sendo constatado possível infarto agudo do miocárdio sem supra desnivelamento do seguimento ST. Foi transferido para o Cirurgia com o intuito de realizar cineangiocoronariografia, que é o procedimento de eleição para seguimento do caso.

Quadro clínico

Conforme a última avaliação médica realizada na manhã dessa segunda-feira (17), o paciente encontra-se consciente, lúcido, orientado, sem queixa de precordialgia nas últimas 24 horas. “Mantém-se em observação e aguardando a liberação do exame de cateterismo cardíaco para posterior marcação do mesmo junto à Angiocor”, diz a nota do Hospital.

Mendonça Prado

Uma fonte com bom trânsito na Emsurb festejou a saída de Mendonça Prado da presidência por decisão judicial. As informações dão conta que o ex-presidente tinha divergências frequentes com outros diretores dentro do órgão e a medida de proibir a entrada de veículos no Parque da Sementeira foi a “gota d’água”.

Bomba!

A coluna está apurando, mas recebeu a informação que a polêmica sobre a coleta do lixo de Aracaju ainda vai dar muito que falar e pode resultar em mais prisões. É forte um rumor de falsificação de documentos, de uma suposta fraude que já teria sido identificada pela polícia e mais gente pode ser presa em breve.

Exclusiva!

A informação que chega a este colunista é que a polícia civil grampeou vários telefones, inclusive do presidente e diretores da EMSURB. Muita gente que tem relação direta com a polêmica da coleta do lixo está sendo monitorada e, até onde se tem conhecimento, a polícia já tem “fartura” de informações para propagar uma grande Operação…

Força Nacional

Este colunista tem sido um crítico duro do investimento financeiro feito para manter os homens da Força Nacional em Sergipe. Hospedados em hotéis na Orla da Atalaia, o efetivo não está sendo efetivamente aproveitado para conter a violência no Estado e são vistos com frequência em blitzen pelos bairros da capital.

Policiais na reserva

Não é de agora que este colunista tem pontuado que vários militares estão na reserva aqui em Sergipe e sem uma oportunidade para ajudarem no combate ao crime. Detalhe: esses homens conhecem a nossa realidade. A Força Nacional está apenas fazendo abordagens. Qualquer melhora o mérito é da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Alessandro Vieira

O delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, jogou nas mãos do governador Jackson Barreto (PMDB), a decisão se continua ou não no cargo. Entrevistado pela TV Sergipe, ao vivo, nessa segunda-feira (17), ele disse que a decisão pela saída ou não é do governador, a qualquer momento e nem a necessidade de consulta-lo. Mais direto impossível…

Daniella Garcia

Se a saída de Alessandro Vieira é dada como certa, são fortes os rumores pela continuidade da delegada Daniella Garcia na Deotap. A informação é que não há clima para a saída dela. Também não existem rumores sobre outras mudanças de delegados no Departamento.

Médicos

Durante a Assembleia na manhã dessa segunda-feira (17), os médicos de Aracaju decidiram pela manutenção da greve, que já dura desde janeiro. Desde a semana passada que a categoria já cogitava uma suspensão temporária no movimento, para aguardar o pagamento do salário de dezembro pela PMA, mediante decisão judicial.

Sem diálogo

Como durante o final de semana, em entrevista, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não sinalizou para o diálogo e ainda anunciou que vai recorrer da decisão, a categoria decidiu manter a greve. “Qual o interesse do prefeito em prolongar essa greve?”, questiona o sindicato. Edvaldo também não ajuda…

Calendário

Nesta terça-feira (18), a categoria promoverá um ato público no Centro Administrativo da PMA às 8h. Depois os médicos terão reunião com o Arcebispo da Igreja Católica, na Cúria às 11h. Uma nova Assembleia está marcada na sede do Sindimed, para a próxima segunda-feira (24).

Falando nele

O prefeito iniciou a semana com ações efetivas em favor da melhoria da Educação em Aracaju. Nessa segunda-feira (17), como parte de um processo que denominou como “um movimento de resgate da escola pública”, ele empossou 14 novos diretores e coordenadores de escolas da rede municipal e assinou convênio de manutenção das unidades de ensino, que estavam sem o serviço há dois anos.

Edvaldo Nogueira

“A Educação tem sido prioridade no processo de reconstrução da nossa cidade. A posse dos novos diretores e a assinatura do contrato de manutenção das escolas, que há dois anos estava parado, além de outras medidas que já tomamos, como a regularização da merenda e do transporte escolar, a compra de mobiliário, e o aumento de cinco mil matrículas na rede são a prova do nosso compromisso com uma Educação Pública de qualidade em Aracaju”, afirmou o prefeito.

Chamamento

Na solenidade, Edvaldo fez um chamamento aos profissionais da rede municipal de Ensino para que se engajem na reconstrução da Educação em Aracaju. “A Educação é essencial para construir uma sociedade mais justa. Neste sentido, a rede municipal, que abriga a educação infantil e o ensino fundamental, tem papel muito importante. Por isso, o nosso desafio é fortalecer o trabalho desenvolvido nas nossas escolas”.

Palhaço Soneca

Com a fantasia que ficou conhecida em Aracaju, o vereador Alexsandro da Conceição (PPS) esteve novamente na escola Oviedo Teixeira, no bairro São Carlos, dessa vez para fiscalizar a entrega de cadeiras e mesas provisórias aos alunos daquela instituição.

Equipamentos

O Vereador Palhaço Soneca ajudou a retirar os objetos do caminhão e levá-los até a sala de aula. “Agora ninguém estuda sentado no chão. Quero ver a turma tirando nota 10!”, brincou. A entrega de mesas e cadeiras foi uma reivindicação do parlamentar que visitou a Secretaria Municipal de Educação e pediu a solução imediata de alguns problemas.

Debate I

A programação do seminário “A educação brasileira em tempos de crise democrática” traz a Sergipe palestrantes com ampla experiência no tema para debater os desafios da inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede estadual de educação: a Assistente Social e Professora Dra. Adriana Ferriz, a Psicóloga e Professora Dra. Milena Aragão e o professor e vereador de Aracaju, Iran Barbosa.

Debate II

O evento Acontece nesta quinta-feira (20), das 8h às 17h, na Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju e é uma realização dos Conselhos Regionais de Serviço Social e de Psicologia (CRESS/SE e CRP 19). A atividade é gratuita e está com inscrições abertas nos sites das duas entidades de classe.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também