Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Nas graças da PM

O governador Jackson Barreto (PMDB) caiu nas graças da Polícia Militar ao promover, de uma só vez, 1.267 praças e oficiais. O fato é histórico porque todas as promoções ocorreram com base na recém aprovada Progressão por Tempo de Serviço (PTS), antiga aspiração da PM e que foi sancionada por JB. Na concorrida solenidade realizada ontem, alegria estampada nos rostos dos promovidos e de seus familiares deixou claro que Jackson pode entrar para a história como o político mais querido da caserna sergipana. Ressalte-se, porém, que antes dele, o saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT) também foi aplaudido de pé por ter concedido o maior reajuste salarial da história da corporação. Tempos depois, contudo, o petista caiu em desgraça junto à tropa por não atender outras reivindicações, entre as quais a Progressão por Tempo de Serviço, agora posta em prática pelo governador. Tomara que, no futuro, não ocorra com Jackson o que aconteceu com Déda.

Fim da greve

Finalmente, acabou ontem a desumana greve dos médicos da Prefeitura de Aracaju. Os 162 grevistas decidiram retornar ao “batente” depois que a municipalidade aceitou pagar o salário de dezembro passado em duas parcelas: uma em 20 de maio e a segunda um mês depois. A paralisação durou mais de 90 dias, deixando milhares de pobres sem assistência médica, além de ter superlotado o Hospital de Urgência de Sergipe. Uma lástima!

Na terrinha

O ministro da Educação, Mendonça Filho, deve visitar Lagarto em maio próximo. Vai inaugurar na cidade o Centro Odontológico da Universidade Federal de Sergipe. Segundo o deputado federal lagartense Fábio Reis (PMDB), o ministro também anunciará a liberação dos recursos para a construção do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, onde a UFS já mantém vários cursos de graduação.

Vê se pode

Está no twitter de ‘O Criador’: “Jesus vai entrar na Justiça para proibir a circulação da Bíblia, por considerá-la uma biografia não autorizada”. Misericórdia!

Sem chance

Para desgosto do deputado federal Valadares Filho (PSB), a procuradora Eunice Dantas, do Ministério Público Eleitoral, não enxerga hipótese de se anular as últimas eleições de Aracaju. Derrotado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), Vavazinho se agarra numa denúncia da ocorrência de caixa 2 para levantar “a possibilidade jurídica do povo de Aracaju escolher o seu prefeito livremente sem mala preta”. Marminino!

Discriminação

 Embora sejam praticadas por apenas 0,3% da população, as religiões de origem africana são as que mais sofrem discriminação no Brasil. De acordo com os dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, do total de 504 denúncias registradas, 213 relataram ataques as religiões. Em 35% desses casos, tratava-se de religiões de matriz africana. Uma lástima!

Terra de ninguém

Trinta municípios sergipanos estão sem delegados porque estes se recusam a despachar em duas delegacias quase ao mesmo tempo e sem receber nada por isso. Além do pagamento pelo trabalho extra, a categoria cobra outras vantagens profissionais, mas o governo tem feito ouvido de mercador às reivindicações. Enquanto isso, a bandidagem aproveita a ausência dos delegados e da Polícia Militar para tocar o terror contra os cidadãos desprotegidos. Cruz Credo!

Chororô aliado

E quem anda desgostoso com Jackson Barreto (PMDB) é o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Segundo ele, “nesse governo as coisas para andarem são um verdadeiro parto”. O parlamentar reclama que seu pupilo, o secretário de Esportes Antônio Hora, já conseguiu uma cadeira para sentar, só que não nomearam ninguém para auxiliá-lo: “Tenho a impressão que é de propósito pra ver se devolvemos a pasta. Pelo jeito vão conseguir”. Misericórdia!

Última hora

Dos 21.628 eleitores sergipanos que não foram às urnas nas últimas três eleições, apenas 2,26% já procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar os títulos. Quem não o fizer até o próximo dia 2 terá o documento cancelado. Somente em Aracaju 8.715 eleitores estão com a situação irregular. Segundo o presidente do TRE, desembargador Ricardo Múcio de Abreu, quem deixar pra regularizar a situação nas últimas horas pode enfrentar longas filas nos cartórios. Aff Maria!

 Sedentários

Quase 90% dos que abandonaram as atividades físicas e os esportes o fizeram antes dos 34 anos. Segundo a Pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, 45% dos entrevistados tornaram-se sedentárias entre os 16 e os 24 anos de idade. Na faixa etária seguinte, de 25 a 34 anos, 18% abandonam a prática. O início do sedentarismo se dá antes dos 15 anos para 26,8% dos que já praticaram esporte ou atividade física e pararam.

 Viva a loucura

De um bebinho, numa bodega da zona norte de Aracaju: “Na terra onde manda quem pode, obedece quem tem juízo, somente os loucos são felizes. Eles tanto desmandam quanto desobedecem”. Crendeuspai!

 Recorte de jornal

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz1950

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 9 de setembro de 1950.

Resumo dos Jornais

Leia também